Tablets com Windows 10 crescem 25%, iOS caí 6% e Android despenca

dell venue 8 pro

Parece que ainda existe uma confusão na classificação dos novos dispositivos da “era moderna”, e isso começou quando a Microsoft criou uma nova categoria de aparelhos, os chamados 2 em 1. O IDC, por exemplo, sera os híbridos dos tablets, mas aqui temos dados do Strategy Analytics que não faz essa separação.

Como resultado, os tablets e 2 em 1 com Windows 10 cresceram 25% se comparado com o mesmo período do ano passado, a mesma sorte não teve o iOS que ao lado do novo iPad Pro perdeu 6% de sua participação. Contudo, a maior perda sem dúvidas ficou para o Android que viu suas vendas encolherem alarmantes 17%.

Peter King do “Tablet & Touchscreen Strategies” afirmo:

“A Microsoft conduziu uma transformação no mercado de tablets com seu Surface Pro e o Surface Book. A Apple está agora dependente do iPad Pro para substituir o tablet e um PC portátil, enquanto muitos outras OEMs de PC abandonaram Android em favor de 2 em 1 mais caros com Windows para uma melhor produtividade e versatilidade.”

Sinceramente considero mais o Surface Pro e o Surface Book como PCs da era moderna, mas realmente, como dito acima, esta nova categoria gerou confusão aos institutos de analises. No mais, é interessante notar que os aparelhos com Windows mais caros são os que estão ganhando destaque.

Vale lembrar que o mercado de tablets sem teclado despenca há vários meses, enquanto o nicho dos 2 em 1 cresce.

Fonte: Strategy Analytics

31 comments on “Tablets com Windows 10 crescem 25%, iOS caí 6% e Android despenca

  1. Ponto pra Microsoft! Enquanto a Microsoft vê os Smatphones com Windows 10 Mobile despencarem a cada ano a mesma esta conseguindo crescer em outros setores! Isso é ótimo! Concorrência é ótimo!

    Obs : Quero agradecer a Microsoft pela opção de criar aliases no Outlook.com, cara isso é fantástico kk.

  2. E o bom q as pessoas estão acostumadas a usar apps em tablets, mais gente na loja, mais apps, mais usuarios, mais apps, mais usuarios….. E adivinha quem ganha com isso, windows 10 mobile.

      1. Pois é, tenho windows 10 mobile e tenho q admitir, dos três sistemas ele é oq mais deixa a desejar, mas fazer, como nadella disse, eles perderam a ascensão do mobile, oq resta agora é unir celulares em algo maior.

        1. Não saio da plataforma pq me atende, sou usuário básico de celular, mas como tenho not e tablet eu gosto do Windows 10. Olha quem é fã sofre mas acho que o Nadela vai acertar no longo prazo, eu acho o cara incrível.

          1. É sempre bom testar o “ruim” para se falar mal dele… infelizmente é o que eu fiz… e posso falar que W10m é melhor.

      1. Só o ruim dos Aplicativos UWP, é que deveria ter um sistema de otimizações pela Loja ou Windows Update. Se quando lançasse um processador ou hardware do tipo, ela fizesse otimizações para ele, ficaria ótimo, assim reduziria muito o tamanho dos apps, pois só irá baixar o que é necessário. Assim o Windows 10 Mobile seria visto com outros olhos, pois quando você abrir um app, ele vai abrir normalmente, rápido e não vai fechar na nossa cara, quando isso parar de acontecer e o Windows 10 crescer em recursos, personalização (mudar fonte, mais opções de tema, transparência e coisa desse tipo) e design ele iria ganhar muito

        1. não entendi. me explica melhor. PQ

          Primeiro – O w10m é o OS com maior personalização ( isso ta melhorando conforme as build)

          Segundo – se o app for UWP não fecha na cara. Digo isso pq uso vários(exemplo instagran). L830.

        2. Cara, mudar a fonte do sistema é a maior peleguisse que alguém pode fazer com o celular hahahahah.

          Quanto a velocidade pra abrir um app, isso não é relacionado ao tamanho e sim a capacidade do desenvolvedor em otimizar o app.

          Agora em relação a transparência, isso demorou já pra vir pro Mobile, principalmente para os devices top de linha (HP Elite, Alcatel, Lumia 950, etc).

    1. a ideia da MS de unificar tudo não é só apps.. é da uma amostra dos seus dispositivos para todo mundo, o Windows 10 é pc e ao mesmo tempo tem um pouco de mobile tablete e Xbox.. o menu iniciar lembra o Windows 10 mobile cada vez mais, a loja tem jogos do Xbox one, e o app do Xbox traz todo mundo mesmo nao sendo gamer ao mundo do Xbox, menu inicar em tela cheio familiariza com tablets.. ou seja, dando esse gostinho as pessoas mesmo sem interesse vao criando uma familiaridade e um conforto, que acabam que migrando sem perceber.. e assim uma pessoa que começa com 1 PC com Windows 10, acaba comprando 1 XBOX, 1 “Lumia”, 1 Surface.. e futuramente 1 band… se a pessoa vira fã da Microsoft, ela conseguiria fazer 1 usuário virar 4 usuários aos olhos dos desenvolvedores.. baixando seus apps em 4 dispositivos diferentes.. no mesmo sistema. e assim o Windows 10 se populariza e ganha o mercado, essa é a tendência..

  3. os tablets tem boas telas, mas ainda não fica bom os mesmos aplicativos de desktop com 14. igual a usar programas em telas com 88pol. é necessário aprimorar para que o uso seja bem aproveitado nos respectivos parâmetros.

      1. o usb, o hdmi, o bluetooth , o 3d e o quase morto dlna. nunca iriam para a frente se as empresas não se juntassem para decidir. “- precisamos de uma tecnologia para esse contexto.”
        o mesmo acontece com os sistemas operacionais movéis. o google fica dizendo que vai fazer e acontecer e as empresas lhe dão atenção.

        mas claramente o google está deixando pra lá. não adianta a microsoft mostrar que é melhor. ela precisa arranjar uma maneira de ter atenção devida.
        No ramo dos computadores é ao contrário. a microsoft é privilegiada e o google tenta chamar.
        Acho que como hd-dvd e blueray. uma hora vai acontecer algo que ira mostrar quem merece. apesar de ter preferencia pelo morimbundo hd-dvd.
        (tive de ficar com os pendrivers ou ssds)

    1. foram 7,3 milhões de tablets vendidos, contra 5,8 do ano passado

      Legal é q se continuar nessa porcentagem ano q vem serão 9,15 e no outro 11,5 milhões o crescimento do windows 10 nos tablets e realmente algo notável.

  4. Eu só acho que celular de 5″ e 5.5″ tomaram bastante o lugar dos tablets de 7″ que são os mais usados AINDA.
    Ninguém troca um tablet de 7″ por um notebook ou notebook que vira tablet. São grandes para um certo propósito.
    Eu tenho notebook, desktop, tablet (minha filha ainda usa muito para estudar) e celular 5″.
    Quando quero assistir a vídeos na rede (rede de balanço mesmo), cama ou poltrona que balança eu prefiro um tablet comum mesmo. Só que com um celular de 5″ tenho usado mais o celular.
    O notebook chega “criar” teia de aranha. kkkkkkk
    Enfim, para cada ocasião um é melhor.
    Para games, simuladores de CPU e GPU, essas coisas, é claro que prefiro meu desktop.
    Antes eu usava o notebook para consumir mídia em locais com a tal rede, poltrona e cama, mas era muito incomodo. O tablet e agora o celular grande, roubaram a cena e mataram o notebook de paulada para esse tipo de uso.

  5. Resumindo tudo, Aplicativos Universais serão a bola da vez, pois os Tablet com Windows 10 irão exigir isso, vendas altas, os desenvolvedores não poderão alegar isso ou aquilo, ou passam a investir ou ficarão restrito ao universo Android. E o mais incrível é que com isso, o sonho da Google em que os desenvolvedores melhorem os aplicativos para que eles ficam com melhores aparência nos Tablet com Android, irá por água abaixo.

  6. Com toda a plataforma já existente (Surfaces, UWP, Windows 10, etc), se a m$ acertar no Surface Phone, até 2020 é bem provável que ela tome conta do mercado (ou boa parte dele).
    Imagina um Surface Phone modular, puta que pariu! Foda é que não da de criar muita expectativa, senão chega na hora e vem aquele sentimento de suicídio ahhaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *