Carregando...

‘Cyberpunk 2077’ é mais ‘Deus Ex’ do que ‘Witcher 3’

‘Cyberpunk 2077’ é mais ‘Deus Ex’ do que ‘Witcher 3’

cyberpunk-2077-21

“Cyberpunk 2077”,  jogo que encerrou a conferência da Microsoft, é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos pesados em RPG.  A desenvolvedora concedeu a mídia, de forma secreta, a chance de ver uma demo do jogo por uma hora. O site variety postou as suas impressões e vamos relatar nesta post.

“Cyberpunk 2077” é baseado no RPG “Cyberpunk 2020”, de Mike Pondsmith, de 1988. Para CD Projekt, um futuro repleto de modificações tecnológicas extremas.

É impossível evitar comparações com os jogos “Deus Ex” recentes da Square Enix e com o “Syndicate” de 2012 da Starbreeze. No entanto, com a personalização completa na ponta dos dedos, o Cyberpunk 2077 está configurado para refletir mais o jogador do que esses jogos. No início, você escolherá jogar como homem ou mulher, definir seu caminho de vida e personalizando tudo sobre sua aparência. O protagonista será “V“.

Cyberpunk 2077 não possui classes definidas. Você não escolhe uma classe, o sistema de classes é fluido através de suas escolhas.

A única coisa que importa para você, como um cyberpunk, é estar no controle de quem você é”, diz o designer Miles Tost.

Na primeira missão que a CD Projekt mostrou, V (neste caso, uma mulher) assumiu a missão de resgatar uma cliente rica de sequestradores. Infelizmente, para os jovens em cativeiro, ela foi capturada por pessoas que querem arrancar as partes do corpo de suas modificações.

Depois de lutar para resgatá-la com a ajuda de um companheiro NPC, Jackie e um hacker chamado T-Bug  que monitorava a situação, V encontra a mulher em uma banheira cheia de gelo, quase sem vida. A CD Projekt não está pegando leve. Os primeiros minutos da demo incluem uma dose pesada de vísceras e nudez total.

O Cyberpunk é uma experiência madura para um público maduro”, diz Tost. “Assim, você terá várias opções diferentes para engajar o jogo, mas também com as pessoas”.

Cyberpunk usa uma visão em primeira pessoa. A CD Projekt RED justificou essa decisão dizendo que eles queriam que os jogadores sentissem uma atmosfera mais pessoal no ambiente futurista e por isso a escolha de perspectiva. Cada pessoa com modificações possui um cabo e um conector. Ao “entrar” no cérebro da sua cliente quase sem vida, V é capaz de diagnosticá-la e ativar seu seguro de saúde.

Seguindo o estilo RPG, os jogadores podem escolher diferentes jaquetas, que servem como armadura e conferem benefícios, como aumentar o nível de credibilidade (separado da progressão de nível tradicional). A credibilidade é construída com missões.

Street cred é um tipo de experiência que você obtém ao completar conteúdo de mundo aberto”, explica Tost. “Ele permite que você desbloqueie conteúdo em todo o mundo do jogo”.

Night City é o nome da cidade cheia e viva que os jogadores podem explorar a pé ou em vários carros diferentes. Os encontros aleatórios podem acarretar em tiroteios durante a condução em alta velocidade.

Em toda a cidade, os jogadores encontrarão uma variedade de fornecedores. Alguns deles são documentos que podem melhorar o corpo de V com novas próteses.

A. CD Projekt mostrou que V está equipada com um novo mod de braço que aumenta o dano por armas de fogo e o acesso a armas bloqueadas. Todo o processo parece metal e fios sendo costurados em sua pele. V também opta por um novo olho que permite zoom e análise. Enquanto você não vê o olho dela sendo operado, a perspectiva faz um trabalho maravilhoso de comunicar exatamente o que está acontecendo. Os jogadores continuarão modificando seus corpos durante todo o jogo, dando a V mais opções de traversal e de combate.  Os jogadores podem correr pela parede, e atacar os inimigos em busca de mortes instantâneas.

Conforme a demonstração avança, V é contatado por um chefe de rua chamado Dexter. Antes de trabalhar com ela, ele tem um teste. Ele quer um bot de aranha roubado de uma corporação militar.

Existem várias maneiras de fazer isso, com base em como você lida com a caixa de diálogo. Você pode entrar em contato com a corporação militar da qual o bot foi roubado e convencê-los a financiar sua aquisição (por um outro favor, é claro). Você também pode ficar do lado da turma do Maelstrom que tem a tecnologia que o Dex quer.

Independentemente de como você joga, você vai ficar cara a cara com o líder Maelstrom Royce, que parece ter substituído a maior parte de seu crânio e cérebro com tecnologia. A gangue do Maelstrom ultrapassa os limites das modificações corporais socialmente aceitáveis.

Conforme os jogadores passam pelos encontros, eles também têm a oportunidade de usar suas habilidades. Se você criou um hacker, pode passar pela criptografia. Mas, se você se concentrou em engenharia, talvez tenha que desmontar as tampas de ventilação para se esgueira.

Você também poderá invadir redes inimigas. Os jogadores podem causar todo tipo de confusão com hacks diferentes. Uma vez dentro, você pode implantar softwares maliciosos nos inimigos, dando a você a vantagem.  ACD Projekt mostrou um exemplo, fazendo com que a arma de um membro da gangue de Maelstrom encravasse, antes que V o espetasse com lâminas de braço.

Este primeiro olhar para o que CD Projekt tem trabalhado em expectativas superadas. Cyberpunk 2077 é um projeto ambicioso através do submundo da cidade do futuro. É diferente de tudo o que a CD Projekt já fez e claramente se baseia nas interações profundas de personagens e narrativas que o estúdio mostrou com “The Witcher 3”.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!