Papel, pneus e celulares: Nokia se reinventa e acaba com o problema da divisão mobile

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A Nokia vendeu a divisão móvel para a Microsoft, mas ainda não morreu. Após quase 150 anos em que  trabalhou com diversos ramos como botas de borracha, pneus, cabos, eletrônicos, TVs e enfim celulares, a Nokia iniciou uma nova era esta semana. O futuro da empresa agora é voltado para a rede de infra-estrutura e mapeamento. A Microsoft está a assumir responsabilidade por mais de 90 por cento das vendas do Windows Phone, mas herdou uma divisão que não tem bom desempenho.

os smartphones da Nokia sofreram uma queda de 30% em suas vendas no primeiro trimestre de 2014. A linha Asha foi a principal razão para a queda da companhia finlandesa. O número de aparelhos vendidos foi bem menor se comparado com o mesmo período do ano passado, mas a linha Lumia, carro chefe da Nokia, também não está mais fazendo o mesmo sucesso que fez em 2013. Particularmente acho que estes resultados são devidos a ausência de novos modelos para este ano.

As perdas líquidas da companhia entre janeiro e março deste ano, incluindo a divisão de celulares e a de redes de telecomunicações, totalizaram €239 milhões. A empresa responsabilizou a “concorrência intensa” pelos resultados.

Ainda assim, a Nokia superou expectativas com margem de lucro operacional de 9,3% no primeiro trimestre, muito acima da previsão média de 5,7% entre analistas consultados pela agência Reuters. Os resultados foram impulsionados pela redução de custos e por acordos de software em seu braço de redes, anteriormente chamado de NSN (Nokia Siemens Networks). No geral, a Nokia teve um lucro de US $332 milhões para o primeiro trimestre de 2014; sem a divisão mobile, essa figura teria sido mais US $840 milhões.

Nos anos 90, a Nokia se desfez de tudo o que não era telefonia ou relativo a essa área, vendendo suas atividades industriais que estavam sobrecarregando suas contas, como as unidades de pneus, cabos e televisões.

“Caso contrário, estariam caminhando para a falência. Essas indústrias estavam em uma espécie de crise, o contexto econômico mudou com a queda da União Soviética e a Nokia estava sujeita a pressões internas e externas para mudar a estrutura de seu conglomerado“, disse Jari Ojala, professor de história dos negócios na Universidade Finlandesa de Jyvaeskylae.

“A Nokia sempre foi capaz de ter uma visão de longo prazo de sua estratégia. Isso explica porque começaram a investir pesadamente em eletrônicos na década de 60, mesmo que isso não se pagasse imediatamente”, acrescentou.

A Nokia passou por muitos períodos de transições em seus quase 150 anos de história, e esta semana não é diferente. Desejo boa sorte para a Nokia e que a Microsoft faça jus a nova a grande equipe que está recebendo. A tecnologia da Microsoft aliada com a Nokia trazem um casamento perfeito. A fabricante de software também é a criadora do Xbox, Kinect, Surface, e seus acessórios para PC são de extrema qualidade aliados ao poder da Nokia esperemos muitas inovações.

via: The Verge

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