Adeus Apps tradicionais? Windows Store suportará PWAs para nova batalha contra Android e iOS

PWAs

A próxima grande batalha entre Google, com o sistema operacional Android, e Apple, com o iOS, pode estar em torno dos Progressive Web Apps (PWAs), metodologia de desenvolvimento de software com uso de aplicações web. Quem faz o alerta são os especialistas em desenvolvimento de software. Contudo, eles não estão sozinhos, a Microsoft acaba de tornar a Windows Store compatível com os PWAs.

O que é PWAs?

PWAs são, basicamente, aplicativos móveis criados na web, ou seja, aplicativos que não precisam ser instalados nos dispositivos por meio de uma loja de apps. Se você usar o Twitter no Chrome por muito tempo, por exemplo, ele pergunta se você gostaria instalar um ícone de browser. Parece um app e para o usuário é imperceptível.

Hoje ainda é futurologia, mas existe uma quantidade razoável do mercado que acha que PWA será tendência. Você não precisa instalar nada no celular e não precisa atualizar. O aplicativo consegue funcionar offline, ter acesso a diversos recursos no dispositivo, como câmera, compartilhamento e localização. Contudo, a Microsoft vai usá-los de forma inteligente para favorecer o Windows, explicaremos logo abaixo.

Em quais casos são ideais?

PWA é ideal para aplicativos line of business, ou seja, Twitter, Uber, Facebook, e-mail etc. Um app de jogo, por exemplo, o ideia é que seja nativo, por ser mais complexo.

Windows Store e os PWAs

YouTube_banner

A Microsoft começará fornecendo Progressive Web Apps (PWAs) através da loja de Windows (Microsoft Store?) a partir do Windows 10 versão 1803. A Microsoft vai abraçar e estender  PWAs no Windows 10. Tornar-se-ão apps da loja. Eles vão parecer e funcionar como aplicativos nativos.

A Microsoft trará PWAs para a Windows Store com uma próxima atualização de recursos do Windows 10, atualmente codinome Redstone 4.

Os PWAs vão fornecer notificações, tanto através de banners na Central de Ações, irão funcionar offline, será adaptável e responsivo a diferentes tamanhos de telas e fatores e formas, e vai funcionar em todas as plataformas do Windows 10, incluindo PCs, é claro, mas também Xbox One, HoloLens, smartphones e assim por diante.

PWAs entrarão na Windows Store de duas formas:

  1. Os desenvolvedores podem naturalmente submeter manualmente seu PWAs a Microsoft, assim como os apps tradicionais de hoje.
  2. Mas a própria Microsoft irá buscar automaticamente PWAs para a sua loja com o Bing, encontrando PWAs que cumprem suas exigências técnicas. Eles estão, de fato, secretamente testando essa funcionalidade agora. Bem, não tão já que thurrott revelou isso.

A Microsoft é pioneira no uso de PWAs internamente, criando muitos novos aplicativos usando uma variedade de frameworks de desenvolvedor específicos de plataforma para adicionar recursos nativos em plataformas como Android, Ios, Mac e PC. Com o Windows 10 em particular, ele irá converter esses aplicativos Web para PWA para que eles possam ser instalados através da loja. O maior e melhor exemplo? app Microsoft Teams, que foi desenvolvido desta forma a partir do zero. O Windows 10 versão 1803 deve chegar em abril ou próximo disso.

Outro exemplo, hoje com o Google Chrome, você já pode encontrar PWAs, como o Twitter lite, e fixá-los para a barra de tarefas do Windows 10. Eles não se comportam como verdadeiros PWAs, na medida em que não se integram com os recursos nativos; o que você recebe é o aplicativo Web.

Mas com o suporte nativo do PWA no Windows 10 no próximo ano, você não irá acessar esses aplicativos por meio de um navegador da Web. E isso significa que você não precisará lidar com a interface Web no seu aplicativo – eles podem ter o visual do Fluent Design, por exemplo . Em vez disso, você irá acessar esses aplicativos da loja, e você irá instalá-los, normalmente, como outros aplicativos. Serão apps.

A geração do PWA está chegando, pessoal. Este poderia ser exatamente o que a Microsoft precisa para preecher a sua lacuna com os apps móveis.

O que vocês acharam?

35 comments on “Adeus Apps tradicionais? Windows Store suportará PWAs para nova batalha contra Android e iOS

      1. Pode ser uma alternativa para aparelhos de baixo custo já que aparelhos mais caros armazenamento para conteudo é o menor dos problemas.

        Surface Phone para tocar web App? Isso é apenas para inflar a loja de apps, o Google fez muito isso.

  1. Acho válido qualquer esforço da Microsoft para aumentar a oferta de Apps, incluindo o novo nome e novas ofertas da Microsoft Store (anterior Windows Store).

  2. Só esse ano já fui numas três palestra sobre PWA (incluindo no TDC), e uma coisa o pessoal deixou bem claro, PWA é só para aplicativos simples, não pensa em nada complexo com eles.

    E outra coisa, PWA não foi pensando para ser disponibilizado em lojas, eles são para serem buscados nos buscadores.

    Por fim, PWA é uma criação do Google, então não representa perigo ao seu reinado.

      1. É bom para gente porca e preguisosa que não ter fazer um app bom nativo em cada plataforma.

        E ser online não é desculpa para ser PWA, mesmo porque, PWA funciona offline.

  3. Desde o XBOX 360 que a MS usa estes PWAs no app Arcade Destination e HALO Way Point no X360. E já notei que o XBOX One usa PWAs desde o início. Eu só não sabia que a sigla era PWA.

      1. A primeira “visita” que você precisa ter internet (da mesma forma que precisa para instalar um app da loja). Agora, vai depender do desenvolvedor disponibilizá-lo parcialmente/totalmente off-line ou não.

  4. É bom ver a evolução, mas parece que nada da certo para a loja do Windows. Mesmo os programadores podendo empacotar programas x86 para UWP e distribuir seus apps por dentro da loja, ninguém o faz. O UWP é praticamente um fracasso, só a Microsoft usa. Ontem eu comprei uma licença do Windows 10 Pro para o meu notebook e nem fiz questão de logar no Windows depois de reinstalar, eu simplesmente não usava nenhum dos recursos UWP, como e-mail, OneNote, etc.

    PWA vai dar certo no iOS, vai dar certo no Android, mas do jeito que vai a loja do Windows hoje, não acredito que vá funcionar para o sistema.

    Mas, é bom ver que o pessoal da Microsoft não esta parado. Quem sabe um dia eles não acertam.

  5. “Quem faz o alerta são os especialistas em desenvolvimento de software.”
    Que especialistas?
    Pq o mercado atual não é feito desses especialistas mencionados.
    Seriam vocês os especialistas?

  6. [Hater Mode: On] Acho que é uma jogada bem desesperada da Microsoft, “a diferentona”, em ter que disponibilizá-lo na sua loja de apps, ao invés de simplesmente instalá-lo no dispositivo do usuário. Se os PWAs são em HTTPS, pra quê Temer tanto? O Edge já não tem proteção nativa contra sites perigosos? ‘- ‘
    [Hater Mode: Off]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *