Já faz mais de um ano que Tom Warren, editor do The Verge, decretou a morte do Windows Phone. Após isso, vimos vários sites... Windows Phone poderá desaparecer? Segundo o IDC sim, mas ele errará novamente?

logo-windows-mobile-preto

Já faz mais de um ano que Tom Warren, editor do The Verge, decretou a morte do Windows Phone. Após isso, vimos vários sites durante 2016 “matarem” o sistema quase que semanalmente. Contudo, até agora, o Windows Phone não deixa de estar entre as principais manchetes dos sites de tecnologia.

Esta semana, mais uma morte foi anunciada, e esta está prevista para 2020. O cenário para os próximos anos do Windows 10, segundo as previsões da IDC, não será positivo.

Para 2020, espera-se que sejam colocados no mercado apenas 1 milhão de unidades de smartphones com Windows 10 Mobile, o que dará a este sistema até menos 0,1% de quota de mercado, simplesmente desparecendo das estatísticas. A Apple também cairia para 11%.

É compreensível estes dados, já que atualmente o sistema está voltado ao mercado corporativo, e dentre os novos dispositivos, apenas o Alcatel Idol 4S foge dessa proposta e mira no mercado consumidor. Mas será que o IDC tem razão?

Vamos voltar no tempo

Há 5 anos atrás, o mesmo instituto de pesquisas afirmou que em 2015 o Windows Phone teria ultrapassado a Apple e teria 20,9% de participação do mercado. Isso lá no tempo do Windows Phone 7 quando a Nokia não havia adotado o sistema móvel da Microdot e muito menos Satya Nadella tinha se tornado o CEO da empresa.

Como visto, o IDC errou feito a previsão da época. Mas será que acertará agora? Sites como o Olhar Digital já sugerem que o sistema está com os dias contados.

Fonte: IDC

jorgemoderador

  • Lucas

    Acho engraçado quando vejo essas previsões a longo prazo kk n da pra confiar

  • José Luiz Amaral

    Essas previsoes sao levadas em conta de acordo com a atual conjuntura. Na época o wp era mais novo, tinha um grande suporte da nokia e tava crescendo. Entao de acordo com a época, se as coisas continuassem do jeito que estavam a previsão se tornaria verdade. O mesmo vale pra hoje. Se continuar do jeito que tá, vai ser isso mesmo. Porém algo pode acontecer, nunca se sabe

  • Lucas Cruz

    Ela já previu algumas coisas erradas. Dessa vez ela acerta? 🤔

    • blogaomobile

      kkkk

  • Zen Oliver

    Engraçado como eu já disse em um desses sites melhor dizendo TC, o índice da porcentagem do sistema é baixo por que falta ainda suprir a demanda dos dispositivo em todo o globo. Mas enquanto isso não ocorre vamos continuar com esse índice

  • Robson Iecker

    Vai morrer ontem.

  • Juan Frears

    Olhar Digital ..kkkk

    • Valmir Souza

      Windows Lastest

  • Valmir Souza

    Alguem notou que a porcentagem e de aparelhos windows, incluindo legados que nao rodam e nao suportam apps do windows 10, ou seja a participação e muito menor do que o descrito ja que o 7x 8x estão no 0.4% Tirando o legado e usando o w10 pra qual sao desenvolvidos os apps hoje qual porcentagem seria???

  • Lucas Schettini

    Bem acredito que o IDC é um órgão sério que faz estatísticas com base em probabilidade, sempre existe a chance de acontecer ou não, o fato de ela ter errado a previsão do windows phone que passaria o ios em termos de cota de mercado até 2015 foi considerado uma série de cenários positivos o que tenha elevado a previsão de marketshare da plataforma, como todos sabem os cenários do windows phone/mobile foram mais tortuosos do que grandiosos propriamente dito durante esse período (abandono do windows phone 7.x, quebra de promessa de atualização de todos os aparelhos com windows phone 8.1 para a versão 10), acredito que este cenário prejudicou e muito a participação da Microsoft no mercado mobile, outros cenários também como o inexplicável abandono da mesma em vários mercados, juntando o cenário de HOJE, como o próprio site mencionou a Microsoft está interessada apenas em uma parte de marketshare que é o mercado corporativo e se isso acontecer a tendência é da participação do SO cair sim, claro que pode mudar se a empresa quiser contornar este cenário.

    • blogaomobile

      Vamos ser sinceros, previsão em períodos longos no ramo de tecnologia nunca deu certo.

      • Lucas Schettini

        Por isso que como indica são apenas previsões hehehe…e muitas delas são baseadas em apenas um possível cenário, se o resultado mudar a previsão acaba perdendo o sentido…toda estatística sempre existe uma margem de erro, o resultado não se avalia pelo que aconteceu e sim se o método estatístico é consistente, acredito que um instituto não iria se queimar assim soltando previsões sobre o sistema se as estatísticas forem inconsistentes.

        • blogaomobile

          É esperado que alguma dê certo, afinal, se as previsões não acertam, por quê fazê-las?
          🙂

          • Diego M.

            Pq é o trabalho dos caras ué. Com certeza alguém pediu esses estudos e eles fizeram. Um instituto não sai fazendo estatísticas por aí pq tem vontade de fazer. H. Clinton era favorita para ganhar a eleição e no fim perdeu, estatística é isso, previsão das probabilidades.

          • Lucas Schettini

            Porque pra você realizar uma previsão, envolve uma série de critérios, como o método probabilístico a ser aplicado, considerar determinados cenários da empresa, de mercado, de política, de marketing, etc..nem tudo ocorre exatamente como acontece neste cenário, um resultado estatístico nunca deve ser interpretado desta forma “O windows 10 mobile vai morrer” e sim desta forma “as probabilidades do marketshare do windows 10 mobile diminuir até os anos de 2020 é tanto”..a estatística é uma previsão de quem analisa diversos setores, você pegou exemplos que deram errado, mas e outros tantos exemplos que deram certo??? Eu lembro que teve uma pesquisa na época em que a Nokia ainda dominava o mercado (em 2008/2009) de que se ela não seguisse o cenário dos Iphones e smartphones Android (Samsung que começava a ter aumento nas vendas) provocaria uma queda ainda maior de participação do Symbian no mercado mobile e não foi assim que aconteceu??
            Se o método estatístico é consistente, a previsão para aquele cenário tende a ter tantos % de probabilidade de acontecer e mesmo assim sempre com uma margem de erro, pois você não considera todos os fatores possíveis na hora de realizar um método de probabilidade estatística.

      • DN

        P R E V I S Ã O

  • Wagner

    É título de amador dizer em manchete que o SO morreu sem antes pesquisar o a dona do SO tem planejado para o mesmo.

  • Kaio

    Realmente a IDC errou feito

  • Acho graça dessa previsão. Desde o nascimento do Windows Phone/10 Mobile que ouço isso. Essa agência é uma bosta e acreditem nela se quiser pois do mesmo jeito que os fãs do iOS acreditam no sistema da maçã, eu acredito no potencial da Microsoft® de alavancar esse maravilhoso SO 😉☺

  • Bruno Andrade

    Sim, o Windows phone vai morrer pq os futuros aparelhos serão computadores de mao, então sera uma versão menor do windows 10 msm, estou ansioso para o Surface Phone e boto fé no Nadella!!!

    • blogaomobile

      A Nokia entrou no 7.5.
      A pesquisa foi realizada com 7.0 no mercado.

      • Man você deve ser muito burro mesmo. A w previa todo esse sucesso da plataforma justamente devido à adesão da Nokia ao sistema…

  • ALGUÉM DÊ FÉRIAS AO JORGE, PELOAMOR

  • Celso Tito Dos Santos Godoy

    Se Olhar Digital diz, quem somos nós pra negar? :p

    • João Silverado

      Verdade. No olhar vesgo digital eu confio.

  • Sidney Sol

    Que popup chato, mesmo com o bloqueio de popups do navegador, ele aparece na cara kkkkkkk

    • Paulo Ridgeford

      realmente! vamos fazer um baixo assinado para retirar esse popup que eh uma droga! ta quase desseguindo por causa dele!

    • O pior é no mobile que as vezes da um trabalho fechar.

  • Eryck

    A verdade é que de nada adianta os sites especularem isso, se nao sabem dos planos da Microsoft. Se caso ela quiser , em um ano pode levantar o sistema, se nao quiser, ela simplesmente deixa o sistema morrer… Tudo so vai depender se a Microsoft vai ou nao querer levantar o SO móvel.

  • Ricardo Meireles

    Se for pra voltar no tempo vejam quantas vezes a Microsoft anunciou que “AGORA VAI” mas o sistema nunca passou de pífio… ele é irrisório… não serve nem como estatística e quase ninguém usa (0,1% é FODA).
    Você usar uma margem dessa é por pena… é só pra não deixar de falar no sistema porque, se alguma coisa tem 0,1% de chance de dar certo, isso so vai dar certo POR MILAGRE.
    Talvez fosse até melhor para a Microsoft que o IDC estivesse certo… sério… uma empresa séria e competente como a Microsoft pagar um mico desse ano após ano é ridículo… Insistir no sistema móvel dela é assinar atestado de burrice… É mostrar pro mundo que tem dinheiro de sobra pra JOGAR FORA e não ter retorno NENHUM em cima disso. Não me importa se ele tem recursos feitos pela NASA..ele NÃO TEM PÙBLICO …pronto…. ninguém se interessaria nem se o sistema fosse dado de graça pra alguém.
    Enfim… podem falar o que quiserem mas é a verdade… Esse sistema pode até não ter morrido ainda mas, ele nunca vai sair da UTI.

    • Cauby

      É bom lembrar, que eles acertaram,,,

      O Windows Phone MORREU.

      Agora estamos a bordo de outro morimbundo o Mobile,,,

  • altemar junior

    e o seguinte e as outras marcas quer que a microsoft de a volta e seu sistema seja esmagador ai outras marcas e nokia tera um dispositivo top com windows mais so que a microsoft tem pessoas na liderança fraca de mais para ter uma ambição maior. Tenho um 640 xl e nao me decepciona em nada

  • Jay Silva

    Comparação bem tosca essa hein? Cinco anos atrás o cenário era totalmente outro.
    Um Android começando a ficar bom e o iOS líder absoluto em vários mercados. o Symbian ainda era bem forte.
    A Microsoft realmente vinha ganhando mercado até 2013, quando simplesmente foi percebendo que não ia virar o jogo e foi lentamente jogando a toalha.
    O Windows Phone teve o seu momento de auge, com o lançamento dos Lumias 920, 925 e 1020. Quando a Microsoft perdeu o bonde das vendas de final de ano em 2013, deu pra perceber que realmente o negócio estava ruim.
    Outro dado preocupante é que segundo a IDC, existem apenas pouco mais de 6 milhões de Smartphones Windows por ai.
    Isso é MUITO pouco. Apple em um final de semana chega a vender 13 milhões de iPhones no lançamento, numero maior do que a maioria de Windows Phones no auge venderam em um trimestre!
    É muito otimismo achar que com tantos indícios a Microsoft vai manter o mobile por muito mais tempo.
    E o vindouro hardware matador, pra fazer o Windows ser relevante em smartphone novamente precisa vender uns 30 milhões de aparelhos em um ano. Será que consegue isso com um sistema tão desacreditado? Será que talvez rodar aplicativos x86 vai ser um diferencial que atrairá o público que não liga pra isso?
    Acho melhor aceitarmos que no mínimo, o futuro do Windows em Smartphones é no mínimo bem incerto.

Curta nossa nova página no Facebook!