Já se passaram dois anos e meio, mas agora o Windows 10 finalmente venceu o Windows 7 como sistema operacional desktop mais usado no... Windows 10 superou o Windows 7, agora é o mais usado do mundo

windows-10-desenho-logo

Já se passaram dois anos e meio, mas agora o Windows 10 finalmente venceu o Windows 7 como sistema operacional desktop mais usado no mundo segundo o site StatCounter.

Não estranhe comprarar a popularidade de um sistema operacional recente com outro lançado em 2009, mas essa é uma vitória significativa para a Microsoft. Como exemplo, o Windows 8 não caiu nas graças do público e nunca se tornou uma ameaça real ao Windows 7.

De acordo com o Statcounter, o Windows 10 possui a quota de 42,78% dos computadores Windows em janeiro de 2018, contra 41,86% do Windows 7. Isso foi impressionante, mas ainda é relativamente distante do objetivo de um bilhão que o chefe de Windows e dispositivos da Microsoft, Terry Myerson, previu na conferência Build de 2015, mas que a própria Microsoft reconheceu que não poderia cumprir tal meta por conta da ausência de novos aparelhos com Windows Phone (Windows 10 Mobile). Notem, para a Microsoft, o Xbox, os smartphones e PCs são contados como dispositivos com Windows 10.

Por que isso importa? Primeiro de tudo, as atualizações, a Microsoft já encerrou o suporte principal para o Windows 7. Dessa forma, apenas patches de segurança periódicos serão levados ao Windows 7 e irão acabar em 2020, que não está tão distante, ou seja, nada de novos recursos ou melhoria para o Windows 7.

Além disso, para os tempos modernos, o Windows 7 já caducou. Ele não suporta telas de alta resolução (ou múltiplos monitores) de forma decente, aceitar leitores de impressão digital ou o reconhecimento facial Windows Hello, não suporta tela touch, não possui DirectX 12, não suporta UWP, e muito mais.

A modernização do Windows está na versão 10, e, como diz o famoso clichê, quem vive de passado é museu.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!