Carregando...

Windows Core OS e Andromeda: explicação completa do novo Windows 10

Windows Core OS e Andromeda: explicação completa do novo Windows 10

logo-microsoft-produtos

Você sabe, a Microsoft ama mudar os nomes de seus produtos, e não foi diferente com os codinomes de um projeto altamente ambicioso que está em curso. Segundo o Windows Central, internamente, a Microsoft está chamando o Andrômeda de ‘Windows Core OS’, e é justamente isso que vamos detalhar profundamente agora.

Os sistemas operacionais, como o Windows, são formados por camadas. Na parte inferior, há o kernel que conecta o hardware ao sistema operacional, depois as bibliotecas base, a interface e, finalmente, os aplicativos. Na verdade, as camadas são muito mais do que isso, mas isso é um resumo para que você tenha ideia. Windows Core OS, faz com que o kernel e as bibliotecas básicas do Windows se tornem completamente independentes das arquiteturas (x86, ARM) e os separa de tudo o resto. Em seguida, ele é formatado pelo OneCore, que é criado a partir do kernel do Windows NT 10.0 e das bibliotecas low-end e bibliotecas OneCoreUAP em um nível superior. Tudo isso, portanto, funciona sem problemas no celular, no PC e no Xbox, e assim por diante. Atualmente, no entanto, cada versão do sistema operacional possui uma interface completamente diferente, baseada em bibliotecas diferentes e incompatíveis.

cshell-kernel

As novas interfaces do Windows 10 (CShell)

O atual Windows 10 Mobile não possui interface totalmente reescrita, mas com as mesmas antigas bibliotecas do Windows Phone 8.1. Em vez disso, o Windows 10 Desktop usa outras bibliotecas. A Composable Shell (abreviado CShell) é a solução para este problema. A CShell é executada na camada mais acima do sistema operacional Windows Core e está completamente escrito com a API UWP. Ao utilizar o chamado “Composer“, a Cshell é capaz de modificar elementos de interface para caber certos tamanhos de tela ou determinado periférico dos dispositivos. Isso permitirá que a Microsoft não precise reescrever cada componente diversas vezes. A interface também será completamente independente da arquitetura de hardware do dispositivo. Mas vamos para o Composer. Cada dispositivo pode ter mais de um Composer, ou todos, é a escolha da Microsoft.

Andromeda, Aruba, Oasis, Polaris e mais

windows-10-logo

Esses 4 são os codinomes que conhecemos para os “Composers” da Cshell.

1- Aruba é o Composer do Surface Hub Interface. A interface é, portanto, adequada para telas grandes e com altas resoluções, para serem usadas com toque.

2- Oasis é o Composer do Windows Mixed Reality. Embora ainda não se sabe se isso é 100% a mesma interface do HoloLens (basicamente entre HoloLens e WMR não há diferença?) Sabemos que é a interface dos óculos de realidade mista.

3- Polaris é o Composer dos PCs/noteboos desktops. Não possui nenhum código legado/tradicional (como o atual que usamos com explorador de recursos ou gerenciador de tarefas) e é completamente UWP. Como todos sabem, o Windows tem uma enorme quantidade de menus que raramente são usados vindo desde o Windows 95. São muitos que levarão algum tempo para serem substituídos na nova interface. Por esse motivo, a Microsoft decidiu que, no primeiro lançamento, este Composer não terá todas as funcionalidades da área de trabalho tradicional, mas as mais usadas, de modo que 99% dos usuários não devem sequer notar o desaparecimento de determinados menus.

4- Andromeda é o Composer móvel/telefônico. Completamente UWP, totalmente reescrito, completo com todos os recursos do Windows 10. Não há muito mais a dizer, infelizmente.

5- Não temos notícias dos nomes do Composer do IoT e Xbox, mas sabemos que o último será disponibilizado mais tarde do que os demais.

Além dos Composers, também encontramos módulos de biblioteca, como o Win32. É necessária uma premissa: UWPs contêm uma parte das bibliotecas do Win32, especificamente quase todas as não-gráficas. Então, quando estou me referindo ao Win32, obviamente quero dizer esses gráficos e não incluídos no UWP. O Win32 será, portanto, suportado juntamente com outras coisas. Win32 são os programas e jogos do Windows tradicionais que são instalados sem a ajuda da loja do Windows 10.

O que isso significa?

steam-xbox-one

Então você está dizendo que eu posso usar o Win32 (Steam, Photoshop…) no Xbox e no telefone? E posso usar a Realidade Mista no telefone? Posso jogar jogos Xbox em um PC?” Todas as perguntas feitas. A resposta é talvez. É possível caso a Microsoft queira. Improvável o Win32 no Xbox, mas quase certo no Mobile. Não temos informações sobre a Realidade Mista. Muito provável a chegada dos jogos Xbox no PC, como a Spencer fez. É importante ressaltar que, por enquanto, o Windows Core OS suporta o Win32 apenas com o Centennial e não suporta o Silverlight (apps do Windows Phone como WhatsApp ou dos bancos). Na verdade, os primeiros dispositivos Desktop para o Windows Core OS serão dispositivos com o Windows 10 S, que tem alvo o usuário que não precisa de menus antigos que desaparecerão.

Quais dispositivos estão chegando?

surface-phone-conceito-dobra

Aparentemente, a Microsoft quer ter dispositivos para o lançamento de cada Composer diferente. Por esse motivo, parece ter cruzado o codinome do seu Composer para cada Surface. Temos Surface Andromeda, Surface Aruba e Surface Polaris, mas isso é uma especulação a ser comprovada ainda.

A ideia é que o Windows 10 seja utilizado em qualquer dispositivo, com qualquer arquitetura. Poderá ser usado com todos os recursos ou não, vai depender do tipo do dispositivo. Mas o ponto alto serão os novos tipos de aparelhos que surgirão com essa “suruba” no código do sistema operacional. O Xbox pode ganhará mais recursos do PCs, os PCs do Xbox, os smartphones dos PCs, os PCs dos smartphones e tudo poderá ser estranhamente misturado com muita facilidade.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!