Xbox Series X/S: jogos da próxima geração podem ser armazenados em HD Externo USB 3.0

Assim, você pode conectar os cartões de armazenamento no Xbox Series X.

Com uma nova geração a caminho, muito estão se perguntando sobre qual será o tamanho dos novos jogos e como armazená-los nos novos consoles. Agora com o Xbox Game Pass que oferece centenas de títulos a situação ainda “complica” já que pode faltar espaço para tanto jogos.

A boa notícia é que os jogos desenvolvidos para a próxima geração também podem ser armazenados em HD Externo USB 3.0 Com o Xbox Series S e o Xbox Series X, será possível salvar jogos de próxima geração em dispositivos de armazenamento externos USB 3.0.

Jason Ronald, da Microsoft, anunciou que também será possível salvar jogos da próxima geração em discos rígidos USB 3.0 externos. Não será possível iniciar esses jogos diretamente de um disco rígido USB 3.0 externo, mas você pode movê-los para lá para copiá-los na memória interna do console ou em um cartão de expansão.

Os jogos retrocompatíveis, ou seja, do Xbox One, Xbox 360 ou Xbox Original, rodam diretamente do HD Externo. Os da nova geração podem ser armazenados lá, mas quando for jogar você move para a memória interna do console. Os títulos retrocompatíveis otimizados para Xbox Series também devem rodar diretamente do SSD do console se você quiser curtir as melhorias, como Gears 5 a 120FPS.

Por exemplo, você pode simplesmente conectar seu disco rígido de 8 TB do Xbox One aos consoles da Series  X | S e salvar seus jogos de próxima geração nele. É uma excelente notícia!

86 comments on “Xbox Series X/S: jogos da próxima geração podem ser armazenados em HD Externo USB 3.0

  1. O negócio é o valor do console aqui no Brasil, e muitos vão ficar no Xbox s ou até mesmo no Xbox x por um bom tempo….. Quem sabe quando as coisas vão melhorar por aqui ?

    1. A questão do parcelamento ajuda bastante, eu mesmo só pego a vista, por isso devo esperar um pouco, até por que tem os probleminhas que todos conhecemos e os preços em meses na maioria das vezes caem um pouco.

      1. Foi barato antes da pandemia, pesquise os preços agora, HD 2.5″ (Notebook) e 3.5″ no Mercado Livre por exemplo ou no Boa Dica aqui no RJ, em que a maioria das lojas se situam no edifício central no Centro do RJ e que é o local onde se vende muitos importados da área de informática e com um dos melhores preços do Brasil, não se consegue HD por menos de 130, antes da pandemia o preço mínimo era 40~60…

        1. Mas tô falando de HD externo mesmo, não de convencional, comprei no Carrefour.

          Falando nisso, eu tenho que procurar um HD de 1TB no boadica, o HD do meu PC tá indo pro saco.

          1. HD Externo na verdade não é nada mais que um HD 2.5″ com uma case… quando você comprou esse HD Externo? Por que procurei HDs externos em diversos sites, e como sempre estão mais caros que os convencionais sem case, por isso muitas vezes é mais válido comprar uma case de qualidade.

            E você comprou na loja física em uma promoção? Por que no site meu amigo o menor preço é de um SSD Externo de 128 GB por 339, o segundo é um HD Externo 2.5″ de 339 da Adata porém é de 1TB, e o outro é justamente um com essas cases que são vendidas separadamente, e acabei de ver que vendem até produtos usados… acho que o carrefour online funciona que nem o Mercado Livre, na verdade todos ou quase todos esse sites funcionam assim agora.

            carrefour .com .br/hd-externo?termo=%3Arelevance-nozipzone&isGrid=true&sort=price-asc

          2. Nas cases que compro já estão inclusas, na verdade que eu comprava né kkk com os preços de agora não rola…

          3. Comprei na loja física mesmo, perto de casa. Foi um WD de 500gb. Não compro coisas assim pela internet.

            E eu sei o que vem dentro de um HD externo. kk

            Trabalho na área de computação.

          4. Então como foi uma promoção não é muito válida, provavelmente queima de estoque ou promoção temporária, os valores fixos são outros. E HD Externos sempre foram mais caros que comprar um HD 2.5″ + Case a parte.

          5. “Não compro coisas assim pela internet.(…)Trabalho na área de computação.”
            Meu irmão é engenheiro de computação e também não compra. Eu comprei HD assim, uma vez só, em 2005. Por sorte está vivo e sendo usado até hoje. Mas veio por transportadora e não pelos correios.

    1. Se você não tiver pode pegar o do seu console da geração passada kkk mas na boa la fora eu não sei, mas pra gente aqui tá foda! Desde o inicio dessa pandemia os HDs convencionais 2.5″ e 3.5″ de 500 GB que eu comprava a 40/50/60, e revendia com case e jogos de PS1/PS2 por no máximo 150, estão 3 ou até 4 vezes mais caros, SSD então nem se fala…

      1. Pois é….. Um HD de 1 TB está atualmente muito caro, imagina um de 8 Terabytes! Mas com um console desses, precisamos ter bastante espaço pra vários jogos!

  2. Eu sei, eu tô ciente de toda a questão de armazenamento e tal. Mas vou dar minha opinião. Tanto Xbox Series X, Series S e PS5, logo nos primeiros anos da nova geração vão apresentar problemas em relação a espaço. Podem printar aí e me cobrar depois. Deveríamos estar partindo pra discos maiores, não menores, e todos os modelos vão ter espaço menor do que na atual geração.

      1. Por isso levantei a questão. Leia novamente o meu texto.
        “Eu sei, eu tô ciente de toda a questão de armazenamento e tal”
        Incrível como a galera não lê as coisas, mas reafirmo, esse problema vai se tornar crítico em alguns anos. Talvez daqui uns três anos, tanto a Microsoft quanto a Sony atualizem seus consoles, com ssds maiores. Na verdade é bem provável que isso aconteça.

        1. Isso porque você está repetindo o que todo mundo já sabe, tudo questão de custo benefício, tem que ter armazenamento, mas tem que ter preço, o preço do armazenamento extra é caro por causa do desempenho. A galera, lê sim, mas você está sendo profeta de museu, isso é conhecido e sabido, você não foi visionário nem nada, não precisa ninguém te printar nem nada.

        2. Entao qual o seu ponto de comentar? Obvio q queriamos consoles com 64gb ram e ssd de 4tb mas é inviavel. logo seu post sequer deveria ter existido

      2. O preço nem é o problema, não teria problema oferecer uma opção mais cara pra quem quer mais, o problema é ter demanda pra essa versão, não da pra lançar um modelo se vc sabe que não vai ter demanda o que podem fazer é por exemplo um xbox edição limitada de 3 ou 5 gbs, como foi aquela versão elite do fat.

    1. Isso é certo, mas essa solução melhora muito espero que o ps5 também tenha isso, pra ter ideia nem achei um ssd compatível com ps5 no mercado, o mais perto que chegou e ainda nem atingiu a velocidade necessária custava 2000 reais apenas 1 tb, e o do xbox não será barato se for o preço vazado mesmo será pra cima de 2000. Mas essa solução vai ser uma alternativa muito boa, atransferencia de hd para o ssd interno é mais rápido e não depende de internet.

    2. Essa questão do espaço de armazenamento foi falada pelo Phil Spencer faz algum tempo em diversas entrevistas, no qual ele diz que a MS está trabalhando para contornar. Uma delas é a gestão inteligente dos dados, quer dizer, do jogador ter a opção de baixar por pacotes, seja campanha ou multijogador, opções de linguagem, etc. A outra é o Smart Delivery, leia-se entrega inteligente, do jogador baixar a versão que ele realmente precisa do jogo.

      Por conta da taxa de leitura do SSD ser muito rápida, os desenvolvedores não terão mais a necessidade de duplicar arquivos e usar outros truques para mitigar os loadings provenientes dos lentos HD mecânicos, que acabam deixando os jogos mais pesados do que realmente precisam ser.

      O problema de partir para discos maiores, é simplesmente preço final para o consumidor, ainda mais sendo um SSD de alta velocidade. Daí que a MS oferece a opção de cartões externos, que de início serão bem caros. Esse é um ponto crítico no preço dos consoles.

    3. Não por um simples motivo: Compactação dos dados. Eu já falei isso aqui em uma outra matéria, mas vou resumir aqui:

      Os SSDs da nova geração (tanto no Xbox Series S/X quanto no PS5), armazenarão os dados compactados e ocuparão em torno da metade do tamanho do arquivo original, ou seja, um jogo de 80GB, quando armazenado nesses SSDs ocupará 40GB. Isso só é possível pq esses SSDs fazem a compactação e descompactação via hardware dedicado então não dá nenhum trabalho para o processador. E isso é impercectível para o desenvolvedor, pois ele pede para gravar 100MB, o SSD compacta e grava ele a 50MB, aí quanto for ler esse arquivo o SSD descompacta os 50MB e entrega o arquivo de 100MB na memória pro jogo usar.

      Hoje já tem isso no PC com o Windows, só que isso consome processador e deixa a abertura dos programas e jogos muito lento, pois tudo precisa ser descompactado antes de abrir. Para habiliar isso, é só clicar com o botão direito em uma pasta aí vai em -> Propriedades -> Avançado -> “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco”. Normalmente isso só é feito em pastas onde tem backup, pois backup não é algo que vc fica abrindo toda hora (na vdd praticamente nunca abre).

      1. sem contar que os desenvolvedores não precisarão criar múltiplos arquivos para aliviar os HDs convencionais, assim não precisa gastar espaços com esses truques e ainda tem o smartdelivery onde o console só baixa os arquivos direcionados para a sua versão.

      2. sem contar que os desenvolvedores não precisarão criar múltiplos arquivos para aliviar os HDs convencionais, assim não precisa gastar espaços com esses truques e ainda tem o smartdelivery onde o console só baixa os arquivos direcionados para a sua versão.

  3. Espaço na verdade é um problema desde o 360, se você considerar as mídias digitais… Antes de comprar meu primeiro HD, 320GB, meu 360 tinha um cacho de pen drives de 16 GB pendurados num chaveiro kkk

    Na geração atual, manter meus HDs aqui abaixo de 90% foi o que me deu mais trabalho durante a geração, principalmente depois que o GP chegou. Mas mesmo sem GP, o fato de precisar deixar os jogos instalados foi o pior trade off da geração. 500GB, que era uma coisa gigantesca uns anos antes, ficaram pequenos praticamente de um dia pro outro por causa disso

    Enfim, desde que downloads se tornaram parte de jogar videogame, o armazenamento em consoles sempre foi algo que a gente tinha que aprender a lidar, não ia ser diferente agora… Não é exatamente um problema, mas soluções vão aparecer

  4. Essa solução é uma alternativa muito boa mesmo, a Ms poderia implementar até uma solução de compactação no hd externo já que se é pra armazenar vc não precisaria deixar ele instalado.

  5. Switch tem apenas 32 GB, e pelo que sei não tem suporte para HD Externo de forma oficial, ao menos no Series S, os jogos da nova geração podem ser menores por vários fatores, e você pode jogar os jogos de a geração antiga via HD Externo Convencional, mas obviamente não irá usufruir das melhorias do SSD para esses jogos, e como diz a matéria você também pode usar o HD externo convencional para fazer backup de seus jogos, para que não precise baixá-los novamente.

    1. O Switch tem o benefício de rodar o jogo direto do cartucho, e além disso, por conta da resolução e texturas, os jogos são mais leves. Porém não vejo as pessoas criticarem com tanta força o seu armazenamento ridículo de 32gb, sempre reclamam mas no final “é só comprar um micro sd que resolve”. No final é isso, compra um ssd que resolve então. A empresa também quer vender produtos e serviços além do console k

      1. Fora que em alguns jogos tem atualizações e conteúdos ou até mesmo em coletâneas só vem 1 jogo no cartucho o outro jogo tem que ser baixado kkk

    2. Fora que a velocidade de leitura do Switch na memória interna é 3x mais rápido que o HDD do XONE e PS4. Só agora com o SSD que isso se inverterá.
      As texturas carregam instantaneamente desde que GPU aguente(é um tablet de 300 gramas/dólares , não espere poder de Series X de GPU).
      Os jogos do XS poderiam funcionar que nem o suporte a HDD não oficial do Switch: muito mais lerdo pra carregar mas perfeitamente jogável pra jogar jogos que não necessitam tanto de velocidade como Forza(o importante é correr, não renderizar pessoas da plateia).

    1. A transferência via usb 3.0 é bem rápida, e provavelmente os jogos não serão tão grandes a sim se comparados com o da antiga geração, ao menos não a versão do Series S, a questão é a forma que o SSD lê o arquivos e etc… geralmente a transferência de arquivos para um dispositivo interno para um externo via usb é mais lenta do que de um dispositivo externo para um interno via usb, mas para muitos provavelmente será mais rápido do que ter que baixar o jogo de novo…

    2. Dependendo do fabricante, chega quase aos 5 GB por segundo.

      Devido ao meu trabalho, faço muitos backups. Recentemente transferi 40 Gb em menos de 10 minutos num HD externo Seagate 3.0.

      1. Sei q o cara ali em cima é hater, mas de certa forma ele esta certo pq como diz na própria noticia, os jogos retro só vão rodar otimizados se forem instalados no ssd.

  6. Faz tempo que eu falo isso. O armazenamento de jogos inativos em um HD externo é muito mais barato e eficaz do que comprar outro SSD. Quem tinha receio dos 500 GB do SSD do XSS não tem mais o que se preocupar, a não ser se for um jogador que alterna constatemente a jogatina de diversos jogos diariamente, o que é um comportamento bastante bizarro.

    1. Na verdade era um comportamento muito comum nós velhos tempos de Atari, Nintendo, Mega Drive, Super Nintendo e Neo Geo!! Nessa geração Preisteixon é que o FIFA ou o PES não saem mais do leitor de disco 😆😆

  7. ”Não será possível iniciar esses jogos diretamente de um disco rígido USB 3.0 externo, mas você pode movê-los para lá para copiá-los na memória interna do console ou em um cartão de expansão.” pqp., entao toda hora que for jogar um jogo que estiver um jogo no HD externo terei que mover para o cartao do console ou SSD do console….pqp que bola fora da microsoft

    1. Como é que você vai mover um jogo toda hora para o SSD se ele já está lá? Vc não precisa retornar ele para o HD externo depois de jogar, se vai continuar jogando ele é só manter ele lá.

    2. Como assim? Quem tem e usa o GP gerencia seus jogos no Xbox One já. Mas se quiser pode comprar um SSD externo tb e pronto. Já o PS5 não te dará opção e te obrigará a investir num SSD externo, pois o espaço é pequeno tb.

  8. Xbox série S muito barato o preço desse garoto levado…No site: neweeg o processador AMD Rizen 7 de 8 Core está custando $ 299 Dólares………..Microsoft veio para Regaçar

  9. Desde o anúncio do Series X já se havia falado a respeito, mas é bom sempre frisar de tempos em tempos a fim de esclarecer dúvidas e contrapor desinformação.

    Usa-se o HD externo apenas para guardar os jogos Next gen ou rodar os games retrocompatíveis, deixando no SSD interno apenas o que realmente for jogar no Series S/X. Tranquilo.

    1. Muitas vezes não é só desinformação, é malícia, maldade mesmo. Interpretam erroneamente muito do que a Microsoft divulga, sempre para o prejuízo da mesmo.

  10. Jogos da nova geração provavelmente serão menores por diversos fatores, esses jogos que são gratuitos que quase todo mundo baixa provavelmente terão também, então acredito que para o Series S será como o inicio dessa geração com o Xbox One Fat e PS4 Fat.

  11. No XSS os jogos ocuparão até 40% menos espaço que no XSX, pois não armazenarão texturas em 4k, e isso fará com que seu HD de 500GB esteja próximo ao de 1TB do XSX e seja equivalente ou superior que o do PS5, na prática. E tanto o XSS quanto o XSX permitirão armazenar os jogos num HD externo convencional, podendo o consumidor deixar no SSD interno só os jogos que estiver jogando. E transferir jogos entre discos é muito, mas muito mais rápido do que baixar na rede online. E isso é uma grande vantagem, que a concorrência não terá. Com o PS5 com certeza o consumidor precisará de um SSD externo, que é caríssimo, e ainda de um controle extra.

    1. Lembrando que o assunto do segundo SSD foi empurrado com a barriga pelo Mark Cerny na conferência da revelação das specs do PS5. A Çony é tão sacana que ela é capaz de tornar compatível com o PS5 somente os SSDs que ela fabrica. Deja vu do cartão de memória carissimo do PS Vita.

      1. O mais ridículo é que, na “campanha anti-XSS”, os haters fracassados da GV falaram que o XSS não presta, por conta da falta de espaço, sendo que essa questão do espaço ta bem menos complicada XSS do que no PS5.

      2. O PS5 terá suporte de third-party, porém o Mark Cerny não garante a velocidade dos SSDs comprados por fora. Ou seja, na prática, o SSD do PS5 só serve pros exclusivos mesmo.

  12. É bom lembrar que na nova geração os SSDs armazenarão os dados comprimidos, coisa que não ocorre nessa geração. E isso serve tanto para o Xbox Series S/X quanto para o PS5.

    Porque vocês acham que a especificação da velocidade do SSD do Xbox é de 2400GB/s e 4800GB/s para arquivos comprimidos?

    Na verdade o SSD não ficou mais rápido, ele apenas leva mais dados na mesma velocidade de 2400GB/s. Por exemplo: Um arquivo de 100MB é comprimido em 50MB e então é armazenado no SSD, aí esse arquivo é movido para outro lugar. Foi movido, de fato, 50MB, porém, você pode dizer que moveu um arquivo de 100MB comprimido.

  13. Hoje no meu Xbox one X, minha coleção digital de one, 360 e Classic, não cabe num HD de 10 TB+1TB interno. É com isso, está decretado o fim da mídia física.

  14. galera preguiçosa! programe-se para jogar os jogos que quer, transfira os jogos para o ssd antes de dormir e jogue-os no dia seguinte!

    ssd é caro pra caramba! essa cambada de gente queria o q! ssd de 2t? o console ia pra 700 pratas!

  15. galera preguiçosa! programe-se para jogar os jogos que quer, transfira os jogos para o ssd antes de dormir e jogue-os no dia seguinte!

    ssd é caro pra caramba! essa cambada de gente queria o q! ssd de 2t? o console ia pra 700 pratas!

  16. Só eu acho q a Microsoft devia fazer um comercial de tv aqui no BR para mostrar ao povão as vantagens de sua nova proposta gamer? tem muita, muita gente desinformada, e se for esperar a midia br, irão continuar desinformados.

  17. Eu com um HD 3.0 de 8tb nem vou esquentar a cabeça com cartão de expansão de memória kkk vou apenas mover o jogos pra la e pra cá.
    Se tem essa opção não tem pq ficar em desespero, tá tudo tranquilo parabéns PHILL
    Série X q me espere q tu já é meu kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *