O site GeekWire fez uma carta de amor para o Windows Phone e achei que seria bacana compartilhar com vocês, normalmente só ouvimos notícias... GeekWire: “Uma carta de amor para meu Windows Phone, que ainda sinto falta”

NokiaLumia102041x41

O site GeekWire fez uma carta de amor para o Windows Phone e achei que seria bacana compartilhar com vocês, normalmente só ouvimos notícias negativas e de morte ao longo dos anos, mas saibam que existem que “possuem bom gosto” ;):

Por quase dois anos eu era um orgulhoso proprietário de um LG Quantum, um smartphone arredondado com um excelente teclado embutido — sinto falta daquele teclado — que fazia parte da versão inicial do Windows Phone 7 em 2010. Como eu me sento aqui, ouvindo Careless Whisper do George Michael e relembrando.

LG-Quantum

O Windows Phone se destaca porque os próprios dispositivos eram bons, pelo menos na opinião do usuário. Afinal, o mundo não era grande o suficiente para três grandes sistemas operacionais móveis.

Posso dizer que inequivocamente o Quantum foi o melhor smartphone que já tive. Não consigo falar por todos os smartphones com Windows lançados mais tarde, mas esta foi uma joia. Graças a minha propensão para deixar cair coisas, eu possuí um monte de telefones na minha vida. Um tijolo da Nokia, um LG com flip, o Motorola Razr — Lembre-se do Razr? Isso foi a coisa mais legal que já na época. Além disso, três diferentes modelos de Samsung Galaxy e outros que não me lembro.

Mas a beleza da interface do Windows Phone e a velocidade e o teclado do Quantum faz-me falta ainda que o dispositivo até hoje.

Lembro-me a história de como consegui um. Foi em 2010, e eu estava usando meu primeiro smartphone, o iPhone 3, que eu absolutamente detestava. Era lento, e a qualidade do áudio da conversa em geral não era das melhores. No início de dezembro, meus dados de repente pararam de funcionar sem motivo. WTF? Depois minha esposa me disse que deixou cair o aparelho no banheiro, matando assim a função dos dados.

Lá no período do Natal, minha esposa comprou um telefone de novo, meu velho aparelho essencialmente foi deixado de lado. Quando rasguei a caixa na manhã de Natal, eu imediatamente fiquei surpreso, como eu tinha uma alta cobiçada por um Windows Phone desde o seu lançamento.

Configurá-lo naquela manhã foi sensacional. Eu amei a tela que antecipava o visual do Windows 8 e Windows 10 que, obviamente, ainda não tinham sido lançados, com Live Tiles de vários tamanhos, que representam os aplicativos individuais. O teclado me deu hiper velocidade. O Facebook enraizado no sistema facilitava a comunicação.

Mas as frustrações enfrentadas por muitos usuários de Windows Phone — principalmente a falta de apps — logo começou a aparecer.

Enquanto meus amigos com Apple e Android jogavam Angry Birds, fiquei esperando durante meses antes do jogo o popular no Windows Phone. Imagine uma criança nas férias que não conseguiu jogar Pokémon Po. Esse era eu.

Contudo, eu não me importei com isso por mais de uma ano, pois eu gostava como tudo funcionava, tinha coisas como Facebook e Twitter na minha agenda, e eu tenho um longo historial de preguiça quando se trata de obter trocar um Windows Phone.

Em última análise, a falta de apps e problemas ao quebrar a tela do aparelho após uma queda, obrigou-me a tomar a decisão difícil de largar meu amado Windows Phone, e optar por um Samsung Galaxy S3. Eu ainda carrego uma chama de amor pelo meu Windows Phone, mas estou com no ecossistema Galaxy a cerca de cinco anos e não tenho intenção de sair em breve.

A menos que a Microsoft torne real os muitos rumores do Surface Phone, então irei voltar.

lumia-930-foto

Normalmente, a mídia fala muito mal do Windows Phone sem ao menos conhecer o aparelho, ou seja, sem usá-lo no dia dia-a-dia. A falta de suporte do Windows Phone 8.1 foi dada com a morte do sistema nos títulos dos grandes sites mais “confiáveis”. Contudo, muitos esqueceram de contar que é possível atualizar do Windows Phone 8.1 para Windows 10 Mobile que recebe atualizações frequentes.

“O Windows Phone e a falta que você me faz”, é algo que sempre escuto nas mídias sociais do Windows Club, inclusive no Instagram onde os antigos fãs “babam” com imagens da era de ouro do sistema operacional da Microsoft. Quem não teve um Lumia, não obteve as melhores fotos da sua vida na última década – nem todos portam ou possuem câmeras fotográficas digitais.

Desde o 6tag, Live Tiles, fluidez, MixRadio, Mytube, e muito mais coisas marcaram toda uma geração. Quantas pessoas foram salvas pelos Lumias? o Lumia 520 livrou muita gente de bala perdida! Nunca causaram grandes explosões, sempre foram seguros e livraram muita gente dos travamentos comuns do Android pelos últimos 10 anos.

Sim, o Windows Phone era a Nintendo dos consoles, com um conjunto de utilidades e apps exclusivos que muitos aprenderam amar. Mas não confundam a carta de amor com uma carta de despedida, como disse o GeekWire, se tudo sair como esperado, muitos fãs poderão voltar.

jorgemoderador

  • Breno

    Emocionante. Ainda lembro do meu L520 (guerreiro). Vamos aguardar os próximos capítulos.

  • Raposão do Ártico 🦊

    Bons tempos de Lumia 820, celular mid-end rápido com o Metro UI muito elegante e bem customizável (tema escuro ou claro e com cores de destaque).

    Infelizmente a MS sucumbiu a modinha de transparências, coisas coloridas e apps pesados. Não foi a toa que o tal butão hamburguer causou muita revolta entre os usuários raízes.

    • Jão 🐺❄️⚔️

      “butão”.

      Acostumado a ceder o “butão”, tá confundindo as palavras…

      • Raposão do Ártico 🦊

        foi o corretor altomático

  • Jan

    Legal! Muitos esperam mesmo, também espero. Enquanto ela não lança um aparelho com o w10 Full ficarei esperando com iPhone 6 e zenfone 3 ( pq preciso de 3 Chips rsrs) .

  • Gustavo Gonçalo

    E como sempre eu só queria um 950 xl

    • Brancaleone

      E eu um fusca, mas aqui não tem. 🙁

  • Tamba

    Meu primeiro foi o Omnia W, era bacana. Ainda tenho ele, só precisa de uma bateria nova. Gostava muito do visual dele

    • CTemplarios

      Muito bacana mesmo.

  • Cristiano Marques

    meu primeiro foi o lumia 800 q tenho e uso ate hj…

  • Ricardo Goulart

    Tive o 928 e ainda tenho o 1020 e 950xl. (tb tenho o 2520, não sei se conta,rs)
    Entre 1020 e 950xl usei um moto g 4 Plus por três meses. Não aguentei, tinha um milhão de apps, mas i que eu precisava não funcionava. Voltei ao wp com o 950xl e espero sair só se for para o próximo “wp” que a MS inventar

    • Jay Silva

      Pode dar exemplos do que não funcionava no G4 Plus e que funcionava no 950XL?

      • Papadoc

        Ele sentiu falta dos bugs do Windows 10 Mobile

        • Jay Silva

          Android não é um sistema perfeito, e está muito longe de ser. Mas está em um nível que não perde em nada pro iOS. Melhorou demais.
          Uma pessoa que fala que um Moto G4 Plus não o atendeu e que nada que precisava funcionava, e que a “salvação” é o Windows 10 Mobile totalmente bugado precisa de tratamento.
          Ou é apena uma viúva que só sabe falar mal do Android mesmo.

          • Matheus Freitas

            Tenho um Lumia 630 e já estou com um ano de uso. O que me entristece são os apps abandonados e a falta de atualização do sistema operacional. Eles realmente abandonaram a plataforma. Pelo visto terei que pegar um Galaxy S2 Duos, por conta dos apps. Até a câmera é uma porcaria.

          • Jay Silva

            O Windows Phone 8.1 era muito bom. Não precisava de muita coisa não.
            Já os aplicativos, esses sim são uma lástima. E a cada dia piora.

          • Ricardo Goulart

            Quem precisa de tratamento é uma pessoa que vem num blog de windows falar mal de usuário de windows. Wp atende minha necessidade, eu gosto. Nunca gostei do android e qdo tentei tive problemas. E daí? Problema meu. Arruma uma vida cara.

          • Jay Silva

            Nooooooffffa.

        • Jaime Jr

          Kk

      • HAndrB

        Ele sentiu falta do retomando

      • Ricardo Goulart

        Sincronização de calendário e contatos do outlook.

        • Jaime Jr

          Uai, bastava adicionar sua conta Microsoft ao dispositivo que teria tudo sincronizado. No meu eu tenho, se quiser deixar como padrão que seus novos contatos sejam salvos na sua conta Outlook é só deixar como padrão. Eu hein….

          • Ricardo Goulart

            Não sei se arrumaram isso de um ano pra cá,mas na época não funcionava direito. Contatos eu fiz tudo isso que vc falou,mas qdo eu add um novo, não segurava. Ele sempre baixava uma copia da nuvem na sincronização e sumiam todos os novos. O calendário funcionava no início, depois começou a fazer o mesmo. Tive problemas com pacientes por isso ( o agendamento sumia, então marcava no mesmo horário ou sumia e eu não sabia que tinha uma pessoa naquela hora). Foi ai que resolvi voltar para o wp e não tive mais problemas.

          • Jaime Jr

            Tomara que seu aparelho dure anos…

          • Ricardo Goulart

            Não tenho problema em mudar , caso tenha necessidade. Não tenho, então fico onde gosto mais.

        • Jay Silva

          Funciona desde o 4.3

  • Jay Silva

    Lembro até hoje quando eu ganhei o meu Lumia 710 do meu pai, em 2012.
    O aparelho apesar de ser básico era fantástico. Naquela época os aplicativos eram totalmente diferentes, mais básicos. Lembro que foi o ano que o Instagram chegou ao Android, e não tinha pro Windows Phone.
    Dai aos poucos o Android e o iPhone foi melhorando, e o Windows Phone foi perdendo o fôlego, dai voltei pro iPhone.
    Com a chegada do Windows Phone 8, já sabia que a Microsoft iria abandonar o 7.x e comprei um básico Lumia 520. Era bom, era barato e era legal. Mas também os aplicativos começavam a ficar cada vez mais interessantes no Android e iOS e o Windows Phone de fora. Chovia app genérico.
    Dai comprei um Lumia 920 na última tentativa, e com o 8.1, parecia que o sistema iria engrenar.
    Mas ai fui apresentado ao Nexus 5, rodando o Android 4.4 Kit Kat. Melhor sistema e aparelho que eu já usei. Beirava a perfeição. Tinha todos os aplicativos que eu queria e não travava igual o iOS7.

    Dai adeus Windows em smartphones.
    Simplesmente não fez sucesso pq não era bom quanto o Android e o iOS.

    Mas ao menos até o 8.1 era um sistema rápido, estável e confiável, tirando as limitações. Já o Windows 10 Mobile é um verdadeiro fracasso. Todo bugado, chegio de problemas. É incrível ver como usuários do mundo real odiaram.

    Microsoft atualmente no Mobile se resume a serviços. E faz isso muito bem.

  • Álvaro Luiz

    se ele gostou tanto e é tao saudoso n sei oq o impede de ter um windows sem deixar de usar os galaxys ao mesmo tempo.

    enquanto o unico windows phone q ele teve foi o 7 eu so n tive justamente o 7.
    meu primeiro smart foi o HTC Touch Pro 2 com windows mobile 6.5 tb de teclado qwerty.

    usei ele ate onde deu e qnd o WM se tornou obsoleto pensei no sucessor direto do HTC TP2 q era o HTC 7 Pro com WP7 tb qwerty, mas pesquisei mt antes e vi q em comparaçao com o WM o WP7 tinha mais pontos negativos do q positivos, pelo menos pra mim.

    antes de desistir de comprar um WP7 tb cogitei esse LG Quantum pq era mais facil de comprar do q o HTC 7 Pro, mas nao teve jeito. diante das limitaçoes do WP7 n me atraiu de jeito nenhum. ate pra conectar no pc n conectava direto, era preciso do zune e o golpe final para minha desistencia do Wp7 foi q vi q nenhum 7 receberia o 8.

    entao tive q comprar meu primeiro e unico android, o samsung capitivate glide, q era uma versao do galaxy S2 com qwerty. usei android GB e ICS e n tive dor de cabeça.

    usei 6 meses e nesse meio tempo ja tinha sido lançada a linha lumia x20 com WP8.0 e ai sim vi melhoria no sistema o suficiente p me interessar e no fim de 2013 comprei. e desde entao n tive outro sistema q nao windows.

  • Thales Mascarenhas

    Comprei um Xperia caro em 2013 e dois meses depois me roubaram. Sem dinheiro e traumatizado eu optei por um Lumia 520 e era incrível, o celular atendia perfeitamente. Depois migrei para o 730 e com ele fiquei por um bom tempo, e também foi um excelente celular, não tinha a menor vontade de mudar de SO… Até o Windows 10 chegar nele. É incrível como o W10M chegou enchendo de esperanças e foi só decepção.

    Daí pra frente a coisa agravou mais e mais até que decidi que era hora de trocar de celular. Sem praticamente mais nenhum Windows no mercado voltei para o Android e… Bom, hoje não voltaria mais para o Windows Mobile. Infelizmente, está muito, muito atrás em praticamente tudo. E a cada dia parece piorar, ao invés de melhorar. Uma pena.

  • CezarXIII

    Cara, eu lembro como se fosse ontem, quando comprei o lumia 630.
    Meu primeiro smartphone foi um galaxy y, e no começo eu o adorava, mas ao passar de 5 meses eu comecei a odia-lo, cara como era lento e fraco, aguentei-lo por dois anos e então vendi-o e comprei o lumia 630 exatamente dia 19/12/14; cara, foi amor ao primeiro toque, eu amei as live tiles, a fluidez, a qualidade das fotos, o design. Eu amei-o muito durante um 11 meses com o WP8.1 e posteriormente o W10M preview, até eu tentar re-instalar o WP8.1 pelo recovery tool, cara, eu fiquei chocado quando ele “morreu” 😭😭.
    Felizmente ainda estava na garantia, mas infelizmente ele não teve jeito, então com o dinheiro do reembolso eu comprei meu atual smartphone, o lumia 640, e até hoje eu continuo amando esse sistema que a minha amada Microsoft criou!! 😍😍

  • Renan Gueiros

    Tive um Lumia 710, meu primeiro Windows depois de uma experiencia com varios Symbians da Nokia e algum galaxy não-sei-o-que (nem lembro), e apesar do modesto hardware dele funcionava muito bem! A integração do sistema com o Facebook era excelente… E quando chegou o WP7.8 ainda deu uma sobrevida legal.
    Depois tive os lumias 520, 535 e 640, pude acompanhar a “evolução” do sistema da Microsoft para smartphones de perto, e uma coisa eu tenho certeza, o que no início era um sistema leve, seguro e estável a cada atualização foi perdendo um pouco dessas qualidades, mas em contramão foi ganhando cada vez mais recursos, mas confesso que sinto bastante falta da fluides com que o sistema operava em versões anteriores.

  • Victor Hugo

    Esse site tá parecendo uma sessão de homenagens póstumas

    • Erick

      Ou de autoajuda

      • Skeeter Valentinho

        Kkkkkk ou todo mundo ri ou chora aqui

  • Douglas P1

    Não sou capaz o opinar! Não tive Ou ia ou derivado.

  • Jefferson

    Lembro do meu 820 com windows 8. Muito top man. Saudades (melhor sistema pra mim)

  • Erik Silveira

    Coisas que eram exclusivas no WP como o Mix Rádio, Here Maps foram levados aos outros sistemas e depois extintos (Here ainda existe, como Here we go). Era incrível pegar um L520 e outro aparelho com a mesma configuração no Android e ver como o sistema fazia diferença.
    Mas aí a MS [email protected] em tudo, vamos ver o que vem por aí, certamente vamos ter aquela velha história de “foco nas empresas” que vende bem lá fora.

  • VR5

    EU SEMPRE defendi o WP/WM como um sistema bom, estável e com uma excelente “curva de aprendizado”, tanto é que agora tanto eu como minha esposa estamos com Motorolas (o Android mais “puro”) e sentimos (principalmente ela!) a diferença. Mas infelizmente a falta de apps, a quebra do vidro (do meu) e o estrangulamento da memória interna nos obrigou a isso… mas nada me impede que um dia no futuro QUANDO tiver um smartphone (ou seja lá qual nome quiserem da a isso!) com Windows, com boa disponibilidade de apps e principalmente um bom custo/benefício não voltaremos…

  • GuiDadall

    Lembro da primeira vez que vi um windows phone: meu colega de empresa com um Lumia 710. Fiquei impressionado. Na época tinha um Nokia 701 DTV (muito bom também, diga-se de passagem), mas fiquei louco para ter um WP. Tempos depois comprei um Lumia 925 que tenho até hoje. Excelente aparelho mesmo o W10M deixando ele um pouco mais lento comparado ao que era com WP 8.1

  • Erick

    O WP teve uma “Era de ouro”?, não sabia

  • Rudo Alexa

    Eu vou morrer sem ter um Lumia 1020 amarelo… quero comprar um Lumia 1020 amarelo… Dou meu Lumia 920 branco e a bunda…

    • Skeeter Valentinho

      Caraí predador, eu vi o Arnold Schwarzenegger em SP com um Lumia derrapante…digo derrepente

      • Rudo Alexa

        HahahahahahUahahauUhahJaj

  • Skeeter Valentinho

    Cara o estilo dark o sistema eu acho foda até hj, na CyanogenMod vc tem que instalar temas, e desbloquear o boot pra instalar app externo do XDA para se aproximar da escuridão do Windows phone.
    E nem precisava ter uma tel AMOLED

Curta nossa nova página no Facebook!