DirectX 12: O novo poder dos jogos para Windows Phone, Xbox One, PCs e tablets

Forza_5-windows-phone

O mercado de jogos recebeu como uma bomba as novidades do DirectX 12 apresentado pela Microsoft no evento Game Developers Conference (GDC) em San Francisco, esta é a mais recente versão da API gráfica que é o padrão dominante de desenvolvimento da plataforma PC, mercado este orçado em 25 bilhões de dólares.

Desenvolvedores vem pedindo à Microsoft já tem um tempo por uma API mais eficiente e mais flexível que permitisse controlar os recursos do hardware do PC mais diretamente. Apesar das melhorias significativas de eficiência que ocorreram nas últimas versões do DirectX, as aplicações da próxima geração precisavam se utilizar também do desempenho dos sistemas multi-core para aumentar a performance. DirectX 12 foi projetado a partir do zero para proporcionar a infra-estrutura para essas aplicações avançadas.

Foi demonstrada a nova API com uma techdemo do jogo de corrida Forza 5 do Xbox One porém rodando em um PC equipado com uma NVIDIA GeForce Titan Black.Além disso, a equipe da NVIDIA forneceu um driver customizado para o desenvolvedor no sentido de facilitar ainda mais o feedback, bem como o desenvolvimento do jogo real. Ele atingia sólidos 60 quadros por segundo a 1080p em total plenitude gráfica.

directx12-forza-demo-100251215-orig

Um fator crítico para a adoção de qualquer nova API é o tamanho do mercado disponível. No passado, o modelo de implementação do DirectX foi bastante fatiado e sofreu de uma não padronização de recursos entre as diferentes plataformas, resultando em APIs bem diferentes entre PC com Windows e consoles. Com DX12, há uma convergência sem precedentes de APIs e recursos para suporte. DX12 terá compatibilidade com PCs, Xbox One, tablets e até mesmo Windows Phone.

Então quais são as principais vantagens? Bem, o equipamento gráfico tornou-se cada vez mais poderoso ao longo dos anos mas precisa ser conduzido pela CPU, onde o poder de um núcleo não aumentou muito e onde os processadores de vários núcleos não são usados de forma eficaz na alimentação de dados e comandos à GPU. O DX12 muda isso de uma forma que parece altamente similar ao que vimos na Mantle da AMD. Para ilustrar o reduzido fardo sobre a CPU, a Microsoft converter o teste 3D Mark para DX12, onde mostra tudo até 50% de aumento na melhoria. E sim, o poder gráfico do Xbox One poder aumentar em cerca de 50%.

Como será implementado no Windows Phone?

DirectX 12 oferta melhor desempenho, devido a uma melhor interação com o hardware, o que nos fará também para reduzir o consumo de bateria do Windows Phone , e também proporcionar um melhor desempenho gráfico  para transmitir o máximo de realismo em jogos avançados . Tanto a AMD e NVIDIA serão as primeiras empresas a incorporar esta nova API ver em sua próxima geração de placas gráficas.

No segmento smartphones o DirectX 12 vai melhorar a eficiência energética, fazendo uso mais eficiente dos processadores multicore e explorar ainda mais o desempenho do processador Qualcomm em questão.

directx12-windows-phone

Outro fator importante é que o DirectX 12 proporcionará um padrão de unificação de plataformas que fornecer o PC e console para trazer seu conteúdo para plataformas móveis. Forza 5 para ser convertido para PC demorou apenas 4 meses. Claro que não esperamos ver Forza 5 em smartphones, não por enquanto, mas muitos jogos, principalmente indies do Xbox e PC serão facilmente convertidos para o Windows Phone.

DirectX 12 vai chegar em meados 2015 para PC, onde você pode ver nos próximos meses novos jogos que tiram o máximo partido das novas funcionalidades da nova API , e também para outras plataformas, como tablets, smartphones e consoles.

2 comments on “DirectX 12: O novo poder dos jogos para Windows Phone, Xbox One, PCs e tablets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *