Carregando...

Samsung atualiza suas TVs com o AMD FreeSync, para uma imagem suave em seu console ou PC

Samsung atualiza suas TVs com o AMD FreeSync, para uma imagem suave em seu console ou PC

xbox-samsung

A Samsung e a AMD lançaram as primeiras TVs compatíveis com o FreeSync, uma adição que faz muito sentido para os jogadores. Um dos inimigos de qualquer jogador é o efeito de “tela cortada”.

O que é FreeSync e como isso ajuda os jogadores

Este erro ocorre quando o sistema não consegue renderizar o frame para mostrá-lo a tempo; então, ao invés de terminá-lo, ele mostra o trabalho que foi feito e começa com o próximo frame. Isso é resolvido com a sincronização vertical, ou Vsync, que obriga a renderizar um quadro por vez que a tela é atualizada; isto é, 60 frames por segundo serão exibidos em uma tela de 60 Hz.

No entanto, o VSync não é a solução ideal para este problema pois adiciona ainda mais trabalho ao processamento da imagem. É por isso que a AMD oferece a tecnologia FreeSync; Se o nosso monitor e placa gráfica forem compatíveis, eles serão sincronizados para obter uma imagem fluida. Na prática é simples, o jogo em uma tela FreeSync parecerá ser mais “rápido”, a imagem fica com movimentos mais reais, e ainda diminui os engasgos. Até mesmo um jogo com mal desempenho poderá ser melhorado, em parte, com o uso dessa tecnologia.

Agora, graças à Samsung, podemos aproveitar essa tecnologia na sala de estar, com as primeiras TVs compatíveis com o FreeSync.

TVs compatíveis com o FreeSync da Samsung

A partir de hoje, o suporte FreeSync atinge oficialmente a uma variedades de TVs QLED da Samsung, de 55 a 82 polegadas, e a série NU8000/NU8500 de 55 a 82 polegadas.

Tudo o que temos que fazer é atualizar o sistema de TV, já que o FreeSync é adicionado como uma atualização ao modo de jogador; portanto, não precisamos instalar ou comprar nada separadamente.

Claro, o FreeSync só funciona se o sinal for compatível. Todos os computadores com uma placa gráfica Radeon moderna são compatíveis com o FreeSync. Mas, além disso, já existem consoles que estão adicionando compatibilidade.

O Microsoft Xbox One X é compatível com o FreeSync desde a última atualização de março de 2018. Ainda não há notícias de que o Playstation 4, que também usa a tecnologia AMD, suportará o FreeSync , mas talvez apenas no Playstation 5.

Quando você ativar o FreeSync em um PC ou console compatível em uma das TVs Samsung, você notará como a imagem se move muito mais suavemente.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!