Em ação: Veja como funciona o scanner de íris em alguns smartphones

olho-iris-hello

Os rumores apontam que a Microsoft deverá lançar um smartphone com reconhecimento ocular a partir de outubro deste ano. Por hora, oficialmente a empresa confirmou que está trabalhando em um dispositivo com esta tecnologia e que deve entregá-lo dentro de 12 meses a contar da Build 2015 ocorrida no mês de abril.

Do outro lado do mundo, encontramos dois smartphones que já possuem essa tecnologia – qual a tecnologia que os asiáticos não têm? – e abaixo você pode conferir tudo isso.

Vivo X5 Pro

O aparelho conta com uma tela de 5.2 polegadas, super AMOLED, 2.5D, e resolução de 1080 x 1920 pixels. O processador é um Snapdragon 615, com uma CPU octa-core, 2GB de memória RAM e uma câmera de 13MP protegida por vidro de safira. Legal né?  Contido um dos pontos altos do aparelho é o desbloqueio através do olho. Abaixo você pode conferir em ação (minuto 3:58):

[youtube]10dHZit0NMI[/youtube]

Tive a impressão que a detecção é lenta, espero que a versão apresentada pela Microsoft seja mais ágil.

Fujitsu Arrows NX F-04G

O aparelho que conta com uma câmera frontal equipada com luz LED infravermelha que poderá fazer esse reconhecimento de íris. Abaixo você pode ver como funciona:

[youtube]u8-_qW9wQIc[/youtube]

E não deixem de ver a propaganda do aparelho – achei engraçada:

[youtube]kB1GNBk3yME[/youtube]

Windows Hello em ação

Ontem foi vazado um vídeo de como será o funcionamento do sistema de detecção biométrica nos dispositivos da Microsoft. Sabemos que a empresa englobará o reconhecimento facial, por impressões digitais ou íris. No vídeo abaixo foi abordado o reconhecimento por impressões digitais:

[youtube]re8oGjYXIhg[/youtube]

Tanto o aparelho da Vivo e o Fujitsu estão restritos aos mercado asiático. O lado bom do reconhecimento de íris é que pode ser utilizado não só para desbloquear o smartphone, mas também para fazer log in, fechar uma transação de compras online ou ter acesso a determinados aplicativos.

Você acha interessante essa tecnologia? Prefere por impressões digitais? Ou ainda continuará na senha? O que achou?

13 comments on “Em ação: Veja como funciona o scanner de íris em alguns smartphones

  1. Ter que ficar arregalando o olho pro celular é muito estranho. Se essa tecnologia não for aperfeiçoada pra algo mais sutil, os leitores de digital funcionariam melhor.

    1. O problema da impressão digital é quando você dorme.

      Sua namorada vai lá e passa seu dedinho no celular, aí já era 😛

    2. cara, acho que o da iris é interessante pq seria universal para todos os sistemas com W10… digital nao tem em todos… inclusive pode ser usado por bancos e tudo mais… nem todo mundo tem uma maquina de reconhecimento digital em casa… mas caso a camera não seja especial é possível que acabemos deixando de precisar decorar várias senhas 😀

  2. Tá mais pra leitor de face…pr ler retina teria que ter uma câmera muito mais sofisticada e quem sabe até um laser. Acho que não veremos nada assim nem em 2016. Acho desnecessário. Algo que seria interessante é sensor de digital nas laterais e no corpo do smart pois ao levantar ele já efetuaria o desbloqueio. Até estes leitores de digitais do Iphone e Samsung pra mim são coisa do passado e que rapidinho sairão. 🙂

    1. É que nenhum desses são leitores de Iris. Mas, uma imagem capturada como já conhecemos. e como vimos nos vídeos. Porém, mais aprimorado. Mas, não é um leito de íris! Esse Leitor pode chegar sim mas, no futuro próximo.

  3. Desde 2010, que a Dell, nos notes XPS, tentava me convencer a utilizar o reconhecimento facial…

    Uma boa…
    MERDA,,,,
    se trocasse ou esquecesse os óculos, ou até mesmo deixasse a barba crescer, a porcaria jã não funcionava.

    Anos antes a HP já havia me conquistado com uma tecnologia, muito mais rápida, prática e segura, o sensor digital dos Pavilion,,,

    simples de tudo, você deslizava o dedo no sensor e pronto, mais rápido que digitar uma senha, rabiscar em cima de um desenho na tela, ou qualquer outro método,, ainda considero imbatível.

    Ainda não inventaram nada mais prático e seguro, o setup era rápido eu fazia o registro dos 10 dedos, vai que vc queima ou corta um, ,, ,,,

    1. imagino…. acho que o problema é que não tem em todos, mesmo pq o hello parece que é multiformas… então provavelmente vai pegar com digital pra quem tem, e por iris pra quem não tem digital… bom vai ser se terceiros puderem usar esses benefícios pq ai poderemos dar adeus às milhões de senhas que somos obrigados a decorar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *