Xbox Series X Smart Delivery pode revolucionar a compra de jogos

Independentemente da preferência de plataforma, é necessário reconhecer os avanços que a Microsoft fez com abordagens amigáveis ​​ao consumidor para a plataforma Xbox. Juntamente com coisas como o Xbox Game Pass e a vasta biblioteca de jogos retrocompatíveis, o Xbox Series X apresentará o Smart Delivery – você compra um jogo Xbox uma vez e funciona nas em gerações diferentes de consoles.

O Smart Delivery foi revelado este ano, mas, ao conversar com o diretor de gerenciamento de programas do Xbox, Jason Ronald, temos mais detalhes sobre como ele funciona e como os jogos serão ajustados para as especificações de hardware do console.

Ronald explicou: “O Smart Delivery é uma nova tecnologia introduzida no Xbox Series X que garantirá que os jogadores estejam sempre jogando a melhor versão dos jogos em qualquer console em que estejam escolhendo jogar”. Ele então deu exemplos de como isso se desenrola na prática, dizendo: “Se eu comprei um jogo para o Xbox One X e o desenvolvedor voltou e optou por otimizá-lo para o Xbox Series X, e se é um título de Smart Delivery, logo ao baixar e inicializar esse título em um Xbox Series X, receberei a versão otimizada para esse console”.

O principal a lembrar é que os jogos precisam ter o Smart Delivery implementado e, como entendemos, cabe aos desenvolvedores e/ou editoras adotarem o programa. Parece promissor, já que conhecemos grandes jogos de terceiros, como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Dirt 5, Vampire: The Masquerade Bloodlines 2 e Chorus contarão com Smart Delivery. Ronald também reiterou que todos os títulos originais da Xbox Game Studios lançados e atualmente em desenvolvimento terão o Smart Delivery, jogável e ajustado para a Série X e qualquer um dos consoles do Xbox One.

Para explicar o que significa ter versões otimizadas do mesmo jogo para hardware específico, Ronald deu um cenário. “Se eu tiver outro console em minha casa e talvez for à casa de meus amigos, digamos que eles tenham um Xbox One S, então quando você instalar o jogo nesse console, ele instalará a versão otimizada para o Xbox One S, verifique se você está obtendo a melhor experiência para esse dispositivo”.

Pode não ser uma surpresa, considerando o que os desenvolvedores fizeram para jogos com o One S e o One X. De maneira semelhante, as versões do Series X terão os recursos gráficos de ponta e as otimizações de desempenho, conforme os desenvolvedores entenderem. Como Ronald coloca, “No nível da plataforma, isso nos permite tornar a propriedade de jogos entre gerações fácil e simples para os jogadores do Xbox”.

O Smart Delivery também se aplica a cópias físicas de jogos que utilizam o recurso – os desenvolvedores optam por incluir as versões Xbox One e Series X no disco em certos casos, enquanto outros podem exigir um download adicional.

Para saber mais sobre o próximo console de próxima geração da Microsoft, confira nossas notícias aqui no Windows Club. Também temos detalhes sobre o primeiro lote de jogos de última geração, como Chorus, The Medium e Assassin’s Creed Valhalla.

89 comments on “Xbox Series X Smart Delivery pode revolucionar a compra de jogos

    1. Todo mundo sabe que você é sonysta, né minha filha?

      Mas caso um dia mude, saiba que você pode usar pilhas recarregáveis ou bateria.

      1. Minha gamertag de quem quase não joga Xbox por não terem jogos tão relevantes; thelly2019!

        Ahhhh olha quantos G tem o Doctor Drauzio Varella;

        Motivo A (sou Pcista e jogos quase todos os jogos piratao inclusives os EX-clusivos do xone)
        Motivo B (sempre usei playtation PSN id bira_1985)
        Motivo C (sempre usei Xbox 360 piratao destravado + Wiiu desbloqueado)
        Motivo D ( pelos meus argumentos sou caixista nintendista e sonysta)
        Motivo E (ninguém respondeu minha pergunta)

        Qual a sua resposta! Bateria ou pilhas recarregáveis?

    2. Engraçado, por que você não vai procurar notícias sobre seu console e cresce!!!!! Esse tipo de mentalidade não serve para se viver em sociedade!!!!!

    3. Acho engraçado que quando a microsoft lança um controle com várias opções de carregamento os sonysta falam, ahh vai ter que comprar mais itens por fora, vai ter que comprar pilha recarregáveis ou bateria, microsoft mercenária…

      solução dos sonysta pra jogar sem problema de carregamento: Comprar outro controle pra alternar quando um descarregar

      1. Nada, só um usar o cabo para carregar ele, enquanto joga….nunca tive problemas aqui, até porque o cabo do carregador do meu controle tem cerca de 2 mt….agora, vc imagina se acaba a pilha do xbox, nesses tempos de quarentena em pleno fim de semana? Se a pilha do cara não for recarregavel, o coitado vai ficar o fim de semana sem jogar !!! que merda, heim????

        1. Poha você comprou um cabo de dois metros. Imagina eu na minha casa tendo que jogar com esse cabo passando pelo meio da casa atrapalhando a passagens da pessoas, é horrível. E você ainda se vanglória, vergonhoso.

        2. Foi o meu caso minha filha; aliás se tiver o contato de alguém que compra pilhas usadas me mande que tenho centenas para vender

        3. ai é um retrocesso voltar a usar cabo, uso cabo padrão do playstation 4 e ele não vai até meu sofá, tenho que sempre ficar jogando com 1 e o outro deixar carregando no console, no 360 eu tenho sempre uma bateria extra na gaveta carregada

      1. Uso o controle do PS4 fat desde do lançamento e nunca precisei trocar a bateria

        Qual a sua resposta! Bateria ou pilhas recarregáveis?

  1. Todo mundo ganha com isso, a partir do momento que eu sei que o jogo que eu vou comprar nessa geração poderei jogar sem problemas na próxima me dá a garantia de saber que o dinheiro que investi bem mesmo comprando o jogo no lançamento, por outro lado se sei que vou trocar de geração e vou perder o jogo em breve, deixo ele para depois e termino comprando ele em promoção.

  2. Olha pode ser que entendi errado mas pra mim isso é somente a garantia de uma retro compatibilidade melhorada … nada que a nova geração não tenha deixado claro que vai ter … somente deram um nome bonito a um recurso que inclusive já é bem utilizado no Xbox nessa geração… e quando acabarem os jogos crossgen e passarem a focar na nova geração acabou o sistema afinal não vai fazer jogo de nova geração rodar na anterior…

    1. Um resumo: Jogos com selo SMART DELIVERY garantem um REMASTER para você na próxima geração, com o estúdio utilizando os recursos do novo XSX.

    2. Na verdade não. Um jogo via retro só terá melhorias básicas que a própria MS ou Sony tem que fazer, diferente deste que o jogo será lançado com os novos recursos para a nova geração e feitos pela desenvolvedora do jogo. Aí você comprando a versão do one você ganha a versão de nova geração.

        1. pelo que eu entendi remaster até a MS faz com a retro (que são poucas melhorias pra proxima geração). Agora eu imagino, pegando como exemplo cyberpunk, que o jogo será lançado pra ps5 e xsx com recursos novos e com coisas que eram pra ter mas não puderam por causa da limitação dos consoles atuais.

  3. como gamepass é o futuro e comprar jogos é coisa do passado, logo isso não importa!
    obs: não penso assim mas se os caixistas fossem coerentes seria isso que diriam.

    1. GamePass é o futuro que convive com o passado, eu mesmo sou assinante e compro jogos direto.

      Não espero que entenda pois vocês se limitam muito.

    2. Ter as duas opções não é melhor?

      Eu compro jogos quase toda a semana e mantenho o serviço do GamePass também.

      Já teve ocasião que gostei tanto do jogo no GamePass que fiz questão de comprar a mídia física para ter na minha coleção.

      Além disso, alguns jogos do GamePass são bons, mas não a ponto de valer a pena pagar preço cheio, então usufruo enquanto está no serviço e quando zero o jogo vou para o próximo.

      Agora seria muito triste ter APENAS a opção de COMPRAR ou APENAS a opção de SERVIÇO DE JOGOS.

      Ter ambas as opções é, com certeza, um benefício para o consumidor.

      Lembre-se que ANTES DE FANBOY você é um CONSUMIDOR.

    3. Você acredtita mesmo que a gente não compra jogo né… Nossa senhora… Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pelo que li das desenvolvedoras, as vendas dos jogos que entraram no serviço até aumentaram, pra você ter uma ideia…

        1. Se a gente fosse coerente com algo que a gente nem faz? O GP é o futuro, mas isso não tem nada aver com a compra ou não de jogos. Até os free to play, que também é algo que vai ficar mais comum no futuro, como Fortnite, tem opção de compra…

  4. Nos PCs não se compra novamente o mesmo jogo por causa do investimento em um hardware melhor, logo não existe mais justificativa para que nos consoles seja diferente. A escalabilidade de configuraçoes de jogos entre diferentes consoles deve de abolir o conceito de jogo remasterizado. Triste pra Sony que adora vender remaster apenas mudando a resolução.

    1. Amo remaster e remakes, principalmente remakes, não me vejo jogando os mesmos jogos de gerações passadas sem melhorias gráficas e aprimoramentos em suas jogabilidade, e não adianta dizer que remaster é a mesma coisa de retro com melhorias pq no fundo todos vcs sabem que não é.

      1. Seu gosto, paciência. Jogo vários jogos na minha tv 4k sem aprimoramento, pois jogo no One S e me divirto bastante. Sem contar que os jogos da retro são infinitamente mais barato que um remasterizado ou remake.

        1. seu gosto é compreensivo, mas o que eu joguei do ps3 para trás só jogaria novamente com mudanças significativas em gráficos e gameplay, não consegui jogar ainda nem todos os jogos da atual geração, não vejo necessidade de jogar coisas que já joguei quando ainda tenho muita coisa boa atual esperando por uma oportunidade.

          1. E os jogos que você nunca teve oportunidade de jogar no ps3?por essa lógica você nunca vai jogar eles então né?

          2. minha opinião é a mesma pra esses jogos, jogaria sem sombra de dúvidas em forma de remaster ou remake, se eu não voltaria a jogar jogos nos quais já joguei e virei fã as chances de fazer isso com o que nem se quer joguei são menores ainda amigo.

          3. Então, se o jogo não tiver remaster, você nunca vai jogar. É uma opção sua, mas não vejo onde você saia ganhando com isso…

          4. não é questão de sair ganhando ou perdendo, a questão é que o jogo precisa atender minhas necessidades para que eu dedique meu tempo limitado a ele,falando como consumidor é claro,não sou do tipo ”caçador de conquistas” pra jogar qualquer coisa só pra acumular troféu ou algo assim, isso simplesmente não me interessa, jogo apenas o que me atrai.

          5. Não é jogar qualquer coisa, é gostar de jogar. Todo mundo tem tempo limitado pra isso, a questão é gostar mesmo. E também não tem a ver com conquistas. Super Nintendo por exemplo não tem conquista, mas acho bom jogar de vez em quando. E jogos antigos sempre tem boa audiência no twitch, por exemplo o Avoidong the Puddle tá transmitindo jogos de snes a duas semanas e a audiência só aumentou no período, o que indica que esses jogos ainda geram interesse. E essa coisa de conquista é normal, tem gente que quer coletar tudo nos jogos desde o Nintendinho 8-bits. Não precisa desmerecer esses caras. Mas você que sabe…

  5. O Smart delivery, sem sombra de dúvidas, é a atualização plena do trabalho da retrôcompatibilidade do Xbox nessa geração.

    Uma ideia simples dos jogadores, tirada do canal de feedback da Microsoft, acabou dando certo. Phil Spencer acabou montando uma equipe só pra fazer retrô, e em meio a várias críticas como “ninguém quer jogar games velhos”, a retrô se mostrou muito melhor que imaginávamos, rodando os jogos melhores que o original.

    Ninguém imaginaria que todo esse trabalho seria muito útil na virada de gerações, onde as empresas criam duas versões de jogos, uma pro atual console, outra pros novos consoles. Se jogos anuais como PES e FIFA criarem seus jogos no Xbox usando Smart Delivery, aí sim seria uma revolução histórica nos consoles. Pra quem joga esses games sabe O quanto sofreram com várias versões no início de geração.

    1. Nada mais justo ao consumidor do que comprar um jogo e ter o direito de acessá-lo em vários lugares e de maneiras diferentes. O Smart Delivery “casa” muito bem com a ideia da Microsoft de oferecer um ecossistema completo entre consoles Xbox, PCs e xCloud (nuvem); jogue seu jogo como e onde quiser. Mas eu iria mais além; talvez no futuro estaremos pensando em crossplataforma, ou seja, ter um jogo e poder jogá-lo até em plataformas concorrentes.

  6. Na verdade esse diferencial não é novo, e foi no One X que vi essa função em matéria de vídeo game. Assim que migrei do One fat para o X os jogos que tinham melhorias já foram instalados com as mesmas. valeu muito a pena.

      1. Sim esse game teve uma grande melhoria. Fora os vários outros. O Xbox têm várias vantagens sobre o PS, se o Phil Spencer conseguir acertar a mão nos jogos que serão entregues pelos novos estúdios a nova geração vai pegar fogo.

  7. Palhaçada. Quer dizer que, se um amigo for na casa de outro amigo com jogo de ps3 ele não vai conseguir jogar no ps4 e muito menos no ps5? Humm talvez os jogos de ps3 não presta mais por serem jogos vehos entendi ? !
    No Xbox é diferente isso… Estranho

  8. Acho legal, mas na prática um jogo Multiplayer onde um joga a 60 FPS e outro a 30 FPS daria problema. Neste caso a desenvolvedora tb teria que colocar a opção de jogar só com o Xbox One, ou só com Xbox Series, ou só com PC etc..

  9. E com isso, o preço dos jogos do XSX vão ficar no mesmo patamar que os do One, pois se tiver mais caro, basta comprar a versão da geração anterior e pronto! Deve ajudar a diminuir a alta nos preços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *