Carregando...

Todas as versões do Windows 10 poderão ser limitadas aos aplicativos da Loja com o “Modo S”

Todas as versões do Windows 10 poderão ser limitadas aos aplicativos da Loja com o “Modo S”

Surface-Pro-3-con-Windows-10-logo

A Microsoft ainda continua sua luta para arquivar a era Win32, e, a julgar por esse vazamento, poderá usar armas mais fortes. A grande maioria dos programas para Windows baseia-se no win32, uma plataforma com algumas décadas de existência; O UWP, seu sucessor, conseguiu atrair alguns fabricantes, mas ainda falta muito para ser considerado o novo rei.

Agora Thurrott vazou o golpe final da Microsoft para forçar o uso dos aplicativos UWP: um novo “modo S” que virá por padrão em todas as versões do Windows 10. O modo S basicamente transforma o sistema no Windows 10 S, a versão leve e sem compatibilidade win32.

Estas seriam as novas versões do Windows 10, com o modo S por padrão, mas os preços não estão à venda ao público, mas para os “parceiros” da Microsoft:

  • Entry. Para sistemas com processadores Intel low-end: Atom, Celeron e Pentium. 4 GB de RAM ou menos, 32 GB de SSD e telas pequenas, como as dos tablets. Será o Windows para os “dois em um” e pequenos laptops. Preço: 25 dólares.
  • Value. Para sistemas muito semelhantes ao Entry, mas com maior armazenamento (64 GB) e telas de pelo menos 14,1 polegadas. Para PCs muito baratos ou antigos. Preço: 45 dólares.
  • Core. A versão básica para computadores de baixo custo, para o qual Core+ é demais. Preço: 65.45 dólares.
  • Core+. A versão para “dois em um” e laptops de médio/alto alcance (tela de 1080p e 8 GB) e computadores intermediários (mais de 4 GB de RAM). Preço: 86,66 dólares.
  • Advanced. A versão para computadores high-end ou para jogadores. Compatível com as mais recentes CPU Core i9 e AMD Threadripper, com mais de 16 GB de RAM e telas de 4K ou mais. Preço: 101 dólares.

O que a Microsoft está fazendo aqui, que não é muito diferente do que eles fizeram no passado, é que eles cobram mais dinheiro por uma licença do Windows 10 com base no hardware. Se você está comprando uma plataforma que é mais poderosa, a licença custará mais, mas para um dispositivo de entrada, os preços caem significativamente.

A partir de 2 de abril, essas novas SKUs e preços entrarão em vigor com o novo preço para Home Advanced entrando em vigor em 1º de maio.

Para os dispositivo em 2018, a empresa deverá fechar parceria com as fabricantes para configurar o Edge como o navegador padrão, instalando o aplicativo LinkedIn UWP, pré-instalar o Office e limitar o apanhamento de aplicativos na área de trabalho, de 1 aplicativo Win32 na barra de tarefas e para o menu Iniciar, 25% Win32/75% Microsoft Store.

E assim, de acordo com Thurrott, o Windows 10 S está morto, pois todas as versões terão o modo S.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!