Microsoft está encurralada ou chegou onde queria? UWP, no fim de tudo, é para os PCs

fujitsu-tablet

Nesta semana saiu uma matéria no Windows Central sobre como a Microsoft deverá abordar o UWP na Build 2017, evento para os desenvolvedores que ocorrerá na próxima semana. Ao que tudo indica, a Microsoft vai tentar se afastar dos telefones e focar nos programas para PC. Parece um absurdo.

A Microsoft desistiu dos smartphones para os consumidores, e isso não é surpresa para nenhum dos nossos leitores. Diante disso, a Plataforma Universal do Windows (UWP) seria realmente universal se não atingir os smartphones? Bem, se é universal, logo deverá está disponível em todos os dispositivos, certo? Esqueça isso, UWP tem o foco nos PCs agora.

A Microsoft já tentou até comprar apps dos dispositivos móveis para o Windows Phone, mas não adiantou muito e o CEO Satya Nadella rejeita completamente a ideia.

Vamos ser sinceros, só com os PCs tradicionais a Microsoft a não vai atingir a meta de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 tão cedo, não fará com que a Windows Store tenha grande sucesso. A loja do Windows não é nova, vem lá do Windows 8 e mesmo assim ainda é fraca no seguimento dos desktops – o ponto forte da Microsoft. As pessoas têm baixado jogos e programas sem precisarem dela e os desenvolvedores não estão interessados a pagarem comissões para a Microsoft.

Logo, sem os smartphones, a Redmond está encurralada e não vai conseguir dar crescimento a sua Plataforma Universal … Esqueça isso também. A situação parece ser bem complicada …

…. Só tem um caminho

surface-laptop

A Microsoft tem que criar novas categorias de PCs, a falta de sucesso nos smartphones vai ter que forçar a empresa a inovar e se reinventar em vários ramos, mas sem sair da zona de conforto que é o mercado desktop.

Ainda hoje, vimos o Windows 10 S, uma versão que só roda UWP. Não deixa de ser uma estratégia da Microsoft para que suas parceiras lancem produtos mais baratos e ainda ajudem a popularizar o UWP. Pode ajudar bastante nos planos da Microsoft.

Outro caso emblemático é o Xbox que tem se tornado uma forte máquina de fabricar UWP. Os jogos exclusivos do consoles estão todos indo para o PC, e os games do Project Scorpio serão obrigatoriamente UWP.

Quanto as novas categorias, vimos os óculos de realidade mista que deverão sair ainda este ano. Os aplicativos para tais dispositivos são obrigatoriamente UWP, mas acredito que esta tecnologia está longe de ser popularizada.

Existem ainda os 2-em-1, inaugurada pelos os Surfaces e que vem crescendo muito, mais pouco se diferem dos tradicionais notebooks no tamanho da tela, mas ajudam a popularizar o Windows 10 e este é um ponto importante.

patente-surface-phone-5

Notem, está faltando dispositivos com telas menores neste quadro, os tais Celulares PCs, que chegarão após setembro e que podem dar a resposta para isso. A Microsoft recomenda que tais dispositivos possam ter telas de 6 a 14 polegadas – logo podem ser pequenos ou não. Se as telas menores com Windows 10 fizerem sucesso, o efeito gerado poderá ser o remédio que a Microsoft tanto precisava após a saída do mercado de consumo dos smartphones.

As pequenas telas são muito populares na atualidade. Os usuários dos smartphones são muito mais adeptos as lojas nativas do sistema se comparado com o público dos PCs, além disso, os desenvolvedores Win32 teriam motivos para atualizarem seus softwares para o UWP e assim tornar a interface adaptável a todos os tamanhos de tela. Sim, o Projeto Centennial tem evoluído e não é mais apenas um “empacotador”, como por exemplo no caso do Kodi que ganhou interface escalonável e  pronta para dispositivos sensíveis ao toque.

PC, PC, PC

Spotify-logo

 

Não sei se vocês notaram, mas tudo da Microsoft no que tange a hardware está se tornando PC. Seja o Xbox One ou o Windows 10 Mobile com seu Continuum, a Microsoft cedo ou tarde vai transformar tudo em PC. Isso foi dito pelo próprio CEO da Microsoft “O Windows será apenas um“.

Algo polêmico aconteceu hoje, o Spotify anunciou que chegará à loja do Windows 10. Mas ele vai ser portado do Win32 ou não? Bem, pouco importa, os dispositivos com processadores ARM irão se comportar como se da Intel fossem nos Celulares PCs. Logo, vai rodar nessa nova categoria de qualquer forma.

Estamos numa fase que existe muitos indícios que as Builds para PCs do Windows 10 serão utilizadas nos bolsos de muitos dos nossos leitores num futuro próximo. Não sabemos mais o que é Mobile ou Desktop, e no final das contas tudo será apenas um só mesmo.

Então, a Microsoft ficou encurrala ou vai atingir seu sonho de sistema único? Pouco importa, mas para a empresa ter sucesso no UWP, talvez não precise de um smartphone, mas apenas de um PC muito mais compacto.

117 comments on “Microsoft está encurralada ou chegou onde queria? UWP, no fim de tudo, é para os PCs

  1. A Microsoft com Nadella ta corrigindo certos erros que estavam acontecendo a muito tempo, foi de deixar qualquer um chateado com o fim dos lumias e possivelmente do Windows 10 Mobile (que sabe lá deus se irá continuar no mercado), esse lance do Celular PC séria uma boa jogada agora o do Spotify me admirei vendo que eles cancelaram as atualizações para o App da Windows Store rs

      1. Cara, sério mesmo, por que você fala essas coisas? W10M não vai virar nada cara…. Pra que diabos a MS vai transformar algo em outra coisa que já existe? Pra que???

        Pra que gastar tempo e dinheiro modificando o Windows 10 Mobile para ficar igual o Windows 10 PRO?? Mano, é só pegar o Windows 10 PRO que já está pronto!!!

        Porra, gente, pensam em algo lógico.

        1. Para o dispositivo móvel definitivo talvez a Microsoft precise da ajuda do Windows 10 Mobile.

          Algo híbrido precisa de um sistema híbrido, quem sabe.

          1. O Windows já usa o Windows Runtime desde a versão Windows 8. O Windows 10 não precisa de nada do Windows 10 Mobile. Tudo o que o Windows 10 precisa não está no Windows 10 mobile:

            – Uma nova shell (a do W10M não fica bem em telas de 6″)
            – Melhorias na UI (como é o caso do NEON)
            – Um novo sistema de simcard (provavelmente o eSIM)
            – Novos SoC pra rodarem x86 de forma otimizada

            A Microsoft matou a divisão do Lumia justamente porque não iria mais agregar em nada. Ela desistiu de smartphones. Não faz sentido perder o mercado pra tentar depois.

            Vai por mim, eu vim do futuro. Em 2018 a Microsoft vai lançar um tablet com ARM e em 2019 vai lançar um mini tablet de 6″ com eSIM.

          2. Eu acredito que se a Microsoft REALMENTE não vai lançar um aparelho com dimensões de celular, ela não lançaria um tablet com 6″ que faria ligações. Bastaria ela continuar melhorando a suíte de apps que já estão disponíveis no iOS e Android. Pra fazer questão de lançar um Windows em ARM, imagino que ela pretenda sim lançar um dispositivo com tela pequena e nos moldes de um celular.

    1. O Windows 10 mobile é apenas um tapa buraco, na verdade é o novo Windows phone 7, porque a MSFT sabia que não seria possível atualizar do 10 mobile pro 10 arm, e ainda sim lançou dispositivos no mercado. vai haver o mesmo xororô quando deixarem claro que smartphone nenhum rodara o ‘novo’ Windows

    1. É, mas só portar vai dar na mesma pro usuário. Só vai rodar na família desktop.

      Pra rodar na família smarpthone ou família hololens (a própria MS chama de “família”) o dev precisa otimizar, adequar as APIs etc

  2. Achou-se que o PC ia salvar o smartphone, não aconteceu e nem vai porque os desenvolvedores de apps não se importam muito com PC, Xbox e tecnologias não populares como HoloLens no momento, então a MSFT vai se forçar a tornar a Windows Store mais atraente possível para os desenvolvedores de programas para PC afim de ter um grande diferencial para quem busca produtividade, talvez com sorte, os PC-phones tenham boas vendas a longo prazo, resultando em bom marketshare e consequentemente atraindo aqueles que fazem se preocupam apenas com a experiência mobile.

    1. A Microsoft confirmou apenas o 835 até agora, mas prometeu adicionar mais modelos.

      Vimos um 820 rodando e se passava por 64 bits. O Lumia 950 não sabemos, creio que oficialmente não, mas alguém pode dar um jeito

        1. Porque até 2019 dificilmente a qualcomm atualizaria os drivers e muito menos a Microsoft atualizaria a firmware do celular para rodar um sistema bem diferente.

          Olha o L930 que nem uma atualização do sistema atual vai receber porque a Microsoft considera o processador velho e não vale a pena gastar recursos pra atualizar a firmware, pra oferecer uma atualização oficial.

          E não viajem, a Microsoft pretende usar o windows em ARM em computadores (tablet, notebook e servidor), não em smartphones. L950 é um smartphone.

          1. Segundo a Dona Sarka, a Microsoft talvez lance uma nova categoria só em 2019.

            Acredito que seja um mini-tablet com windows full e com uma shell mais otimizada para telas pequenas, como a microsoft fez com a shell pra rodar em telas de 8 a 10″ (modo tablet)

          2. Sim, após setembro sai o Celular PC.

            Não vai comer corda de hater. 2019 é o hololens para consumidores.

            Celular PC após setembro. ok?

          3. olha ainda fico na dúvida, pq fizeram isso com o Elite e ele esta no mesmo pacote ? de atualizações suportadas

    2. Agradeça se o 820 conseguir rodar hahaha. Eu digo isso só pq o Win 10 foi demonstrado, na época, em um 820, então quem sabe a M$ tenha a bondade de aproveitar o trabalho e não forçar uma obsolescência programada.

  3. Na minha humilde opinião! Pra mim ela percebeu que o Windows Mobile é um fracasso ( e acho que todos já sabiam que seria, mas os fãs não admitem e prefere acreditar em algo que não tem jeito ).
    Agora esta correndo pra outro seguimento… Isso é oque eu penso! :))

    1. Exatamente, infelizmente. Eu gostava do WP8. Uma pena.

      Mas a vida segue. Quem gosta do ecossistema da MS se dá muito bem com o iOS e Android.

  4. Poucas vezes vc foi tão lúcido em uma postagem. De coração, parabéns pelo texto.

    INFELIZMENTE celular-pc ou esse conceito que tanto aqui insiste em enfiar goela abaixo das pessoas não passa de um devaneio. De um sonho.

    Se a Microsoft com ARM lançar apenas hardware rodando o Windows 10 full ou o Windows 10 S e sequer mencionar algo nos moldes de um smartphone, podem parar de sonhar e aceitar de vez que a idéia de smartphone ou algo do tipo está morta.

    Estava bem claro que a Microsoft iria apostar onde sempre ganhou. E se com processadores ARM conseguir lançar um Tablet com uma boa construção custando o mesmo que um iPad, ai sim teremos uma revolução nesse mercado.

    Go Microsoft. Aposte no que vc sabe fazer de melhor.

    1. O Pc Phone é mistura de Smartphone e PC, mais do que isso, o projeto do Surface “pocket” é ser um hibrido de smartphone e tablet.

      Ta na hora de superar o conceito atual de telefone e ir para algo mais robusto, o smartphone não vai ser eterno, assim como o telefone celular comum não foi, as coisas evoluem e são substituídas. A MSFT esta em busca do dispositivo que vai substituir o smartphone e isso inclui dentro de ate 2 anos, as telas dobráveis de oled

      1. Cara, isso não passa de um rumor de blogs e sites.

        Em NENHUM momento a Microsoft demonstrou interesse nisso. Nenhum rumo confiável, nenhum vazamento nem nada.
        Os caminhos que a Microsoft adotou nos últimos anos é prover soluções para as plataformas Mobile já estabelecidas (iOS e Android) e focar no Windows e hardware premium Windows.

        A Microsoft não vai lançar um smartphone-pc. O que ela sempre falou é mobile devices (dispositivo móveis), como o maravilho Surface anunciado hoje. Um notebook ou um tablet é um dispositivo móvel.
        A mobilidade é isso. E claramente a Microsoft está investindo nisso.
        Já esse smartphone-PC, sério, não tem o menor fundamento para ter esperanças com isso atualmente.

        Ou no dia que ele lançar, ai sim voltaremos a essa discussão. Até esse dia chegar, não passa de rumor de blogs que não superaram o do fracasso do Windows 10 Mobile.

        1. Nada, as patentes da Microsoft são claras.

          Mary Jo Foley, a que nunca erra e que vazou muito do Surface Laptop, disse que a Microsoft está criando um dispositivo dobrável sim.

          Os conceitos da Microsoft mostram isso.

          As patentes da Microsoft mostram isso.

          A forma como Nadella fala induz a isso, quando ele disse que o dispositivo móvel definitivo teria uma nova forma.

          Daniel Rubino ouviu falar sobre isso de suas fontes.

          A Samsung vai lançar tela dupla esse ano – não tela dobrável ainda.

          Obs: Todos os rumores estão sendo confirmados.

          Tudo bate para isso, mas tudo pode mudar

          1. Cara, a própria Dona disse que a Microsoft não vai nada em 2017 e 2018. Em 2019 talvez quiçá uma nova categoria.

            O Lumia 950 com continuum já era um “celular-pc”, ou seja, já é uma categoria existente. Assim como o HP elite x3.

            Sério, até os fanboys estão achando que você está exagerando.

          2. Mas são apenas rumores de sites e blogs ligando pontos.
            Catam um conceito aqui, uma patente ali e começam a divagar.
            Esse papo de Surface Phone a cada ano muda de nome e nunca sai. Desde 2013 que se ouve falar disso.
            Acho que está na hora de superar o fracasso da Microsoft no Mobile.

          3. Não, são os rumores do público que mais acerta. Hoje, a Microsoft está fazendo isso. Pode ser que no futuro desista, mas é o pessoal que sempre acerta mesmo.

            Tava todo mundo tirando fotos hoje juntos e com a equipe da Microsoft, tomam café juntos e tudo mais no dia a dia hahah

          4. Nunca que seria lançado. Ballmer falou sobre isso numa conferência provocando o público.

            Todo mundo sabia que iria sair o Lumia 950/XL em 2015 e não Surface Phone.

            Todo mundo sabia que sair um Surface desktop em 2016 ( Surface Studio)

            E todo mundo sabia que a MS iria lançar um laptop ontem e um sistema para combater os Chromebooks também.

            Tu sai de acordo com os rumores confiáveis.

  5. Matéria inspiradora.
    Penso que será bem por esse caminho.
    Vamos torcer e se possível ajudar a MS de alguma maneira para fortalecer esse estratégia.
    Confesso que esfriei para o lado smartphone. Acredito que ele estará entre nós por muitos anos e será algo necessário mas não empolgante como um dia foi.

    Que a MS dite uma​ nova era. A gente fan de tecnologia anseia por grandes mudanças.

  6. Acho que pra começar a Microsoft deveria mudar o visual studio, ja que o mesmo é muito pesado, simplificar o desenvolvimento com CSharp, ou mesmo substituir a línguagem por outra mais simples e fácil, igual a Apple fez do object-c para swift!, oferecer mais cursos de UWP, só assim para atrair mais desenvolvedores!

      1. sim existe, vê o swift da Apple, Lua lang, es6(javascript) para web, go lang, todas essas são simples e poderosas!
        Java, C#, são linguagens bem antigas já!
        Um dev hoje quer pegar um editor leve como atom ou sublime text, baixar um pacote via CMD e compilar o código, não abrir uma IDE pesada e aprender uma linguagem com curva de aprendizado longa!
        Tudo evolui!

        1. Acho que não vou ouvir uma piada melhor hoje. “Um dev hoje quer pegar um editor leve como atom ou sublime text, baixar um pacote via CMD e compilar o código” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
          Me diz aí como você vai realizar o debug desse seu código no atom ou no sublime text? Como eu vou ver os valores das variáveis em tempo real? Nem aluno de faculdade é louco a esse ponto. Você claramente não sabe nada sobre programação, mas obrigado pela excelente piada

    1. ja existe o visual studio mais leve e ja existe uma linguagem mais simples vb.net. E mais cursos ainda? eu ganhei minha certificação c# de graça, ganhei curso xamarim e mais cursos ainda?

      1. Exatamente, mas vai lá desenvolver UWP nativo só com o visual studio code, a Microsoft tem q dar mais apoio ao open source!
        vb é quase tão antigo quanto o c#, a Microsoft tem uma linguagem boa mas ela só compila para javascript, se chama typescript mas a mesma n tem suporte ao UWP nativo só via webview que é o html com js.

        1. A MS criou o UWP recentemente. e ja tem o xamarim, varios cursos,uma das melhores linguagem de programação, uma ide que é pesadinha mas é mais leve que outras tipo netbeans. Ja começou a apoiar o linux e o open souce tbm, fora que todo ano a ms anuncia apis e novas features. vc quer mais o que? as coisas estão acontecendo, calma.

          1. O ritmo da Microsoft é muito lento!
            o uwp vem desde o win 8, só n era chamado assim antes e n tinha ao xbox!
            o visual studio só vai ter outro Update relevante só em 2019 provavelmente.
            Se n fosse o xamarin nem apps iriam ta chegando agora!

          2. a ms é lenta e qual empresa que ta fazendo isso? a google que ja disse que não vai fazer? a apple que ja disse que não tem interesse?
            o windows 10 foi refeito do zero pra suportar o uwp. então mesmo se tivesse projeto antes disso, foi jogado fora e começado de novo.

            “uwp vem desde o win 8, só n era chamado assim antes e n tinha ao xbox”

            não tinha xbox, não tinha mobile e não tinha nada né, ja que cada um tinha seu OS isolado.

            agora se criar um app ja é dificil(motivo por vc ta querendo algo facil), imagina criar um OS, agora imagina criar um OS que rode em varios hardwares inclusive mobile(não to falando arm to falando do kernel), agora imagina criar toda a plataforma de suporte(tudo isso em baixo nivel, e vc reclamando do C#). Programar não é facil e vc sabe disso. a poucos anos vc tinha que programar pra xbox, pc, smartphone e tablet tudo separado.

          3. Só uma informação o UWP 8 já era chamado de “universal”, tanto que gerou uma confusão entre os devs se o UWP10 era compatível com o UWP 8 ou não. https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/apps/br211384.aspx O que mudou no WP 7 em diante é q aboliram aquela coisa limitada do compact framework no mobile, porém depois disso cada versão foi feito um “remake” sem retrocompatibilidade. Espero que parem de fazer isso…

            Meses atrás a MS entrou em contato para cadastrar nossos programas no readyforwindows mas joguei a verdade para o atendente e falei para passar para frente: “Atualmente nosso sistema é voltado para mobilidade e não existem aparelhos no mercado, quem sabe se lançarem novos aparelhos iremos considerar”. Antes de falar q existem tablets, notebook e outros com W10, os usuários q usam nossos sistemas largaram esses aparelhos para usarem um smartphone pela mobilidade.

            Já desenvolvemos para Windows no móvel anos atrás(na verdade a empresa começou no HP 200LX), mas a MS sempre dá um jeito de deixar a vida de todos um caos com essas atitudes, no final do WM mesmo era rumor após rumor. Android e iOS não são perfeitos, mas ainda consigo em plano 2017 ter mais de 395 modelos sendo usados no sistema Android, sendo que a a API mínima do sistema é 7(Android 2.1 de 2009). Quando pensamos em fazer a versão do UWP na época do WP8.1 e q iriam ser atualizados para W10M, a MS fez o favor de deixar grande parte fora do update e pior deixou incompatível o UWP 8 com UWP 10. Como desenvolvedor do WM 5.x a MS pelo menos dava a oportunidade de vc instalar o framework novo no sistema antigo para compatibilidade, mas depois do WP 7 perderam isso. Antes de mimimi, ainda me vejo fazendo UWP, mas somente com aparelhos reais no mercado.

          4. Sim a microsoft tem sim capacidade de acelerar as coisas por lá, abra o olho, cara pra mim não é difícil desenvolver um app, estudei C, java e c# na faculdade e atualmente trabalho com Angular js!
            Primeiro, só estou dizendo que a concorrência está mais a frente da microsoft, exemplo disso Apple, qualquer criança de 14 anos consegue programar em swift e fazer um app e colocar na app store, isso querendo ou não ajuda a loja a crescer, por mais que o app seja amador, estou dizendo a disponibilidade, facilidade, e agilidade para desenvolver um app e entregar a loja, qual criança de 14 anos vai abrir o visual studio e entregar um app para a loja da microsoft ? estou dizendo que existe mais complexidade para se desenvolver na plataforma microsoft e isso a concorrência ganha de longe!
            Sobre a linguagem, cara, c# não é difícil, a syntax é um pouco exagerada, procure um “hello word” em outras linguagens modernas e você verá!, e isso impacta na manutenção de código!
            E atualmente a maioria dos devs estão na parte da web, vê lá o que está mais pedindo no mercado, digita no google e você verá que é na parte de front-end para web backend tbm, mas vê se alguém usa c# no back-end hoje em dia, talvez só para empresas que ainda não se atualizaram!
            Tanto é que agora a microsoft lançou o .net core para concorrer com node.js!

          5. eu não acho dificil C#(apesar de atualmente trabalhar com outras linguagens). mas é vc que está pedindo facilidade(não que eu seja contra). E outra como eu disse a MS está fazendo e ja fez sim varias coisas. Dá pra acelerar? não sei não estou la dentro, pode ser que sim, pode ser que não. Se sim então ela ta perdendo tempo. Se não então ela ja está bem avançada até.
            Mas resumindo, o que quero dizer é. ela ja está fazendo, calma.

          6. Não estou pedindo facilidade, estou falando que se ela quer segurar e atrair mais devs, pela real situação, ela tem que fazer por onde!
            mas respeito sua opinião!

    1. Pode ter menos, mas hoje as coisas mudaram, os smartphones top de linha estão com telas desse tamanho.

      Novo da LG tem tela de 5,7 num corpo de 5,2. O aproveitamento melhorou muito do espaço.

      Galaxy S8 plus tem 6,2 e o Note deve ter 6,4. Até a Apple que era contra isso está esticando a tela.

  7. Esqueçam gente, a Microsoft não tem planos de lançar smartphones, os relatórios empresa indicam isso.
    O pessoal fica doido com famoso surface Phone que nunca chega, tem gente fala pra chegar mês 7 logo, quando acaba o suporte do 8.1, achando que isso vai fazer um milagre no Windows 10 mobile, tudo conversa fiada.

    A Microsoft não quer saber mobile, foco dela são os pcs, a redstone 3 como muitos diziam, isso ter como foco o mobile, hoje se a redstone chegar mobile único que pega ela e HP elite x3 a velha continha dos 13 que sobra 1.

    1. Nós falamos isso todo dia, a Microsoft também. Os próximos dispositivos móveis da Microsoft não serão smartphones.

      Tu pode achar o que quiser, mas são palavras da própria Microsoft em criar o “dispositivo móvel definitivo”. Estamos falando da Microsoft, se ela quer crescer e lucrar terá que comer mercado dos smartphones. E lógico que ela quer isso e o CEO afirma que vai lançar uma nova categoria híbrida PC/smartphone.

      Você pode achar o que quiser, isso é você e suas profecias, mas não nenhum especialista que acredite nisso, principalmente agora que atingiram o marco de colocar o Windows completo em um hardware de smartphone.

      1. O conceito de mobilidade pode ser variado. Se acredita que mobile é só com smartphones, acho que sua interpretação está meio tchan tchan. O Surface Laptop já pode ser um “dispositivo definitivo”

  8. Por mais que os smartphones sejam superados um dia, não é interessante deixar os usuários na mão como estão agora. Na minha opinião, depois que você fica sem opções e muda para outra plataforma, decepcionado com a Microsoft, difícil voltar. Seja um smartphone como conhecemos ou um “minitablet” que faça ligações

  9. Nao sei pra q tanto choro. A MS vem há mais de ano gritando ONECORE ONECORE ONECORE.
    O q muda eh o meio de chegar lá, o objetivo continua.
    Haviam dois caminhos, e infelizmente o primeiro adotado e mais moderno e (teoricamente) mais eficiente – evoluir o winRT do mobile e retorná-lo ao desktop – falhou.
    Agora resta o avesso, evoluir o win32 a ponto dele absorver o inevitável winRT com eficiência e retorná-lo a qualquer dispositivo possível.
    Rezemos pra q a MS dê segurança aos desenvolvedores, e q este seja o último recomeço, pois além desse não sei se o windows aguenta.

  10. Tudo muito bonito, tudo muito bla-bla-bla, mas vamos à parte “pratica”, a parte “popular”, a parte “povão”: minha esposa possui um Lumia 535 e eu um Lumia 640. A memória deles para aplicativos e para o próprio SO já está ficando cheia, não resolve colocar um cartão externo (que aliás já tem). Pretendo comprar smartphones novos no segundo semestre. Pergunto Eu :O QUE COMPRAR? Estava adiando indefinidamente aguardando os novos smartphones Lumia (ou outro modelo qualquer) com WM10, mas agora pergunto: O QUE FAÇO? Migro para android? Para iOS?

    1. Eu iria para o Android sem pensar duas vezes.Foi isso que eu fiz, tive uns 3 Lumias, parece que vc está em outro mundo, onde os apps rodam liso, são bem feitos e tudo funciona. Mas não adianta compra Android com 1 GB de ram, t que ser de 2gb pra cima, troquei um 640xl azul que eu acho um dos celulares mais bonitos que eu já tive e troquei por um LG x Power, um celular barato (com 2gb de ram), porém nunca travou.

        1. Tem um ótimo custo-beneficio, tenho ele de novembro, nunca travou, nunca deu problema nenhum, só a camera que eu acho ruinzinha, mas só em ambientes fechados.

          1. Quase não uso camera (acostumei depois que as fotos do meu lumia começaram a ficar uma bosta), então não vou ter problema!
            Tava de olho mesmo na bateria! Dizem que chega a 2 dias sem problemas!

          2. A bateria é o forte dele, 2 dias inteiro não sei se dura, depende do uso, carrego um dia sim, um dia não. Às vezes dura dois dias, mas é difícil.

    2. Depende de quanto você quer gastar.

      O Lumia 950 tem um excelente custo-benefício, mas tudo depende do gosto do usuário.

      1. A questão toda se resume a que os Lumia/WM10 estão num “beco sem saída” tecnológico… pensei nisso também mas… por que investiria nisso? Essa é a questão… preciso de apps: vigilância de câmeras industriais, o Strava (que praticamente 100% dos meus colegas cilistas usam para marcar e compartilhar seus percursos), aplicativos de registro de bikes roubadas, aplicativos de rádios e jornais… a lista é enorme… entendam, a questão são os APPS!!! Como disse anteriormente, adoro o W10, o SO… o problema realmente são os apps… e não posso ficar esperando indefinidamente… lamento… 🙁

        1. Então, vai do seu gosto.

          Os apps de vigilância me atendem e os clientes Strava também. Uso para streaming do Xbox, ótimas fotos, UWP e tudo mais. Uso pois tiro proveito disso, mas como disso vai do perfil do usuário.

    3. Tem alguns com Android e preço generoso nas Americanas, sugiro uma olhada nesse mês. Se você não se importar de demorar algum tempo, só comprar um da Xiaomi ou Meizu – custo beneficio absurdo de bom!.

    4. No Android vc vai encontrar esse mesmo problema (que foi resolvido na Creators), então sugiro procurar um aparelho com no mínimo 32GB de memória interna. Até hoje, os apps não são instalados 100% no cartão SD do Android (pode até ser que exista uma Custom Rom com essa função, mas aí você vai ter que se arriscar em fazer essa gambiarra).

      1. Claro que é. Eu tenho um Lumia 2520 com windows 8.1RT ele tem as mesmas funções do Windows 8.1 normal, tem pacote office, o onedrive nativo, tem área de trabalho e a função metrô. A única coisa que difere do sistema full é a limitação de só baixar aplicativos dá Windows Store, que é justamente o que o Windows 10S vai fazer só que com cara nova.

        No fundo é a Microsoft reciclando ideias velhas e colocando novos nomes para o povo acreditar que é algo realmente novo.

        1. O Windows S roda o legado do Windows, desde que seja publicado na loja do Windows,

          Windows RT não, além disso, você pode migar para o Pro grátis até o final do ano, no RT não tinha migração.

          1. O Windows RT não rodou o legado pq ele foi o pioneiro. Ele que trouxe a Store ele é o 8.1. tudo o que você falou só mostra, que o W10S e o RT 2.0

          2. Rafael o RT rodava em ARM totalmente diferente do S que roda em X64. Os apps em UWP rodam em todos os sistemas.

    1. Windows RT não era possível fazer um upgrade para a versão pro. Já é um diferencial de tantos que tem nesse Windows 10 S ao Windows RT.

  11. Essa do Surface com Windows S (RT),só baixar da loja Microsoft,e sabendo que essa loja está recheada de nada…,e vai custar quanto? 1000€?

      1. 50 dólares nos Estados Unidos, e isto só a partir do ano que vem. Até lá, quem comprar um note com o Windows 10 S, poderá atualizar para a Pro de graça.

        Mas calma, isto é só o início. Diferente do RT, a ideia do S, apesar de parecer apressada (para tentar conter os Chromebooks) é um tanto inteligente. Vai forçar os Devs grandões (e, quem sabe, à médio e longo prazo, os pequenos) a se adaptar à Loja…

  12. acho que o Windows se tornando um em todos os quesitos vai acabar com a desculpa dos desenvolvedores de que os dispositivos moveis com windows são apenas 1% do total, e o windows 10 será tratado como um número de usuários único (e crescente). E onde a própria Microsoft oferece ferramentas para portabilidade de aplicativos multiplataformas.

  13. Me corrijam se eu estiver ficando louco, mas para conseguir o sucesso da windows store não seria mais fácil dar mais foco aos desenvolvedores. Isentar taxas, diminuir comissões e dar a eles o que eles precisam para desenvolver e publicar?
    Não seria mais fácil do que esse plano mirabolante de criar novos dispositivos?

  14. só baixa coisas da loja ? então ninguém vai querer usar essa desgraça, loja podre……… diversos serviços não se encontram lá

  15. seria otimo se os apps feitos pro w10 redestone 3 rodasse tb no W10M atual (q talvez n receberá a redstone 3), assim os cel q n poderiam receber esse novo windows 10 da restone 3 poderiam usar os apps e teriam um tempo de vida maior alem do fim do suporte oficial do W10M previsto hj pra 2019 (18 meses pra frente a contar da ultima atualização).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *