Chromebooks do Google se fortalecem com aplicativos inéditos da Microsoft via Google Play

google-chrome-note

Um dos pedidos mais solicitados dos usuários do Google Chromebooks é o uso de aplicativos do Android em tal equipamento com o Chrome OS. E claro, dos apps mais solicitados estão os da Microsoft e sua suíte do Office.

A Microsoft tem testado seus apps do Office em Chromebooks desde o ano passado, mas foram limitados principalmente aos dispositivos PixelBook. Agora parece que o teste concluiu, e um bom número de Chromebooks agora podem baixar o Office na loja do Google Play. Chrome unboxed relatou que os aplicativos estão aparecendo no Samsung Chromebook pro, Acer Chromebook 15, e Acer C771.

Os apps são versões do Android do Office que incluem as mesmas características que você encontraria no Office em um tablete Android. Dispositivos como Asus Chromebook Flip (com uma tela de 10,1 polegadas) terão acesso gratuito ao Office no Chrome OS, mas os dispositivos maiores carecerão de uma assinatura. A Microsoft possui essa regra no Windows, iOS e Android que significa que os dispositivos com telas maiores que 10,1 polegadas precisam de uma assinatura do Office 365 para criar, editar ou imprimir documentos.

A Microsoft está tentando conter o avanço dos Chromebooks com seu próprio sistema operacional, o Windows 10 S, mais voltado ao público educacional. A postura da Microsoft merece elogios, o Office é um monstro em popularidade, mas os Chromebooks ainda têm um mercado pequeno, e mesmo assim, a Microsoft não boicotou a plataforma do Google como este fez com o Windows Phone.

68 comments on “Chromebooks do Google se fortalecem com aplicativos inéditos da Microsoft via Google Play

  1. Testei a um tempo atrás o word do android aqui no meu chormebook, horrível, não tem como sequer inserir uma equação, a microsoft não lança seu office completo pra android ou ubuntu com medo das pessoas largarem esse remendo cheio de bugs que é o windows. Já estou utilizando o Gdocs a anos e não sinto falta do office.

      1. Não comparei em momento algum, só afirmei que não preciso + desse software. Em 2010 adquiri 3 licenças do office por R$199,00, se tivesse gastado esse dinheiro num puteiro tinha dado + lucro.

  2. “..mas os Chromebooks ainda têm um mercado pequeno, e mesmo assim, a Microsoft não boicotou a plataforma do Google como este fez com o Windows Phone.”

    A Microsoft é uma empresa gigante e não vai se prestar no mesmo nível da Alphabet, que boicotou e praticamente eliminou o Windows Phone. E não me venha com a conversinha de que a culpa é de Redmond!

    1. Concordo com você e digo +, do que adianta não boicotar o Google e lançar softwares capados assim como o word. Imagina se o Google lançasse um Chrome pra windows phone sem suporte a extensões, favoritos e etc., ninguém iria utilizar, como a empresa não utiliza dessa prática, logo a mesma resolveu afundar o windows phone.

  3. “..mas os Chromebooks ainda têm um mercado pequeno, e mesmo assim, a Microsoft não boicotou a plataforma do Google como este fez com o Windows Phone.”

    Não boicotou a plataforma do Google pq precisa dela, mais boicota o Linux.

      1. Mas pela lógica de vocês, a Google deveria ter incentivado a plataforma móvel da MS, até mesmo com a própria dona a sabotando e ela sendo irrisória no marketshare global.

        Mas para o caso da MS incentivar o Linux não vale?

      2. Exatamente. Assim como o WP como sistema mobile caiu, não era maiv isto como viável no uso comercial e nem elencado como concorrente do iOS e Android

  4. Que notícia boa. Ontem mesmo comprei um Chromebook e isso só vem agregar ainda mais benefício ao custo ridículo de 170 dólares que paguei nele.

    Maravilha!

    1. O meu dá pra usar + de 13 horas de uso direto sem recarregar, muito melhor que qualquer outra máquina que já tive, também não precisa desligá-lo pois abrindo e fechando quando necessita recarrego meu de 2 em 2 dias, só desligo quando saio com ele na mochila, pois se for furtado necessita da senha, também utilizo ele muito offline e não perde pra nada do windows.

        1. Todos os notebooks com windows que tive nunca durou + de 2 horas, o macbook air de 13 polegadas durava umas 9, mas esse chromebook é imbatível.

    2. Cara, eu queria muito que a Google investisse pesado num SO pra desktop, mas infelizmente o Chrome OS é bem fraquinho pra fazer frente ao Linux e ao Windows.
      Óbvio que o objetivo dele, até o momento, é outro, é ser a primeira opção para escolas/faculdades, coisa que ele consegue muito bem, tendo em vista as ótimas vendas dele e até mesmo fazendo a MS correr atrás.
      Mas para uso como desktop principal, acho bem complicado, ainda mais tendo hoje em dia alternativas como o Deepin OS e Elementary OS etc.

      1. Pois é. Seria muito bom ter uma terceira opção no desktop, da mesma maneira que seria muito bom ter uma terceira no mobile também.

        Mas a Microsoft já mostrou que não é apenas uma questão de recursos financeiros ou de qualidade técnica. Concorrer com o Windows no desktop seria algo realmente bem complicado. Tão complicado quanto concorrer com o Android no mobile.

        No mais, o Chromebook tem lá suas vantagens (preço, autonomia, simplicidade) e serve muito bem para algumas situações específicas.

        1. Exato.
          O Windows é oq ue é hoje devido as práticas nebulosas da MS nos anos 90 (lobby, boicotes, incentivo a pirataria que a MS fingia ser contra etc) e não por competência do SO que todos nós sabemos que é uma colcha de retalhos bizarra.

          1. Exato. O Windows é necessário hoje muito mais por uma questão de compatibilidade com apps de terceiros que por qualidade própria. Mais ou menos como o Android.

          2. Tanto que a MS tem uma certa “inveja” da Apple por isso.
            O MacOS tem um hype, as pessoas desejam usar, o Windows é aquele SO que vc usa pq não tem alternativa, é o que tem na empresa etc…

        1. Cara, eu instalei o CloudReady no meu laptop, mas sei lá, achei simples demais (pro meu gosto).
          Ele quebra galho sim, mas é muito engessado.

          1. O ChromeOS oficial é bem diferente. Também testei esses similares e na internet não tem um review decente, logo comprei um lenovo N22 por conta e risco e adorei, quando o suporte a atualizações desse acabar (2021) ou antes comprarei um premium pois vale muito a pena.

          2. Sério que é diferente? Não sabia disso.
            Eu tenho vontade de comprar um Chromebook, mas não pagaria mais do que 400 reais em um.

          3. Estamos no Brasil, menos de R$400,00 nem usado de boa qualidade. Temos que bancar os camarões, champanhe e putas dos políticos.

        2. Uso pouco o Google Docs, mas conheço pessoas que usam e que preferem ele ao Microsoft Office, principalmente pelo aspecto colaborativo que dizem ser melhor que o do produto da Microsoft.

          1. Tenho o 2016 instalado e gosto bastante, mas sinceramente não há nada que eu faça nele que eu não fizesse na versão 2007.

          2. Pois é.
            As pessoas ficam nessa de que o MS Office é a oitava maravilha do mundo (é excelente, não tem como negar mesmo) e depreciando um GDocs ou WPS Office, mas só usam pra editar texto e fazer soma em excel, ou seja, não precisam de um milésimo do que o office propõe e qualquer suíte supre com folga e de forma gratuita isso.

      2. Eu também queria uma terceira opção. Poderia nem ser do Google, pode ser de outra empresa, mas seria bom uma terceira opção.

        Ou (viajando muito, fumando todas), a Apple liberar o macOS para qualquer computador.

          1. O deepin realmente é filé, coloquei no notebbok do meu filho, só fiquei com pé atrás por era Chinesa.

          2. Se gostou do Deepin mas tem receio por ser chinês, tem uma versão Manjaro do sistema que inclusive instalei no PC da minha esposa e que funciona extremamente bem. Inclusive sem o problema de lentidão de atualização que a versão chinesa sofre.

          3. ” Inclusive sem o problema de lentidão de atualização que a versão chinesa sofre.”

            É só mudar o servidor pro BR que resolve isso.

          4. Eu já mudei o servidor para um que fica aqui na minha cidade. O problema do download até foi resolvido, mas sei lá, o processo todo levou horas. E da primeira vez ainda tive problema com o painel do controle que parou de funcionar e também o botão para desligar o sistema que ficou desabilitado.

            Gostei bastante do sistema, mas não sei se ainda posso confiar que ele não irá “querar” novamente em um momento qualquer.

            Aliás, como faz para receber apenas atualizações de segurança sem atualizar para o beta?

          5. Para mim, é uma ótima opção. Mas não para o publico em geral.

            Precisava ser alguma coisa que vem de fabrica. Chromebook é fraco, mas hoje você vai em loja daqui do Brasil e acha ele a venda.

          6. Cara, o problema é que pro público em geral é uma excelente opção, mas as pessoas tem aquela imagem do linux de 1990.
            Hoje as distros estão muito mais estáveis e fáceis de usar do que o próprio windows, vide a MS copiando com a loja que já existe no Linux há décadas.

        1. Acredito que a Apple nunca fará isso, pois se ela cedesse oficialmente o suporte a todos os periféricos existentes no mundo ela teria que investir horrores em drivers e inflar o sistema da mesma maneira que o Windows é inflado para funcionar em todos os PCs do planeta, e ainda assim não conseguiria garantir a estabilidade que eles garantem hoje no hardware deles.

          1. Foi-se esse tempo, hoje em dia os hardwares estão bem mais padronizados.

            E mesmo o Linux que roda em tudo, não sofre mais com isso e nem por isso é inflado.

          2. Já vi uns manuais (só por curiosidade, eu tenho um mac em casa) e parece ser de boa. A lista de hardware compatível é muito grande.

          3. Eu até pensei em fazer, ma na época era preciso ter acesso a um Mac para criar um disco de boot e acabei deixando de lado.

          4. a vez que fiz um hackintoshi, eram 10 gb só de driver de impressora… tem que ficar com tudo. apple não ajuda em nada.

      1. Quando todos os outros “boicotam” você, e você lança apps melhores para os outros, então é hora de pensar se isso é realmente um boicote.

  5. pessoal sofrendo e a microsoft percebeu algo q os bestas do site não perceberam… vender serviço>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ter um sistema operacional popular…. “ahh mas quem tem sistema operacional dominante domina nos serviços”, ah é? conte me mais sobre o chrome ser mais usado no windows, ou o Google alo tomar uma surra do facebook? hahaha faça algo bom q o boca a boca corre, venda serviço e verá seus lucros subindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *