Como utilizar a proteção anti-roubo do Windows 10 para celulares

roubo-furto-wp10

Windows 10 para Windows Phone conta com uma nova opção de segurança para caso seu aparelho seja perdido ou furtado. A partir da build 10051 lançada na semana passada esta opção já aparece nas configurações do aparelho.

A proteção anti roubo, chamada de “Proteção contra Restauração de Fábrica”, ainda está em desenvolvimento e não é  totalmente funcional, mas é bom que você entenda como funciona. Dessa forma, vamos poder impedir que o ladrão reset o aparelho para deixá-lo com as configurações de fábrica (limpo e pronto para ser utilizado), também é bloqueada a possibilidade de instalar uma nova ROM (firmware) sem os dados da sua conta Microsoft, ou seja, se o ladrão quiser alterar a firmware pela ferramentas de recuperação da Microsoft não vai conseguir.

Obs: Vai comprar ou ganhar um Windows Phone de um terceiro? Então, esta dica é extremante importante!

Não sabemos ainda se esta proteção estará disponível para todos os Lumias com Windows 10 ou se este recuso serão somente para os mais novos, já que o recurso atualmente não está finalizado.

protecao-roubo-furto-restauracao

O que é Proteção contra Restauração de Fábrica?

É um serviço gratuito oferecido pelo site accounts.microsoft.com que garante uma camada de proteção extra, de modo que se o seu smartphone acaba em mãos erradas, ele não poderá ser reutilizado. (Está disponível apenas para os novos telefones com a build 8.10.15127.138.).

Como ativo a Proteção contra Restauração de Fábrica?

Configurações > Localizar meu telefone depois ativa por lá.

Depois de ativado, você vai ver um  “Bem-vindo a Proteção contra Restauração de Fábrica” e uma confirmação é enviada para a conta principal do seu Windows Phone.

Como desativar a Proteção contra Restauração de Fábrica antes de vender ou doar?

Configurações > Sobre > restaurar configurações de fábrica.

Se você está pronto para apagar todo o seu conteúdo pessoal em seu Windows Phone, toque em Sim e, em seguida, toque em Sim novamente para confirmar.

Digite a senha da conta Microsoft, e depois de alguns momentos a Proteção contra Restauração de Fábrica será desligada.

Vai comprar um Windows Phone ou ganhar um?

É importante checar se seu aparelho não contem restrições.

Acesse: account.microsoft.com/devices e siga as instruções em português.

Ou acesse aqui para ir diretamente ao menu em questão. Vá nas Configurações do seu Windows Phone, depois em Sobre e veja o IMEI do seu aparelho. Digite a numeração no campo pedido pela Microsoft e você verá se o seu novo aparelho tem alguma restrição para ser realizado o Hard Reset.

O Windows Phone com esta opção de segurança ativada fica inutilizável para o ladrão.

17 comments on “Como utilizar a proteção anti-roubo do Windows 10 para celulares

  1. O grande X da questão é: Esse sistema funciona apenas se o ladrão ir em configurações>sobre>restaurar configurações de fábrica ou impede também o hard reset utilizando os botões de câmera+bloqueio+diminuirvolume e até pelo código ##777#? *** Vale lembrar que tanto para o 1º modo quanto para o 3º exposto acima o Telefone precisa estar desbloqueado para conseguir executa-los, por isso é importante a senha na tela de bloqueio.

    1. Podemos inferir que sim, ele bloqueia todo e qualquer tipo de reset – e mais: o IMEI fica associado à conta Microsoft, então eu imagino que mesmo que fosse possível burlar isso (o que acho totalmente improvável) a Microsoft poderia desativar o aparelho pelo seu IMEI independente da nova conta cadastrada nele.

      O objetivo dessa função é proteger o aparelho contra roubo, eu imagino que tenham pensado em todas, ou pelo menos várias, possibilidades.

  2. Sinceramente, eu não recomendo utilizar isso, tiro por um problema que tive recentemente no meu lumia 640: a proteção contra a restauração de fábrica estava ativada, e eu atualizei o meu celular para a build mais recente do Windows 10, mas após a atualização, o celular reiniciou e parou em uma tela chamada BitLocker Recovery, que impede o celular de iniciar, e simplesmente toda vez que eu ligava o celular aparecia essa ela, e o único modo de recuperar o celular é através do Windows Device Recovery Tool, mas que não formatava o celular porque a proteção contra restauração de fábrica estava ativada (e ele não formatava através das sequências dos botões, o chamado Master Reset). Conclusão: minha única alternativa foi levar em uma autorizada que conseguiu concertar o celular, mas isso custou R$100, eu queria muito que a Microsoft tirasse o BitLocker, pois ele só serve para estragar a vida dos usuários que tem um dispositivo móvel com Windows.

      1. Cara, pior que o celular que foi concertado não era o meu, descobri quando cheguei em casa e vi a tela dele trincada, e eu não tinha percebido na hora (sem contar que estava com marcas de um longo uso, e o problema não era o mesmo) então voltei e peguei o meu Lumia e o dinheiro, e o técnico disse que o celular estava bloqueado de tal maneira que mesmo usando tudo o que ele podia, o celular estava morto e sem solução, fiquei quase três semanas procurando uma autorizada para concertar, e não consegui, e no final dad contas tive que comprar outro Lumia, e o que estava com problema foi pars o lixo

      2. Urquiza, li que essa função não está disponível no Brasil e no meu 950 XL não aparece a função em localizar meu aparelho. Você fez algum procedimento para ativá-lo?

        1. Na verdade eu acredito que esteja disponível apenas para aparelhos de certos países. Aqui em casa tem 2 Lumias 950 XL (um versão americana e o outro versão italiana) e 1 Lumia 950 (versão americana). Os Lumias versão americana a função aparece logo que você inicia o aparelho, antes mesmo de fazer login na conta, ou você encontra a opção em “Localizar meu aparelho”. O meu é a versão italiana e essa função não apareceu nem ao iniciar o celular, nem nas configurações. Ao tentar no meu celular de todas as formas, o celular foi bloqueado com o BitLocker Recovery como o colega disse aí em cima, mas depois de muito insistir, consegui recuperar meu celular. Resumindo, não ativei a função no aparelho italiano kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *