Carregando...

Xbox Series X Smart Delivery pode revolucionar a compra de jogos

Independentemente da preferência de plataforma, é necessário reconhecer os avanços que a Microsoft fez com abordagens amigáveis ​​ao consumidor para a plataforma Xbox. Juntamente com coisas como o Xbox Game Pass e a vasta biblioteca de jogos retrocompatíveis, o Xbox Series X apresentará o Smart Delivery – você compra um jogo Xbox uma vez e funciona nas em gerações diferentes de consoles.

O Smart Delivery foi revelado este ano, mas, ao conversar com o diretor de gerenciamento de programas do Xbox, Jason Ronald, temos mais detalhes sobre como ele funciona e como os jogos serão ajustados para as especificações de hardware do console.

Ronald explicou: “O Smart Delivery é uma nova tecnologia introduzida no Xbox Series X que garantirá que os jogadores estejam sempre jogando a melhor versão dos jogos em qualquer console em que estejam escolhendo jogar”. Ele então deu exemplos de como isso se desenrola na prática, dizendo: “Se eu comprei um jogo para o Xbox One X e o desenvolvedor voltou e optou por otimizá-lo para o Xbox Series X, e se é um título de Smart Delivery, logo ao baixar e inicializar esse título em um Xbox Series X, receberei a versão otimizada para esse console”.

O principal a lembrar é que os jogos precisam ter o Smart Delivery implementado e, como entendemos, cabe aos desenvolvedores e/ou editoras adotarem o programa. Parece promissor, já que conhecemos grandes jogos de terceiros, como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Dirt 5, Vampire: The Masquerade Bloodlines 2 e Chorus contarão com Smart Delivery. Ronald também reiterou que todos os títulos originais da Xbox Game Studios lançados e atualmente em desenvolvimento terão o Smart Delivery, jogável e ajustado para a Série X e qualquer um dos consoles do Xbox One.

Para explicar o que significa ter versões otimizadas do mesmo jogo para hardware específico, Ronald deu um cenário. “Se eu tiver outro console em minha casa e talvez for à casa de meus amigos, digamos que eles tenham um Xbox One S, então quando você instalar o jogo nesse console, ele instalará a versão otimizada para o Xbox One S, verifique se você está obtendo a melhor experiência para esse dispositivo”.

Pode não ser uma surpresa, considerando o que os desenvolvedores fizeram para jogos com o One S e o One X. De maneira semelhante, as versões do Series X terão os recursos gráficos de ponta e as otimizações de desempenho, conforme os desenvolvedores entenderem. Como Ronald coloca, “No nível da plataforma, isso nos permite tornar a propriedade de jogos entre gerações fácil e simples para os jogadores do Xbox”.

O Smart Delivery também se aplica a cópias físicas de jogos que utilizam o recurso – os desenvolvedores optam por incluir as versões Xbox One e Series X no disco em certos casos, enquanto outros podem exigir um download adicional.

Para saber mais sobre o próximo console de próxima geração da Microsoft, confira nossas notícias aqui no Windows Club. Também temos detalhes sobre o primeiro lote de jogos de última geração, como Chorus, The Medium e Assassin’s Creed Valhalla.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.