O site GeekWire fez uma carta de amor para o Windows Phone e achei que seria bacana compartilhar com vocês, normalmente só ouvimos notícias... GeekWire: “Uma carta de amor para meu Windows Phone, que ainda sinto falta”

NokiaLumia102041x41

O site GeekWire fez uma carta de amor para o Windows Phone e achei que seria bacana compartilhar com vocês, normalmente só ouvimos notícias negativas e de morte ao longo dos anos, mas saibam que existem que “possuem bom gosto” ;):

Por quase dois anos eu era um orgulhoso proprietário de um LG Quantum, um smartphone arredondado com um excelente teclado embutido — sinto falta daquele teclado — que fazia parte da versão inicial do Windows Phone 7 em 2010. Como eu me sento aqui, ouvindo Careless Whisper do George Michael e relembrando.

LG-Quantum

O Windows Phone se destaca porque os próprios dispositivos eram bons, pelo menos na opinião do usuário. Afinal, o mundo não era grande o suficiente para três grandes sistemas operacionais móveis.

Posso dizer que inequivocamente o Quantum foi o melhor smartphone que já tive. Não consigo falar por todos os smartphones com Windows lançados mais tarde, mas esta foi uma joia. Graças a minha propensão para deixar cair coisas, eu possuí um monte de telefones na minha vida. Um tijolo da Nokia, um LG com flip, o Motorola Razr — Lembre-se do Razr? Isso foi a coisa mais legal que já na época. Além disso, três diferentes modelos de Samsung Galaxy e outros que não me lembro.

Mas a beleza da interface do Windows Phone e a velocidade e o teclado do Quantum faz-me falta ainda que o dispositivo até hoje.

Lembro-me a história de como consegui um. Foi em 2010, e eu estava usando meu primeiro smartphone, o iPhone 3, que eu absolutamente detestava. Era lento, e a qualidade do áudio da conversa em geral não era das melhores. No início de dezembro, meus dados de repente pararam de funcionar sem motivo. WTF? Depois minha esposa me disse que deixou cair o aparelho no banheiro, matando assim a função dos dados.

Lá no período do Natal, minha esposa comprou um telefone de novo, meu velho aparelho essencialmente foi deixado de lado. Quando rasguei a caixa na manhã de Natal, eu imediatamente fiquei surpreso, como eu tinha uma alta cobiçada por um Windows Phone desde o seu lançamento.

Configurá-lo naquela manhã foi sensacional. Eu amei a tela que antecipava o visual do Windows 8 e Windows 10 que, obviamente, ainda não tinham sido lançados, com Live Tiles de vários tamanhos, que representam os aplicativos individuais. O teclado me deu hiper velocidade. O Facebook enraizado no sistema facilitava a comunicação.

Mas as frustrações enfrentadas por muitos usuários de Windows Phone — principalmente a falta de apps — logo começou a aparecer.

Enquanto meus amigos com Apple e Android jogavam Angry Birds, fiquei esperando durante meses antes do jogo o popular no Windows Phone. Imagine uma criança nas férias que não conseguiu jogar Pokémon Po. Esse era eu.

Contudo, eu não me importei com isso por mais de uma ano, pois eu gostava como tudo funcionava, tinha coisas como Facebook e Twitter na minha agenda, e eu tenho um longo historial de preguiça quando se trata de obter trocar um Windows Phone.

Em última análise, a falta de apps e problemas ao quebrar a tela do aparelho após uma queda, obrigou-me a tomar a decisão difícil de largar meu amado Windows Phone, e optar por um Samsung Galaxy S3. Eu ainda carrego uma chama de amor pelo meu Windows Phone, mas estou com no ecossistema Galaxy a cerca de cinco anos e não tenho intenção de sair em breve.

A menos que a Microsoft torne real os muitos rumores do Surface Phone, então irei voltar.

lumia-930-foto

Normalmente, a mídia fala muito mal do Windows Phone sem ao menos conhecer o aparelho, ou seja, sem usá-lo no dia dia-a-dia. A falta de suporte do Windows Phone 8.1 foi dada com a morte do sistema nos títulos dos grandes sites mais “confiáveis”. Contudo, muitos esqueceram de contar que é possível atualizar do Windows Phone 8.1 para Windows 10 Mobile que recebe atualizações frequentes.

“O Windows Phone e a falta que você me faz”, é algo que sempre escuto nas mídias sociais do Windows Club, inclusive no Instagram onde os antigos fãs “babam” com imagens da era de ouro do sistema operacional da Microsoft. Quem não teve um Lumia, não obteve as melhores fotos da sua vida na última década – nem todos portam ou possuem câmeras fotográficas digitais.

Desde o 6tag, Live Tiles, fluidez, MixRadio, Mytube, e muito mais coisas marcaram toda uma geração. Quantas pessoas foram salvas pelos Lumias? o Lumia 520 livrou muita gente de bala perdida! Nunca causaram grandes explosões, sempre foram seguros e livraram muita gente dos travamentos comuns do Android pelos últimos 10 anos.

Sim, o Windows Phone era a Nintendo dos consoles, com um conjunto de utilidades e apps exclusivos que muitos aprenderam amar. Mas não confundam a carta de amor com uma carta de despedida, como disse o GeekWire, se tudo sair como esperado, muitos fãs poderão voltar.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!