Depois do Windows Phone, Google usa mesmo golpe com o Amazon Echo

google-monopolio

Dado os problemas antitruste do Google na Europa, alguém teria pensado que a empresa seria mais cuidadosa em exercitar seus poderes de monopólio, mas um novo ataque está dando o que falar, e dessa vez é contra a Amazon em torno do Amazon Echo Show.

Na noite passada, os vídeos do YouTube pararam de funcionar no Echo Show, com a mensagem “Atualmente, o Google não está apoiando o YouTube no Echo Show”. Segundo a Amazon:

O Google fez uma mudança hoje às 15h. O YouTube costumava estar disponível para nossos clientes compartilhados no Echo Show. A partir desta tarde, o Google optou por não tornar o YouTube disponível no Echo Show, sem explicação e sem notificação aos clientes. Não há razão técnica para essa decisão, o que é decepcionante e prejudica os nossos clientes.

A decisão fez todos se lembrarem de quando o Google bloqueou o YouTube no Windows Phone, e para o Echo Show pode ser quase tão impactante, pois remove um dos principais motivos para ter uma tela em seu assistente digital.

Como lembrete, a Microsoft disse:

Apesar do escrutínio do governo, o Google continua a bloquear a Microsoft de oferecer aos seus clientes acesso adequado ao YouTube. Esta é uma questão importante porque os consumidores valorizam o acesso do YouTube em seu telefone: os aplicativos do YouTube nas plataformas Android e Apple foram duas das aplicações móveis mais baixadas em 2012, de acordo com notícias recentes. No entanto, o Google ainda se recusa a permitir que usuários do Windows Phone tenham o mesmo acesso ao YouTube que o Android e os clientes da Apple gostam. A Microsoft continuou a se envolver com o pessoal do YouTube nos últimos dois anos para remediar esse problema para os consumidores. Mas, apenas no mês passado, aprendemos com o YouTube que os executivos seniores do Google diziam que não habilitassem uma experiência de primeira classe em YouTube nos Windows Phone.

O Google, por sua vez, afirma que a implementação da Amazon viola os termos de serviço do YouTube, uma declaração que deve ser familiar aos proprietários do Windows Phone de longa data quando o Google bloqueou o aplicativo no sistema operacional. Eles dizem:

Estamos em negociações com a Amazon por um longo tempo, trabalhando para um acordo que oferece grandes experiências para clientes em ambas as plataformas. A implementação do YouTube no YouTube no Echo Show viola nossos termos de serviço, criando uma experiência de usuário quebrada. Esperamos poder chegar a um acordo e resolver esses problemas em breve.

Claro, a Amazon não é uma empresa fraca, mas quando se trata de vídeos on-line, eles simplesmente não podem competir com a vasta biblioteca do YouTube. O Google também usou este mesmo discurso com o Windows Phone, mas sabemos no que deu.

Esperemos que as ações anti-competitivas desenfreadas do Google possam ser repensadas, senão pelas autoridades dos EUA ou pela Comissão Europeia.

O que você acha da atitude do Google?

Fonte: The Verge

74 comments on “Depois do Windows Phone, Google usa mesmo golpe com o Amazon Echo

  1. a merda de não ter um concorrente a altura é isso ai…. hj só o facebook pode quebrar eles poderiam lançar logo um app facebook vídeos para o máximo de plataformas possíveis.

    1. nenhuma empresa é santa, mas acredito o facebook ser ainda pior que o google e caso ele se firmasse no mercado, possivelmente haveria uma queda no setor de produções independentes de conteúdo. Vale lembrar que o facebook sempre cobra e nunca paga!

  2. “é que o google não consegue ser mau…” muhahahaha
    gerou conteudo? ganhou, não gerou? se sacrifica. acho que essa é a nova política do google.

      1. Amigo, produto não é serviço. No meu ponto de vista, serviços deveriam ser universais e rodar em todas as plataformas. Produtos específicos como navegadores não vem ao caso, mas serviços como Office, Youtube, WhatsApp, Facebook, Skype e etc, são coisas que deveriam estar em todas as plataformas sem exceções.

    1. Falou tudo, quem começou com isso mediante a história foi a própria microsoft, com isso o google mantém um office gratuito pra qualquer sistema em qualquer situação.

      1. pessoal não lembra que a MS ameaçou as OEMs pra elas não usarem outros sistemas, caso contrário não iria renovar e os clientes das OEMs não teriam mais suporte

        ou quando pagou pra Corel não lançar a suíte para linux

        1. Perfeito, por esse e outros motivos que o google nunca ajuda essa empresa, pois eles não esquecem do passado, hoje a microsoft se faz de vítima.

          1. Existe uma grande diferença entre não ajudar uma empresa e prejudicar os clientes. Hoje a Google faz as duas coisas em apenas uma atitude.

        2. A Microsoft não é imutável, as empresas se comportam de acordo com o pessoal que está no comando no momento. Era um CEO quando a Microsoft tentou restringir o uso do Windows Phone e seus serviços apenas aos Lumias, é outro CEO e outra administração que esta promovendo essa postura de abertura e flexibilidade da empresa. Agora, ficou claro que a postura de “restrições” da Microsoft no passado não deram resultados positivos, a Google deveria tomar cuidado para não cometer os mesmos erros. É como dizem por aí “O inteligente aprende com os próprios erros e o sábio aprende com o erro dos outros”. Nosso mundo atual não abre mais margens para esse tipo de postura restritiva “aiin, meu serviço só vai ter na minha plataforma, lalalabizola e blablabla”.

    2. O Office para Linux está no Android, não generalize. Mas é realmente triste que a Microsoft ainda não disponibilize o Office para as distros Linux de PC, em relação á isso, não tem argumentos que defenda essa postura. Espero que pelo bom senso a Microsoft libere seus SERVIÇOS para TODAS as plataformas. Visto que a visão a empresa agora é estar em todos os lugares, ela terá que estar nas distros Linux de PC para ser coerente.

        1. Entendi, mas o sistema em sí é limitado. Quer que a Microsoft faça milagre no OS limitado dos outros? A verdade é que até no Windows 10 Mobile é diferente do Office de PC. Me corrija se estiver errado, mas acho que é pela limitação do OS. Apesar de você dizer que é capado, eu consigo usar normalmente quando o smartphone está conectado no teclado, uso tal como no pc. Pra mim está bom. Se melhorar será inovação e lucro para nós.

  3. Monopólio em todos os sentidos é uma merda, seja no mobile, nos PCs, na area que for, quando uma, ou duas empresas só dominam determinado setor, tiram do consumidor a liberdade de escolha e amarram os clientes da forma que eles quiserem, fico admirado quando vejo um sistema operacional mobile novo ser lançado no mercado e a mídia, os consumidores e a grande comunidade Dev, sempre caindo em cima para destruir uma terceira via ou mais uma opção, ja pensou se só existissem duas marcas de geladeira, televisão, carro, só dois canais de televisão, enfim tudo, o mundo seria uma bosta, mas é difícil explicar isso para essa geração que cresceu usando tudo da Google e Apple, a impressão que da é que todo sistema ou empresa que tenta entrar nesse mercado mobile amplo é massacrada em minutos, como se só a Google tivesse o direito de vender seu produto e pudesse fazer a cachorrada que quisesse que estaria tudo certo, resumindo, duopólio de uma empresa só é uma merda.

    1. Mas isso hoje é culpa do consumidor, que não quer o novo. No caso do Youtube, a Google sabe o poder que tem nas mãos, porém, esta na hora das empresas criarem um concorrente para o Youtube, pegar todos os defeitos do Youtube, qualidade e fazerem algo melhor.

  4. Cara isso é um máximo, veja só, quando a Microsoft tinha o monopólio dos navegadores, todos os desenvolvedores e afins, caíram encima da Microsoft e viram ela como carrasca, Microsoft processada e mudou a forma de agir. Hoje a Google faz pior que a Microsoft em todos os sentidos da palavra “pior”, não vejo desenvolvedor e comunidade da tecnologia combater isso. Esta na hora da Microsoft e outras empresas se juntarem e criarem uma empresa para concorrer diretamente com o Youtube, claro que o Youtube tem sim uma vasta biblioteca, mas nos tempos modernos, é fácil adquirir uma também, basta ter uma política melhor que a Google tem no Youtube, criar um site e app para levar os vídeos, ou seja, oferecer qualidade e pronto.

          1. Coerente não. O Edge nunca fora lançado em nenhum outro sistema, diferente do app do Youtube. Barrar um app é diferente de não lançar um.

          2. O YT foi barrado por infringir normas da Google , por não exibir assinatura de vídeos até assinatura de canais .

  5. Por isso que não uso nada da Google,,nada! Meu PC não tem nada deles. Aqui reina EDGE e FIREFOX que são bem melhores. Covardes! Tinham medo do Windows Phone no auge com alguns por “centos” e agora faz isso com Amazon… Babacas

  6. Microsoft Office e Youtube são coisas diferentes. Um disponibiliza APIs para integrações e o outro não. Um é produto o outro é serviço. Não misture as coisas. Tirar uns certificados é bom para você e seu país sabia Lêmure Sapatão?

  7. amazona deveria colocar o mixer ou o vimeo ou outro serviço de streaming de vídeos na plataforma também e pronto. Já estaria vendo o youtube ter que começar a repensar suas estratégias.

  8. Melhor lascar os outros do que lascar os próprios clientes, abandonando os mesmos sem dar possibilidade de atualização (mesmo tendo prometido) e sem possibilidade de continuar utilizando a loja pra pegar atualizações de apps.

  9. Aaaaaah sim, o Google uma empresa gigante completamente capitalista tem que ser boazinha com concorrentes, quer usar o meu produto no seu produto?? Então que pague por ele e se adeque as minhas regras, simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *