Bill Gates não queria a compra do Minecraft, mas agora “ele entendeu” Phil Spencer

xbox-minecraft

A gigante Microsoft gastou US $ 2,5 bilhões de dólares na compra da Mojang, o estúdio por trás do Minecraft, e isso pode ter surpreendido a todos, mas a aquisição foi vista amplamente como uma jogada inteligente pela empresa que já está obtendo retornos significativos e melhorando a imagem da Microsoft no mundo dos jogo.

Em seu recém-lançado livro, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, deu algumas dicas interessantes sobre a compra, no entanto. Por um lado, ele sugere que a empresa poderia ter comprado o Minecraft em uma data passada, muito mais cedo do que 2014, referindo-se que a ideia veio Phil Spencer, que era apenas vice-presidente corporativo da Microsoft Studios na época e ainda não um dos líderes da Microsoft:

“No início do relacionamento da Microsoft com a Mojang, antes de ser CEO, Phil apresentou a oportunidade de comprar Minecraft, mas o chefe de Phil [Don Mattrick] na época escolheu não avançar”.

No entanto, o chefe de Spencer na época, provavelmente Don Mattrick, desistiu. Enquanto Nadella não fornece muitos outros detalhes, parece haver pelo menos alguma confusão do outro lado, já que o fundador e ex-proprietário de Mojang, Markus Notch Persson sugere que eles não tinham interesse real em uma venda até 2014:

“Eu provavelmente sou a pessoa errada para perguntar sobre detalhes, mas lembro-nos de obter uma oferta ridiculamente baixa de alguma empresa em algum momento. Nós dissemos que não. Apenas para ser claro, não estávamos ativamente procurando vender, mas com alguma frequência essa pergunta surgia.

Se a Microsoft tivesse comprado a empresa na época que Phil Spencer sugeriu, provavelmente não teria que pagar um valor tão alto US $ 2,5 bilhões que eles acabaram pagando, embora Nadella afirme está satisfeito com a compra.

Ele também elogiou a Spencer por sua persistência, já que ele manteve sua ambição de trazer o agora massivamente popular jogo e finalmente conseguiu conquistar o acordo quando ele foi promovido para ser o chefe do Xbox e a oportunidade de comprar o Minecraft veio novamente. Nadella escreve:

“Para alguns, uma rejeição tão visível e de alto nível poderia estar murchando, mas Phil não desistiu“.

Outro achado interessante sobre a compra que Nadella revela em seu livro é que no momento da compra, ambos os antecessores, Bill Gates e Steve Ballmer, não concordavam com a compra. US$ 2,5 bilhões foram certamente uma grande quantia alta para um jogo que havia sido lançado há 3 anos em 2011. No entanto, eles acabaram entendendo a aquisição, como explica Nadella:

“Bill Gates e Steve Ballmer, que ainda estavam no conselho quando o acordo foi apresentado, depois riram e disseram que inicialmente coçaram a cabeça, não entendiam a atitude. Agora eles entendem“.

Desde então, a Microsoft trabalhou incansavelmente ao empurrar o IP para tantas plataformas quanto pudesse encontrar, desde PCs até dispositivos móveis, criou parcerias com outros estúdios para produtos derivados e melhorou a fidelidade visual do jogo. Para um jogo tão popular quanto o Minecraft, a compra quase certamente produzirá grandes retornos no futuro, estabelecendo a Microsoft como um dos maiores nomes nos jogos. Além disso, a Microsoft espalha o Windows 10 e seus serviços da nuvem nas escolas com a ajuda do Minecraft, além de ser tido como um título forte para a realidade virtual no HoloLens.

O jogo já tem dado lucros para a Microsoft de diversas formas, e ainda parece ter um futuro promissor.

Vocês concordavam com a compra? Ou deveria ter comprado outro jogo? Já tem o livro de Nadella em português?

Fonte: Yahoo Finance

57 comments on “Bill Gates não queria a compra do Minecraft, mas agora “ele entendeu” Phil Spencer

    1. Na verdade eles querem mudar as regras do uso de phones com o surface phone. O mercado do jeito que estar realmente já perderam, mas com a chegada do surface phone com um sistema operacional muito mais aprimorado e intuitivo do que se tem hoje, a Microsoft vai disparar nos aparelhos móveis.

    1. PUBG , por enquanto, e um sucesso que pode ser passageiro. Minecraft e a IP de jogos mais bem sucedida da história, não só pela quantidade de jogos vendidos, mas também pela enorme quantidade de produtos licenciados. Uma coisa e certa, Phil Spencer não vai mais investir em jogos single player do tipo filminho de PS4. Quantum Break foi o primeiro e último jogo nessa linha.

      1. Eu acho que ele não deixar de investir em sigle player, mas acredito que ele tentará sempre incluir um modo multiplayer em qualquer jogo da MS. Acho que foi o caso de Scalebound.

  1. Deveriam ter adquirido antes de ser lançado para outras plataformas como Ps4, WiiU, etc. Esperaram tanto tempo e agora está ai, Minecraft, um jogo Multiplataforma. Grande exclusividade! kkk Mas parabéns ao Phill, pela persistência.

    1. Eles já haviam comprado quando lançaram pra outras plataformas,eles que quiseram fazer isso,eles queriam q o jogo fosse um sucesso

    2. Nada disso, o importante é lucrar. Um jogo assim não tem que manter exclusividade, talvez de algum conteúdo. Minecraft, como foi citado no texto, tem um papel muito maior. Devido a popularidade este game funciona pra promover a MS no mundo. Este game está entre os jogos mais vendidos em todas as plataformas.

    3. Nossa!! Quanto ista num só lugar!!! Direito de lançar um jogo que já existe no Ps4 e WiiU? Uau! Que demais! Realmente! Baita sucésso da Microsoft deixar outras plataformas venderem! kkkk Cada uma…. só vejo isso de uma forma! “Exclusividade de Vender console Personalizado” Até ai tudo bem! Vejo uma vantagem do Jogo “ser da Microsoft”. Além disso é só conversa jogada fora e “exclusividade” com Hololens, coisa que já poderia acontecer mesmo sem eles comprarem a franquia Minecraft, convenhamos. E outra…. outros jogos como Portal Knights, Terraria Collection, por exemplo, tem a mesma pegada de Minecraft e são zilhoes de vezes mais divertidos.

    4. Já parou pra pensar que a versão do PS4 do Minecraft foi lançada depois da compra pela Microsoft, e que ela lançou o jogo para o Nintendo Switch??? E ela ainda traz um suporte para todas essas plataformas.

  2. Os números falam por si. Algumas decisões podem ser vistas com ceticismo pela comunidade, mas corporativamente falando fazem todo o sentido, geram muito lucro.

    1. Não, lá eles usam Chrome OS E outros sistemas

      na MS eles usam SÓ outros sistemas

      e o google é uma empresa de publicidade, não de tecnologia

  3. Phill se tornara o CEO do Xbox em um futuro proximo… com Phill no poder o xbox Vai crescer muito e muito… em 5 anos seremos 100 milhões na Live,A divisão vai crescer muito mais que imaginamos…

  4. Com certeza o Phil Spencer tem uma visão além do seu tempo. O One x que foi um pedido dele ,vai fazer muito sonista chorar lágrimas de sangue rs.

    1. Já estão chorando lágrimas comuns, mas em novembro começará a cair as lágrimas de sangue. A vida deles que já não é fácil, vai ficar amarga demais.

      1. As comparações diretas entre PS4 pro e One x não vão deixar dúvidas onde vão estar rodando os melhores jogos. Tudo no x vai rodar melhor, isso é um fato. Agora é só aguardar e ver ao vivo.

    1. Verdade, eu não jogo! Mas admito que é baita jogo! Fico de cara também com minha irmã jogando e construindo coisas absurdas!!

  5. Tenho uma pergunta, não entendo muito sobre o assunto!

    Queria saber se uma fabricante poderia criar um console com o sistema operacional da Microsoft, assim como Dell, HP e Asus fazem no PC e Notebooks. Apenas surgiu esta duvida.

    1. Se entendi direito sua pergunta a resposta é não!
      Normalmente as empresas criam seus consoles e não pagam royalties pelo uso do sistema operacional (já pagam no hardware) ,e tbm não “poderiam” controlar o conteúdo tendo em vista que a Microsoft que faria as atualizações.
      Mas alguma variante do Linux talvez seja possivel.

    2. Aposto que não mas mesmo que fizesse não faria exclusivamente para rodar Xbox, mas sim como um PC. Mas por quê? – vc pergunta-

      A venda de consoles não traz lucro. Consoles são vendidos praticamente pelo valor de fabrica somando somente o lucro do revendedor que também é baixo. Essas fabricantes visam lucros altos e fazer isso que vc cita só faria sentido se aplicassem valores bem mais altos. Ex: Se qualquer uma dessas fabricantes fossem lançar um console Xbox com o mesmo poderio do Xbox One X muito provavelmente este console não sairia por menos de 600 dólares.

    3. Claro que seria possível, mas dependeria de um acordo com a Microsoft. Daí se ela aceitaria ou não, é outra coisa.
      Não seria a primeira vez, o Sega Dreamcast usava uma versão customizada do Windows SE, isso antes do primeiro Xbox.
      Mas a ideia não é ruim, uma versão customizada com suporte a UWP seria uma boa sacada no desenvolvimento de jogos e APPs.

  6. Minecraft representa o mais valioso sentimento Nintendo na Microsoft. Minecraft é algo que deveria ter saído dos sonhos da Nintendo, que ora sorte da MS foi a Mojang que fiz e a MS teve dinheiro pra chegar lá e comprar

  7. Como tudo, a Microsoft mais uma vez foi lá e comprou, com o seu grande histórico de acertos, mais uma vez eles se deram bem!
    Não sou fã do jogo, mas não tenho a mínima dificuldade em dizer que ele se propagou em todas as plataformas e possui um número muito grande de fãs entre as gerações mais jovens, digo isso pois tenho três sobrinhos de 9, 7 e 5 anos que são loucos por Minecraft, e por estes motivo estão loucos para comprar a edição Xbox One S dedicada ao jogo, mesmo tendo o jogo no PC.

  8. Ainda se lembram dos primeiros AofE? A Microsoft foi das primeiras produtoras de jogos, na altura era um dos títulos principais.foi uma das facetas que também deixou passar. O que a Valve fez, o Steam, também podia ter sido a Microsoft a fazê-lo, a Valve era basicamente uma produtora/distribuidora de jogos.

  9. Para mim a compra do Minecraft foi uma jogada inteligente em partes, com isso vão poder motivar as pessoas a criar objetos 3D (com a última versão que você pode exportar seus mapas em 3D para o Remix 3D) que irá ajudar o Hololens, também poderão trabalhar suas I.A no Minecraft como o Projeto Malmo. Mas em parte de vendas ainda não sei como irá ajudar a Microsoft, pois o Minecraft está “saturado”, as vendas começaram a crescer lentamente (comparando ao passado)

  10. Está lista mostra o quanto foi acertada no console rival , ele é o 9 e na dlc ele é o 8 a frente de muitos jogos importantes e exclusivos.

    Jogos de PS4 mais vendidos em junho de 2017 na PlayStation Store nos EUA

    Friday the 13th: The Game
    Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
    Middle-earth: Shadow of Mordor – Game of the Year Edition
    Grand Theft Auto V
    God of War III Remastered
    Battlefield 1
    Horizon Zero Dawn
    Tekken 7
    Minecraft
    Rocket League
    FIFA 17
    NHL 17
    Uncharted 4: A Thief’s End
    Need for Speed
    Injustice 2
    Dying Light: The Following – Enhanced Edition
    Ratchet & Clank
    Payday 2: Crimewave Edition
    Overwatch Game of the Year Edition
    Star Wars Battlefront
    DLC de PS4 mais vendidos em junho de 2017 na PlayStation Store nos EUA

    Call of Duty Black Ops III: Zombies Chronicles
    Diablo III: Rise of the Necromancer
    Final Fantasy XIV: Stormblood
    The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited – ESO Plus
    Black Ops III – The Giant Zombies Map
    Injustice 2 Darkseid
    Battlefield 1 Premium Pass
    Minecraft: PlayStation 4 Edition Adventure Time Mash-up
    Injustice 2 Ultimate Pack
    Injustice 2 Fighter Pack 1
    Via: GameSpot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *