Microsoft afirma que a bateria do Windows 10 ARM será um “divisor de águas” para PCs

sony-xperia-arm-1

A Microsoft apresentou pela primeira vez seus planos para os chamados “PC celulares” ou “PCs sempre conectados” com Windows completo funcionando em processadores ARM ano passado. Os novos dispositivos possuirão o processador Snapdragon 835 da Qualcomm e ostentarão programas de desktop tradicionais graças a um emulador nativo do Windows 10. Asus, HP e Lenovo estão preparando dispositivos, e parece que a vida útil da bateria será um ponto de venda importante.

A Microsoft e a Qualcomm lançaram mais algumas dicas sobre o que esperar dos novos computadores portáteis com ARM. O Trusted Reviews informa que a Qualcomm ainda está empenhada em lançar tais dispositivos até dezembro e que a Microsoft promete uma vida de bateria de vários dias. “Para ser franco, está realmente além das nossas expectativas”, diz Pete Bernard, gerente de programa da Microsoft. “Nós estabelecemos uma meta alta para [nossos desenvolvedores], e agora estamos além disso. É o tipo de vida da bateria onde eu uso isso diariamente. Eu não pego levo meu carregador comigo“.

Bernard descreve os dispositivos com ARM como um “divisor de águas” para computadores portáteis, e se as afirmações são verdadeiras, isso pode compensar o fim de linha do Windows RT e dar origem a uma nova geração de notebooks muito atrativa e mais fina/compacta.

surface-arm

Em uma entrevista separada com a ZDNet, Bernard também afirma que deu dispositivos para os funcionários da Microsoft testarem, e muitos estavam relatando bugs no medidor de bateria. Contudo, não era bug, na verdade a bateria estava durando tanto que os funcionários achavam que o medidor não estava funcionando.

qualcomm-proto-arm-4

A Microsoft demonstrou o Photoshop executado em um chip ARM no ano passado, ao lado de jogos e do Office. A gigante do software passou o ano passado testando e aperfeiçoando essa tecnologia. Até agora, só vimos isso funcionar em hardware de smartphones da HP e da própria Qualcomm (foto acima), mas esperamos que híbridos ou notebooks sejam os primeiros contemplados. Óbvio, atualmente já existem PCs compactos para o bolso, mas com tal tecnologia será possível criar e aprimorar novos tipos de produtos.

71 comments on “Microsoft afirma que a bateria do Windows 10 ARM será um “divisor de águas” para PCs

          1. Sua anta pela inteligência que ainda tem.

            Os dispositivos iniciais não serão telefones por isso coloquei em aspas… Tecnicamente pode se usar o processador em celulares ou mesmo ter processadores específicos.

  1. Esse negócio de “pc celular / windows em arm” da microsoft é oficial? Porque se for, como essa empresa é lenta pra fazer as coisas, o troço nunca vinga, tá + pra incompetência mesmo.

    1. Não, a própria MS já afirmou que windows em ARM será para desktops, notebooks e servidores. SOMENTE. Ela também afirmou que para smartphones existe o Windows 10 Mobile.

      Se você ler por aí em celulares rodando windows 10 em ARM é porque esses blogs não tem assunto pra publicar.

      1. Raposa uma pergunta séria, me responde se souber e quiser opinar. O que você acha/sabe/recomenda sei lá sobre emmc como armazenamento principal?

    2. PC Celular não é oficial. Windows em processadores de arquitetura ARM sim. Pode aguardar que ano que vem o mercado vai ser inundado por notebooks menores e mais eficientes energeticamente.

          1. Eu não apostaria isso.

            Os Chromebooks em CPU arms chegam ao máximo de 10 horas, o olha que o ChromeOS é um sistema bem enxuto.

          2. Realmente máximo não quer dizer muito.

            Uso normal de um Chromebook, ou seja, apenas navegar, nada de Netflix ou Youtube o tempo inteiro, chega a isso, umas 10 horas de bateria.

            O que é ótimo, meu PC com o mesmo uso não passa de 4 horas.

          3. Esse negócio de que tudo o que microsoft lança e superior a tudo e a todos acabou, os tempos são outros.

          4. Cara o Surface Book 2 vai ter autonomia de 17 horas sem ter um processador ARM. Além disso, a Microsoft não vai lançar nada, ela só conseguiu rodar o Windows num processador ARM. Quem vai lançar são as fabricantes

        1. Sim , eles devem capar bastante coisa , pois a ideia é ser modular , provavel que mantenham a Interface com cShell que ja vemos com Windows 10 Mobile , junto com o Explorer UWP que já esta em planos , devem remover bastante recursos legado…

    1. Sim, mas o ponto chave é o software. Se o sistema requer mais poder de processamento constantemente então deveria durar menos está bateria. A não ser que estejam usando uma nova tecnologia de baterias.

  2. O que me agradou foi a questão da bateria, no campo dos eletrônicos algo que ainda peca muito e parece que não existe avanço significativo em comparação as contantes inovações tecnológicas é a capacidade das baterias, se for realmente tudo isso vai dar um belo salto nessa questão.

  3. Quem assiste o resumo da semana, deve estar rindo forte. O que será que
    os #TechManja vão falar? AAAA as não é Windows 10 Mobile é o
    Andrômeda… Aguardem e confiram…

      1. Você é cego ou o que ??o

        Nem o cara colocando em Vermelho tens coragem de LER. Porque é burro mesmo.

        Tem um telefone Windows / Saiba como seu computador JÁ TRABALHA COM ELE.

        1. Sim ele não vai trabalhar da mesma forma que um Anrdroid ou iOS , porém já vai ter as sincronizações basicas que temos hoje , alerta de bateria fraca , sincronizações de Notificações…

      1. Você é cego ou o que ??

        Nem o cara colocando em Vermelho tens coragem de LER. Porque é burro mesmo.

        Tem um telefone Windows / Saiba como seu computador JÁ TRABALHA COM ELE.

      1. Deixa eu falar com o time que eles estão trabalhando só por contrato. O LeBlanc deve gostar também de saber que está trabalhando só pra cumprir tabela. Pelo menos é o que os #TechManja estão dizendo por aí.

  4. Eu não vejo como pode ser possível, a não ser que a nova tecnologia de baterias ‘de estado sólido’ estejam sendo usadas. O que é incrível!

    Pelas palavras do Nadella, sabemos que esse novo dispositivo/categoria não terá modelo barato por necessitar de chip e tecnologias mais recentes. Sera caro e muito atraente para o corporativo, mas também será uma opção para o consumidor final. Daqui uns anos esse dispositivo vai sofrer redução no preço e vai cair na boca do povo. Eu sinceramente vou querer um logo de cara com um teto limite de preço é claro no meu caso.

    Ansioso aqui.

    1. Eu acho que não tem nada de outro mundo Pedro. Os SoC ARMs são econômicos comparado aos x86. Um Snapdragon 835 deve consumir, trabalhando em 100% do potencial dele, no máximo 7W, e num uso básico em que só esta navegando na internet e consumindo mídia, deve chegar nos 4,5W. Um Core i5 em full load deve consumir 4x isso, e mesmo com uso básico ele deve ficar nos 7W ou 14W.

      Espere só até começar a aparecer outros testes rodando o Windows 10 no Snapdragon 630 e 660. A bateria vai durar é semanas! Kkkk

      1. Concordo e até acho que por ser SoC também será uma versão otimizada (customizada). Talvez ainda mais poderoso e com a otimização de software como feita no Xbox One X, linguagem (emulação e API) colocadas direto no Silício. E quem sabe utilizaram as baterias de estado sólido, isso é, em netbooks, Notebooks e tablets, já é possível alcançar Também vários dias usando as baterias de lítio. Eles só devem mostrar esses dispositivos no máximo um mês antes de lançar, então eu suponho que até 15 de novembro já veremos esses dispositivos…

        Ansioso aqui por um tablet mini com suporte a controles acoplável nas laterais.

  5. Da Microsoft eu não acredito mais em nada, ela está totalmente em descrédito com o público, com os desenvolvedores e até mesmo com as parceiras(ex Alcatel, HP, Vaio, Acer, Lenovo). Nadella é péssimo em falar as coisas, uma cara que não empolga ninguém, o Marketing da Microsoft com ele só se faz ser negativo!

  6. Só queria entender o porquê de uma matéria que fala de notebooks com processadores ARM é ilustrada com um smartphone? Sério que você ainda não entendeu Jorge?

      1. Na verdade o próprio executivo da Microsoft confirmou isso recentemente quando disse:

        “The PC space and the phone space have been sort of in parallel universes for a couple of decades … what two better companies to bring those worlds together than Microsoft and Qualcomm. We’ve been working furiously in Redmond and with our partners in San Diego on this thing. We have hundreds of these devices now being used on a daily basis … we’re getting pretty far along in the development process.”

        http://wccftech.com/windows-10-on-snapdragon-chips-coming-very-soon/

        E virá com eSim.

        Vai acontecer ainda esse ano!

    1. Eu procurei informações na integra e encontrei trechos do que foi falado pelo executivo da MS e não foi citado “notebooks ou netbooks”, apenas “PCs”. A bomba é que em um momento ele cita que vai unir os dois universos (PC e smartphone) em um único.

      “The PC space and the phone space have been sort of in parallel universes for a couple of decades … what two better companies to bring those worlds together than Microsoft and Qualcomm. We’ve been working furiously in Redmond and with our partners in San Diego on this thing. We have hundreds of these devices now being used on a daily basis … we’re getting pretty far along in the development process.”

      http://wccftech.com/windows-10-on-snapdragon-chips-coming-very-soon/

      Portanto o que se espera são os tais suface phones. Só o tempo dirá…

  7. Se as fabricantes lançarem um notebook “popular e acessível” com Snapdragon 835, sem essas perfumarias todas de dobrar e virar tablet, etc … Num valor entre 1200 e 1800, eu finalmente penso em aposentar meu i5 velho de guerra (que ainda funciona excepcionalmente bem) e compro um desses, principalmente pela duração da bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *