Aos 32 anos, Microsoft vai “matar” o MS Paint

paint-ms

A Microsoft adicionou o clássico MS Paint, programa para criar desenhos, na lista de recursos que serão removidos da próxima atualização do Windows 10. A atualização do sistema operacional deve ser lançado até setembro deste ano, chamada de Fall Creators/Autumn/Redstone 3.

A lista inclui o Microsoft Paint entre as funcionalidades “descontinuadas”, ou seja, que “não estão sendo desenvolvidas de forma ativa e devem ser removidos nos próximos lançamentos”. Mas não é o fim absoluto, a Microsoft sugere que, no lugar dele, seja usado o Paint 3D.

“A lista pretende ajudar os consumidores a considerar essas remoções e descontinuações em seu próprio planejamento. A lista está sujeita a mudanças e pode não incluir todas as ferramentas ou funcionalidades descontinuadas”, afirma a Microsoft.

O Paint está conosco desde o Windows 1.0, o primeiro a ser lançado, em 1985. Era uma versão licenciada do PC Paintbrush, desenvolvido pela ZSoft Corporation. Suportava apenas gráficos monocromáticos de 1-bit, mas foi substituída no Windows 3.0 pelo Paintbrush, que possibilitava a leitura de imagens nos formatos bitmap, JPEG e PNG (esses dois últimos padrões só seriam contemplados no Windows 98).

Ao longo das atualizações, a Microsoft tem “matado” a versão clássica do aplicativos como Calculadora, Paciência, Movie Make, Windows Media Player e tanto outros, fornecendo substituídos UWP (da Plataforma Universal do Windows) e tornando o Windows 10 mais adaptado aos novos dispositivos com telas menores ou/e sensíveis ao toque.

Melhor assim?

67 comments on “Aos 32 anos, Microsoft vai “matar” o MS Paint

    1. Mas a ideia do Paint é justamente essa, coisas básicas. Igual o Notepad.

      Às vezes as pessoas só querem fazer uns círculos, uns rabiscos, colocar um texto normal.

    1. O bloco de esboços do Windows Ink já substitui o Paint.

      Ninguém usa porque a MS deixou ocultado por padrão. Amadorismo dela mesma, o Windows Ink foi a única coisa realmente útil da Creators Update

      1. E como faz pra abrir um .jpg no Windows Ink pra recortar só um pedaço da imagem pra colar em algum documento ou enviar por email depois?

          1. mas não quero capturar nada, eu quero fazer uma montagem bem simples, como recortar e colar na mesma imagem

          2. Concordo com o raposao. Uso bastante o paint aqui no trabalho, para tirar prints, recortar e colar em emails etc, justamente pela simplicidade dele.

        1. Fotos, ferramenta de captura, o Edge tem função de recorte, e uma infinidade de opções.

          Para quem usar fervorosamenteo sistema deveria saber né.

          1. Se você conhecesse o sistema saberia que o Paint faz muito mais coisas do que tudo isso.

            Pelo nível dos comentários só mostrou que estou certo. Um app bem simples e útil que a MS quer tirar e as opções são: usar 2 ou 3 apps, comprar o photoshop, usar o app de email pra editar (eaeuahuehaue)… é foda

            Enfim, não vou mais discutir com gente bitolada igual vocês.

            É tão inútil que virou trending topic no twitter.

            http://i.imgur.com/nsOGvM0.png

          2. Eu uso quase todo dia. Não é porque você não usa uma determinada ferramenta que significa que ela é inútil.

            Mesma coisa calculadora do Windows, eu uso todo dia. Quando a MS substituiu a versão antiga pela nova, apesar de eu preferir o visual da antiga, a nova pelo menos faz o básico e tem mais funções.

            Se ela tirasse as funções básicas aí eu iria reclamar. E provavelmente vocês iriam encher meu saco também.

            Problema não é substituir por algo melhor, o problema é substituir por algo pior.

          3. 1- eu não falei que é inútil;
            2- vc me chamar de fanboy é ser desonesto (como vc mesmo diria);
            3- questiono o porquê de vc se apegar tanto a uma ferramenta tão simples que já tem substitutos no sistema.

          4. E qual o problema de fazer uma crítica sobre a remoção de um programa que eu uso?

            Caralho velho, você dá o cu pro Nadella?

          5. Sim, uso. E qual o problema?

            Você precisa entender que nem todo mundo é igual a você.

          6. Sim, eu uso o Paint. Inclusive está no meu Menu Iniciar.

            Mas se você se sente melhor dizendo o que eu uso ou o que deixo de usar, então tá tudo bem, eu quero o seu bem-estar.

          7. Ah que bom, agora só você falta aceitar que é normal reclamar quando uma empresa decide remover um programa útil para a pessoa.

          8. Não, cara, o fotos não me dá controle a nível de pixels como o Paint, pare de falar merda. Agora abra isso aí e edite um pixel. Vai esperto.

          9. Veja bem, edição simples como recorte e afins ele faz de boa, e é o recurso de 99% das pessoas usam.

    2. Essas merdas UWP bugadas a M$ quer enfiar na bunda da gente.
      E até hoje não corrigiram o alinhamento dos ícones no desktop na Creators Update. Fica um espação entre os ícones e a barra de tarefa. Dá uma raiva…

  1. Pior que tem uma matéria no G1 falando sobre o Paint. Elea disseram que mesmo com a criação em 3D recém adicionado, o Paint vai ser descontinuado. Claro que eles não devem saber (DEVERIAM) da existência do Paint 3D.

  2. Uso o Paint a trabalho. Pegar prints rápidos com ele e redimensionamento sem burocracia, não tem como ficar sem. Espero que o Paint 3D tenha todas as funcionalidades dele.

  3. ainda hj uso paint. mesmo com a nova ferramenta especifica para print q ja existe no W10 nao consegui parar de usar o paint p editar rapidamente um print (se for edição avançada claro q tem q usar o photoshop).

    com o sumiço do paint espero q o novo paint faça bem esse papel ou então ai sim terei q tentar usar a ‘ferramenta de captura’ e pegar o costume de usa-la. embora provavelmente dê p instalar por fora o velho paint né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *