Os últimos notebooks da HP trazem vários recursos novos, mas o que mais chamam atenção é algo mais simples. Nós falamos de uma cobertura... Por que mais e mais notebooks estão sendo lançados com tampa para a webcam?
webcam-tampa

Imagem da HP

Os últimos notebooks da HP trazem vários recursos novos, mas o que mais chamam atenção é algo mais simples. Nós falamos de uma cobertura que desliza com o dedo para tapar a webcam, enquanto não estamos a usando.

À medida que The Verge destaca, alguns dos novos HP EliteBooks têm uma tampa pequena que pode ser colocada na frente da webcam. Existem três modelos no total, e a capa está incluída nas configurações de base. O ruim é que as versões com tela sensível ao toque não teriam espaço suficiente para incluí-lo, então ficam sem ele.

E a HP não é a única a fazer isso. Outros fabricantes, como a Lenovo ou a Dell, também estão começando a fazer isso, colocando uma capa para a webcam em alguns de seus modelos. Ainda é uma coisa estranha de se ver.

Por que é colocada uma tampa para a webcam?

Isso é feito por causa do medo de que um hacker tome o controle do nosso computador e comece a te gravar através da webcam. Há casos de pessoas extorquidas porque um hacker as gravou sem que elas percebessem, enquanto faziam coisas pessoais na frente do computador. Ou nós pagamos uma chantagem, ou o vídeo é enviado para todos os nossos contatos.

E é aqui que encontramos uma questão controversa. Muitos fabricantes colocam uma luz ao lado da webcam, então quando ela ascende é porque a webcam está sendo usada. Mas alguns estudos mostram que esta luz pode ser desativada com o código certo, pirateando-a.

Se não podemos confiar na pequena luz ao lado da webcam, ou mesmo se o nosso laptop não tiver luz, a opção mais razoável é colocar uma barreira em cima disso. Desta forma, não importa se alguém a ativar a distância, sempre haverá algo bloqueando a webcam para que não possa ser usado.

Temos que tampar a webcam quando não a usamos?

Por isso, prefira algo que tape a webcam. Esta é a coisa mais segura na realidade, hackeada ou não. Até Mark Zuckerberg faz isso ao colocar uma fita na câmera e até mesmo no microfone.

Mas também pode parecer um tanto exagerado, talvez em um ambiente de negócios, faz mais sentido. Estamos trabalhando em reuniões com produtos confidenciais, e queremos evitar vazamentos. Embora não queremos que ninguém seja assediado ou passe por situações vergonhosas. Mas, no final, esta é uma decisão que depende de cada.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!