Vamos falar sobre o Plano A da Microsoft na atual gestão Satya Nadella, antes, muitos imaginavam qual seria o Plano B caso se o... Microsoft Andromeda OS e a evolução do Windows Phone

andromeda

Vamos falar sobre o Plano A da Microsoft na atual gestão Satya Nadella, antes, muitos imaginavam qual seria o Plano B caso se o Windows Phone não desse certo, para Nadella, só existe um único plano. Deixando a era Steve Ballmer de lado, vamos entender onde a Microsoft quer chegar com seus dispositivos móveis. Hoje, 19, saíram novas informações sobre o Andromeda e que nós detalharemos um pouco mais sobre isso.

A Microsoft quer mesclar todas as versões separadas do Windows em um sistema operacional unificado, isso foi revelado um ano antes do lançamento do Windows 10 em 2015. Satya Nadella disse durante uma entrevista (e tem reintegrado isso até no mês passado) que “nós racionalizaremos a próxima versão do Windows de três sistemas operacionais separados em um único sistema operacional convergente” [fonte]. Isso é exatamente o que hackers estão observando no código das versões atuais do Windows 10. Nadella não está brincando.

Detalhes sobre como e quando a Microsoft vai simplificar os três principais sistemas operacionais (Windows, Windows Phone e Xbox) um único sistema operacional para todos os tamanhos de tela faltaram até recentemente. A Microsoft ainda oferece suporte e atualizações das edições diferentes separadamente e apesar de todas as edições serem baseadas em um núcleo Universal, são projetos diferentes.

Mas em 2017, aprendemos que a gigante do software pretende trazer o Composable Shell para todas as versões do Windows – nós o chamamos abreviadamente de CShell. Esta Composable Shell irá incluir submódulos separados que fornecem diferentes adaptações na experiência Windows dependendo da forma do dispositivo ou do tamanho da tela.

Com o codinome ‘Andromeda OS’, esta evolução do Windows 10 irá proporcionar uma experiência semelhante em todos as formas de dispositivos, mas mais importante, permitirá que a Microsoft ofereça suporte e atualizações para todos os dispositivos ao mesmo tempo. Graças a nova “Composable Shell” para Windows 10, o sistema operacional irá adaptar-se ao dispositivo em tempo real. Importante, o Composable Shell é esperado aumentar significativamente a funcionalidade de Continuum do telefone, fornecendo um ambiente de desktop mais avançado como incluindo janelas redimensionáveis, barra de tarefas e muito mais.

Andromeda OS, a versão híbrida do Windows 10 para todos os dispositivos, eventualmente chegará aos dispositivos com Windows 10 Mobile nas próximas gerações de dispositivos móveis. Mas a Microsoft continua atualizando os aparelhos, inclusive é esperada que a Redstone 3 chegue aos smartphones após o mês de setembro.

A transição para a nova categoria de dispositivos

De acordo com o Windows Phone Area, a Microsoft está planejando fazer tal transição em quatro passos principais que levarão o sistema móvel atingir o OneCore propriamente completo.

Estamos atualmente ainda na fase 1 com dispositivos móveis tradicionais, executando o sistema operacional móvel – Windows 10 Mobile. Na fase 2, introduzirá o OneCore e smartphones com telas única (smartphones tradicionais) – pode ser o “Celular PC”, inclusive.

No estágio 3 introduzirá o Andromeda para dispositivos não-tradicionais como 2-em-1, enquanto a fase 4 não só marcar o fim da longa transformação, mas também coincidir com um codinome de dispositivo secreto de tela dupla chamado ‘Andromeda’, que pode ser o aguardado Surface Phone. Isso não vai de encontros com os rumores afirmam que tal dispositivo híbrido chegue no final de 2017 ou início de 2018, pois aos outras fases estão sendo desenvolvidas pela Microsoft há anos.

Como você poderia esperar, Andromeda OS será executado em processadores ARM e ou Intel/AMD. Já que a Microsoft anunciou que o Windows 10 funcionará em processadores típicos de smartphones. Dispositivos ARM futuros serão capazes de executarem todos os apps UWP publicados na loja, incluindo Win32 que são convertidos em UWP usando o Projeto Centennial. A ideia final é que o “smartphones do futuro” possa se usado como PC real, com ou sem Continuum, ou seja, com ou sem uma tela externa.

O Andromeda OS, a grosso modo, seria uma fusão entre o Windows Phone e o Windows 10 com adaptações na interface para que tudo funcione nos conformes, seja utilizando tais aparelhos como smartphones ou como PCs completos. Além disso, ele será mais valioso para dispositivos híbridos, inclusive dispositivo com o Surface Pro (2 em 1), mas seu ponto principal realmente é estar atrelado ao nascimento do Surface Phone.

O Andromeda tem evoluído muito nas últimas builds do Windows 10 Redstone 3, e é justamente por isso que esta matéria foi feita, vamos ter falar mais sobre isso daqui para frente.

jorgemoderador

  • Gildo Pimentel

    “vamos ter falar mais sobre isso daqui para frente” (te falar ou ter que falar?)

  • Rodrigo

    Mais uma vez separam os sistemas, engraçado que o próprio Nadella disse que o Windows 10, Windows 10 Mobile são um único sistema, estranho abordarem isso e separar de novo os sistemas. Pois o OneCore é o mesmo, então tudo é o mesmo, o que muda é a interface e recursos, pois o Windows 10 completo é completo pois tem a sua disposição Hardware potente para isso, pois até mesmo o PC de 4 GB de RAM roda perfeitamente ele…

    • Raposão do Ártico

      Mano, parem com isso… não é porque compartilham partes do kernel e APIs que são um único sistema.

      Cada vez que vocês falam isso Temer ganha 500 mil em propina.

      Dizer que o Windows Phone está em transição pra seja o que for é a mesma coisa falar que o Surface RT com o Windows 8 RT virou Surface Pro com Windows 10.

      • Rodrigo

        Entendi, então mande um e-mail para Nadella dizendo para ele que não são o mesmo sistema, e que ele é mentiroso, eu prefiro acreditar no que ele diz, do que em você que não é quem desenvolve o sistema.

        • Pedro S. Marques

          Cara imediatistas são assim.. eles veem o hj e falam q não dará certo.. não adianta discutir rs

          • Raposão do Ártico

            imediatista? eauehauehauh 5 anos falando de surface phone

          • Cauby

            E não passa de uma promessa,,, KKKK

            de mais um “soon”, de mais um “no momento certo”

          • Kodos Otros

            Cara, você ao menos sabe a definição de imediatista?
            Pq assim, a MS está tentando o mobile há 5 anos!

          • Dente Vermelho

            Microsoft pensa a longo prazo, meu Brother…
            @raposaodoartico:disqus
            O Hololens é um exemplo, começou a ser desenvolvido em 2007, me diga quando a gente viu um protótipo dele (e ficou sabendo tbm)?

          • The Electric No-Face

            A MS está tentando o mobile há VINTE ANOS, desde as primeiras versões do WindowsCE.
            “Imediatistas”, dizem eles… tá serto, a MS tem “visão de longo prazo”. Mum-rá mandou lembranças.

  • fabiano S.E.P.

    não passa no Enem…

    é ruim pra ler… crítica construtiva

  • Kodos Otros

    Meu Deus do céu. Não tem revisor nesse blog não?

    • Alex Mota

      Não

  • Jay Silva

    Ou seja, mais um breve™.
    Desde o Windows 8 se fala desse sistema unificado. E não unifica nunca.

    • João Paulo Barbieri

      Na boa gente, vão pra outros sistemas, esse negócio de ‘soon’, ‘no momento certo’…já deu. Deixa a Microsoft terminar e pronto, vão se aventurar em outros mares…

      • Kodos Otros

        EMBREVE™ iremos.

      • Pedro S. Marques

        com a vida miserável q eles tem? haha precisam viver em sites hateando para dar um sentido a vida vazia deles.

        • Raposão do Ártico

          Pelo menos é engraçado

          Melhor do que ser feito de trouxa igual vcs

        • Jay Silva

          Aqui é humor. Chega a ser cômico ver a alegria com alguma novidade que já existe faz tempo em outra plataforma.

      • Jay Silva

        No momento certo™ eu paro.

      • Cauby

        João,,, mas isto é mais um soon ou no momento certo…

        Não existe nada pronto, apenas promessas.

    • Kodos Otros

      O problema agora é que o tempo vai ser longo, então os fanboys terão mais tempo pra se agarrar aos seus sonhos.

  • Ibsemgp

    Tem lógica, estava olhando a loja e o Windows desktop é descrito como tendo Continuum! Nunca tinha reparado antes! https://uploads.disquscdn.com/images/339b8d90cd24962c4f8e60593230f0bc239dd86d0a18c1aa280a9c5f290b1c69.png

    • Leonardo M. G.

      Não tentei mais conectar meu pc à minha smart tv depois da Creators. Será que consigo (não estava conseguindo, meu 640 XL espelha perfeitamente, mas meu PC não)?

    • João Gilberto

      o continuum do pc é o modo tablet 🙂 a Microsoft falou na build da primeira apresentação do Windows 10

  • Ingro

    Vish, só passei por cima. Precisam ter cuidado em postar coisas tão misturadas mesmo sendo um ponto de vista.

  • Ingro

    Andrômeda vai se chocar com a via láctea em 3.5 bilhões de anos.

    • Kodos Otros

      Antes do lançamento do Surface Phone???

      • Felipe P.

        Kkkkkkkkkkkk

      • Gildo Pimentel

        No momento certo.

    • carlos

      Kkkkkk

  • Ronaldo Junior

    “Garoto de 11 anos descobre como trazer apps para Windows 10 Mobile, salva a plataforma e intriga cientistas e Google e Apple estão com medo de fechar. Clique aqui (Empiricus).”

    • Daniel Oliveira

      corra que o link vai expirar já já hehueuehuehuehuehueheuheuheuhue

  • Marcio Vianna

    Nunca li tanta informação desencontrada numa única publicação!
    Joe Belfiore à Business Insider durante a Build 2017 explicou a avaliação da Microsoft.
    http://www.businessinsider.com/microsoft-fluent-design-system-2017-5

    O erro da Microsoft, segundo a declaração de Belfiore estava no Design e agora eles buscam corrigir esse erro a partir de uma nova postura: redesenhar o Windows interface desktop para que essa possa ser levada aos mais diversos aparelhos.

    Como o tempo é o Senhor da razão, a visão que a Microsoft passa a adotar é a que defendi em 2015 e que causou toda revolta, inclusive dessa página.

    Não tem essa de Andrômeda, Shyriu ou Ceya, por favor, tratem desse tema de forma respeitosa.

    • blogaomobile

      Tem sim, só pesquisar.

      • Nira Geek

        Verdade, pesquisei e apareceu um anime muito famoso. – q

        • Marcio Vianna

          ; – )

    • Jaime Jr

      Hauahauahaua, ninguém peita o Márcio. Kkkkk

      • Marcio Vianna

        Não tem essa de me “peitar” ou não, mas publicam matéria contrária à declaração dos Diretores da Microsoft baseado em publicações rasas da internet.
        Aí não dá.

        • Jaime Jr

          Ou baseados em vontades que eles tem, não a realidade.

          • Marcio Vianna

            Pode ser.
            O Windows irá mudar.
            A interface será refeita para que seus elementos possam ser utilizados em diferentes aparelhos e métodos de interação e entrada de dados.
            A experiência Desktop será modernizada e adaptada a todos os aparelhos Windows. Ponto final. Quem declarou? Joe Belfiore, diretor geral de Design.
            Então, como eu escrevi em 2015, finalmente a Microsoft NÃO quer mais um Windows mobile, sistema com diferentes princípios de composição.
            Essa nova proposta já está sendo refeita e testada através do OneNote atualizado essa semana aos que ativarem “Habilitar Nova Experiência de Uso” nas Configurações.
            O objetivo passa a trabalharem sob UX baseada em Composite Layout. Ponto final.
            Após chegarem a uma aprovação, eles virão com o remodelado Windows universal e pesado no Mobile. Ponto final.
            Agora fica a imprensa, especialmente a estadunidense, enchendo com esse tema publicando informações deturpadas.

          • Daniel Henrique

            Vem esse ano ainda ?

          • Marcio Vianna

            Joe Belfiore: “Realise the change as a journey.”

            A profundidade das alterações serão implementadas num período de 24 a 36 meses.

          • Caio Pires

            2 a 3 anos.

    • Raul Pauli

      Mas esse projeto Andromeda não foi notícia em fevereiro?

      • Marcio Vianna

        Não há Projeto Andrômeda. Andrômeda foi a referência realizada pelos engenheiros a algumas Library mobile que estão sendo introduzidas na versão unificada do sistema. Só. Essa informação o mundo já conhece desde que Nadella ascendeu a CEO.

        • Raul Pauli

          Blza. De qualquer modo acho que está na hora de deixar de visitar esse blog, muito rolo para quem procura uma fonte de informação confiável simples e direta.

          • Bruce

            Está foda mesmo, queria uma fonte mais segura que assumisse os fatos sejam bons ou ruim (e não tentar sempre limpar a barra e amenizar). E um texto melhor elaborado e com concordância seria bônus 🙂

    • Jr. Malafaia

      Esse Jorge fuma esterco!
      Às vezes fico tentando imaginar se ele tem 10, 11 ou 12 anos…

      • Marcio Vianna

        Não gosto de ofensas, por ser possível apresentar a discórdia de modo educado.
        Infelizmente não é só aqui que está ocorrendo essa deselegância.
        Toda semana o tema é o mesmo na imprensa que cobre Windows: vida, morte e ressurreição do Mobile.

    • João Paulo Barbieri

      ‘Ceya de natal’

    • Papadoc™

      Olá Marcio! Fiquei com uma certa curiosidade agora… Seu smartphone principal usa qual sistema?

      • Marcio Vianna

        Meu? iOS.
        Minha esposa? Windows. Ela só usa Windows.
        Eu uso esses dois sistemas diariamente.

  • Kodos Otros
    • Ingro

      kkkkkkkkkkk chega…

  • Cauby

    Caso o merdella tivesse certeza que este seria o caminho, teria colocado e divulgado este objetivo.

    Ainda mais ele, a bibinha chegada a um holofote…

    Este é apenas mais um remendo, mais uma tentativa de fingir, e iludir os touxas, de que não está mais perdido que cego em tiroteio.

    OU SEJA MUITOS ANOS DEPOIS,
    OS ENGENHEIROS CONSEGUEM AVISTAR UMA POSSIBILIDADE DE SALVAR A SITUAÇÃO,

    E O IMBECIL QUE DEU ANOS DE PREJUÍZOS A EMPRESA, USUÁRIOS, CLIENTES, PARCEIROS COMERCIAIS, ETC ETC ETC

    SAI DE BAIXO DA ESCURIDÃO AONDE SE ESCONDE, PARA FALAR

    ESTÁ AQUI !

    É ISTO QUE EU TINHA PROGRAMADO DESDE QUE MANDEI O BALLMER TOMAR NO C#
    ,,
    ASSINADO: merdella

    • Kodos Otros

      Noffa.

  • carlos

    Meu deus.inventaram mais um nome rsrs,andromeda depois dele tem yoga,shiryu e o mais fodão de todos SEYA DE PEGASSUS

    • José Luiz Amaral

      Aldebaran OS>>>

      • carlos

        Kkkkkkkkkkkkkk

      • Bruce

        Esse ia ser forte XD

    • Ribamar Silva

      kkk

  • Daniel Henrique

    alguém sabe se a nova build está estável ?

    • Raul Pauli

      Utilizo num 640 e estou gostando mais do que a anterior.

      • Daniel Henrique

        digo a do pc

      • Bruce

        Cara como está atualmente o windows 10 mobile. Desde a loja, suas funções (comparadas aos concorrentes) e sua fluidez?
        Não vejo a hora dessa parada do onecore sair do papel de uma vez e ser como eles vem prometendo, porque gostaria de voltar ao windows “phone” mas tenho receio de comprar um smartphone agora e no fim nessa mudança acabar ficando sem atualizar.

        • Raul Pauli

          Olha, eu gosto bastante. Mas não sou um usuário que exige muito de um smartphone. Não gosto de jogos e nem de acumular apps. Gosto da simplicidade e do modo escuro de tela. Mas os apps básicos como Instagram, WhatsApp e Facebook não tem todas funções dos mesmos para Android. Isso é bem chato. Concordo com vc em esperar mais para comprar um Windows 10 mobile ou qualquer outro OS que a MS venha lançar para smartphones.

          • Bruce

            Entendi. valeu pelas considerações ai Raul o/

  • Jr. Malafaia

    ANDROmeda
    ANDROid

    Nossa, quanta originalidade….

    • André Alcântara

      Andromeda é o nome de uma galáxia. Além disso, o projeto universal da Google se chama Fuchsia, e não Android.

    • Isso não é um nome, e sim um code nome, então tanto faz, do mesmo jeito que o Neon virou Fluent Designe esse treco vai mudar de nome…
      Mas em fim, eu não vejo a hora dessa versão do Windows 10 totalmente unificada chegar.

    • Bruce

      Além de ser o nome de uma galaxia, o nome é da mitologia grega.

    • Vinícius

      aheuaheuahuea o que isso tem a ver mano? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só porque tem algumas letras do Android quer dizer que eles estão copiando o Andromeda?

    • Carlos H Skraba

      Cara, isso é muito lógico.. “Andrômeda” é o nome daquele Cavaleiro do Zodíaco que utilizava CORRENTES na sua armadura zodiacal, simbolizando os espirais prolongados de poeira, gases e estrelas que se fundem no centro da galáxia. Não percebe a alusão? CORRENTES ligam as coisas, e o “Andrômeda” vai ligar todas as telas, todas as correntes fundidas em um mesmo local: Win10.. kkkkkk.. até parece um texto de verdade! Apenas lembrei da infância, e não pude resistir! kkk

Curta nossa nova página no Facebook!