Carregando...

Conheça NeptunJS, um emulador gratuito e dos mais completos para Xbox One

Conheça NeptunJS, um emulador gratuito e dos mais completos para Xbox One

emuladores-todos

A família Xbox One é a única que suporta oficialmente três gerações de consoles em uma máquina só, mas não é por isso que vamos esquecer os emuladores, já que estes aumentam ainda mais o suporte para mais gerações e jogos. Depois do Nesbox, finalmente temos um projeto verdadeiramente interessante e promissor para usar nosso Xbox One para rodar os jogos que dominaram a nossa infância. Estamos falando de NeptunJS, uma plataforma de emulação criada em JavaScript, que permite jogar com emuladores através do navegador Microsoft Edge do console.

Até agora, é funcional com 24 emuladores, o que significa 5 gerações de consoles. Obviamente, o projeto é mais voltado para um PC com o Windows, embora os recursos para o navegador do Edge no Xbox One sejam muito mais limitado, é capaz de se jogar bem a maioria dos emuladores, incluindo NES, SNES, Megadrive ou Família Game Boy, a partir do navegador e com total compatibilidade de controles. Além disso, o aplicativo inclui a capacidade de alterar a resolução e suporte em tela cheia, além de salvar jogos, entre outras opções.

Em testes, alguns emuladores que precisam de mais memória como o Nintendo 64 ou o primeiro PlayStation, ainda sofrem algumas desacelerações, mas não se esqueça que este é um projeto em constante desenvolvimento que migrará dezenas de emuladores para serem rodados de qualquer navegador e, portanto, de qualquer dispositivo, independentemente de seu sistema operacional.

Para aqueles que querem usar o NeptunJS, basta irem a partir do navegador o Edge e acessarem o site neptunjs.xyz console da Web, selecione um emulador a partir do menu na parte superior esquerda, e jogue com algumas dos roms que estão disponíveis como prova. É claro que o acesso é totalmente gratuito.

O Windows Club acompanhará os avanços desse emulador.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!