A retrocompatibilidade do Xbox poderia ter ido além dos consoles da Microsoft

Shenmue. SEGA.

Sim, temos uma notícia que está na boca do povo e que precisa ser realmente comentada. Dreamcast, o último console SEGA sempre esteve intimamente ligado ao primeiro Xbox, é que após a queda da empresa japonesa, o console da Microsoft foi abençoado com vários títulos exclusivos jogos SEGA como Shenmue II ou Jet Set Radio Futuro.

Agora, um usuário do Reddit, afirma ter conseguido informações sobre relações das duas empresas naquela época. E dessa forma, segundo tal fonte, o então presidente da SEGA, Isao Okawa, ligou várias vezes para o presidente da Microsoft, o famoso Bill Gates, para perguntar se seria possível jogos do Dreamcast no futuro Xbox [retrocompatiblidade], tudo para os fãs do console japonês não permanecerem abandonados. Na quela época, Bill Gates se recusou terminantemente, rejeitando a proposta de Okawa, forçando o presidente da SEGA a doar 700 milhões de ações para salvar a SEGA da falência.

Isao Okawa herdou SEGA, talvez fosse a última bala  para salvar Dreamcast da Sony e seu Playstation, mas mesmo com tanto esforço, não poderia competir com a concorrência, e que nesse período também foi o nascimento do Game Cube da Nintendo e do primeiro Xbox da Microsoft. Finalmente, a SEGA tornou-se uma third-party, assim como empresas como a Electronic Arts, a Bandai Namco ou a Activision.

Erro ou Sucesso?

Nós nunca vamos saber se Bill Gates errou ao não permitir que o Xbox fosse compatível com jogos de Dreamcast,  e também nós não sabíamos o teor do acordo que a SEGA queria. Entretanto, talvez desta maneira tivesse aberto a marca Xbox para o mercado japonês, onde a Microsoft sempre teve problemas para expandir, mas talvez fosse  bom se Phil Spencer, em uma das suas andanças para o Japão, trouxesse isso na próxima E3.

O que vocês acham?

70 comments on “A retrocompatibilidade do Xbox poderia ter ido além dos consoles da Microsoft

      1. A uma grande probabilidade do PS 5 não ser reteocompativel, já que a Sony não é favorável a isso, masssssss não custa ter esperança com pelo menos os PS 4

        1. Sacanagem se não for.. as sonetes falam que é uma serviço ruim mas a gente sabe que é pura dor de cotovelo é um serviço sem precedentes a retro ainda mas com melhorias graficas como acontece em alguns jogos retro no xbox.

        2. Como não é favorável a isso? Os primeiros Playstations 3 vinham com a placa gráfica do PS2 no console para ser totalmente compatível. Depois nos novos modelos do PS3 passou a ser por software. O Playstation 4 só não tem retrocompatibilidade devido a arquitetura do processador do PS3, o CELL. Não dúvido que no PS5 a coisa mude, a Sony pode tentar emular o PS3 por software, já que exige bastante poder de processamento para isso, e o PS5 deverá ter o suficiente.

          1. concordo tbm , mas com o tempo ela vem abando ando isso, no caso do ps 4, foi pro pressão mesmo tanto que não entra ja a algum tempo novos jogos

      2. Por questão de arquitetura, deve ser retrocompatível mesmo.
        Mas para quem vendeu 3X mais consoles, a história mostrou que quando tem hardware bom e jogos melhores ainda, não precisa de retrocompatibilidade para ter sucesso.

        1. Descordo.. a cada anuncio na retro vejo sonestes pedindo o remaster do mesmo jogo..
          As sonetes que não tiveram o prazer de jogar na geração passada.

          Ex : Dantes Infernos ou a Saga FF ficaram loucas… ai vem com o arjumento.. jogo velho, retro não presta e blá blá bla… hipocrisia pura.

          Como diz um amigo… CONSOLES FICAM VELHOS JOGOS BONS NÃO.

          A sony tá na frente imagina se o PS4 fosse retro com o PS3,2 e 1… já imaginou… então só chora que infelizmente não é.. mas vc pode comprar alguns jogos antigos bons com preço de novo na PSN, ou comprar o PSONE mini que lançou ai… fique a vontade.

          https://uploads.disquscdn.com/images/6ebfca8415b576d35cb28a7a5b86603d2f1e967c9fbf66eb372cae6d2a17335b.jpg
          Abs.

        2. É fácil fazer sucesso sendo carregado pela mídia mundial.A diferença de hardware entre o xone FAT e PS4 fat era muito pouca,a mídia vendeu a ideia de que o Xone só aguentava 720p e que o PS4 rodava tudo em 1080p…Sendo que por muitos anos o único exclusivo entre os consoles que rodava em 1080p/60fps era o Forza e games como The witcher 3 rodavam muito melhor no xone mesmo com resolução inferior.A mídia chutou tanto o Xbox one que até hj acham que o console só serve para ver Tv e que precisa de internet para jogar..Sem contar que os jogos do Xbox nunca recebem o msm hype que os do playstation…The order teve muito mais hype que gears 4 por exemplo…Quantum break foi destruído na internet por rodar 1080p dinâmico…Sunset overdrive tbm…E atualmente não tem problema os jogos do PS4 pro rodarem em 1440p quando o console foi feito para rodar em 4K…A MS errou bastante na forma que apresentou o Xbox one e o dono mattrick era um babaca,mas atualmente a Sony está errando demais tbm recusando serviços,falando merda da retro(ao invés de dizer que n tem como fazer no PS4),mal tratando os clientes(THERE IS A DOOR),cancelando eventos,mentindo sobre resolução,jogos sem data…Até hoje tô esperando o deep down,jogo que nunca foi lançado que causou o maior hype encima do PS4 no seu anuncio…E a mídia n fala nada disso,o máximo que fazem é “vamos relembrar a 3rl do x360?vamos relembrar quando o Xbox one era um console focado em tv?”

      3. Primeiro, vai ter que existir um PS5, o que pode ser posto em dúvida já que a Sony não dinheiro nem pra montar uma barraquinha de cachorro quente na E3 2019. Supondo que o PS5 veja a luz do dia, a falta da retro com o PS4 vai ser apenas mais uma ejaculada de leitinho quente que o sonysta toma na cara. Eles gostam muito.

      4. Estou tão satisfeito com meu Xbox que nem tô mas nem ai pros PS e Nintendo. Quero o retorno do glorioso Xbox Live Arcade e poder jogar Sunset Riders, Megamania e Senhor Das Trevas nele.

  1. Eu quero é que o Phil Spencer compre a MistWalker do Hironobu Sakaguchi (pai da franquia Final Fantasy), pra quem sabe termos Lost Odyssey 2, e com a verba da Microsoft, muitos jRPG’ exclusivos de qualidade!

      1. Essa imagem é o Cumulo do desocupado 100% + 50% kkkkkkkkkkkkkk.
        Cara deu conta de imprimir os coments e ainda tirar foto com ele kkkkkkkkkkkkkk
        Só pra mostrar que deu o #%@#@ para a NVIDIA KKKKKKKKKK

  2. Lançar um jogo em outra plataforma não é retrocompatibilidade. O Xbox não seria retrocompativel com o console da Sega, apenas receberia port dos jogos dele.
    Zorze é burro ou tendencioso quando escreve essas merdas.

    1. o zorze pode ser tendencioso sim porém não xinga ele não. Ele (o zorze) deixa a gente vir aqui zoar, da liberdade para debocharmos do xbox e das ovelhas, NÃO NOS CENSURA…O CARA TEM MEU RESPEITO.

      1. Tbm gosto dele não censurar vc e o “ovelha não tem exclusivo”,vcs fazem o meu dia kkkkkkk eu realmente não sei se vcs são trolls ou sonystas msm KKK só sei que eu rio muito…N tem graça zuar lá no gamevicio pq eles banem qualquer um que n goste de THE LAST OF ANSSSS

        1. diferente do meu ps4 fiz uma piada uma vez la , e olha que nem tinha zoado o ps4 kkkk só comentei o seguinte ” pq os fanáticos naum comentam nesse site ? aé tao no windows club ” kkkkkk pronto fui banido na mesma hora XD

    2. Essa história já é antiga, rolavam relatos de que os jogos de Dreamcast seriam compativeis com o xbox, eu não chamaria de retrocompatibilidade, até porque eram consoles da mesma geração, na minha opinião, e também não chamaria de port já que talvez funcionassem a mesma mídia, seria um tipo de compatibilidade de jogos de sistemas diferentes.

  3. o foda que a maioria dos jogos da sega como sonic adventures shenmue 1 e 2 ja estão na loja do one e alem disso a maioria dos jogos de dreamcast tem direitos com terceiros o que deixa mais dificil mais eu não descarto or que é faci é so criar a emulação

        1. Dai eu não sei, pois se levar em consideração o quanto de plataformas e jogos PS e Nintendo são mais vendidos que Xbox, seu comentário só pode ser uma piada.

          1. ??? Sério ou eu entendi errado? Você quis dizer que, pq PS e Nintendo vendem mais plataformas (consoles?) e jogos, então que elas podem adquirir a Sega e a MS não?
            Cara, não sei nem por onde começar tamanha asneira.
            Isso só seria um indício de verdade se o único negócio dessas empresas fossem o de games.
            Só pra começar a MS é a empresa mais valiosa do mundo hoje, e a divisão Xbox nem de perto é onde dá mais lucros pra ela, apesar de que com sua estratégia agora nesta divisão isso vá melhorar bastante.
            Mas a correlação que você fez foi infeliz. Se eu entendi certo.

          2. Teria que ter lucro pros acionistas e ainda sobrar pra novas aquisições… duvido que a Nintendo tenha essa bala na agulha e muito menos a Sony que não apresenta números interessantes nos outros seguimentos da empresa… para tal aquisição a Sony não poderia ter problemas nos outros seguimentos…

      1. Sei não hein, o maior acionista da Nissan é a Renault. E recentemente uma empresa japonesa também foi comprada por uma ocidental, só não me lembro qual é.

      2. Certeza? Foi a Sony que destruiu a sega, foi ela quem mais difamou o dreamcast… que mais atacou… duvido que essa proteção seria direcionado a empresa que assassinou os sonhos da sega.

  4. O Xbox Live Arcade poderia retornar no Xbox com Neo Geo, Arcades da TAITO, consoles e arcades da SEGA, MSX, consoles da NEC e AMIGA, ATARI, etc exceto da Sony e da Nintendo.

  5. Foi um erro gigantesco, Xbox seria no Japão a plataforma dos jogos da Sega o que atrairia jogadores de lá pra plataforma, mas como a Microsoft acha que tudo que ela toca tem que ser diretamente sucesso, se fudeu, hj ninguém no oriente liga pro Xbox, há hj exclusivos sega no Playstation e o Xbox fica sem expressão alguma nestes territórios.

    Além disso, foi uma puta trairagem já que o Dreamcast usava windows

    1. É um espaço que a MS tem que conquistar, aos poucos, pelo menos pra que a diferença não seja tão brutal. Agora, é algo bem difícil, quase impossível, ainda mais quando se trata de mudar uma cultura de um lugar onde sua concorrente é de lá.

  6. Sacanagem se não for.. as sonetes falam que é uma serviço ruim mas a gente sabe que é pura dor de cotovelo é um serviço sem precedentes a retro ainda mas com melhorias graficas como acontece em alguns jogos retro no xbox.

    1. Caso hipotético: Se a Sony viesse com Retro no PS5 e o próximo Xbox não, certeza que doentes iriam defender a iniciativa da Microsoft afinal o coração fala mais alto

  7. Curiosidade bem interessante! Acho que seria muito melhor pro Xbox herdar os jogos do Dreamcast, o console criou muitos fãs e vários jogos ficaram como memoria afetiva do próprio aparelho.

    Lembro que eu e meus irmãos jogamos muito o jogo de Tênis do Dreamcast, sim tênis mesmo. O jogo era viciante e bem desafiador, dava pra jogar em 4 pessoas. Sem contar Shenmue e o clássico Sonic adventure.

  8. a história q eu sabia era q a Microsoft ofereceu total suporte pra Xbox rodar Dreamcast e o negócio não fechou porque tanto a Microsoft quanto a Sega queriam tomar conta dos servidores dos jogos online, aí não vingou.

  9. Não tinha como o Xbox ser retro com o dreamcast, são vídeos games da mesma geração, seria como o PS4 emular os jogos do Xbox one

      1. para emular algo voce precisa de um sistema mais potente, pois emulação consome muitos recursos, o Xbox era mais potente mais nem tanto. se bem que os 2 era baseado no Windows 2000

        1. Kkkkk e qual a correlação entre emular algo é uma empresa que fez a campanha de marketing mais violenta da época pata destruir a concorrente?

        2. Emulação não era o ponto, os consoles possuíam quase a mesma arquitetura e o mesmo sistema operacional e a mesma api gráfica, acho que não teria necessidade de emular nada simplesmente rodar.

      1. SprigganBRA Negativo. Foi a Nintendo que cancelou o contrato com a Sony depois desta ter investido no desenvolvimento do que seria um “SNES CD”. Isso motivou a Sony a adaptar o console para ser stand alone e lança-lo no mercado para recuperar o investimento.

        1. A história é meio nebulosa, mas ao que parece o acordo não era bom para a Sony, que então pulou fora. O SNES ainda herdou o chip de som feito pela Sony.

          1. Na verdade a Nintendo cancelou o contrato com a Sony, pois a Sony queria uma parte da fatia do bolo.
            E fez um acordo com a Philips.
            A Sony por sua vez apenas modificou de acessório para console.

  10. Para tornar o XBOX compatível com o Dream Cast e continuar com a política das pessoas poderem aproveitar seus jogos, seria necessário uma modificação no hardware do aparelho visto que o console da Sega usava o GD, um disco proprietário que só funcionava nele. Fora isso só através de jogos digitais via download o que teria um custo extra. Talvez até o ponto de discórdia tenha sido esse. Não tem como saber, mas a Sega poderia estar querendo cobrar pelos títulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *