DirectX 12 já mostra seu poder e empresas brigam por ele

directx-12-logo

Vou logo avisando, a matéria editorial do domingo aqui no Windows Club será sobre DirectX 12 e tudo – e não só para games – o que esta API representa para o ecossistema Windows, seja PC, tablet, smartphone ou Xbox.  Algo tão importante merece um olhar maior.

A bola de hoje, e a briga entre AMD e NVIDIA. As duas empresas concorrentes lançam placas de vídeo para jogos, logo estão muito interessadas no que o DirecX 12, nova API gráfica da Microsoft, tem a oferecer para o ecossistema do Windows 10.

O problema em questão, parece que a mudança da Microsoft para o DirectX 12 pode ter beneficiado a AMD ao invés de Nvidia. Singularity foi lançado recentemente e de acordo com os dados do benchmark, parece que placas da AMD vão se beneficiar melhor do recente API do que as placas da Nvidia.

Foi comparado a mais recente placa gráfica AMD Radeon R9 390X contra a NVIDIA GeForce GTX 980 usando o benchmark. Constatou-se que a placa AMD poderia se sair muito melhor com o DirectX12 do que a NVIDIA.

Quando foi utilizado o DirectX11, os scores da Radeon R9 390X tiveram fps inferiores em comparação com a GeForce GTX 980.

Trocando farpas 

  • NVIDIA se pronunciou dizendo: “Em sua forma atual não é um bom indicador de desempenho com o DirectX 12 em placas Nvidia”
  • A AMD, através do Twitter do vice-presidente da companhia, rebateu: “Se não pode com eles, jogue a culpa neles.”

O verdadeiro poder do DirecX 12 deverá ser demonstrados quando uma cartela maior de jogos que explorem essa API exclusivamente sejam liberados. Porém, por hora, a AMD parece levar vantagem.

Se você tem um computador com Windows 10,  talvez, nem tão cedo não precisará investir em um novo hardware para usufruir de jogos com maior poder gráfico. 

Fonte: Wccftech

10 comments on “DirectX 12 já mostra seu poder e empresas brigam por ele

          1. Concordo! Penso que logo, os consoles que não forem multifuncionais é que ficarão para trás. Assim como aconteceu com os celulares com a chegada dos Smartphones. Hoje a chamada é mais uma opção do aparelho e não a função principal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *