A Microsoft prometeu que o Windows 10 seria a última versão do sistema operacional; ou seja, não haverá Windows 11 nem nada parecido. Mas... Microsoft prepara um Windows 10 para dispositivos mais lentos

logo-windows-10-notebook

A Microsoft prometeu que o Windows 10 seria a última versão do sistema operacional; ou seja, não haverá Windows 11 nem nada parecido. Mas isso não significa que não existam outras linhas de produtos. De fato, provamos isso com o Windows 10 S para maior segurança e com o Windows 10 ARM, que pode ser executado em processadores para smartphones.

Agora, sabemos que a Microsoft também está desenvolvendo uma versão reduzida do Windows para computadores mais lentos. O instalador da nova versão, em particular, pesa 2 GB a menos que o Windows 10 Pro, portanto, estima-se que uma série de recursos tenha sido cortados para ocupar menos espaço em disco.

Mas não apenas seria uma versão compacta, mas também uma versão mais segura (ou, pelo menos, restritiva): não podemos nem baixar arquivos do Microsoft Edge. Este novo Windows, portanto, parece destinado a computadores com poucos recursos e onde a segurança recompensa tanto quanto o desempenho.

Um Windows mais leve e sem muitas opções

O instalador desta nova versão, chamado Windows 10 Lean (em português, magro ou fino) aparece na versão Insider da Redstone 5, a próxima grande atualização do Windows que chegará após setembro deste ano. Ele aparece como uma opção de instalação, especificamente, quando tentamos reinstalar o Windows completamente.

Uma das mudanças mais significativas, junto com a de que você não pode baixar arquivos da Internet (por segurança), é que o Editor do Registro não existe mais (também para segurança). Não há sequer um papel de parede, nem pode ser alterado, nem os CDs ou DVDs podem ser lidos. Também não foi possível instalar o Microsoft Office, embora isso possa ser devido a um erro que pode ser resolvido.

Não haveria versão Pro Lean, ou Home Lean, como se poderia pensar, mas há uma versão do Windows 10 Lean, sem variantes, como também parece estar disponível apenas na versão de 64 bits. Em qualquer caso, é claro que o Windows 10 Lean não é destinado ao usuário médio. Alguns acreditam que isso pode se tornar um sucessor espiritual do Windows Phone, pois o sistema poderá rodar em processadores ARM (presente na maioria dos smartphones) e com requisitos mínimos modestos, além dos boatos do Andrômeda para uma nova categoria da máquina futura. Contudo, vamos ter que aguardar para saber como a Microsoft irá “vender” tal produto.

O que vocês acham?

VIA

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!