Já tinha algum tempo que não eram mais vazadas builds, e a razão é simples, o programa Windows Insider estava liberando novas atualizações toda... Build vazada do Windows 10 possui toneladas de promessas para 2017 [ATUALIZADÍSSIMO!]

prey-vista-olho-visao-vermelho

Já tinha algum tempo que não eram mais vazadas builds, e a razão é simples, o programa Windows Insider estava liberando novas atualizações toda semana, praticamente não dava tempo de vazar as builds. Mas uma build recentemente vazada do Windows 10 versão 1703 fornece uma dose interessante de concretizações de promessas. E, de certa forma, essa build demonstra que podemos esperar ainda mais da atualização Creators.

Como você deve se lembrar, a Microsoft planeja enviar duas atualizações importantes para o Windows 10 em 2017 – Será um ano privilegiado. A primeira, chamada de Creators Update e de codinome “Redstone 2“, está prevista chegar até março e atualizará o Windows 10 para a versão 1703 [17 = 2017/ 03=março]. A versão atual é 1607, sua data de lançamento é julho de 2016. A segunda atualização é vai chegar no segundo semestre de 2017 e é chamada até agora de “Redstone 3“.

Agora, foi vazada a Build 14997 e tem vários recursos que foram descobertos ao longo do final de semana até a data de hoje. Abaixo atualizamos tudo!

Aqui está o que há de novo:

Cortana aparece na instalação do sistema.  Sabe aqueles menus de configurações que são exibidos ao instalar uma nova versão do Windows? Então, agora vamos ter uma tela específica para a Cortana se adaptar com a sua voz.  Vale lembrar que a Cortana tem ganhando muito poder na Creators e já pode desligar o computador, aumentar volume e muito mais.

Pastas de tiles no menu Iniciar. Este recurso é do Windows Phone 8.1 e finalmente chegou aos PCs. Agora será possível juntar grupos de tiles em uma única tile que irá expandir todas as tiles.  Bom para organização.

edge2-768x433

Melhorias no Microsoft Edge. Agora você pode fixar abas para que elas não ocupem tanto espaço. E há uma nova visualização de abas que permite visualizar todas as guias abertas para que você possa encontrar facilmente a correta. O Edge também ganhará atalhos quando fixado na barra de tarefas.

Nova interface de compartilhamento. Nós já falamos bem dela aqui.

Cortana muda.  Na 1703, o conjunto de teclas WIN + C vai permitir alterar o modo de audição da Cortna. Isso significa que você pode facilmente desligá-la.

Atualizações do Windows Update. A Microsoft já havia prometido tornar o Windows Update menos doloroso, a compilação 14997 inclui uma nova opção par pausar atualizações do  Windows Update que permite pausar temporariamente a entrega de novas atualizações por até 35 dias.

Melhorias de configurações. Não, o Painel de Controle não está indo embora nesta build, e é estranho que as pessoas queiram isso. Mas as Configurações foram atualizadas de forma menor na 14997, com uma nova opções para mapas e melhorias sutis que serão mostradas no vídeo abaixo do Windows Central.

Acesso dedicado aos aplicativos nas Configurações.

Adicionada a função Blue Light, ou seja, ela deve reduzir a luz azul para que seus olhos não fiquem tão cansados. bem similar ao programa f.lux. Ele já tinha sido descoberto pelos mesmos hackers que descobriram a implementação do emulador x86 no Windows 10 Mobile.

Adicionado a opção de Temas na parte de Personalização nas Configurações. Os primeiros temas já apareceram na loja.

Melhorias no Windows Defender. No atual build Insider, há um novo aplicativo Windows Defender. Ele protege aplicativos também, sites e contém muitas informações a respeito da segurança.  

Mas espere, há mais. Existem inúmeras outras pequenas mudanças, é claro. Não vale a pena destacar. Abaixo confiram o vídeo:

Concluindo

A Microsoft aparentemente fez o trabalho interno no Windows 10 Mobile e Windows 10, e finalmente chegou a hora da adição de recursos. Devemos ver um mês de janeiro cheio de novidades para ambos, e nas últimas 8 semanas apenas atualizações cumulativas para corrigir bugs que finais.

A build do Windows 10 Mobile ainda não foi vazada, mas devemos ver alguns desses recursos acima listados e quem sabe algo mais.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!