Carregando...

Bill Gates recusou a oferta de Donal Trump para ser um dos seus conselheiros

Bill Gates recusou a oferta de Donal Trump para ser um dos seus conselheiros

Bill-Gates

Trump ainda não nomeou um conselheiro científico – mas ele ofereceu a vaga de trabalho para Bill Gates, que disse que “não era um bom uso do meu tempo”.

Em uma reunião entre o presidente e o fundador da Microsoft no mês passado, Gates sugeriu a Trump que ele realmente nomeasse alguém para liderar o Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca. Neste momento, Trump perguntou a Gates se ele mesmo queria o emprego. Gates não o quis.

Gates não é um cientista, mas ele é uma espécie de … adjacente à ciência? Sua Fundação Bill & Melinda Gates financia projetos que trabalham em questões como mudanças climáticas e doenças infecciosas. Trump tem demorado a encontrar alguém para ocupar o cargo de conselheiro científico mais do que qualquer outro presidente moderno. Tal cargo deve ajudar o presidente em questões relacionadas a meio ambiente, engenharia e tecnologia.

Mais recentemente, o consultor científico foi John Holdren, que ajudou Obama durante o vazamento de óleo da Deepwater Horizon. Agora, segundo Holdren, “parece que temos agora um presidente que resiste aos fatos”, o que é algo certo. Trump tem sido repetidamente anti-ciência. Por exemplo, ele quer deixar os acordos climáticos de Paris, embora os cientistas digam que mesmo seguindo os acordos não é suficiente para consertar a mudança climática.

Mesmo que Trump nomeie alguém, não está claro o quanto de bom eles poderiam realmente fazer. Inscrever-se para trabalhar com ele na maior parte parece um convite a ridicularização. O principal conselheiro econômico, Gary Cohn, foi visto como um dos “adultos na sala” que poderia guiar Trump a uma política mais razoável. Trump não ouviu Cohn, que então renunciou sobre a política de tarifas de aço de Trump.

É claro que a vaga ainda deve ser preenchida por alguém que tenha concimento. Mas as melhores credenciais científicas não garantem que um conselheiro científico será eficaz em mudar a mente de Trump, pois ele parece apenas ouvir as pessoas que ele considera poderosas e ricas. Então, talvez seja uma pena para todos nós que Gates não queira o trabalho. Mas no final, não está claro se o próprio Trump sabe o que ele quer. Como diz Gates: “Eu não fiz o teste para ver se era sério ou não”.

VIA

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!