No último dia 15, a Microsoft anunciou um novo membro para a sua família de dispositivos, o Surface Hub 2. Claro, muitas pessoas ficaram... Surface Hub 2: que diabos de sistema é aquele?

Surface-Hub-2-cshell

No último dia 15, a Microsoft anunciou um novo membro para a sua família de dispositivos, o Surface Hub 2. Claro, muitas pessoas ficaram de boa aberta não apenas com o hardware em questão, por estar muito a frente dos concorrentes como o Google, mas no quesito do software. Que sistema era aquele?

No início deste mês, a Microsoft falou sobre o Kin e o Courrier, e disse basicamente que ambos dispositivos não avançaram porque a empresa queria estancar a fragmentação de sistemas, afinal, já iria utilizar o Windows Phone e o Windows 8.1, e se valer de mais sistemas acarretaria confusão. Bem, a julgar por esses comentários, e pelas palavras da própria Microsoft, o Surface Hub 2 não possui um sistema novo, mas uma versão do Windows 10. Ok, mas que versão é essa?

O Windows 10 não tem Live Wallpapers, reconhecimento de usuários sem alternar de sessões, não tem esse visual, não tem um sistema de uso para várias tela tão prático, o giroscópio atual não funciona dessa forma tão suave com as imagens, os ícones da tela de bloqueio são muito peculiares para o dispositivos, e por aí vai. Veja tudo isso no vídeo abaixo:

Zac Bowden, editor do Windows Central, através de seu perfil no Twitter, afirma que estamos diante de uma versão modular do Windows 10, mais precisamente a de codinome “Aruba“. Aruba seria uma versão customizada do Windows 10 para dispositivos como o Surface Hub 2, e só. Para outros tipos de dispositivos, outros tipos de versões do Windows 10 deverão ser lançadas, como a Andromeda e Polaris. A primeira é a customização do Windows 10 para dispositivos móveis (bolso) e a segunda para novos tipos de notebook.

O novo sistema tem sido chamado de “Windows Core OS” e se vale de uma Interface CShell que, além de ser adaptativa, é baseada em componentes UWP e gráficos modernos graças ao Fluent Design. Isso significa que, no trailer oficial do Surface Hub de segunda geração, a Microsoft pode ter mostrado oficialmente uma parte do novo Windows modular.

Não só isso, isso agora apresenta como mais uma confirmação da existência real do Windows Core OS e, depois de Aruba, agora é a vez do Surface Andromeda e um possível Surface Polaris, embora no último não se sabe quase nada além do codinome.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!