Apple concede ao Xbox Project xCloud permissão para rodar no iPhone, mas com uma limitação importante

Como esperado, a Apple teve que ceder. Mas ela fez isso pela metade. Agora, a Mação permite plataformas de streaming no iOS … mas com condições estranhas que vamos abordar neste artigo. Contudo, já podemos adiantar que não é o fim desta novela.

São tempos difíceis para a Apple, onde suas regras estagnadas que datam de tempos em que nem o Android existia, estão sendo questionadas por todos. E na maioria dos casos, você não terá escolha a não ser ceder. Foi o que fez com plataformas de streaming de jogos como Google Stadia e Xbox Project xCloud, que já funcionam no iOS (iPhone e iPad), mas com uma condição estranha e complexa.

Primeiro foi a Epic Games, que foi revelada contra a taxa de 30% que a Apple cobra em todas as transações no iOS. Aqui a Apple não cedeu um centímetro e expulsou Fortnite do iOS.

Ele também tem problemas com plataformas de jogos de streaming. Google Stadia, GeForce NOW ou Project xCloud estão disponíveis para desktop, Android e outros sistemas, mas não para iOS. A Apple os bloqueou porque exige que cada jogo que é publicado em seu ecossistema possa ser analisado individualmente por ela, o que não acontece com jogos em streaming, hospedados na nuvem do Google ou da Microsoft.

É uma polêmica que tem dado muito o que falar, pois plataformas de streaming focadas em vídeo, como a Netflix, não exigem que a Apple analise os filmes um a um, ou o usuário precisa baixá-los da App Store.

Hoje a Apple atualizou as diretrizes da App Store permitindo o uso de plataformas de streaming, mas com condições complexas tanto para as próprias plataformas, quanto para os usuários.

O novo texto diz: “Os jogos oferecidos em uma assinatura do serviço de streaming devem ser baixados diretamente da App Store, devem ser projetados para evitar pagamentos duplicados pelo assinante e não devem prejudicar os clientes não assinantes”.

Em outras palavras, a Apple exige que os jogos Google Stadia ou Project xCloud sejam baixados da App Store e também tenham sua guia individual na loja. Mas essas plataformas têm centenas, logo milhares de jogos, e vinculá-los um a um à App Store, é um processo trabalhoso e complicado. É como se você tivesse que baixar filme pela loja do iPhone e não ver pelo aplicativo do Netflix. É estranho.

E não está claro para nós como esses jogos “devem ser baixados diretamente da App Store”, quando uma plataforma de streaming é caracterizada justamente porque os jogos não precisam ser baixados. E só é operacional porque funciona na nuvem do Google ou da Microsoft, nos servidores deles, e não nos da Apple.

Ainda não sabemos como essas novas regras irão lidar com essas plataformas. Nem mesmo se forem tecnicamente aplicáveis ​​ao seu conceito de jogo de streaming. Mas algo nos diz que esse assunto está longe de ser encerrado…

 

VIA

68 comments on “Apple concede ao Xbox Project xCloud permissão para rodar no iPhone, mas com uma limitação importante

        1. Ele nao roda 4k nativo mas ele tem esse 4k upscaling que é como se fosse um “4k falso” sinceramente nem sei se isso é vdd mas só saberemos quando o console for lançado.

  1. A melhor coisa a se fazer é não comprar um iphone, além dos preços exorbitantes eles ainda querem dizem como eu devo jogar no meu celular, fala sério, apple nunca mais!

    1. Eu estava querendo pegar um, venho da época do windows phone e realmente não consigo me adaptar no android, apesar de gostar do meu j8. Agora com essas políticas deles? nem pensar.

  2. O “protecionismo” da Apple só ferra com o usuário. Limitar tanto assim é para barrar com seu serviço de jogos, que não teve a adesão esperada. No final sempre quem perde é o usuário, como cabos paralelos o celular parar de reconhecer, ditar o fim da entrada p2, aquelas ultrapassadas entradas proprietárias ou a forma de compartilhar arquivos. Quem defende isso é maluco, ainda mais no Brasil, onde ninguém tem o ecossistema apple, apenas o iphone. Larguei o meu 6 plus para um galaxy note e nunca mais volto, ainda mais com a parceria da Samsung com a M$.

  3. Na minha opinião Jorge, Apple concede ao Xbox Project xCloud permissão para rodar no iPhone, mas com não uma limitação importante não. Na minha opinião. Ok Jorge.

  4. REPOST

    CARAMBA O GAMER CARECA TERÁ QUE EXPLICAR!!! MAIS DURAS VERDADES!!!

    Pela primeira vez concordo com o Irae, Fabio Lopes, e netto “craig”. Mas deixa eu desenhar tudo isso abaixo bem rápido!!!

    – O Series S, irá receber o port do XBOX ONE S nos jogos retrocompatíveis, ou seja, as melhorias que prometeram na matéria são poucas, e a resolução será a mesma, ou seja, se o jogo roda a 900p (multiplataforma) ele ficará nesta resolução mesmo no Series S.

    – O cara que está no Xbox one S, que migrar pra este novo console, NÃO SENTIRÁ DIFERENÇAS nos multiplataformas, pois irão rodar a mesma coisa, mesmo com um hardware mais poderoso que o Xbox one X.

    -O cara do Xbox one X, irá rodar um RDR2 de Xbox one MELHOR que o cara que adquiriu um console RDNA 2.0.

    – Para esse console dar tudo certo, deveriam colocar o PORT do xbox one X na retro, para aí sim, o cara dos consoles bases sentir diferenças gráficas, tanto na retro, tanto com os novos games.

    – OS NOVOS CONSOLES SAIRÃO EM NOVEMBRO, até lá, muitos irão jogar os jogos da retro, então os novos games next-gen, o cara do series S só vai sentir o poder do console daqui alguns anos.

    -NÃO COMPREM O SERIES S DE JEITO ALGUM, a não ser que você não tenha nenhum Xbox, aí vale a pena!!!!

      1. Espertão:

        O GamePass, 100% dos jogos lá é desta geração, se você comprar o series S, você rodará tudo ali com a pior versão (Xbox one). e Não a do One X.

        Só em novos títulos você sentirá diferença, jogos next-gen, e isso demora…

        Você ainda não entendeu o tamanho da bomba…

        1. Cara quem tem hoje o Xbox one s não dar a mínima ( por se satisfazer com o xbox one s ou por não ter grana ou não ver melhor custo benefício para o Xbox X) para a diferença do xbox one S e o xbox one x. A mesma coisa vai acontecer na nova geração. Aquele jogador que não faz questão de 4k nativo nem da retro top vai de XSS. É difícil compreender isso? Ou vc que a Microsoft faça igual a Sony? Que omiti ou mente para os seus usuários?

        1. Ele não entende que o foco do XSS é outro. É um console voltado pra quem tá feliz com o Xbox one S e quer migrar pra nova geração pagando pouco.

  5. Ela quer criar um Apple Game Pass ou então o recurso do PS Now q permite baixar alguns jogos. Mas a parte de streamming realmente ñ tem como ser assim.

  6. Ela não concedeu nada, essas mudanças são ridículas. Indiretamente está tirando o dela da reta e dizendo “bom, se não migrarem foi pq não quiseram”. Essas regras são ridículas, mas esperar oq de uma empresa que não quer concorrência pro Apple Arcade

          1. 2 horas e nada de um Caixista Sensato te responder hein amigo!!

            Agora que a água bate no bumbum deles, se fazem de cegos!!

            Sempre é assim!! Pra qualquer um que não aceita e verdade/realidade.

          2. A retro dele é pior que do XONEX.
            Os jogos nativos rodam muito melhor.
            Quando chegar o Cyberpunk 2077 deve dar pra ver a diferença dele rodando pelo One X e pelo Series S se for na mesma resolução.
            A CPU muito melhor deve trazer mais desempenho que o antecessor nos jogos novos.

    1. O pessoal acha que só pq os 6TF é maior que os 4TF, se importando apenas aos números, sendo que a arquitetura é diferente, logo, a eficiência é bem superior ao do One X. Já que a Zen2 (presente no Series S) é melhor que a Polaris (presente no One X).

    2. Nop o XSS é melhor que o One x mas pior que o Ps5 e o XSX

      Na vdd o XSS foi feito mais pro público casual e tb para povos de países emergentes que é o caso do Brasil.

        1. Puts 🙁

          Bem eu vou pegar o XSS mais pra jogar The medium (infelizmente nao vai lançar nos consoles One) e ficar “atualizado” mas foi sacanagem mesmo oq eles fizeram com a retrô no XSS,MS tava só dando paulada suprema na Sony até agr mas essa notícia me desanimou um pouco 🙁

          Talvez eu me esforce pra pegar um XSX no lançamento

          Talvez

          1. Sim, isso é uma notícia terrível, não é nada bom isso.

            Mas para jogos novos, sim sem problema, ele vai além do One X, mas isso vai levar um bom tempo…

          2. Bem acho que o XSS só mostrará o seu “poder” apartir de 2021 quando começar a sair os multi e exclusivos da nova geração mas no lançamento a pessoa pegaria o XSS mais pra quem nunca teve um Xbox ou pra jogar jogos como The medium que nao sairá pro Xone ou pra ficar atualizado,na minha opinião claro.

          3. Exato meu amigo, você me entendeu, mais um que é lúcido no WC.

            Ou seja, resumo: Se você tem um one S ou X, não compre o series S AGORA.

            Espera lá pra 2023, na qual a biblioteca dele next-gen estará maior…

            Por hora só compensa mesmo o Series X.

          4. Tem que fazer enquete dos usuários que tem intenção de comprar o Xbox Series, qual que quer e qual plataforma que joga da geração atual.
            Pq é como vc diz: Series S é pra nova galera.

          5. Series S é pra nova galera e tb pra galera que não possui tanta condição financeira,nos USA só quem vai comprar o Series S msm é o jogador casual por causa do preço e quem nunca teve um Xbox ou um console em geral se isso dará certo ou não só o tempo dirá.

        2. Não entendi pq. O Console é voltado para 1080p, não tem GPU para 4k, como ele QUEREM melhorar a performance dos retrocompatíveis para chegar a quadros de até 60 fps, o mais certo seria usar o ONE S mesmo. Caso contrário não teria GPU para colocar alguns jogos do One X nos retrocompativeis.

        3. Isso não é verdade. O que vai acontecer é que os melhoramentos aplicados nos retrocompativeis não serão aplicados no one s. O one s vai aplicar suas próprias melhorias, mas ainda haverá retrocompatibilidade. Isso se deve ao fato de por exemplo o one x ser 4k e o one s não, não sendo possível um retrocompativeil rodar com a melhoria de 4k.

        4. 1° Rapaz quem tem hoje o Xbox one s não dar a mínima (por se satisfazer com o xbox one s ou por não ter grana ou não ver melhor custo benefício para o Xbox X) para a diferença do xbox one S e o xbox one x.
          2° A mesma coisa vai acontecer na nova geração. Aquele jogador que não faz questão de 4k nativo nem da retro top vai de XSS. É difícil compreender isso? Ou vc que a Microsoft faça igual a Sony? Que omiti ou mente para os seus usuários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *