Microsoft: receita prenuncia a mudança na distribuição dos Lumias, e a empresa assume falha

satyanadellamicrosoftceo

Ontem ficamos a par de como Microsoft se saiu no segundo trimestre de 2015. Pela segunda vez na história em 29 anos, a empresa teve prejuízo, se é que podemos enquadrar aquisição de aditivos dessa maneira. O deficit operacional de US$ 2,1 bilhões. A razão é o ajuste contábil relacionado à compra da divisão de celulares da Nokia – considerada por muitos como desastrosa.

Porém a Microsoft quer reverter isso com um lançamento smartphones high-end – o último foi o Lumia 930, anunciado há mais de um ano. O CEO Satya Nadella reconheceu a falha em teleconferência que este é um segmento “no qual hoje não temos bons dispositivos”, e repetiu a promessa de apostar nesse mercado com o Windows 10 Mobile.

Até então, o novo depoimento de Nadella não tem nenhuma novidade. O CEO só reinternou que está esperando o lançamento do Windows 10 Mobile para liberar os dispositivos poderosos.

Então, o que sabemos sobre esses carros-chefe?

lumia-940-conceito-logo

Sabemos que haverá dois, um smartphone e um phablet, que deverão conter estas especificações:

Talkman

  • Tela de 5,2 polegadas QHD
  • Processador Qualcomm de seis núcleos
  • 3GB de RAM
  • 32GB de armazenamento interno com um slot para cartão microSD
  • 20MP de câmera traseira
  • 5MP de cãmera frontal
  • 3000 mAh bateria removível

Cityman

  • Tela de 5,7 QHD
  • Processador Qualcomm de oito núcleos
  • 3GB de RAM
  • 32GB de armazenamento interno com um slot para cartão microSD
  • 20MP câmera traseira
  • 5MP de câmera frontal
  • 3300 mAh bateria removível

Esperamos que esses dispositivos sejam anunciados em setembro e disponibilizados em outubro/novembro. Dado os planos da Microsoft em reduzir o número de transportadores para o Windows Phone, provavelmente serão liberados de forma global, sem intermédio de operadoras, vamos ver.

A queda desastrosa da receita não tem hora para acabar

Vimos a receita da divisão responsável pelo Windows Phone diminuir em 68%, mas as vendas dos Lumias subiram em 10%. Algo está errado e precisa ser revertido.

Daqui para frente a Microsoft vai focar em segmentos específicos e produtos mais sofisticados. O elemento preocupante é que com uma menor quantidade de Lumias no mercado as vendas despenquem. Tudo bem que a empresa deverá aumentar sua receita, porém o Windows Phone precisa de uma base de dados maior para que mais aplicativos cheguem a plataforma.

Os mecanismos encontrados para burlar uma possível queda nas vendas dos Lumias no próximo ano serão os aplicativos universais do Windows 10 e mecanismos práticos na portabilidade de aplicativos como o Projeto Astoria.

A Microsoft vai brigar por uma receita maior a longo prazo, e encher o mercado de Lumias similares não pareceu ser um bom caminho. Um top de linha com diferencial marcante, conquistar o público empresarial e atingir camadas muito baixar de preço pode ser o mais acertado. Trazer algo novo e ir onde seus concorrentes não conseguem penetrar virou a premissa do Windows 10 Mobile.

18 comments on “Microsoft: receita prenuncia a mudança na distribuição dos Lumias, e a empresa assume falha

    1. Até 5” considero legal, tenho um BlackBerry Z10 com 4,3” e é muito desconfortável a digitação se comparado as Lumia 930 de 5”.

    2. Únicos aparelhos que ainda tem condições de brigar entre os tops, e que tem tela menor que 5 polegadas é o Z3 Compact e iPhones, no mundo WP desista disso… Acho uma tela de 4 polegadas muito pequena e desconfortável, 5 polegadas já é legal, mas prefiro as de 5,2. Com um bom aproveitamento de tela, com bordas bem pequenas, um aparelho mesmo com tela de 5,2 não ficaria com tamanho exagerado….

  1. Daqui apouco um smartphone terá 6″ e um Phablet terá 6.1″, essa diferença entre tamanhos ta muito errada, acho que um smart deveria ter no maximo 5″, passo disso ja é muito grande pra uma pessoa colocar no bolso da calça.

  2. Na verdade a MS nao esta mal, so que todos, acionistas, presidentes de divisoes, acham inadmissivel uma empresa de software nao ter um sistema e dominante em telefones. Porque tirando o ajuste, sao 6,4bi de lucro, a apple que fatura mais que o dobro, tem 10bi de lucro.

  3. Aquele rumor de 6 aparelhos por ano poderia se realizar, é uma porrada de lumias que não muda quase nada , já temos os lumias 640/640Xl, agora poderia vir a série x50, 550,750,850,950 e 950Xl, assim so ficaria 7 aparelhos no mercado por causa do x40, chega desse negocio de lumias exclusivos para operadoras..

  4. Quer top de linha com tela 4, compra IPhone, principalmente agora que a Microsoft não vai fazer pra todos os gostos, que uma minoria quer. o negócio agora é Tela 5 pra cima, tudo grande.

  5. E continua a não falar nada de novo ou aproveitável…
    Não sei como ainda suportam esta cópia barata de Steve Jobs…

    Um indianuzinho de merda mesmo,,,

    1. KKKKKK, todo mundo elogiando o Ceo da Microsoft e você falando mal? Steve Jobs? Nossa, lembre-se a Microsoft salvou a Apple da falência e na época Steve ainda era presidente da Apple.

      1. Não, não era. Quando ele voltou para a Apple, a empresa estava muito mal economicamente, toda confusa, sem planejamento e sem foco. Daí veio iPod, iPhone e um sucesso atrás do outro.

  6. Em relação ao processador Snap 810, será que a Microsoft “vai ser burra” de lançar um aparelho com toda má fama no mercado?
    Porque não lança o 940/950 com o Snap 808 e espera pra lançar, mais para o final do ano, o 940/950 XL com o Snap 820, assim como há previsão de outros fabricantes lançarem com esse processador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *