Windows 10 vai consumir mais memória RAM, e isso é bom!

vgerenciador-de-tarefas

Apesar de não parecer, esta é uma boa notícia. A próxima build do Windows 10 que a Microsoft enviou aos membros do programa Insider, entre muitas melhorias, vai acabar com uma prática que começou no Windows 2000.

16 anos atrás, os requisitos mínimos para executar a última versão do Windows eram de apenas 256 MB de RAM. Contudo, a quantidade de serviços pré-instalados continuou a crescer, e assim a empresa decidiu agrupá-los em um processo chamado “Service Host”, a fim de conservar a memória. Simplificando, se você abrir o Gerenciador de Tarefas no seu computador, você deve ter notado que sempre se repete na lista de processos “Svchost.exe” (foto acima).

A Microsoft descreveu em no Blog do Windows que os Service Host agora serão divididos em processos separados em  PCs com 3,5 GB de RAM ou mais. Se o computador tiver esta quantidade de memória, você vai ver um aumento no número de processos no Gerenciador de tarefas.

Se sobra RAM, temos que aproveitá-la

A motivação por trás disso é simples: a quantidade de memória disponível para as máquinas modernas é muito maior do que o tempo em que essa função foi introduzida pela primeira vez. E a empresa afirma que os services separados oferecem várias vantagens significativas no desempenho:

  • Quando um service em um grupo falhar, todos os serviços que estão com ele também falham. Após a mudança, isso não ocorrerá mais, já que o service pode ser fechado individualmente.
  • O Gerenciador de Tarefas vai exibir informações mais detalhadas sobre o que acontece nas informações do sistema. Você saberá exatamente o uso da CPU, memória, disco e rede de cada service.
  • O isolamento de processos e o estabelecimento de permissões individuais para cada um aumenta a segurança do sistema.

Em suma

Tudo isto significa que provavelmente verá um aumento no consumo de RAM do Windows 10, mas para a maioria dos usuários com máquinas modernas com memória suficiente não será nenhum problema e sim uma vantagem. Embora a mudança só terá efeito em computadores com mais de 3,5 GB de RAM, aqueles abaixo de 4GB poderão sentir um impacto negativo.

Mas calma, este ainda é um recurso experimental em que ainda sendo trabalhado, e os Insiders receberão primeiro. No entanto, é uma atitude que faz sentido e certamente irá chegar a próxima grande atualização do Windows 10, codinome Redstone 2.

Fonte: WinBeta

43 comments on “Windows 10 vai consumir mais memória RAM, e isso é bom!

  1. Isso é ruim pra quem trabalha com virtualizações, sofri muito com Windows 10 por causa disso, tive que colocar mais ram pra poder rodar sem problemas as maquinas virtuais, coisa que não acontecia no windows 8

  2. Tenho 8GB e adoro ver cada processo trabalhando em separado.
    O Google Chrome funciona assim desde sua aparição e tem muita gente que não entende as vantagens.
    Memória? É só por mais.

    1. Quem vê acha que é simples. Você com Slot cheio de ram, tem que trocar os pentes por um maior para caber mais.
      Mas claro que a placa mãe tem que suportar mais memória ram.

      1. Infelizmente temos que conviver com os leigos.
        Mas, leigos são o que são e não vamos ver mudanças tão cedo.
        Eu comprei um placa mãe com 4 slot e cada um deles suporta até 8GB.
        Tenho 8GB e sei que vai dar para o necessário até eu trocar de placa mãe novamente. E claro, como sempre faço, na próxima vez vou estar bem antenado para com as mudanças.

        1. Hoje não mais. ERAM baratas.
          Paguei 150R$ em 2x4gb G.Skill Sniper 1,600mhz NOVOS em 2014.

          Depois que pegou fogo no estoque de memórias o preço triplicou, está mais baixo esse ano. Ainda mais as DDR4

          1. Se olharmos o que é uma RAM em si, é cara, mas pelo que ela pode fazer por nós nos últimos tempos, eu acho barato até.
            Já paguei 290 reais em 250 MB de RAM uma vez.
            Tempos difíceis .

  3. Engraçado, se é a Google com aquele mito do Chrome comedor de RAM iriam estar descendo o pal -> Só porque é a Google, e para os fãs da Microsoft ( tbem sou ) é rival da Google, então os usuários iriam criticar…
    Agora só porque é a Microsoft o consumo é bom… kk

    Tbem acho esse processo melhor, porque o Chrome atualmente é o melhor navegador, pois separa muito bem os processos… Se tem memória RAM sobrando então é pra ser usada…
    Boa medida por parte da Microsoft, evoluir sempre é bom! Windows 10 pra mim é o melhor sistema já feito pela Microsoft!

      1. Utilizo o Chrome, Photoshop e as vezes o Premiere ao mesmo tempo, não tenho problemas, meu notebook tem 6GB de RAM, não é nenhum pc da NASA rs, sinceramente eu não vejo o consumo de RAM do Chrome exagerado como muitos dizem. Talvez isso seja de sistema pra sistema, no caso no meu ( windows 10 x64 ) não tenho esse “problema” de consumo de RAM que tanto reclamam…

      1. Como assim *Melhor é forçar a barra…
        Qual navegador é melhor que o Chrome atualmente ?
        Firefox ( ter várias abas abertas e ficar alternando entre elas é terrível, fica apresentado travamentos, tente abrir 5 abas ao mesmo tempo, o navegador fica travando constantemente ate terminar de carregar as páginas… )
        Opera não vejo nada de + nele, tudo que ele faz o Chrome faz melhor, mesma engine, uns dizem que o Opera é melhor que o Chrome, mais não passa de um Chrome modificado, porque utilizar algo “genérico” se o oficial é melhor.
        Edge tem nem oque falar, melhorou na atualização de aniversário, mais esta muuuuuuuito atras do Chrome, Firefox e Opera, gerenciamento de favoritos do Edge é ridículo, as vezes fica travado com apenas 2 abas, entre outros problemas, talvez seja apenas mais um IE com ícone modificado ( espero que não, espero que ele melhore em futuras atualizações ).

        1. Opera gerencia MUITO MELHOR a memória ram com as abas abertas. O Chrome engasga tudo.
          Edge tem uma melhor inicialização, carregamento mais rápido e também gerencia melhor a memória ram.

          Uso chrome para algumas extensões somente, mas prefiro mil vezes o OPERA!

        2. Chrome é o mais usado por ser da Google, somente isso.
          Tu coloca google.com.br e já recomenda o navegador. O preconceito pelo Edge faz com que o usuário baixe o Chrome e ache bem melhor que qualquer outro.

          Ano passado só usava Chrome também, achava que o Opera não fazia diferença. Mas não é bem assim não, e olha que eu usava demais o Chrome.

    1. E comer MAIS memória do que comer TODA a memória. É completamente diferente.
      Seria estranho se um Sistema não come-se mais memória ram com o passar do tempo. Diferente de um simples navegador.

      1. Um sistema operacional só serve pra jogos agora? Uso Linux pra trabalhar e não tem nada que supere sua performance cara…Joga um dual-boot e pronto, se quiser jogar vai pro Windows…

  4. É interessante, mas como será que vai ficar isso em notebooks e tablets híbridos com Windows 10? Maior consumo de RAM e maior número de processos também significa maior consumo de energia e menor autonomia das baterias.

  5. Não acho que haverá maior consumo.
    Tecnicamente o consumo é o mesmo, os processos ja rodam no sistema, só que agrupados.
    Só pq o sistema vai separa-los não significa que o consumo irá aumentar, o que vai ficar maior é a lista de processos dentro do gerenciador.

  6. to suave, acredito que nos tempos de hj o pessoal que vai comprar uma maquina ja estão de olho em 8gb pra cima, se querem continuar com os 2gb 4gb fiquem nos sistemas sem suporte xp e win7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *