Face ID do iPhone X diz que esses dois irmãos são a mesma pessoa

iphone-irmao

Tá com saudade dos Lumias? Depois dos problemas com os smartphones no Google e as polêmicas envolvendo o iPhone X dá para sentir um gostinho de saudade sim. Veja essa.

Face ID é o único sistema de segurança biométrico que o iPhone X possui, ao contrário de outros sistemas que usam marcos invariantes no seu rosto, como a distância entre os olhos, ele usa a forma do seu rosto, o que é muito mais variável.

Para tornar mais fácil o sistema da Apple reconhecer pessoas, também foi incluso um componente de aprendizagem, que se ajuda as mudanças do cotidiano, como cultivar uma barba ou perder ou ganhar peso. Parece que essa brecha é o calcanhar de Aquiles, tornando muito fácil enganar não apenas com gêmeos, mas também com irmãos, um 4 anos mais velho do que o outro, que não se parecem muitocomo você pode ver na foto acima.

O desenvolvedor de aplicativos russo Salavat Khanov postou este vídeo abaixo que mostra o quão fácil é conseguir que o iPhone X permita o desbloqueio por duas pessoas diferentes.

https://twitter.com/_/status/926420077699878917

No entanto, é notável que saibamos que os donos de um iPhone X precisam procurar mais do que com gêmeos, e não recomendamos entrega-lo outros parentes por enquanto, a não ser que seja utilizada a senha tradicional.

Eles são parecidos? Fácil de enganar?

63 comments on “Face ID do iPhone X diz que esses dois irmãos são a mesma pessoa

  1. E aí, vai falar quando sobre o EDGE travando na apresentação da microsoft e o apresentador precisando instalar o Chrome pra funcionar a demonstração?

    1. tentando achar o travamento do Microsoft Edge no vídeo de apresentação do evento da empresa. Edge quando trava a aba fica esbranquiçada com um mensagem de não respondendo. Outro detalhe que já tive o mesmo problema no chrome no qual o navegador não carrega a página. Vai falar quando sobre o erro de WebGL do Chrome.

    2. Você só sabe encher os saco mesmo, parece uma criança. A ridícula falha de um dos recursos mais aguardados do iPhone, demonstrado acima, não se compara com uma bobagem de um travamento de um navegador

      1. eu uso linux e chromeOS está longe de ser gnu/linux

        google é tão escroto que afirmou que, por enquanto, o projeto de rodar APK no chromeOS não será aberto para o gnu/linux

          1. Mas a treta é da MS com o Google, não com linux.

            Tem Skype para linux (apesar de ser electron, mas pelo menos tem)… e cadê os apps do Google para Linux? Cadê o Allo, Google Drive, Google Photos, Inbox…

          2. Sim, a MS não quer perder seus usuários para o Google Docs. A MS fatura mais com o Office do que com o Windows.

          3. Os apps continuam lá, mas não aparece para alguns dispositivos. É diferente.

            E é capaz de vir mais apps da Microsoft na Play Store kk
            #googlePazEAmor
            #boicotaWPAmazonWindows10SETudoQTiverNaFrente

        1. Mas o Google sempre foi e sempre será uma desgraça, eu nunca falei o contrário.

          São vocês que acham que a Microsoft é santa e que todo mundo é contra ela, mas é o mesmo lixo.

    3. Pois é, Raposão, eu acho que deveria ter falado mesmo, pois aquilo foi épico, inclusive a fluidez do apresentador pra instalar o Chrome, imagine quantas vezes ele deve ter feito isso até atingir aquela habilidade. Kkkkkkkkkkkk

      Mas NÃO, o Microsoft Edge não travou, ele apenas não tinha suporte a um ou mais recursos que a página requeria para carregar e por isso ela simplesmente não abriu, e se tivesse aberto teria ficado quebrada.

      Dá uma olhada nesse link que mostra a compatibilidade do HTML5 entre os browsers: https://html5test.com/compare/browser/mybrowser/chrome-58/firefox-56.html

      Edge: 476 pontos
      Firefox: 478 pontos
      Chrome: 518 fucking pontos

      1. Bom, o cara poderia ter instalado o Firefox. Um navegador “neutro”, que não concorre diretamente com a Microsoft, mas ele escolheu instalar o que ele tem certeza que funciona.

        1. A diferença entre Firefox e Chrome é de exatos 40 pontos. Talvez justamente o recurso que o kra precisava estava contido nesses 40 pontos de diferença. Vai saber, se sou eu demonstrando alguma coisa, eu não arriscaria tentar algo diferente do que usei anteriormente.

          1. O cara tinha uma apresentação ultra importante para fazer e sequer testou a compatibilidade antes da apresentação?

            Se é comigo é rua na hora.

          2. Pois é, isso que não da pra entender. Mas imagino que alguém superior tenha falado pra ele usar o Edge antes da apresentação começar. O kra não tem culpa se a porra do navegador da mesma empresa do sistema que ele apresenta não funciona com o próprio sistema.

        2. O Firefox só apresenta dois pontos de diferença para o Edge. A chance de o recurso, se sendo algo relacionado a ter HTML, ter lá é bem pequena. É bem lógico recorrer ao Chrome nesse caso.

          Mas, isso não significa que o navegador seja LIXO, como alguns querem afirmar. Ele é facilmente usável, com ótimos recursos, bom desempenho e bem útil para usuários comuns.

  2. Logo que os primeiros unboxing começaram a pipocar no YouTube eu vi um vídeo onde dois irmão gêmeos ainda crianças desbloqueavam tranquilamente o iPhone X. Mas acho que esses sensores do iPhone X são capazes de ler mais informações com algum ajuste de software. Veremos, mas até agora sinto muito mais segurança no L950XL, apesar de não funcionar muito bem sob sol forte.

    1. Pelo que estão dizendo, quando você dá o smartphone pra outra pessoa parecida com vc e ela digita a senha, o smartphone treina o novo rosto achando que é a outra pessoa. Se realmente for isso é facilmente corrigido via software.

  3. Interessante, para quem não entendeu como ocorreu o problema… Bom, no final do vídeo aparece a explicação. O Face ID está registrado apenas para o irmão mais velho, dono do aparelho, mas o irmão mais novo dele também usa, e para desbloquear o aparelho ele usava um código normal… Daí pra frente é só ligar os pontos. A rede neural aprendeu a reconhecer o outro rosto como uma variante do rosto original contendo “algumas” mudanças, como se tivesse envelhecido ou mudado alguns aspectos.

    Particularmente, desde o início eu não acreditei que o Face ID fosse mais seguro do que a digital. Nem em sonho, só no mundo da Apple isso é verdade.

    No top de segurança, acho que o mais confiável é o reconhecimento da iris, depois a digital. Reconhecimento facial, por mais que a Apple negue, com certeza é mais inseguro até do que uma senha comum de 4 dígitos.

    A mais de um ano que o facebook marca minha esposa como sendo minha cunhada nas fotos que eu público. Daí vocês vêem como reconhecimento de face, não o modo como ele é feito, é inseguro.

    Mas claro… Agora a Apple vai começar as campanhas de lavagens cerebral, para provar como o Face ID é seguro.

    1. “No top de segurança, acho que o mais confiável é o reconhecimento da iris, depois a digital.”
      Isso fica somente no seu “acho”, ou lesse isso em algum lugar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *