Carregando...

Tudo o que sabemos sobre a nova categoria “Celular PC” da Microsoft

Tudo o que sabemos sobre a nova categoria “Celular PC” da Microsoft

sony-xperia-arm-1

Muitas pessoas ainda não conhece tal categoria de dispositivos, e é como tudo que é novo gera dúvidas, nesta matéria vamos compilar todas as informações a respeito do Celular PCs.

E a cereja no bolo: a Microsoft irá adicionar uma camada de emulação em uma versão do Windows 10 para processadores ARM que permitirá executar programas x86/Win32. (Isto tinha sido vazado como a tecnologia “Cobalt”).

A Microsoft apresentou uma versão do Windows 10 rodando no processador Snapdragon 820 da Qualcomm, em Shenzhen, China, no dia 8 de dezembro. Naquela conferência para as fabricantes parceiras da Microsoft, a empresa demonstrou uma versão do Windows 10 rodando no processador Snapdragon 820 da Qualcomm.

Atualmente, a Microsoft fornece o Windows 10 Mobile, uma variante do Windows 10 apenas para telefones baseados em ARM. Em 2012, a empresa tentou fornecer Windows 8 em ARM (NVIDIA Tegra) sob a forma de Windows RT.

O Windows RT era o sistema operacional que estava no primeiro Microsoft Surface, conhecido como Surface RT. O Windows RT tinha algumas limitações que o impediram seu sucesso. Por um lado, ele só funcionava com aplicativos da Windows Store, e não com qualquer programa x86/Win32.

A próxima versão do Windows 10 para Qualcomm não será o Windows RT. É uma versão desktop completa do Windows 10 da Microsoft, compilada nativamente para ser executada na CPU da Qualcomm. Ele pode executar aplicativos Universal Platform Windows (UWP). Mas também permitirá que os aplicativos Win32 sejam executados via emulação. De acordo com a Microsoft, os periféricos (acessórios) e recursos empresariais existentes que são atualmente são suportados no Windows 10 para PCs Intel funcionam no Windows 10 para Qualcomm. Tudo igual!

Quando o “Windows 10 for Qualcomm” estará disponível?

Funcionários da Microsoft afirmam que apenas no segundo semestre de 2017. A tecnologia de emulação Cobalt será um recurso Redstone 3, que significa segundo semestre deste ano.

Este é o novo Windows para os Celulares?

Terry Myerson da Microsoft disse “não estamos desenhando uma distinção nítida entre telefone e desktop” quando se trata de qual versão do Windows 10 o fabricante queira usar. Ou seja, Windows 10 Mobile e Windows 10 em ARM coexistirão até então. Os fabricante escolhe qual usar.

Quais são os parceiros?

A Microsoft afirmou que terá mais 140 fabricantes trabalhando nisso, mas este número se incluí as montadoras e não apenas marcas de renome. A Qualcomm confirmou que a Dell e HP estão interessadas , o que não é surpresa, sãos os braços direto e esquerdo da Microsoft no ramo.

Como serão estes dispositivos?

O Windows 10 é totalmente versátil, podemos ver equipamentos para jogos modestos, produtividade, entretenimento ou qualquer coisa.

O Windows 10 em ARM é destinado a uma classe específica de dispositivos, ou seja, PCs móveis com tela de 6 polegadas, 10 ou 14 polegadas, disse Myerson.

Contudo, a fabricante poderá usar tela com polegadas diferentes das recomendadas, algo bem comum até.

Qual o preço disso?

A Qualcomm afirmou neste ano que não será “compatível“, algo justo. Provavelmente, preço de um celular top de linha com Snapdragon 835 .

Funciona?

A Microsoft demonstrou o hardware do HP Elite X3 rodando Photoshop, Office completo e alguns jogos. O resultado foi excelente, não vimos sacrifícios do processador. Tudo saiu perfeito, e ele identificou como se fosse um Windows 10 full x64 bits (ótimos para baixar jogos do Xbox Play Anywhere, alguns são leves). A Microsoft e a HP mostram o Elite X3 no palco.

Gerenciamento de dados e eSIM

Além disso, o Windows 10 ganhará suporte para chamadas via chip (SIM) ou eSIM (chip virtual). A tecnologia eSIM permite aos usuários alternem de operadora em o aborrecimento de obter um novo chip físico.

A Windows Store venderá pacotes de dados para o uso do eSIM. A TIM e a VIVO apoiam essa tecnologia.

Interface

Ainda é incerto como isso funcionará, pois a Microsoft vai lançar o Project NEON, CShell e Andromeda que devem chegar com a Redstone 3, ou seja, devemos ver muitas mudanças visuais e estruturais.  Por sorte, na BUILD 2017, que acontecerá no próximo mês, a Microsoft deverá esclarecer tudo.

Em suma

A Microsoft espera que novos dispositivos executem o Windows 10 no Qualcomm Snapdragon 835 e que aproveitem o touch, canetas e o Windows Hello.

O Windows 10 em ARM estará disponível em edições Enterprise e Consumer (consumidores).

Finalmente, estes dispositivos são previstos para ser tablets, 2-em-1, e Ultrabook compactos. Isso não é destinado aos smartphones, mas na verdade é uma nova categoria que deverá ser exploradas pelos fabricantes.

Era pós-smartphone

A Microsoft tem focado em dar mobilidade ao Windows 10 como os 2 em 1, notebooks que já são bem conhecidos, mas a empresa pretende estender ainda mais com os óculos de realidade virtual e os Celulares PCs. A ideia é dar penas para o Windows 10 para que os usuários não fiquem tão dependentes dos smartphones.

Não seria a morte dos smartphones, não a curto ou médio prazo, mas é mais uma nova opção, inclusive para os usuários do Windows.  O que os 2 em 1 fizeram com os tablets, a Microsoft quer repetir obviamente a dose. Tais dispositivos também podem tirar mais mercado do iPad, Chromebooks e tablets Android.

Fonte: Zdnet e Windows Central

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!