Apesar de tudo, o plano de Nadella segue implacável

Hoje vamos falar sobre um sujeito não tão carismático quanto seu antecessor, Steve Ballmer, também não é alguém que coloca os fãs da empresa acima de tudo, seu objetivo é um só – fazer a Microsoft lucrar – e isso é bom. Claro, vamos falar de Satya Nadella, o indiano que calou a boca de muitos, e que possivelmente irá silenciar tantos outros.

A era pós-PC se aproximava na cabeça de alguns analistas, e como sabemos, a Microsoft estava longe de obter o sucesso em termos de participação no mercado de tablets e smartphones. Com as as vendas de PCs em queda livre, muitos alertavam que a empresa iria cair junto com os computadores, longe disso, graças também a estratégia de Nadella e sua nuvem, a empresa continua com a saúde financeira implacável, mas nem tudo são flores e alguns problemas devem ser resolvidos.

O Bing já sangrou muito dinheiro dos cofres da Redmond, mas hoje, finalmente, consegue dar lucro para a empresa, só que não é dele que vamos falar. O foco aqui é Windows 10 e o Windows 10 Mobile.

O recomeço final

nadella-and-elop

A Microsoft tem um sonho antigo de unificar tudo, mas não algo que somente ela sonha. O Ubuntu deve ser a “alternativa Linux” que será lançada em 2016, o Android deve se unir ao Chrome OS em 2017 e a Apple deve mostrar suas armas dentro de três anos. Percebam, não é fácil unificar sistemas.  Fazer um aplicativo rodar em uma infinidade de dispositivos é uma tarefa que só a Microsoft conseguiu fazer.

Foram necessários vários recomeços, desde o Windows Phone 7 até os dias de hoje. O WP8 “emulava” apps do WP7, no WP8.1 já “emulava” apps do WP8, e assim por diante. No Windows 10 Mobile a coisa continua, tanto é que não existe o “Retomando” em seus apps nativos, só acontece isso em seus emulados, exemplo disso é o WhatsApp e o GroupMe, o segundo não “retoma” nem com reza de santo.

Finalmente, o Windows 10 Mobile foi construído como uma plataforma universal que aproveita apps antigos, e também que oferece vastos formatos para a criação de novos apps. Como a Microsoft atingiu o unificação ideal é esperado que não mais recomece, mas sim evolua, tornando o Windows um serviço.

Acreditem, Nadella ainda não errou

logo-wp10

Como assim? Até mesmo com tantos atrasos? Abram os olhos, tudo foi calculado. O Windows 10 foi lançado no final de julho, a Microsoft já sabia que o Windows 10 Mobile “iria atrasar” tanto é que “priorizou” a versão para desktop, mas será que realmente existiu prioridade? Claro que não, longe disso, Nadella só jogou com uma das armas que uma plataforma universal possui.

A Microsoft não poderia perder tempo, lançou o Windows 10, mesmo com bugs, assim como fez no Xbox One – e ninguém morreu por isso –  para depois foi “remendar” os sistemas, algo que não é tão fácil de conseguir com o Windows 10 Mobile, pois são vários aparelhos que receberão um novo sistema “recomeçado do zero” respeitando o Windows Phone, outro sistema de atualização lenta, mas que chega. Em outras palavras a Microsoft lançou o que poderia lançar em prol do Windows 10 como um todo.

Isso deu certo! Já estamos vendo aplicativos de qualidade entrarem no ecossistema Windows. Não foi preciso emular apps do Android até então, como Ballmer apoiava. Aplicativos que sumiram da loja já anunciaram a sua volta, outros que são sucesso no iOS e que nunca foram lançados para Android, estão no Windows 10. Já vimos apps funcionarem melhor no sistema da Microsoft. Ninguém duvida, os aplicativos universais são sucessos, e pasmem, o Windows 10 Mobile não precisou ser lançado para isso – quem acreditaria nisso? Nadella.

O sucesso dos desktops gera sucesso no mobile, a força “universal” está sendo mostrada na prática.

E os atrasos?

O Windows 10 Mobile deveria ter sido liberado neste mês, mas deve ser lançado apenas no início de 2016. Isso gerou revolta em muitos e ameaças de largar a plataforma, mal sabem eles que você pode instalar o Windows 10 Mobile pelo programa Windows Insider. O Lumias 950 e 950 XL receberam sistemas em beta … pelo menos os reviews apontaram isso – É isso o que a Microsoft tem em mãos.

O Windows 10 no mercado já ajuda o Windows 10 Mobile a ganhar tempo para que a empresa o estabilize.

Lumia 950 no Brasil?

Lumia-950-Continuum-Dock-teclado

Nadella só entra aonde tem lucro, nem que seja a longo prazo. No nosso país, a Microsoft lucra com os dispositivos “baixo custo”, temos uma reestruturação de fábricas, uma crise interna com dólar nas alturas. Vamos aceitar, pode ser que a empresa não tenha uma boa perspectiva de lucro.  Ele vai ter que fazer o Windows Phone lucrar, já vimos isso com o Surface, Xbox e até com o Bing. Agora tem que ser o Windows Phone.

Até o exato momento, tudo parece ser como orquestrado. Claro que muitos fãs não gostam de suas estratégias, mas é fato que tem dado certo já que possibilitou notoriedade do  Windows 10 Mobile (sistema que nem nasceu) a uma comunidade de desenvolvedores de respeito.

194 comments on “Apesar de tudo, o plano de Nadella segue implacável

  1. Pior que é verdade. Mesmo com tanta noticia trágica ultimamente no wp, cada hora aparece um novo app universal. So o marketshare melhorar e vir mais e melhores apps que eu volto pro wp

  2. Texto excepcional! Realmente maravilhoso e gostoso de se ler… Eu não abriria mão do Windows em Smartphone independente de qualquer coisa, imagina com um bálsamo para os olhos como esse… Parabéns ao autor do texto. Ele é verdadeiro e muito esclarecedor, principalmente para os desiludidos e haters dentro da própria plataforma, que usam o Windows mas sempre estão achando que a grama do viziho (Android/iOS) é mais verde! ¬¬ – Sendo que não é e nem nunca será!

  3. Excelente publicação, Windows Club! Sobre os apps universais, FELIZMENTE tudo está dando certo… Só vejo apps de qualidade e universais na loja e a curto prazo muitos ainda serão publicados! Todos os dias eu vejo um e é aos poucos que o sucesso vem sendo conquistado! Uma excelente estratégia por parte da Microsoft, mesmo não agradando a alguns…

  4. Uma coisa que ainda nao tinha reparado e materia me fez ver foram os apps nativos do w10.. Realmente nao tem retomando nem no meu 630 com 512mb de ram!!

        1. Nossa velho, olha isso! Esse design cheio de iconezinhos…..horrível. Olha a poluição da barra de notificação! Pra que isso. Se o WP acabar não sei o que fazer.

          1. se acabar parto para o ios, comprei um xperia de 600 reais o bixo travava pra caralho, ai me falaram q é pq comprei um celular de entrada, então comprei mais um xperia no valor de 1300 reais, e adivinha? travava por bosta (sempre gostei de utilizar bastante app) agora na black Friday comprei um lumia 640 de menos de 500 reais para testar, rapaz to impressionado o bixo é bom d+ não dá para pensar em voltar no android nunca mais.

          2. O IOS é muito bom mas é caro. E também tem um mar de ícones. A parte visual do sistema é muito importante e hoje só o da Microsoft que acho elegante e fácil de usar.

          3. O que me deixa irritado no iOS é a variedade de personalização. É só aquele fundo branco com highlights azuis obrigatórios, ícones na tela inicial (Se é que aquilo é uma tela inicial), onde você não tem opção de movê-los para uma única folha da tela inicial e deixar uma vazia, central de ações e notificações sem muito o que mudar… Com o tempo é bem fácil enjoar da interface do iOS. A única coisa que dá para mudar lá é o papel de parede.

          4. Mas Ios tem opção de pastas q deixa o sistema bem melhor, eu curto, só não acho q o custo x beneficio valha, mas q o sistema é bom sim ele é.

          5. Citei essa função pq vc disse q ios é um mar de ícones.. Sei q windows tem pasta (particularmente não gosto, prefiro grupo de tiles como no pc).

          6. Pois é Pedro…custo x benefício do iOS, eis a questão que não quer calar. Será que vale à pena parcelar em “mil x” um celular pra ostentar no busão, trem, metrô, etc ? Pra usar apps que outro bem mais barato rodando Win daria conta perfeitamente ? Sem contar o que poderia ser feito com o “troco”, não ?

          7. Eu acho que vc exagerou em falar que tanto um celular mais caro quanto um barato possa travar tanto assim, eu sai do windows phone principalmente pela inconsistência do windows 10 mobile e não venham falar que é um sistema BETA porque ja está na versão final, o engraçado é que o android tem a fama de travar muito, comprei aqui um LG volt 4G ja tem um mês e pouco e estou gostando bastante, está bem melhor do que o windows 10!!!!

          8. Diz isso para meu pai, q ficou com o cel de 1300 e ja engavetou para voltar para seu lg simples, pois segundo ele o sistema era bem ruim.

          9. Seu pai é seu pai, não adianta o android pegou a fama de travar de mais, mas de um tempo pra cá a Google deu muita atenção ao sistema e as empresas que a utilizam prestaram a atenção e poliram os sistemas deles!

          10. Matheus, enquanto o Android for um sistema emulado, ele nunca será estável. Aceite, o Android detona recursos, não gerencia apps em segundo plano bem e deixa os processos monopolizarem o uso da CPU. Só para mular o sistema ao iniciar, vai metade dos recursos.

          11. Pelo menos ele está me satisfazendo, coisa que o windows phone não estava, principalmente na versão 10, é isso que importa!

          12. Eu estou sim! Larga de ser fanboy, eu uso qualquer sistema e EU tenho o direito de dizer que NAO estou satisfeito com o WP porque eu utilizei ele por muito tempo e agora estou no android e estou bem mais SATISFEITO! se um dia eu tiver a oportunidade se ter um iphone eu vou avaliar o sistema também por que até hj só olhei ele por iphones de amigos!

          13. Mas você está sendo um. Eu usei Android, sei do que estou falando.
            Os seus comentários estão cheios de críticas incoerentes e ficam exaltando o Android como o perfeitinho. Calma lá, cada um usa o que quer e se o Windows não te satisfaz, não sei o que faz aqui.

          14. Mas vc exalta o Windows Mobile como se ele fosse perfeito. Vemos a enorme quantidade de usuários que estão insatisfeitos, da mesma maneira que achamos usuários insatisfeitos no android e no iOS. Então vc tem que respeitar a opinião das pessoas e não querer convencer a pessoa que ela está errada.

          15. cara ae vc falou uma coisa certa se ta te satisfazendo continua usando ele.
            Mas só n da hater no que n te satisfez pq do mesmo jeito o android n satisfez a maioria de nos mas o WP satisfez. é so isso cara.

          16. cara serio que vc saiu pq vc estava usando um sistema alpha nem beta era?
            serio jesus eu escutei isso?
            Cara se vc n é desenvolvedor ou não gosta de bugs n use um celular com sistema beta, aprende isso pelo amor de deus. sei tb que o android deu uma melhorada, mas até hoje todos os que eu conhecem dão o maldito erro de fecha o app.

          17. E vc acha que já não fiz todas essas modificações no Android quando tinha um? E eu sempre voltava pro original. A verdade é que a interface dele cansa. (Minha opinião)

          18. “Androido” como um todo é cansativo. Justamente por isso, após o amadurecimento do ecossistema Win10, muitos migrarão do sistema “droidão”, para o mais sensato, clean, sóbrio (rs).

      1. A experiência que tive com android poderia ser comparada ao Windows ME. Funciona, tem os apps…mas é um format por semana, ou mais. To fora. Win10mobile wins

    1. Nem nos apps já universais. Pode reparar, aqueles que foram feitos para Windows 10 Mobile, todos restauram imediatamente. Agora, Whatsapp, continua um porre.

  5. Acho realmente interessante surgir os apps universais para o Windows Mobile sem ele ter sido verdadeiramente lançado. Agora, os apps universais da Microsoft deixam a desejar, tenho o 1520 e ainda estão muito fracos, seja Contatos, E-mail, Calendário, Groove. O telefone é parrudo e vejo que ele é mais lento com o WM10, claro, ainda está em beta. Mudei de plataforma há 6 meses e apesar de gostar, o robozinho está muito, muito bom e muito a frente. Ainda instalo as builds e testo os apps universais. Quero em breve poder retornar a plataforma.

  6. Acho muito cedo essa “comemoração”. Melhor esperar realmente o wp 10 ser lançado pra ver oq da. Era obvio q iria existir app universais afinal o novo sistema foi construido pra isso. Mas até agora não vi nada de tão extraordinario ser lançado, td nas promessas de sempre. Enquanto isso segue sem os aplicativos principais de qualquer plataforma. E não me venha falar de aplicativos piratas por favor!
    Aguardemos o lançamento do w10 mobile pra tirar alguma conclusão. No meu ver a situação continua a mesma…sucesso nos pcs, fracasso nos celulares.

          1. Só q se a google quiser ela tira o app da loja né? Na verdade a google sabe desses aplicativos mas faz vista grossa pois querendo ou não acaba utilizando os serviços dela. Lembrando q a google tirou da loja o app do youtube q a microsoft fez em 1 dia.

          2. é ela tirou sim…
            outros apps clientes usam o serviço do google, como a Microsoft teve permissão de usar os serviços também… mas pq a google quis remover da loja o app do youtube criado pela Microsoft? e não tirou dos outros devs também?

    1. Mas tá algo extraordinário sim. Principalmente nos EUA onde apps populares chegaram aos montes.

      Os “apps piratas” lembrem-se que possuem mais recursos que os oficiais das outras plataformas como o 6tag, Tubecast, Perfect Tube, e tantos outros.

      Já temos apps universais pra tudo, muitos funcionam melhor que o iOS e Android, outros nem chegaram ao Android, e repito, o Windows 10 Mobile nem nasceu de fato.

        1. acompanhe as notícias deste e de outros sites de tecnologia que você vai saber que apps são esses cara… sua crítica é que não está no padrão da matéria… “apps piratas” com recursos a mais isso sim, agora vai querer um relatório de todos os apps e cada recurso que cada um tem? aaaah faça-me o favor cara –‘

      1. Apps piratas nao entram na Windows Store? Kkkkk. Que mundo você vive? O que mais tem la é aplicativo falso, principalmente dos aplicativos mais famosos que não existem na plataforma. Menos cara.

        1. Apps piratas que são identicos a originais que servem para roubar suas informações? Apps spywares? Apps adwares? Nunca vi. Não confunda genéricos com piratas.

          1. http://www.talkingwindows.com.br/reviews/apps-falsos-do-here-maps-esta-aparecendo-na-windows-store/

            http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/apps-falsos-do-whatsapp-e-facebook-aparecem-em-loja-do-windows.html

            10 segundos de pesquisa e aparece isso. A loja só não é alvo mais frequente, por ser pouco utilizada devido a cota ridícula de 2,5% de mercado. Se tivesse pelo menos uns 10%, veriamos todo dia matérias sobre o assunto. Então não viaja cara.

          2. Eu postei vários links aqui com matérias sobre aplicativos falsos, mas o moderador esta apagando meus comentários. Acho que é assim que ele lida com críticas. Bem, matérias e mais matérias sobre aplicativos falsos existem na internet, nao vou postar se novo.

      2. tá…blz. Pra vc um app pirata é um clone do original é isso? Então me explique um aplicativo que não tem autorização usar um serviço de outro é oq?

        1. mas até agora não vi nenhum app que usa os serviços de um app oficial… só vi uns que usam a nomenclatura parecida/igual, os serviços não, até pq precisa de permissão, e se tem permissão é cliente

  7. Xbox não saiu com bugs. Era perfeitamente funcional. Funções foram adicionadas com o tempo, ao contrário do Lumia 950 e 950XL que até lojas não estão recomendaram a compra…
    Lançar aparelhos novos com um sistema BETA foi um baita tiro no pé.
    Foi calculado o atraso? Não viaja… Essa ideia de que o WP emulava o anterior não existe. Vc faz um sistema novo, mantendo todos os recursos legados….
    Não tenta defender o indefensável achando que o Windows 10 Mobile é feito por Elfos e tem uma torneira de Nutella. Falta MUITO ainda…
    Mais uma vez estamos com uma versão do Windows Phone / Mobile esperando a próxima versão pra ser a matadora. Dessa vez é um Windows 10 Mobile “BETA” que está esperando o final sair… Dai depois vai ser o próximo update que vai ser o “matador”.
    Enquanto isso, mal passa de 4% de participação. EUA acho que nem chega a 4%, China um outro grande mercado praticamente inexiste Windows Phone / Mobile lá….
    Comparo o Windows Mobile ao Internet Explorer… Pode até estar melhorar, mas já está tão estigmatizado, que vai ser mais viável recomeçar e fazer algo novo ( Edge ).
    Será que a Microsoft vai aguentar mais uns 2 anos investindo em um sistema que desde 2010 não cresce?

    1. O Windows 10 no Xbox One tinha problema ate para trocar o papel de parede, como não teve bug?

      Nunca vi loja recomendar Windows Phone, qual seria a novidade? Nos EUA e na China cresceu mesmo com escassez de apps no último mês.

      Windows Phone para a Microsoft é troco de pão, e agora com o Windows 10 não tem sentido no abandono, isso são mitos que falaram do Bing e do Xbox sem sentido.

    2. Ela segurou o Bing por 6 anos só dando prejuízo, até 2015 começar dar lucro. Office e Windows vão muito bem e este é o ganha pão dela. Por enquanto, Windows mobile é só um hobby, assim como o bing foi.

      1. A Microsoft não vai largar o setor mobile. Acho isso meio que óbvio. Ela vai insistir até dar lucro como o bing. Ai, quando todo mundo enjoar dos outros sistemas cheio de iconezinhos, vão começar a migrar. Assim espero.

  8. É. Com o novo ano veremos as novas travessuras ou gostosuras do Windows fone.
    Penso que o Google manteve bem o desempenho/inovação no mercado;
    A Apple tem perdido clientes alucinados pelo antigo sistema de Jobs.
    Seria uma época para pescar novos clientes. Também penso que é muito trabalho para uma empresa software/hardware/logistics/marketing.
    Microsoft, tem uma cruz em teus ombros, não tem ninguém com inveja de ti, esperamos que faça milagres, mas não seja crucificado por teu fardo.
    A Nokia não aguentou no passado. e querem que ressuscite como salvador dos smartphones.
    Sou Ateu, graças a deus.

    1. Hahahahaha, melhor comentário.
      Nokia? se retornar, será como a Noiva Cadáver, fria e fraca. As novas gerações nem sabem o que é Nokia, infelizmente. Saudades quando ela era Nokia Corporation, não quero ver um Foxconn camuflado de Nokia com máscara de iPhone rodando o robozinho verde com cara da maça mordida, tentando ter o desempenho das janelas.

    1. Ballmer era carismático (developers, developers, developers!), mas na hora das apresentações. Como CEO da Microsoft, não. Foi um bom amigo para Bill, mas ele podia escolher uma pessoa melhor para representar a empresa naqueles anos.

  9. Mesmo assim não custava nada Gabe Aul ser mais responsável , do que ficar prometendo , que em Dezembro o sistema seria lançado , sabendo que seria difícil . Até acredito em Nadella e em seu conceito , mas o ano 2016 será o divisor de águas , ou vai ou racha . O sistema julgo excelente , agora custava liberar um misero LED de notificações , ou seja outra promessa não cumprida .

    Se já são 2 anos de desenvolvimento , já era hora de resolver tudo isso , pois precisa fazer essa roda girar . A concorrência está ai e muito bem estabilizada , por isso tem que correr atrás do prejuízo .

    Se esses apps universais chegarem com força , como estamos vendo , ai será um sucesso . Tem muito chão e a caminhada ainda é longa , só iremos ter uma ideia a médio longo prazo do sucesso ou não desse sistema , mas apoio , contanto que a Microsoft cumpra prazos e metas estipuladas !

    Olho vivo Nadella !

    1. Vinícius, Gabe Aul já disse que o Windows 10 Mobile já possui dentro de seu código suporte às notificações LED. Agora, fica na mão das OEMs produzirem os drivers para fazer funcionar, além de fazer dispositivos com LED. E outra, também é preciso as desenvolvedoras dos Apps incluírem em seus aplicativos as notificações por LED.

      A concorrência está estabilizada por pegou o bonde na estação e sentaram na janela. A Microsoft já pegou o bonde andando e isso foi o principal empecilho do sistema alavancar. Além de pegar o bonde no caminho, o sistema foi lançado muito pre-maturo e com um conceito extremamente minimalista; Foi um sistema de 2007 no ano de 2011, onde as pessoas queriam redes sociais, filmes, vídeos, música, streaming, milhões de fotos, enfim, uma central de mídia, um PC de bolso e o que elas receberam foi uma calculadora colorida. É fato, o erro da Microsoft não é o Windows 10 Mobile, ele é a solução! O erro foi o Windows Phone 7.

      Eu por exemplo, se não tivesse uma péssima experiência com o Android no começo, eu jamais estaria no Windows. Tive um Lumia 710 com Windows Phone 7.1. Aquilo servia só para SMS, ligação, Whatsapp e mal acessava o Facebook (Internet Explorer não carregava a página otimizada para devices móveis naquela versão).

      A Visão de Ballmer sobre o Windows Phone foi equivocada, simplória, não foi na mão da pioneira Microsoft. Windows, devia ser sinônimo de completo. Devia remeter às pessoas um PC de bolso, e, no começo foi, até elas verem que o Windows Phone 7 não era nem o menu iniciar do Windows 7. Uma empresa como a Microsoft que conseguiu, em 1992 fazer seu sistema ser o mais vendido e o mais usado até hoje, esmagando o concorrente, (Lembrando que o System vulgo Mac OS/OS x, já existia, e tinha interface gráfica bem antes do Windows) não seria capaz de lançar um sistema tão pobre. Coitado do Bill Gates, devia ter escolhido melhor seu representante naquela época.

      Agora, é a chance da Microsoft se consolidar no terceirão (SIM! Ela não vai passar disso tão cedo, mas pode aumentar seu share) e ser a pioneira na Universalização. Querendo ou não, isso é uma inovação e para o futuro vai fazer muita diferença.

      É isso.

      1. Verdade cara. Acredito nisso tb. E acho q muita gente no futuro, vai querer ter um “cel” que, com os devidos acessórios poderá ser usado pra tudo, seja em casa ou na empresa. Ao invés de ter “vários” produtos.

    2. varios jogos, programas e aparelhos precisam de anos, até estar bem estruturado. eu gosto de ser early adopter. como exemplo cito o jogo shenmue. acompanhei todas as noticias desde o desenvolvimento no saturno em japones até seu lançamento efetivo no meu dreamcast. passando pelo xbox, e agora a ultima parte em shenmue 3. (sim, eu dei dinheiro para a sony no kickstarter.)
      Outro projeto muito interessante foi o “projeto colméia”. (não lembro do nome correto). se tratava de uma busca do tesouro ou uma série de pistas pela internet de passo a passo. no fim. tinha um video secreto para o lançamento do xbox.
      Até mesmo para a tv brasileira, comprei um conversor uma semana antes do governo liberar o sinal hd. era engraçado ver todos os defeitos e artifícios enquanto a rede tv e a globo se desdobravam para fazer funcionar. inovaram muito mais do que as outras empresas.

      Acho que tem muito entusiasta na propria microsoft. e por isso tem tanta informação oficial e não oficial de pessoas que trabalham lá.
      não vou recriminar ninguém que prefira estar acelerando em uma estrada asfaltada, com todas as placas e no ar condicionado, mas prefiro pegar meu jeep no fim de semana, e fazer trilha em leito de rio. (depois ficar em casa consertando o que aconteceu).
      tem gente que vai do ponto A ao B, eu prefiro curtir o caminho como early adopter ou insider.

  10. Essa matéria parece mais uma carta de alento, desculpa, justificativa e etc. que qual quer outra matéria de informação. O caso éque a Microsoft foi incompetente com os Windows 10 mobilee desktop. Foram tantas promessas, tanta ludibriação que seus usuários, estão ficando com um pé atrás. E mais, Nadella sabe que se o WM fracassar os lucros da empresa vai cair drasticamente. Eu gosto dessa política do Nadella, só visando lucros. Um cliente satisfeito, volta e provavelmente vai trazer outros. E isso sim vai começar a gerar lucros.
    Hoje, eu não indico Windows Phone mobile a ninguém!!! Só meu sobrinho hoje aqui em casa não tem Windows Phone.

    1. Só comentamos fatos até então. Se achou alguma inverdade, por favor, aponte.

      Não sei que tantas promessas ou ludibriações foram essas. Acho muito “mimi”. Claro, minha opinião.

      1. Então quer dizer que atrasos fazem parte do “plano orquestrado” de Nadella e sendo assim da microsoft?? Ele vai fazer o Windows mobile “lucrar” desse jeito?? Esses são os fatos??
        Promessas. Cadê o led de notificações, Cortana Windows 10 mobile final, gravador de ligações, findy my phone e etc.??? Poxa, não é porque gostamos da plataforma que temos que fechar os olhos para os seus defeitos e atrasos!!!
        Eu mesmo dei ate dia 15 de janeiro para Windows Phone me surpreender, após essa data, vou pela primeira vez testar um android ou IOS esse último se a grana der. Hehehe

        1. Que atrasos? Que eu saiba, podemos definir um atraso, quando marcamos Hora, data e local e não comparecemos lá quando previsto. Em nenhum momento foram definidas datas, exceto ao Windows 10 desktop. Então esse mimimi de atrasos não faz sentido.

          1. Ele fala, mas não vi nenhuma mensagem dele dizendo “O Windows 10 Mobile VAI sair dia 17 de Dezembro de 2015 às 6 horas e 45 minutos e 25 segundos”. Só vi mensagens de “Windows 10 Mobile PODE estar disponível em dezembro”. Nada bem definido, como é o esperado.

          2. Para mim, o simples fato dele ter falado que em dezembro a Cortana estaria disponível para os insideres e windows 10 para os demais já é o bastante. Não vou ficar aqui mais discutindo aquilo que pra mim, é o certo e o que foi anunciado. Se para vocês essas demoras estão lhes agradando, e vocês acham normal, pois, fazem parte da estratégia de Nadella, tudo bem. Agora a minha pessoa continua insatisfeita, e achando que falta empenho da equipe. E se duvidarem quando lançarem o WM para o povão, o mesmo já vai vir defasado.

          3. Não, ele não afirmou com exatidão. Acho que você deve saber que “pode estar” quer dizer algo incerto, onde há a possibilidade de acontecer, como também há a possibilidade de não acontecer.

          4. Ele não afirmou uma data, porém afirmou o mês!!! Sendo assim para mim ja basta!!!
            Tenha uma coisa em mente. Eu quero ver o vem do sistema porém estou insatisfeito com a demora sendo que quando a microsoft quis, ela demonstrou sua capacidade. Estamos sendo jogado de lado, essa é minha opinião alem da falta de empenho da equipe.

        2. Tudo isso aí já tem. Falta fabricantes usarem. Mas saiba que a MS não prometeu quase nada disso. Exceto Cortana em BR neste ano.

          Claro que se pudesse estaria tudo pronto e perfeito, mas não tem condições, logo nadella teve que jogar com a plataforma para que ela já começasse a crescer sem ao menos ser lançada – e deu certo até agora.

          1. Respeito sua opinião, porém não concordo!! Pelo simples fato de que a microsoft mesmo ter divulgado os mesmo e ter as vazado.
            Eu mesmo tinha um lumia 1520, que foi roubado, ai eu comprei um 640XL, “que eu digo que foi meu pior celular” por causa do find my phone. Para minha surpresa após a compra vi que o mesmo não disponibiliza do recurso. E isso não depende das fabricantes e para agravar a situação a própria Microsoft é a fabricante.

      2. Mimimi ? Com certeza !!! Fora q teve “audiência”, ai ferrou tudo. Porque na verdade, só quer “causar” no blog. Olha as palavras do “citizen”………”Eu mesmo dei ate dia 15 de janeiro para Windows Phone me surpreender, após essa data, vou pela primeira vez testar um android ou IOS esse último se a grana der. Hehehe”

        1. Meu brother, se depender de pessoas como vc, um fãboy da velha guarda, o sistema já estava pronto desde windows 7. 0. E quem precisa de “audiência” aqui é você. Se ter opinião diferente é ficar de mimimi eu só posso mandar você crescer. Não falei mentira alguma e tratei todos com respeito!!! Para mim, é isso que vale!!!

    2. Danilo Marciano, você, como uma pessoa ciente da existência do Windows Mobile, tem essa visão de atrasos. Agora os milhões de pessoas que não fazem ideia do que é o Insider, nem da existência do Windows mobile nem sabem que isso é um atraso.
      Quem taxa de atrasado são os usuários que testam o sistema e querem vê-lo pronto logo. Tudo em seu tempo. Se está insatisfeito por que acredita em cegamente em rumores e invenção de muitos blogs, você passa a não ser mais o público alvo da Microsoft.

      1. Rapaz, concordo que “…tudo em seu tempo…”!!! Porém, já foi tempo demais!!! Não achas?? Desde do de 2013 para 2014, já passando por 2015 e entrando em 2016. E outra estou aqui porque eu gosto da plataforma e eu estou vendo a Microsoft a larga de lado!!! Talvez, essa deva ser a forma deles matarem a plataforma. Não acredito em rumores apenas eu leio e tiro minhas conclusões e faço outras pesquisas.
        A Microsoft, já mostrou que quando ela quer, ela é implacável!!!

        1. Danilo, até o início de 2014 o Windows Phone não tinha pretensão alguma de se remodelar. Tudo indicava que “É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte”, até Nadella e a equipe de desenvolvimento resolver por em prática o antigo plano de unificar a plataforma. Digamos que 2012, 13 e 14 não contam para o Windows Mobile. Windows Phone morreu, aquele sistema com aquelas limitações está com dias contados! E outra, desde o início, quando o sistema unificado foi identificado como Threshold, já sabíamos que o ano para o projeto ser concluído era 2016! Tudo começou em fevereiro de 2015, nada fica pronto e bom da noite para o dia.

        2. Pera, matar a plataforma? Oi? O próprio Windows Mobile 6.x viveu minguando atenção das empresas e continuou vivo por anos até surgir o Windows Phone! Eu não vejo abandono nenhum. Não é assim também “Ah fiz um sistema, não gostei, vou parar.” Existem contratos e MUITO dinheiro rolando.

          1. Eu sei existe contratos. Porém eu não estou vendo empenho satisfatório da equipe. O WM, sempre é renegado a ultimo plano. Veja que os bugs, são resolvidos logo em outras plataformas e no WM, levam muito tempo para resolvidos. Eu sei que programar para desktop é mais fácil que para mobile, porém os caras estão exagerando.

          2. Entenda de uma vez: Windows 10 Mobile é um só corpo. Ele é feito em uma única peça de linhas de código, logo, corrigir bugs simples pode se tornar num pesadelo. Só quem teve contato direto com programação, sabe o que é corrigir bugs nos códigos. Um errinho no começo pode cagar todo o sistema. É por isso que “parece” devagar, mas não é, é até rápido ter pelo menos uma build por mês. Pense, abrir o sistema, checar todo o código, descobrir o erro, implementar correções possíveis sem danificar outra coisa, recompilar, testar em mais de 60 modelos disponíveis e elegíveis ao Windows 10, jogar no Insider. Quanto ao PC, ele é construído em partes, em arquivos containers (dlls) que podem ser modificados sem precisar abrir todo o sistema, é simples, o Bug é na central de ações? Beleza, sabemos onde ir para corrigir.

          3. Ufa ! Grato pela sua paciência em explicar de forma mais detalhada, apesar de resumida ao mesmo tempo. Afinal, algumas pessoas jovens (15 aos 30 talvez), querem tudo pra ontem.

          4. E a versão oficial já saiu??? Para mim, e o resto dos usuários, não!!! Você está sabendo que eles atrasaram mais uma vez, né?? Agora a última build, que saiu a câmera tira fotos em preto e branco, o teclado não funciona direito esta todo bugado e por isso eu demoro para responder, quando tem muito app aberto o aparelho reinicia, o Wi-Fi desconecta, os dados tbm param e toda hora eu tenho que ligar e desligar, o Bluetooth demora muito para sincronizar com meu carro e outros dispositivos, não consigo transferir os mapas para o cartão de Memória, tem vídeos que não abrem nem a pau, fotos somem do app fotos ou ficam fora de padrão e não abrem mais, as fotos tiradas demoram quase minuto serem processadas e se forem tiradas muitas de vez, o aparelho não conseguem processá-las. São esses os bugs do meu aparelho.

        3. Você acha que fazer um sistema totalmente diferente da concorrência é simples. Sim, totalmente diferente. E agora que tem uma luz no fim do túnel, com diversas empresas famosas nos EUA (local definitivo pra vingar o WP) apostando na plataforma. Tem até umas empresas chinesas começando a lançar xingling com WP. Isso é crucial para o sucesso. EUA e China.

          1. Eu sei que fazer um sistema da trabalho, porém o Windows 10 mobile já esta levando tempo demais. E isso já esta ficando meio “chato”.
            A microsoft, não levou, muito tempo para levar o WM para China e junto com ela, em uma velocidade assustadora a cortana. Veja que a maioria das fotos vazadas em sua grande maioria vem daquele país.
            É como eu disse, a microsoft quando quer, é implacável!!! Porém eu estou vendo ela mesmo matando a parte mobile!!!

          2. Eu só vou tirar isso da minha cabeça, quando eu ver o Windows 10 mobile, em plena!!! Dando pau nos concorrentes e mostrando tudo aquilo que nos foi mostrado.

          3. Principalmente se a MS se fizer tudo isso ai numa “velocidade assustadora”, não é mesmo ? Estratégia de médio, longo prazo, pra se chegar a dar “pau nos concorrentes”, nem pensar. Tem que ser pra ontem. Tenha santa paciência Danilo.

          4. Venha cá, uma empresa do porte da microsoft não esta passível a erros não, é??? Paciência??? Desde de 2013 eu comoE muitos estamos sendo pacientes!!! Paciência, tem limite!!! E o meu já está acabando.

          5. Caro Roger. Acho que nossa idade (tenho 41), já vimos tanta coisa nessa vida, que aprendemos a ter mais paciência com certas coisas, como por ex aguardar o lançamento, aprimoramento, crescimento do “WP”. Os mais jovens, a tal geração “Y”, quer tudo pra ontem, tudo tem que ser numa “velocidade assustadora”…dane-se a estratégia global da MS por trás de tudo, afinal, eles são “amadores”.

          6. Não é rapidez, e sim falta de comprometimento da equipe do WM, no ver!!! Poxa, desde do final de 2013 os caras começaram essa atualização, sendo assim já é um bom tempo na minha visão!!! Já saiu o windows 10 para desktops, vão lançar para Xbox e Tablets e se duvidarem para o windows móbile vai demorar mais ainda!!!

  11. E as falhas graves que o 950/XL tem apesentado mundo a fora, são sites especializados no windows, mais voces devem relatar os problemas para nos também, e nao esconder por baixo dos panos

      1. Todos twitters do saudoso Rudy é publicado aqui, o dele reclamando do 950 XL não,
        Eu sou usuario de windows phone, lumia 1520 e 640XL
        Só estou fazendo uma observação, nao leve a mal

    1. Quais falhas graves? Só vi falar sobre bugs que todos os Insiders estão passando.
      O Lumia 950 e o XL rodam versões paralelas às disponibilizadas aos insiders, porém, também não está finalizada.

      1. Exatamente, ela lançou o aparelho, mesmo com o sistema inacabado correndo seus riscos. A empresa não podia perder o timing das vendas e do marketing e por isso arriscou o lançamento

    2. Como é a Microsoft, as pessoas cobram perfeição né. Tem problemas sim. Qual empresa não erra. Lembra da maçã, com o iphone antena gate, apple mapas e telefone que entorta? E pelo que eu vi, os problemas do 950 são software.

      1. O iPhone que entorta virou piada na internet, mas ninguém foi agressivo em comentários, além de não quebrar a imagem de “perfeição” da Apple.
        Mas se a Microsoft lança o Lumia 950 com bugs mínimos (SIM! São mínimos), as pessoas já chegam na voadora.

        1. Cara, “parece” nego falando que sua mulher deve estar te traindo porque ela anda chegando tarde em casa todo santo dia. (Porém ela vem de busão e tá voltando da facu). Já a esposa do “nego”, chega no mesmo horário tarde da noite, apesar de não fazer facu, sair às 18hs do job e vir de carona no carro importado do vizinho melhor “amigo”. Mas…eles apenas estão voltando da manicure.

        1. kkkk. O maior tiro no pé esse ano, na minha opinião. O Ipad Pro. Foi querer entrar em um campo onde a Microsoft brilha com um software profissional e completo. Mas ela achou que podia enganar bobos lançando um tablet com teclado e cobrando muito alto por isso. Pelo que li, as vendas já são um fracasso. E o Surface, um sucesso.

          1. O esquema de vender status, também conhecido como “enganar bobos”, pelo menos no mundo dos tabletes está com os dias contados.

      2. Nao to cobrando perfeição, apenas falando que noticia boa o site publica, mais quando algo sai de errado no mundo Windows/Microsoft todos ficam na sua e finge que nao sabem de nada

          1. Verdade, dessa matéria eu tinha esquecido, se me permite deixar uma dica, mostre mais lado negativo da coisa, é ruim pra gnt que gosta do Windows Phone, mais faz parte.

          2. Mostramos o que achamos necessário. Os usuários já são negativos demais.

            Postamos tudo na dose certa. Não fazemos tempestade em copo de água. Olha que isso dá acesso.

      3. Antena gate, mapas zuados, entortando no bolso ? Que empresa pagou esses micos mesmo (rsrsrs) ? Ah tá !!! Lembrei, a q mais lucra no mundo mobile vendendo “status” acima de tudo.

  12. Jorge, parabéns pelas novas matérias.
    A qualidade dos posts tem aumentado a cada post/dia.
    Continue firme e forte, já em relação aos haters, relaxa e deixa os caras reclamarem. O que for crítica construtiva, pegue para si e melhore, o que for destrutiva, esqueça.
    E viva ao Windows 10 o/

  13. Muito bom texto!! Bom ver uma visão pé no chão das coisas. Os afobados só sabem reclamar, isso sim que desanima. Deixa o Nadela fazer em paz a estratégia dele, os frutos virão. Aliás…ja estão vindo.

  14. Eu só não entendo o porque a MS matou o Lumia Câmera, a Câmara do w10m é horrível, e o IP estático até hoje nada, se o Lumia Câmera retornasse e a opção de alterar IP fosse implantado no sistema, para mim já estaria ótimo.

    1. O Lumia Câmera era um App da Nokia exclusivo para os Lumias. A ideia da Microsoft é chamar mais OEMs e tornar o sistema popular como o Windows desktop (O segredo do sucesso do Android e do Windows desktop são as várias OEMs), assim, fez do Lumia Câmera a Câmera padrão do Windows, tornando um recurso em comum para todos. Exclusividade não é algo que a Microsoft pode ter nesse momento.

      1. O problema é que ela não tornou o Lumia Câmera a Câmera padrão, ela trocou o app, poderia simplesmente retira o nome Lumia, mas não ela colocou um app porcaria que nem se pode utilizar as funções oferecidas, ao menos no 930 aqui tem que deixar sempre no automático para tirar uma foto, mudar iso, abertura do obturador já era trava mesmo.
        Querendo ou não a maior fama dos Lumias são as fotos e suas câmeras

          1. Pois aqui se eu altero alguma coisa trava na hora de bater a foto, voltei para o WP 8.1, já tinha relatado no feedback na compilação anterior e na nova esta do mesmo jeito, relatei novamente, mas resolvi voltar ao 8.1.
            Qual o seu aparelho Dudu?

          2. Aqui o problema é em um L930, fiz restauração do sistema, mas nada deu certo estava irritante.
            Não sei se o problema é pontual
            Outra coisas é para grava vídeos no W10M só duas opções de resolução, prefiro gravar a 720, no Lumia câmera tem a opção de gravar com áudio surround Dolby,
            no w10m nem som captava nas gravações.
            Entendo o que disse lá em cima, mas deveria deixar o app disponível até consertarem e melhorar o app nativo

          3. Eu fiz a instalação limpa, mas o problema continuou então voltei ao 8.1 para ver se tinha dado algum problema no aparelho por conta de tantas quedas, só que no 8.1 está tudo normal

          4. Fredson, no meu 930 também está normal. Eu só estou com problema de regulagem… Quase toda foto que tiro, as pessoas ficam com os famosos olhos vermelhos. Tenho o celular há 1 mês, então não tive tempo ainda de mexer muito, mas até agora está funcionando bem com o WP10.

          5. Beleza Regis, alterando ISO, Abertura, tudo normal?
            Me diga uma coisa, quais as resoluções disponível para filma no seu 930?
            Valeu

          6. Cara, desculpa a demora, só vi sua mensagem agora.
            Tudo normal…

            As resoluções para filmagem disponíveis são:
            1280x720p, 1920x1080p, 3840x2160p… Todas com opção de 24, 25 e 30 fps

          7. Fredson, atualizei o Lumia 930 de um amigo e ele tem opções de até 2K de gravação, além do Slowmotion. Mas também no dele não capita som, mas é justificável, pois trata-se de um problema de hardware de algumas levas de 930.

          8. Dudu no meu tinha apenas duas opções 2K e 4K, o slowmotion e o mesmo problema de som do aparelho de seu amigo, o meu 930 é um dos lotes mais novos que corrigiram os problemas de som, tela caindo… (o meu cai no chão toda semana nunca vi um aparelho para gosta de cair), e a tela esta no lugar ainda rsrs, o som acabei de gravar um vídeo e saiu perfeito.
            O do seu colega tinha outras opções de gravação, 720, 1280?

      1. Eu já testei, no começo foi muito bom mas algumas horas depois ficou horrível, tanto que parou em dois celulares que testei
        Foi triste, mas a experiência no começo foi boa

          1. Foi antes dessa build atual, todos que eu conheço falaram muito bem dela, mas quando foi comigo, tava péssimo. Testei num 520 e 830

  15. “No Windows 10 Mobile a coisa continua, tanto é que não existe o “Retomando” em seus apps nativos”
    Tá e os outros apps continua retomando?
    Falando em Windows 10 mobile como anda os insiders a versao do 10 está legal de usar com poucos bugs? com anda a situação caso eu que só tenho UM celular queira instalar sem ficar na mão? daria para arriscar?

    1. No meu Lumia 930 está ótimo. O retomando existe em outros sistemas também, só que muitas vezes pior com travamentos ou “app parou de funcionar”, etc.

      Os apps estão se tornando universais e o desempenho tem melhorado bastante.

  16. Que matéria fantasiosa, pura que pariu. Ainda bem que o próprio mercado vai tratando de desmentir tudo isso e as vendas só caindo, clientes abandonando a plataforma. Daqui dois anos esse blog não existirá mais, ja que esse sistema deve morrer logo.

  17. Que tipo de apps vcs querem AFF?? Snapchat?? Jogos toscos do android? Nao vejo necessidade. E só melhorar os apps que já tem ué, e o sistema em si, sem bugs, e a Microsoft ja vai lançar a versão final mês que vem, daqui algumas semanas. Mania desse povo querer tudo igual invejando as outras plataformas!!

  18. Queria tecer um puta comentário com críticas ao texto, negativas principalmente mas também algumas poucas positivas com ressalvas. Mas infelizmente o site exclui comentários que não vão de acordo com a linha editorial ou que não puxam saco do Windows.

    Sério, li cada parte já escrevendo mentalmente o que queria comentar. Mas depois lembrei do tempo que já perdi escrevendo comentários enormes e que logo depois foram excluídos sem justificativa.

    Se vocês, administradores, não conseguem manter um debate com leitores que discordam do que vocês escrevem, sugiram então que voltem 9 casas no tabuleiro da maturidade. Abraços.

    [E começa a contagem pra excluírem esse comentário também: 1, 2, 3, 4…]

    1. Hoje escrevi um comentário rebatendo cada devaneio dessa matéria, sem ofensas, com dados e argumentos, mas o moderador excluiu. Então deixem que vivam a fantasia deles.

    2. Loguei no Disqus só pra dar um voto positivo no teu comentário, e responder dizendo que já apagaram comentários meus também. Achei que tinha sido “um dia estressante” pro moderador, quando apagou uns comentários meus e de outro carinha, mas já vi que é rotina mesmo. Triste!

  19. por gentileza moderador, deixa as opiniões dos leitos, se vc apaga, perde a credibilidade e respeito…
    não que você tenha apagado um comentário meu… mas tem muitos leitores que questionam isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *