[ATUALIZADO!] Activision patenteia sistema de microtransação altamente manipulador

call-duty-wwii

De acordo com o portal Glixel, a Activision Blizzard acabou de patentear um sistema de matchmaking online, focado na monetização através de um sistema de microtransação.

Enquanto os sistemas tradicionais de matchmaking são baseados em nosso nível ou capacidade no jogo para combinar com rivais similares, esta nova patente da Activision modifica os algoritmos de emparelhamento para nos encorajar a comprar elementos do jogo com dinheiro real. Desta forma, o novo sistema poderia confrontar os usuários que pagaram uma arma superior para que o seu rival sinta a necessidade de pagar para estar em pé de igualdade. Também analisa o padrão de jogo de cada usuário para estabelecer suas preferências, desta forma, se o jogador geralmente joga como sniper, o jogo irá combiná-lo com veteranos que compraram armas premium, de modo que, o jogador terá que comprar armas com dinheiro real se quiser jogar com justiça.

De acordo com o sistema, assim que comprarmos com dinheiro real uma arma premium no jogo, o sistema nos colocará em jogos onde temos vantagem usando essa arma. Depois de um tempo sem comprar armas premium, o sistema nos colocará nos jogos onde essas armas não são eficazes e precisaremos de outras armas premium para comprar.

Embora a Activision diga que esta medida ainda não foi aplicada a nenhum jogo, deixa-nos bastante claros o roteiro da empresa que busca isso, além de pagar seus jogos, também temos que pagar para jogá-los on-line de forma competitiva. Se você quiser ver as patentes na íntegra, você o encontrará aqui.

Bem macabro ou justo para tornar os jogos mais rentáveis?

Atualização:

A acessoria de imprensa da Activision procurou o Windows Club e nos emitiu a seguinte declaração:

Essa foi uma patente exploratória registrada em 2015 por uma equipe de pesquisa e desenvolvimento trabalhando independentemente de nossos estúdios. Ela não foi implementada em nenhum de nossos jogos.

61 comments on “[ATUALIZADO!] Activision patenteia sistema de microtransação altamente manipulador

  1. Vergonha isso… As práticas da Activision há muito tempo segue esse caminho. O último jogo que comprei em lançamento deles foi a porcaria do Destiny 1

  2. O famoso Pay to Win.

    Já era bem fácil de perceber isso nas caixas dos últimos CoD. Quando vc gastava dinheiro com a caixa, recebia itens melhores.

    Indústria mercenária

    1. No Forza estão implementando essa porcaria, mas ainda não exige pagamento em cash. Ainda.

      Na minha opinião é sacanagem anunciar 700+ carros com metade deles exclusivos das loot boxes, Forzathons e outras merdas. Eu acho que tem é dedo da Microsoft nisso aí…

      No Horizon mesmo os lendários pegaram todos os Porsches raros a preço de banana qdo teve a Forzathon e agora anunciam os carros a 20 milhões com uns designs porcos e acertos (não falo “tunagens”) piores ainda. Eu que não sou lendário só posso vender pelo dobro do valor do carro na concessionária. Ridículo.

  3. Instalei o Windows 10 FCU. Fui instalar o openSUSE Linux no WSL e olha só, o SUSE usou meu printscreen.

    Prestígio. Ou você tem ou você não tem.

  4. Se eu já estava insatisfeito com a empresa pois é a única que não baixa nunca os preços dos seus jogos, agora é que perdeu toda a credibilidade. No mais, se já estava desgostoso com a CAPCOM, espero que esta desapareça primeiro.

    1. E inacreditável. A Actvision e tão mercenária que lançou a remasterizaçao de Deadpool a R$ 250,00. Activision pode deixar de existir, Capcom nem pensar. A Capcom fez muita coisa boa na época do Xbox 360, ela precisa se reestruturar.

      1. Mas infelizmente a CAPCOM vem dando muita mancada, diferente da Activision que por mais que bote no C* do consumidor, ela mais ganha em cima.

  5. A industria dos games ja era .Agora vao ter que pagar 60 $ e pagar loot box para upar .
    A nova geração e formada por retardados que so querem jogar mp .

    1. O pior e que esse bando de retardado que querem só jogar multiplayer preferem comprar um PS4, o console com a pior rede online que existe.

    2. Poneyzinho, multiplayer e a tendência de mercado. Aceita que doi menos. Cada vez menos gente aceita pagar preço de lançamento em jogo single player de filminho que dura 10 horas no máximo, tipo Unchato 4. Se o jogo não tiver um multiplayer bem feito que faça a jogatina render, tá fadado a vender bem na promoção ou ser jogado em através de um Xbox Game Pass ou EA Access da vida. Phil Spencer está correto, jogos single player não despertam mais o mesmo impacto, exceto por outro sandbox que talvez se salve.

      1. Como até gosto de filminho. Decidi comprar um PS4. Mas realmente, jogos single play (que eu curto bastante) estão fadados a sumirem em breve. Por isso mantenho meu Xbox One.

          1. Aí é que está, isso é uma lógica meio esquisita.

            Eu zero de novo pq sinto satisfação em fazê-lo. Os jogos da era 16-bits eu zerei incontáveis vezes. Streets of Rage por exemplo deve estar na casa dos três dígitos! Impensável isso hoje.

            Estou jogando Doom no momento. Qdo zerar, vou jogar de novo com todas as melhorias. E de novo qdo der vontade. Nem pretendo encostar no multiplayer. Wolfenstein teve fases que eu joguei várias vezes, pois o jogo assim permite.

            Esse negócio de “fazer o investimento render” é o responsável por jogos como The Witcher 3 terem no mínimo 200 horas de jogo, além do sucesso de JRPGs excruciantes que exigem sua atenção exclusiva. Não é muito a minha praia não.

  6. Herança maldita dos jogos de smartphone. Saudades do Unreal Tournament onde a Epic disponibilizava de graça no site deles pacotes inteiros de mapas. Hoje seria impensável algo assim, virou essa putaria atual.

  7. É mais simples do que parece. Se o público em geral tiver consciência e não comprar nada que vier da Activision, ela vai entender o recado dos consumidores rapidamente.

  8. Os jogos AAA viraram um empreendimento pra lá de arriscado com orçamentos estratosfericos comparaveis a blockbusters de Hollywood. Recentemente a Visceral Games, estudio criador de Dead Space, foi fechada pela EA porque não tava produzindo jogos que davam retorno financeiro. Dead Space 2 custou US$ 60 milhões e teve 4 milhoes de jogos vendidos, insuficiente pra uma IP muito elogiada por quem jogou. A EA insistiu em Dead Space 3, implementando microtransaçoes e mudando a essência do jogo. Tambem não deu o retorno esperado. Recentemente, a Visceral tava produzindo um jogo do Star Wars, com a direção criativa da roteirista de Uncharted, que era muito direcionado e muito focado na história. A EA fez um estudo de mercado e nao gostou da previsão de retorno. Resultado, suspendeu o projeto e fechou o estudio. Eu não condeno a Activision por tentar ganhar a mais em cima dos seus jogos, mas que faça isso de uma forma ética como Shadow of War da Warner. Shadow of War e um jogo lotado de microtransaçoes, porém eu cheguei no fim sem ser obrigado a gastar um centavo a mais, inclusive usando a moeda do próprio jogo pra comprar itens. E triste ver a comunidade malhar Shadow of War por causa das microtransaçoe sem ao menos ter jogado. Shadow of War e maravilhoso, o melhor jogo que joguei este ano.

  9. Empresa tem que criar soluções para ganhar dinheiro mesmo, dentro dos limites legais claro, enquanto eu tenho que criar soluções para gasta-lo de forma inteligente, como me convém. Essa crítica à manipulação normalmente vem de quem cede ao primeiro Loot box ou Season Pass, terceirizando a culpa nas empresas, rotuladas de malvadas.
    Quem tem segurança no que gosta e gasta não perde tempo com isso.

    Muito embora haja diversos exageros explícitos, como o modelo de negócio do Destiny e Pay Day 2, o limite pra certos modelos de monetização o próprio mercado vai dizer. Eu não sou o público-alvo desse modelo, longe disso até, mas quem se identifica com ele… o mercado é plural e diversificado o suficiente para eu filtrar os meus conteúdos de interesse.

    Eu pessoalmente tenho mais estima por quem joga Cod e se diverte genuinamente com os conteúdos, do que o que se intitula o ‘hardcore’ de hoje, que além ficar patrulhando o gasto alheio, ainda querem formatar um mercado inteiro dentro dos seus próprios padrões, e visão de mundo.

      1. Não, pelo contrário, jogo a quase 30 anos e vejo com normalidade, apesar de constatar facilmente os excessos. Inocente é achar que fatalizando o presente e futuro do mercado há algum ganho prático.

        Por exemplo, nem cheguei perto dos tais jogos famosos por explorar os jogadores, por 2 razões simples:
        – Não fazem meu perfil de jogo;
        – Ciência do que se passa no mercado,

        No entanto, vejo mais pessoas se divertindo com os jogos. Adianta eu ter uma visão maniqueísta da coisa, só porque uma parte da indústria não está nos parâmetros que eu ‘gamer’ gostaria? Isso é coisa de gente que não sabe o que quer.

        Se porventura eu sentir que o perfil de jogos não é mais pra mim, procuro outro hobbie.

        1. O que você vê como normalidade é o mesmo que o povo vê com a nossa política, aos poucos me acostumo e continuo calado. Nada contra seu pensamento mas a passividade muitas vezes é prejudicial, principalmente para alguém com idade para ver que é algo que vem se instalando aos poucos e não um excesso de poucos. Mas cada um tem sua maneira de ver as coisas.

          1. Me desculpa, mas sua analogia com a política é infeliz e equivocada, não cabe nesse assunto, embora eu entenda o seu ponto e onde queres chegar.

            Bom, quem achar que deve fazer ativismo com o assunto, que faça, ainda está dentro das regras. Mas que se respeite quem prefere não fazer militância a respeito.

            O que de prático posso contribuir com isso é não comprando jogos nesse sistema (já faço a tempos), e não incentivando amigos a comprar (também já o faço). Agora, não cabe a mim patrulhar o dinheiro e vontade alheia, pois o mercado não gira em torno dos meus ideais, como falei antes.

            Não confunda não-ativismo com passivismo, há um oceano de diferença. O que eu prefiro é pensar e agir de forma inteligente.

            Abraços.

          2. “Mas cada um tem sua maneira de ver as coisas.” Não desrespeitei você, mas aparentemente você está desconfortável com o assunto. – vejo com normalidade, apesar de constatar facilmente os excessos – ou você é passivo ou bipolar, mas tudo bem, longe de mim gerar discussão. Claro que ninguém vai patrulhar o dinheiro alheio, mas também não vou sair dizendo por aí que é normal pois me demonstraria passivo com a situação. Continue pensando e agindo de forma inteligente para não passar uma visão equivocada do que é normalidade.

            Abraços.

          3. Não amigo, não estou desconfortável, só não entendi porque insinuaste que sou ‘passivo’, tendo em conta que se trata de um produto de entretenimento no qual as pessoas tem a escolha de comprar ou não, e não uma pauta ideológica que irá decidir o rumo de nossas vidas.

            Achei que eu tinha sido claro a respeito, mas vou lhe explicar.

            Sim, vejo com normalidade uma empresa aperfeiçoar os mecanismos de monetização (dlcs, microtransações e afins tem sido visto em grandes jogos), porque essa é uma questão bem abrangente e vai além daquilo que normalmente é colocado nos portais de notícia, acredite. Mas todo e qualquer excesso deve ser exposto, esclarecido, e até combatido, tendo em vista que vivemos num livre mercado. Esse é um caso, e há diversos outros. Pra mim é algo bem claro e simples de assimilar.

            Essa visão da ’empresa malvada que explora os pobres jogadores é tão’… Marxista sabe. E eu não entro nesse jogo (com o perdão do trocadilho).

            Talvez eu tenha a mesma repulsa, ou até pior, que alguns outros tem com essas práticas, mas tenho uma abordagem própria isso e faço minhas próprias contramedidas, e uma delas, (a mais importante) é no bolso, não alimentando a prática. Mas sempre reforçando que o mercado não gira em torno de mim 🙂

          4. Agora chegou onde eu queria, quando insinuei que você era passivo, não foi porque não entendi o que você quis passar, desde o começo e em outros comentários seus, vejo que você tenta ao máximo não expor algo parcial, tenta ser isento para não gerar discussão, mas quando você faz isso, muitas vezes gera ambiguidade e falta de concisão na ideia do que quer passar. Pode não ser para mim, ou algumas pessoas que tem uma interpretação de texto, digamos que decente, o que não acontece com muitos que passam por aqui, principalmente alguns que vem só para falar mal, seja porque o site é declaradamente voltado para os assuntos Microsoft/Xbox e demais setores dela. Dentre estes que falo, alguns já com carteirinha VIP que você também já deve conhecer. Enfim, como você agora especificou mais com frases como: “Mas todo e qualquer excesso deve ser exposto, esclarecido, e até combatido”, “Sou a favor de quem reclama e exige coisas melhores, e talvez eu tenha a mesma repulsa, ou até pior, que alguns outros tem com essas práticas”, fica mais fácil entender qual sua opinião sobre o assunto sem rodeios ou floreios. No mais, qualquer abuso que tomei na escrita direcionada a você foi só para lhe chamar a atenção (lhe arretar como dizemos aqui) para não dar margem as pessoas que alteram o que foi dito pela falta de entendimento que é decorrente até demais na internet.

          5. Sabe, eu não gosto de ‘brigar’ na internet, e tento ter muito cuidado no que escrevo, porque sei que palavras mal colocadas ou interpretadas podem gerar conflito desnecessário. Acesso outros sites sobre Xbox, e só comento e saio.

            Vamos trocar ideias sobre o nosso ‘querido’ xbox que ganhamos mais. hehe.

          6. Gosto de trocar idéias quando a pessoa tem embasamento para tal, como também gosto de gerar uma treta com fundamentos para tirar a pessoa da zona de conforto, mas claro, tudo com respeito e conteúdo para que haja uma boa conversa.

    1. Eu queria humildemente que você respondesse, por que há tantos erros de comunicação nos textos do windows club? É um fator cultural? Tipo, é uma extensão das abreviações, gírias e coloquialismos de internet? Tipo, “ah, isso não é nada, você entende assim mesmo, para de ser chatão professorzão”… kkkkkkk

          1. Não ninguém ajuda, e as notícias têm que sair de forma rápida.

            Não existe um site desse porte no Brasil mantido só por um usuário.

            O “Acessória” é lógico que foi uma autocorreção do navegador.

          2. Bom, vc digita seus textos onde? Pq editores como o Word (esse em especial é top) tem correção automática para erros de digitação e de concordância (pouca coisa escapa). Já no momento da publicação, não sei como funciona. Mas como outros sites fazem? Dê uma conversada. Já vi outros sites/blogs de um cara só e não tinham erros. Com certeza o cara usava bons sistemas de correção.

      1. Concordo que a raposa é uma sarna, mas nisso ele tem razão. Se o cara tem uma profissão que leitura e escrita correta são mto exigidos, isso deveria se refletir no blog. Mas talvez seja apenas formação em direito e o Jorge nem atue. Enfim.

  10. joguem com armas free e esculachem quem joga com premium, pra esas crianças catarrentas de CoD que chinga sua mae aprenderem que dinheiro não compra habilidade…, parei de comprar CoD no black ops 2, quando essas porra começou a voar tudo, jetpack nas costas, futuristico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *