Andromeda OS: o novo Windows 10 adaptável aos telefones, PC, Xbox ou qualquer coisa

andromeda

Batemos o martelo, e temos um veredito do que seria o tal “Andrômeda OS”. O Windows Central coletou muitas informações sobre o futuro do Windows, e devemos está preste a ver a maior mudança de paradigma da Microsoft no que se refere aos seus sistemas operacionais.

O Andromeda foi identificados pela primeira vez como um dispositivo real nas builds do Windows 10, e também como um verdadeiro sistema operacional que pode suportar todos os tipos de dispositivos. A versão mais recente desse sistema pode ser uma nova tentativa de ressuscitar a indústria móvel – também porque a participação do Windows Phone e do Windows Mobile é próxima de 0% em todo o mundo. O Andrômeda seria o último Windows, eliminando a fragmentação entre versões que ainda existem.

O que é o Andromeda?

Nós não estamos falando do Windows 10 para processadores ARM, não vai confundir. Os recentes vazamentos da CShell no Windows 10 Mobile, resultado dos testes internos da Microsoft, de alguma forma confirmaram esse rumor. O desenvolvimento já estará bem adiantado e os primeiros resultados tangíveis podem em 2018.

Atualmente, o OneCore e a Universal Windows Platform são os únicos elementos universais do Windows 10, sendo o restante específico de uma versão específica do Windows. O sistema operacional Andromeda é o mesmo para todos, através de módulos, você pode adicionar recursos específicos para um dispositivo específico, seja desktop, celular ou console.

O que isto significa para mim?

windows-10-unificacao

O Windows 10 como é hoje tem algumas variantes diferentes. Não é um sistema operacional compartilhado entre dispositivos. O Windows 10 Mobile, Xbox One e o Windows 10 são variantes diferentes do Windows 10, por exemplo. Agora, essas diferentes variantes compartilham elementos universais, como OneCore e a Plataforma Universal Windows, mas os próprios sistemas operacionais não são os mesmos. O sistema operacional Andromeda remove essas diferentes variantes e nos dá uma base universal que pode ser construída. Se você quer o Windows em um telefone, em vez de usar o Windows 10 Mobile, você simplesmente usaria “Windows 10″ com módulo que fazem sentido para um dispositivo de telefone. É o Windows modular.

Na verdade, é muito semelhante ao modo como o Windows 10 Mobile em si é tratado hoje. O Windows 10 Mobile é fornecido em pacotes separados para OEMs, o que dá aos fabricantes de hardware a flexibilidade para escolher quais recursos e funções almejam (como o Continuum) empacotados em um dispositivo. É a mesma ideia aqui com o sistema operacional Andromeda, exceto que é aplicado a todos os Windows 10 em vez disso.

O sistema operacional Andromeda abre as portas para muitas novas configurações do Windows que anteriormente não eram possíveis. Claro, as SKUs do desktop do Windows 10, como Pro e Enterprise, continuarão a existir, com todas as mesmas funcionalidades que você esperaria de um sistema operacional da área de trabalho. A Microsoft não irá tirar a funcionalidade, e não será desfasar a área de trabalho com o sistema operacional Andromeda.

O Windows Central entende que o primeiro lançamento do sistema operacional Andromeda será focado em dispositivos móveis, e está internamente vinculada algum momento em 2018. Um Surface Phone com o Windows 10 viria com o sistema operacional Andromeda e não usaria o Windows 10 Mobile ou Windows 10, ele estaria executando o “Windows 10” com os módulos que a Microsoft julgar conveniente. Isso pode incluir componentes do Win32, ou pode não. Dependerá do tipo de dispositivo que a Microsoft, ou fabricantes de hardware, planeje construir.

O trabalho que a Microsoft está fazendo com o Windows 10 com o sistema operacional Andromeda ajudará a movimentar o Windows no século XXI, onde dispositivos de todas as formas, tamanhos e recursos de energia estão sendo lançados. O Windows hoje não pode rodar em tudo porque é muito grande e pesado. Mesmo as variantes menores do Windows 10 hoje podem ser demais para alguns tipos de dispositivos, como smartwatches. O sistema operacional Andromeda mudará isso.

Como mencionado acima, ouvimos que a primeira iteração do sistema operacional Andromeda será para dispositivos móveis, como telefones, tablets e wearables, mas o Andrômeda chegará aos PCs desktops e Xbox mais tarde. O sistema operacional Andromeda, juntamente com o trabalho que a Microsoft está fazendo com a CShell, é um enorme salto para a visão da Microsoft “One Windows“.

O futuro do Windows

cshell

O Andromeda OS e a CShell serão as bases para o Windows na próxima década e além. O sistema operacional Andromeda ajudará a promover o Windows em dispositivos móveis modernos, além de modernizar o próprio Windows para novos tipos de dispositivos que podem aparecer nos próximos anos. A Microsoft precisa de um sistema operacional flexível, configurável e nítido, hoje o Windows ainda não é isso.

Nós já sabemos que a Microsoft está prototipando o novo hardware móvel internamente, que é muitas vezes referido como simplesmente “Andromeda” na web. A Microsoft poderia planejar lançar um dispositivo móvel no próximo ano, alimentado pelo Windows 10 com o sistema operacional Andromeda que mostra aos fabricantes de hardware e ao resto do mundo o que pode ser feito? Ainda estamos para descobrir, mas esperamos que isso aconteça.

Quanto ao Xbox One e PC, o Andromeda ainda está muito prematuro, e carece de mais detalhes a serem constrúdos. Todos os smartphones com Windows Phone existentes, infelizmente, não poderão receber este “sistema operacional Andromeda”, que, de fato, parece ser exclusivamente destinado a novos dispositivos. O Andromeda OS e CShell são os elementos com os quais a Microsoft está pronta para apostar no futuro. É um projeto ambicioso que moderniza o conceito do sistema operacional, tornando-o verdadeiramente universal.

115 comments on “Andromeda OS: o novo Windows 10 adaptável aos telefones, PC, Xbox ou qualquer coisa

    1. Hoje não podemos dizer que exista EXCLUSIVOS de PC ou Xbox, a Microsoft claramente e com êxito deixou o Windows suficientemente pronto como uma plataforma de jogos, jogos esses que não são segregados e vão rodar em qualquer plataforma que suporte e que seja Windows.

      Eu trato Forza Horizon 3, MotorSport 6 e 7, Gears e outros jogos como sendo EXCLUSIVOS Windows.

    1. Penso o contrário, ela tá modernizando o Windows 10 justamente para aproveitar seu força e não começar do zero. Tornando o sistema atual mais flexível para suportar vários dispositivos.

    2. Microsoft ama isso. Faz algo, que ainda não é o que ela realmente queria.

      No Windows 8.1 ela criou o Apps Universais, mas viu que não era bem universais e depois criou o UWP.

      No Windows 10 ela lançou falando que agora tudo é o mesmo Windows, Mas vimos que não, é agora novamente teremos um tudo é o mesmo Windows.

      1. O projeto é antigo, mas demorado, por isso. Mas não confunda a Plataforma Universal com o sistema universal. O UWP já está pronto, basta evoluir, a plataforma universal é realidade e já a uso. Contudo, o sistema será a partir do próximo ano se não houver atrasos.

    3. Mas desta vez sem resete nos apps, já quem até tudo ser arm64 (e ela libra isto fora dos servidores), continuaremos com apps arm32, tipo o x32 e x 64.

  1. Meu deus, que show de horrores.

    Xbox, PC, Mobile, IoT ou o quer que seja não são o mesmo sistema operacional. Compartilhar o kernel e APIs não faz ser o mesmo sistema operacional. PELO AMOR DE DEUS, pesquise o que é um sistema operacional.

    macOS e iOS compartilham o mesmo kernel e APIs. Android e qlqr distribuição gnu/linux também compartilham o mesmo kernel e APIs.

    Não faz sentido nenhum um XBOX ter as mesmas APIs que um PC, ou Xbox ou IoT… ou sei lá o que.

    Não são o mesmo sistema mano, pelo amor de deus, pare de confundir a cabeça do povo.

    A MS não vai usar o mesmo sistema de uma plataforma em outra. Não vai, caraleo

    1. Eu mais ou menos entendi o que ele quis dizer.

      É tipo ter uma carcaça e cada sistema ter suas API’s independentes, não ter tudo em todos.

      1. E mesmo assim continua sendo sistemas diferentes.

        O NT é um kernel híbrido, ou seja, meio monolítico e micro. A MS já faz isso, ela o usa no Xbox, no PC, no Hololens etc.

