Apple finalmente acordou do sonho “iPad”, com baixa no preço

ipad-pro

Parece que a Apple finalmente encontrou uma maneira de reverter anos de declínio nas vendas de iPad: baixou o preço. Como você pode se lembrar, as vendas de iPad caíram por mais de três anos consecutivos ou em mais de 12 trimestres! Isso é quase metade da vida útil programada para o dispositivo.

O fato de que o iPad, visto como o pêndulo do mundo pós-PC, realmente fracassou nessa missão. E a Apple tentou de tudo. Primeiro, ela apresentou um mini-tablet tardiamente chamado como iPad mini, uma versão do produto que agora está prestes a ser abandonada. Então, ele copiou a Surface Pro com seu iPad Pro de 12,9 polegadas, e logo após criou uma versão de 9,7 polegadas. E, em seguida, uma versão de 10,5 polegadas.

Mas no último trimestre, a Apple finalmente reverteu as vendas decantes: lançou uma nova versão, iPad de 9,7 polegadas. E este novo iPad chegou com duas grandes mudanças: na verdade, inclui tecnologia menos sofisticada do que seus antecessores. E custa muito menos.

Para o trimestre que terminou em 30 de junho, a Apple informou, pela primeira vez em mais de três anos, que as vendas de unidades do iPad realmente aumentaram ano a ano. A Apple vendeu 11,4 milhões de iPads no trimestre, 15% acima das 10 milhões de unidades vendidas no mesmo trimestre em 2016.

Mas, você pode argumentar, a Apple, de fato, lançou três novos iPads este ano. Não apenas o mais novo iPad mais barato, mas também os novos modelos iPad Pro de 10,5 e 12,9 polegadas. Será que o iPad “rascunho do Surface” contribuiu para esse sucesso?

Não. A matemática e a conclusão são óbvias: a Apple vendeu mais iPads – 1,4 milhões, um aumento de 15% -, mas suas receitas aumentaram apenas 2%. Isso significa que ela vendeu muito mais iPads baratos. Os preços no iPad Pro realmente aumentaram com os novos modelos. Então, o novo iPad barato pesou desproporcionalmente sobre esse negócio.Isso é um fato.

Quanto ao mercado do “Pro”, o iPad Pro, mesmo com o iOS 11, continua a ser uma alternativa fraca para um PC ou Mac. E com boas alternativas de PCs e Chromebooks, essa tendência simplesmente continuará. O iPad Pro não é competitivo.

A Microsoft acordou a Apple

surface-studio-apple

Claro, os PCs voltaram a ficar em alta (segundo o IDC), mas os dispositivos tecnológicos com maior crescimento nos últimos anos foram os “híbridos ou 2 em 1”, uma nova categoria de dispositivos criada pela Microsoft para tentar barrar o sucesso do iPad e tablets comuns. Sim, os Surfaces criaram uma legião de dispositivos como suas cópias e praticamente todos os fabricantes fizeram clones, inclusive rivais como Google e Apple.

Os iPhones, por outro lado, permanecem com as vendas estagnadas. De acordo com a Apple, os smartphones não estão saindo por causa da expectativa pelo iPhone 8, aparelho que deve chegar em setembro. No mercado de smartphones, a Apple ainda mantém seus preços elevados, e ninguém conseguiu pará-la ou desacerelá-la a não ser as limitações do próprio mercado que não tão rentável como antes.

No total, a Apple teve um crescimento de 12% no trimestre, com lucro líquido de US$ 8,7 bilhões. Para o trimestre que se encerra em setembro, a Apple prevê uma receita de até US$ 52 bilhões, com alta entre 5% e 11% em relação ao ano anterior. As boas expectativas, novamente, estão ancoradas no iPhone 8. Será que a Microsoft um dia vai trazer algo competitivo para o iPhone, já que praticamente todos os concorrentes falharam na maior parte dos últimos dez anos?

O certo é que a linha Surface acordou a Apple de um lindo sonho da era “pos-PC’ e colaborou para que seus preços elevados no que tange ao iPad caíssem, concorrência é isso! Um ótimo começo.

Via: ZDNet

108 comments on “Apple finalmente acordou do sonho “iPad”, com baixa no preço

  1. Como a inovação da Apple morreu com Jobs, só abaixando os preços para se manter no pódio. Se ela realmente trazesse um produtor inovador, anos à frente de seu tempo, valeria o preço cobrado. Mas não acontece isso, pois tudo que ela faz de “inovador” a concorrência já fez.

  2. E quem vai acordar a Microsoft? Afinal, o lucro com as vendas do Surface caiu 26% no último trimestre.

    Talvez esteja na hora de distribuir o produto em mais países.

    1. Seria uma ótima. A diferença é que no universo windows existem as cópidas do Surface, e a ideia era justamente essa. O ruim é que aqui não tem nem as cópias. Eu ficaria feliz com aquele lenovo miix 710, mas… err

    2. Sobre as vendas/receita.

      No ultimo relatório a queda no setor do Surface foi de 2% e a empresa considerou como:

      ”‎Receita com o surface diminuiu 2% (1% em moeda constante), principalmente devido a transições de ciclo de vida do produto‎”

      Sobre a distribuição.

      Claro que ela quer vender mas o foco da marca não é vender em larga escala, e considerando os países onde ela atua os excluídos são apenas o 3° Mundo.

    3. na vdd o surface já fez oq tinha q fazer, ditar tendências para oems, embora os surface tenham caído e muito as vendas os 2 em 1 estão bombando e isso é oq interessa.

  3. Com a morte de Jobs a apple parou no tempo mesmo. Está vivendo (muito bem ainda) nas custas da fama que criou com o iphone, mas um dia isso acaba,hein…. Esse biscoito ai não chega nem perto da sombra do Jobs…eles tem que achar alguém de visão, pra ontem…

  4. iPad Pro para mim foi humilhante para a Apple, já que no lançamento do Surface a empresa classificou eles como junção de torradeira e geladeira que no final ela acabou fazendo.

  5. Texto descendo o pau no iPad, que é referência no segmento.
    Mesmo nesse declínio todo, vendeu mais de 11 milhões de unidades no trimestre. Mais que a linha Lumia no seu maior trimestre.

    O autor não sabe que a Apple tem um lucro muito grande vendendo serviços, com uma loja referência na qualidade dos aplicativos, que são desenvolvidos especificamente para o dispositivo, sem essa de plataforma isso, Shell aquilo, universal ou outra frescura que até hoje não deu certo.

    O mercado de acessórios para iPads é imenso. E a Apple pouco a pouco lucra com isso.

    O ciclo de troca de Tablets é muito maior que PC`s, já que basicamente Tablets em sua maioria são para consumir conteúdo. Isso explica a queda no número de vendas.

    Tablets e smartphones chegaram a um nível que não tem o que fazer. É aumentar as specs ano a ano, mas em sí, um Tablet ou smartphone de hoje é o mesmo que um de 3 anos atrás, exceto pelas specs e uma ou outra firula.
    Um Notebook de hoje é basicamente o mesmo de 5 anos atrás, exceto a morte da mídia física e serem mais leves e com melhores specs.

    Surface acordou a Apple? E a queda nos lucros da linha Surface? Será que a Microsoft vai ser acordada por quem?

        1. Pra comentarista é de boas não ler e não se informar.
          Mas para um “autor” do blog, ler ajudaria a ele aprender a escrever corretamente. Traria conhecimento e ele não seria motivo de piada internet afora.

      1. Pesquisei brevemente em sites sérios e o máximo que falaram foi 10.7 milhões de unidades. Isso APENAS UMA VEZ.

        Mas claro, não importa os números dos Lumias ou do Windows em Smartphones, já que ambos estão mortos e o iPad em declínio vende mais de 11 milhões de unidades em um trimestre.

    1. HAhaha.. “Mesmo nesse declínio todo, vendeu mais de 11 milhões de unidades no trimestre. Mais que a linha Lumia no seu maior trimestre”.. Meu caro, qual foi o dispositivo Lumia concorrente do iPad? Acho que não vi este não! Compare com o Surface, e some a eles os dispositivos das OEM’s inspirados por eles. A Nokia/MS nunca tiveram um dispositivo lançados para fazer concorrência com iPad. Compare coisas iguais (se é que vai encontrar). Compare Lumias com iPhone, aí pode cantar vitória justa, pois é o mesmo segmento. iPad é um fracasso, só serve para crianças brincarem!!!! Um puta dinheiro para brincar de abelhinha. (e olha que tenho um Lumia 950 que me deixa satisfeitíssimo, ou seja, não espero muita coisa não).

        1. Na minha humilde opinião, o WindowsRT fracassaria qualquer dispositivo.. Ele é uma versão 8 do Vista, que é foi tentativa de atualizar o Windows Millenium.. Em resumo, um erro em terceiro nível da MS.. Olhando o share, ainda temos guerreiros com windowsXP rodando, mais que estes outros.. ou seja, não serve para aposta alguma(seria como colocar a esperança da reviravolta do Windows Mobile de hoje no Ceruleam.. não rola!). Se estes mesmos dispositivos contassem com W10 de hoje, todos poderiam voltar a ter seu espaço… L2520 não chegou a ser uma aposta, haja vista o tempo que ficou no mercado.. Nasceu morto pelo WinRT, junto, como disse, com os demais que o adotaram. Como disse, não vai encontrar um “concorrente” MS/Lumia equivalente ao iPad, pois não houve um produto que merecesse essa esperança, que só veio após lançar híbridos para migrar os usuários, não necessariamente trocar 6 X meia dúzia. Quem quiser uma opção para um iPad simplesmente, tem de olhar o mundo Droid, MS não possui essa categoria, foi além e puxou OEMs e concorrência, e teve enorme sucesso nisso… Mas, espero que não pare de crescer por conta dele.. Somos consumidores, queremos sempre mais e melhor.

          1. Versão 8 do Vista? Atualizar o Millenium?
            Meu amigo, de onde vc tirou isso? Vc está delirando.

            O Windows RT nada mais era do que uma versão “enxuta” do Windows TOTALMENTE dependente da Windows Store daquela época.
            Assim como o iOS e o OSX compartilham parte do Kernel, fazendo uma analogia ao Windows e ao OS X.

            O fracasso do Windows RT é até os dias de hoje um problema que a Microsoft não resolveu: a sofrível loja!
            Se desde aquela época os desenvolvedores tivessem achado interessante a loja, teria praticamente tudo lá e não teria afundado.
            A aposta da Microsoft ao iPad foi o Surface RT e ponto. Simplesmente aceite isso.
            Mas o total fracasso do Windows RT foi bom, pois tivemos o Windows 10 que é um excelente produto.

          2. Camarada, não estou delirando, vc que é tolo e não sabe ler. Estou AFIRMANDO que Milenium e Vista são do mesmo nível do RT, 3 porcarias que não serviram para nada e foram retirados do mercado em tempo recorde. Quer um desenho? Não estou colocando-os em linha de produto, estou enfatizando o que tinham em comum: não atenderam o mínimo para o mercado de sua época e foram descontinuados. Continuo afirmando: não há um concorrente direto do iPad na MS, nem houve um que pudesse ter levantado essa hipótese.

          3. Vc falou que era uma versão, não falou especificamente que se tratava de um fracasso igual eles.
            Vc se expressou mal.
            Mas o concorrente do iPad foi o Surface RT, que falhou miseravelmente, junto com o Lumia 2520.

  6. Pena qe a maldita da Microsoft dormiu pros brasileiros, tanto em Lumia (QUANDO PODERIA TER LANÇADO), quanto em Surface.
    A migração pra um iDevice vale mais a pena pelo suporte qe por qualquer outro motivo, jáqe os fãs de WP sabem viver sem mar de apps mesmo.

  7. Amigo… Surface what? Se os iPads morressem hoje, teriam sido um sucesso, bem diferente do eternamente fracassado Surface. Sugiro petizar menos, da próxima vez.

    1. Todo mundo tá cansado de saber do sucesso dos Surfaces, principalmente após o 3. Inclusive os concorrentes copiaram por conta disso, e olha que a Apple dizia que “misturar geladeira com torradeira” não daria certo, mas deu.

      Pesquise melhor.

      1. mas geladeira esfria e torradeira esquenta. apesar de pertencer e serem necessários no universo da cozinha. é um exemplo um tanto estranho.
        a minha geladeira frosfree, tem filtro de água e faz gelo em cubos e moídos. acho um exemplo melhor… como é frostfree e faz gelo. hehehe
        computadores com scanner e impressoras também existiram, mas de tantos problemas foram deixados de lado. (imagina a placa de vídeo suja de tinta em pó) mas o papel estava sempre quentinho.

          1. Eu sei campeão. era só pra ilustrar uma amostra de como a Apple teve que se ajustar no mercado pela influência do Surface e de como um dispositivo 2 em 1 para produtividade era importante para eles alcançarem ainda mais fatias dentro de um mercado que já era bem sucedido e consolidado pelo lado da apple.

  8. o preço caiu e a tecnologia se manteve. alguns reviews explicam isso. para a apple, não vale a pena melhorar a tecnologia, se não há ganho real para o usuário final.
    É o público que almejam. o marketing faz o resto.

  9. iPad domina quase 90% dos tablets acima de 200 dolares.

    Ou seja, esse mercado se divide em iPads e tablets baratos.

    Na boa, zorze, pesquise antes de falar. A participação dos tablets com windows é ridícula.

  10. hj o que segura o surface de explodir mesmo é a tecnologia… a microsoft fez um milagre com processadores cisc conseguindo atingir medidas invejáveis (8,4mm) e duração de baterias interessantes (13,5h) mas convenhamos, esses dispositivos seriam muito mais interessantes com um snapdragon no quesito desempenhoXenergia.
    Fora q as oems poderiam fazer devices mais “baratos” e inundar a loja com os verdadeiros dispositivos de produção, não um S.O. de mobile em tela grande rs.

      1. não necessariamente… hj ele para o básico é melhor, nada impede de amanhã a intel/amd/outraempresa aparecer com um processador bem melhor q um arm, consumindo metade da energia..

        1. Até aí nada impede muita coisa.

          A realidade está aí, quase 100% dos tablets high-end usam risc. Quase 100% dos smartphones usam risc.

          Até a própria MS está investindo em risc pra ser usado em servidores, desktops, notebooks e tablets.

          É mais provável que cisc fique em mainframes, supercomputadores, games etc do que a Intel ou AMD criarem uma arquitetura revolucionária para competir com risc.

          1. sim pq hj o risc é melhor para o básico, muitas pessoas querem servidores para rodarem aplicações simples tb e isso é a maioria dos casos, espero q a amd e intel reajam a isso, qto mais concorrência melhor.

        2. com tudo diminuindo, e mantendo a performance. chegara um tempo em que o gasto será necessário. uma história que se repete. econômico, performance, econômico, performance

      2. isso é um tanto controverso, apesar do “pulo do gato ser RISC” o que for mais barato e tiver melhor performance será melhor para o mercado.
        também depende da linha de produção. tudo hoje precisa ter as massas como fim

          1. concordo, com isso. pensei que o novo xbox usasse tecnologia de processamento em nuvem, mas ainda não foi o caso.
            por enquanto temos de processar tudo em casa. (em termos de jogos)

          2. então pra que um celular Samsung S8 com o 835 com 6G ram, so pra roda android ? discordo de vc amigo

    1. Bem, espero que o Tizen consiga. Já é o segundo em smartwatches e o primeiro em smartTVs. O jeito é torcer pra outras OEMs apostarem também no mobile.

          1. Sou realista.
            Ingênuo é quem achava que a MS ia bombar com S.O medíocre e sem Apps.

          2. Google nunca boicotou o Windows.
            A história que o Zorze conta do app do Youtube ele desonestamente esquece de falar que o app que a criadora do sistema fez para o Youtube, não exibia anúncios e ainda permitia o download dos vídeos. Tudo bem que app com essas funções tem aos montes, mas a Microsoft fazer isso já é provocação demais e a Google foi mais do que certa em bloquear o app mesmo.
            DUVIDO se o Windows Phone tivesse 20% de share se a Google iria “boicotar”
            A responsável por fazer o sistema crescer e atrair desenvolvedores é a Microsoft, e não a Google.

          3. Youtube e só? Gmail, Google Drive etc. não contam. Ta certo. Só não esqueça do “protegido” Snapchat ~que anda mal.

          4. Gmail eu usava normalmente no cliente nativo do Windows Phone… No desktop a Microsoft utilizava um método de autenticacão que a Google tinha avisado dois anos antes que iria deixar de funcionar, dai muitas contas pararam de funcionar devido a configurações de seguranca.
            Snapchat é outro caso que não foi devido a falta de participação. Assim como o app da faculdade, app do governo, app de ingressos, waze atualizado e qualquer outro que vc cite.
            Se existe um culpado para o fracasso do Windows Phone, é somente a Microsoft.

        1. Nos smartphones eu acho que será difícil, mas pelo menos tem desenvolvedores criando apps para ele.

          E a samsung é a única que aposta nele… vamos ver se alguém mais vai apostar. Uma apostando é maior do que ninguém apostando, certo?

          1. E ser gigante significa só fazer produtos bons?

            Google é gigante, android é bom? Google Glass é bom? MS é gigante, o W10M é bom?

            Ser gigante não significa que só lança coisa boa

          2. Então o que explica todo o haterismo em cima do Windows Mobile, se todas as empresas têm seus pontos fracos? A MS é a única empresa que pode bater de frente com o duopólio iOS/Android. Menos Raposa, menos….

  11. o resultado do iPad Pro só poderá ser analisado quando sair o IOS 11 que será somente em setembro e vem pra dar uma turbinada nas funções do tablet. É errado dizer que o ipad pro mesmo com ios 11 continua sendo uma alternativa fraca, já que um sistema não lançado ainda no mercado, isso é uma previsão, que pode ser ou não verdadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *