Carregando...

Sim, a Microsoft diminuiu os investimentos dos Games With Gold do Xbox

Sim, a Microsoft diminuiu os investimentos dos Games With Gold do Xbox

xbox-game-pass-novos

Nem todas as plataformas são perfeitas, e o Xbox não foge a regra. Não é a primeira vez que leio as pessoas comentam que a Microsoft diminuiu o valor dos jogos do Games With Gold, aqueles jogos gratuitos dados mensalmente aos donos do Xbox One e Xbox 360 assinantes da Live Gold, em favor de dar mais destaque ao Xbox Game Pass. Embora seja um tema controverso, com a ajuda do Generacion Xbox, descobrimos que tais dados tem algum fundamento.

Sim, a Microsoft reduziu o custo-benefício total da sua assinatura Gold. Um usuário que paga pela Xbox Live Gold agora vale menos para Redmond do que há um ano e o Xbox Game Pass pode ter relação com isso. Com essa medida, os americanos estão forçando os usuários a não se conformarem com os 4 jogos e em uma migração da Xbox Live Gold para o Xbox Game Pass pode começar a ser desencadeada.

Como sempre digo, os números podem ser frios e não agradáveis, mas estão aí para nos dizer a realidade. Os valores escolhidos para determinar se o valor da assinatura diminuiu foram:

  • Acumulado do valor total em dólares dos 4 ou 5 jogos que foram dados com a Xbox Live Gold.
  • A pontuação média no Metacritic destes 4 ou 5 jogos. (Mike Ybarra já usou essa métrica para mostrar a relevância do Game Pass).

Esses valores foram escolhidos para afastar da subjetividades, alguns podem parecer ótimos como jogos de março de 2018, mas seu preço e sua pontuação média determinam o que realmente são. Desta forma, sabemos por exemplo que o Forza Motorsport 5 custa US $ 19,99 por mês antes de ser doado e removido da loja em uma data posterior. Além disso, para evitar muitas flutuações foi utilizado a loja americana e o valor em dólares. (clique na imagem para ampliar).

Como você pode ver, a tendência desde junho de 2017 é de queda. A linha de tendência (em vermelho) nos mostra uma tendência linear que continua diminuindo apesar do fato de que em alguns meses a alta é pontual. Na verdade, o mês de junho em si é enganoso porque eles distribuíram 4 jogos e um pacote para o multiplayer de Phantom Dust Remastered, que apesar de não ser um jogo, nós o incluímos para aumentar o valor da assinatura. Então foi mais benéfico do que todos os outros meses.

O valor nos jogos Xbox Live Gold caiu 20 dólares a menos por mês do que em 2017. O Xbox Game Pass é a prioridade da Microsoft e que vamos ser sinceros, é um serviço fortíssimo e que vale muito a pena. O mesmo aconteceu com a pontuação média dos jogos oferecidos por mês.

Se compararmos o primeiro trimestre de 2017 com o de 2018, vemos que, no total, a assinatura caiu em cerca de 60 dólares seu valor. Cerca de US $ 20 em média por mês. O mesmo vale para a pontuação média, que vai de 76 a 70. Enquanto isso está acontecendo, o valor econômico do Xbox Game Pass continua aumentando, incorporando os jogos AAA da própria Microsoft e os já anunciados.

Existem muitas especulações sobre a fusão e novos planos para a Xbox Live e Game Pass, esperamos que isso se concretize no futuro.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!