        Usar o mesmo kernel pra tudo não tem necessidade, só vai deixá-lo pesado e inútil.

          1. O sistema já funciona em módulos. Tanto é que ela faz um otimizado para o Xbox, outro para o Hololens, outro para o smartphone, outro para IoT.

            Por isso que essa bizarrice de “Andromeda OS” é surreal

          2. Raposa, acredito que a microsoft esteja desenvolvendo um dispositivo em que você possa: Em uma hora, estar falando no telefone no trânsito e depois,chegando em casa, vc conecta na TV e com seu controle do xbox tem a usabilidade como no console. Não esquecendo que, conectando na dock do continuum ou por wireless, ele abra o word completo como no desktop. Basicamente um Win10 full com interface que se adapta automaticamente de acordo com o controle ( mouse, controle do xbox, caneta) . Segundo você mesmo disse, será pesado, mas não inútil.

    2. Comente isso no Windows Central, o texto é deles.

      Contudo, como sempre, o confuso é você. Os módulos são justamente para que o Xbox não precise dos aspectos do Windows 10 Mobile. Talvez você não tenha entendido.

      1. WindowsCentral, aquele site que desde 2012 fala do Surface Phone?

        Se são kernels diferentes, se são APIs diferentes, são sistemas diferentes

        1. Ballmer que falou do Surface Phone em 2012.

          WC falou dos Lumia 950/XL, Lumia 650 como o último, Fluent Design, Project Scorpio e tudo mais.

          1. esquece isso, nem uma provavel composable shell faz milagre, shell é a coisa mais fácil de se fazer num sistema

            o foco da MS é azure e AI

          2. Mas sem mobilidade de nada adianta ser o primeiro no segmento. Olha o caso da Amazon, era a primeira no segmento Cloud e perdeu seu posto para MS pois a mesma tem tangência. Se a MS quiser continuar sendo uma empresa relevante, terá que estar no mobile.

          3. Muita gente não lembra, memória curta. Antes de iPhone e Android a MS já tinha seu espaço no mobile com seu SO em Palms e funcionava muito bem.

            A diferença é que no segmento/categoria smartphones ela não conseguiu acompanhar. A categoria smartphone pós Palm é diferente. A MS não investiu e usou a sua maravilhosa história para tentar se segurar no segmento e sua gestão retrógrada e conservadora fizeram com que ela ficasse para trás.

            A própria história mostra os altos e baixos de várias empresas. Quem diria que Apple depois da falência iria chegar onde chegou? Não duvide que a MS traga algo melhor para os usuários, afinal, gostando ou não, MS é uma gigante de tecnologia com um produto mais usado no mundo e assim ficará ainda por mais longos anos.

            É só uma questão de gestão, que na minha humilde opinião, não será com Satya que eles irão conseguir mudar do dia para a noite isso.

  2. O sistema já funciona em módulos. Tanto é que ela faz um otimizado para o Xbox, outro para o Hololens, outro para o smartphone, outro para IoT.Por isso que essa bizarrice de “Andromeda OS” é surreal

    1. Segundo Nadella, o CEO atual da Microsoft, os sistemas ainda não estão unificados. Ainda são diferentes.

      Estamos falando da unificação completa do sistema operacional Windows.

      1. Não faz. O desenvolver ver as api e não os módulos. Se o kernel é monolítico ou não não muda.

        Imaginando que a Microsoft lance mesmo. E os programas feitos em Win32, vão morrer? Sabemos que não.

        Olha o Firefox por exemplo, tem praticamente o mesmo código e roda em varios sistemas diferentes.

        1. Humm… Desenvolvedor vê quantidade de usuários e não api, pois se o celular for uma rocha mas tem aos montes o dev, irá criar algo par ele. A microsoft quer chamar os dois, users e devs, mas o mobile esta neste problema e ninguém quer arriscar. Então ela cria algo unificado, facilita para ela e para todos. Voce acha que o windows 10 mobile e pc não tem api suficientes? A ideia da MS é matar os win32, tudo virar UWP, pelo menos esta é a ideia da Bridge. Sim, o firefox deve ter, não posso afirmar nada, pois desconheço dos códigos dela, ainda. O lance de rodar em varios dispositivos o mesmo código, a MS fez tbm, com o android, ela faz emulação do Office nele, por baixo do capô, roda um w10m.

          1. Ok. Você realmente não entendeu.

            Estou dizendo que esse rumor do Andrômeda não muda em nada para usuários finais, não muda para os desenvolvedores. Só muda para a Microsoft.

          2. Para usuario final realmente não, para devs, tem mais usuários e só isto, para a MS, sim, vai saber o que ela quer fazer com isto.

    1. Com certeza. Se vier uma versão com todos, ou quase todos os recursos do pc, ai sim teremos um smartphone completo que deixara todos os outros no chinelo. Mas ate lá, é melhor ficar com o android mesmo pois ele esta mais completo por enquanto.

      1. O artigo é do Windows Central, mas todos os sites de Windows estão replicando e achando a matéria interessante. Pena que alguns não entenderam, mas vamos fazer matérias com mais exemplos para que entendam.

        1. Boa tarde, Jorge.
          Sim, li o artigo original do Zac Bowden.
          Como afirmei, só está colaborando para confundir a cabeça do leigo.
          Um sistema gerenciado, como o Windows, resulta da união de funções e interface gráfica. As funções ou recursos podem ser previamente disponibilizadas aos demais pela fornecedora do sistema, as API, mas o fato de dois ou mais sistemas compartilharem funções e interface gráfica não significa que sejam o mesmo. As versões completa e runtime (8.0 e 8.0RT) compartilhavam a mesma interface gráfica, mas não os mesmos recursos integralmente, daí, serem diferentes. O oposto também pode ocorrer, dois sistemas compartilharem inteiramente todas as funções, mas possuirem prerrogativa de interface gráfica diferente, como no iOS, onde há dois sistemas de idêntico código de lógica, o iOS para iPhone e o iOS para iPad, na versão 11 são muito próximas quase idênticas, mas há leves diferenças.
          O fato de compartilharem API e núcleo não é suficiente para serem classificados como “o mesmo sistema”. Futuramente, podem vir a serem considerados “o mesmo sistema” caso compartilhem inteiramente as mesmas prerrogativas de interface e as funções para programação, o que ainda não é o caso, mesmo que a aparência entre os sistemas seja levemente distinta, a versão Fall Creator para Xbox nada mais é do que a interface gráfica original pensada pelo Synofsky para o Windows 8.0 desktop, com as mesmas prerrogativas, mas ainda não dá para afirmar que essa seja a definição, afinal toda hora o engenheiro chefe de Design, Belfiore, altera as prerrogativas, já está indo para a quarta tentativa, sem gerar os frutos que se esperavam em termo de adesão da industria da programação.
          Enfim…

  3. Enquanto ela está preparando os sistemas, o Tizen 4.0 é verdadeiramente universal, ele sim é o mesmo sistema (sem nenhuma mudança de arquivos) e adapta ao tamanho das telas

        1. Se for mesmo, android, nunca que é universal e nunca que seus apps se adaptam ao tamanho da tela, ficando todos desconfigurados em telas maiores.

          1. Dai temos que chamar a Nintendo para ela explicar como faz um Tablet fraco se tornar um Console de mesa superior ao PS3 e ao 360.

      1. Errado, ele falou que o Windows 10 Mobile irá existir, e que o Windows 10 Mobile irá se tornar ARM64, e você fica ai, fingindo que não, fingindo que ele disse diferente.

  4. Engraçado isso. Dizem que será um único Windows para todo tipo de dispositivo, inclusive um smartwatche, todos os dispositivos vestíveis, e provavelmente raspberry pi pi, tudo, é provável até que rode em aparelhos que saem com Android de fabrica. Menos os atuais Lumias. Como pode isso?

    1. Porque ele necessitará de uma configuração específica para isto (ARM64) o que os atuais lumias, exceto o 950, não tem. Ignorando o fato de que o 950 tem 2 anos e talvez não tenha o que se pede para rodar nele. Mas se tu tem um Lumia, 640XL ou os que vieram com o W10m de fábrica, relaxa temos a RS3 e a RS4. Para receber, e também suporte até 2019, por enquanto, sabe se lá se a MS não expandirá?!?

      1. Além do mais, o 640 ja deve ter uns 3 anos no mercado e até 2019, com certeza tera que trocar de aparelho, assim como muita gente, ate mesmo os androids.

          1. Não é nem pedir muito , apenas como uma despedida… , de certa forma quando você desce a central de notificações já tem uma transparencia , basta eles passarem pro plano de fundo.

          1. Se suportarem sim, aí seria escolha da MS. Mas segundo a politica dela, acredito que recebam as primeiras versões, depois eles tirarão, igual fizeram com os legados.

          2. os x20 n teve w10 oficial por escolha da MS e n impossibilidade tecnica. prova disso é q da p instalar extraoficialmente e roda dentro aceitavel a depender do dono do cel.

            os x30 n teve creators oficial por escolha da MS. e n impossibilidade tecnica. prova disso é q da p instalar extraoficialmente e roda dentro aceitavel, alem de q mais fracos como L640 recebeu oficial.

            portanto n sera nenhuma surpresa o ‘novo w10 ara cel’ puder rodar em 950 e ate em x30 x40 e a MS simplesmente ESCOLHER n liberar.

          3. Entendo cara, o meu era o 630, rodando o windows 10 anniversary, mas a situação aqui é outra. Tu consegue rodar o windows x64 em uma placa x32 de 1Gb??

          4. ai é q ta. qm disse q sera assim? qm confirmou? q SO é? vai ser como e exigira oq? ngm sabe. por isso q no fim das contas sera escolha da MS.

            ja mostraram L950 rodando o tal cshell ai depois dizem q n vai liberar.
            se tiver uma impossibilidade tecnica e for so por isso q n libera ai sim. so resta esperar, mais e mais e mais kkkk

  5. Comprei meu Quantum MUV UP e fui buscar hojé, hehehe Topzão , agora so vender o Lumia 640 por 300 pra sumir logo kkkkkkkkkkkk brincadeira a parte, achei muito bom o lumias so que a MS so vacilando com o Sistema Próprio dela

        1. Valeu,,, estou com o 1520 desde o final de 2013, e aguardando os próximos passos da NOKIA.
          Então não pretendia investir muita grana em um Android, você comprou ele aonde ?
          Enquanto sobreviver meu 1520, fico aguardando, mas é muito bom saber que temos alternativas..

          1. ha sim entendi foi por nada, então eu comprei ele nas americanas no site e com o parceiro deles na Direct Stock no boleto por 686 conto e saiu por 726 conto por causa do frete de 29, pouquinhos centavos rsrs , mais é muito bom e era o último no stock da direct stock tive muita sorte mesmo em rsrs, boa sorte pra troca por um android 😀 bem melhor do que windows 10 mobile

  6. Andromeda OS, quem lê isso, acha que é outro sistema operacional, já li várias matérias sobre isso e maioria dizem a mesma coisa, o Andromeda nada mais é que fazer com que o Windows 10 se adapta e reconheça a tela e o tamanho da tela e se ajuste. Porém sobre a Microsoft atrair usuários para seu setor mobile, ela terá que rebolar muito, mas muito mesmo, pois ela se queimou com tantas alterações, desistências e ser nada clara.

  7. E fora este ninho de nerds aqui no site, alguém sabe desta maravilha? Ainda resta alguma credibilidade a Microsoft no mobile para poder voltar? Eu acho que não, nisso o Nadella fez um ótimo trabalho, acabou com qualquer hipótese de volta, mas botem fé nisso, pode ser que seja agora.

  8. O problema da Microsoft é não atrair os desenvolvedores para fazer aplicativos dignos para sua plataforma. Eu gosto bastante do sistema Windows 10 Mobile, mas já estava cansado de não ter os aplicativos de utilidade que tinha no Android, como o Citta Mobi o Yugioh Duel Links, entre outros, fui obrigado a ir para o Android. Peguei um Zenfone 3, que roda lisinho, os apps não fecham na sua cara, enfim. Espero que a microsoft resolva o que vai fazer com seu sistema mobile, pq essa enrolação de: “Agora vai”, não cola mais. Anos de agora vai!!

    1. O problema da Microsoft é a google e a apple meter cunha nos desenvolvedores para nao desenvolverem para a Microsoft. É muito estranho a Microsoft ter ferramentas de programação que facilmente adapta aplicações apple e android para windows e quase nenhum desenvolvedor a usa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *