Borderlands 3 lidera as vendas TOP no Reino Unido, Gears 5 estreia na segunda posição

Borderlands 3 lidera as vendas TOP no Reino Unido, o Gears 5 estreia na segunda posição. É habitual conhecer os jogos mais vendidos em determinados territórios do mundo, como EUA ou Reino Unido, pois são mercados muito úteis para servir de referência e conhecer o desempenho dos jogos em termos de vendas. Borderlands 3 já está entre nós e deliciando os fãs da saga. Por sua vez, o Gears 5 é o grande exclusivo dos consoles Xbox One, mas que também podemos encontrar disponíveis no PC, no Windows 10 e no Steam. Ambos os jogos ocupam os dois primeiros lugares nas vendas do Reino Unido, vendas que agora vamos retaliar.

Graças ao Gamesindustry, podemos saber qual é o TOP 10 dos jogos vendidos no Reino Unido. À primeira vista, vemos como Borderlands 3 lidera o TOP e o Gears 5 estreia na segunda posição. Foi uma semana muito forte, com grandes lançamentos e abaixo separamos o que é novo e o que já estava no mercado.

  1. Borderlands 3 (novo)
  2. Gears 5 (novo)
  3. eFootball PES 2020 (novo)
  4. NBA 2K20
  5. Greedfall (novo)
  6. Mario Kart 8: Deluxe
  7. Spyro Reignited Trilogy
  8. Great Theft Auto V
  9. Crash Team Racing: Nitro-Fueled
  10. Super Mario Maker 2

Borderlands 3 é sem dúvida um sucesso de público altamente esperado e está disponível no PS4, Xbox One e PC, algo que permite que esteja no topo da lista. No entanto, deve-se notar que esse terceiro título estreia com 50% menos vendas que o Borderlands 2. O boom de vendas no formato digital pode ter causado esse declínio.

O Gears 5 está em segundo lugar e tem 25% menos vendas que o Gears of War 4, o que não é ruim, considerando que o Gears 5 está disponível para todos os assinantes do Xbox Game Pass. Além disso, já sabemos que estreou na Xbox Live como o jogo mais jogado do que o Fortnite e já é considerado o primeiro grande sucesso do serviço Xbox Game Pass.

O Top 3 é fechado pelo eFootball PES 2020, um título que também estreia na lista e que não pega ninguém de surpresa. Greedfall estreia na quinta posição. O resto dos títulos que encontramos pertencem ao Nintendo Switch, até o Spyro Reignited Trilogy retornou ao TOP graças ao seu lançamento no console híbrido da Nintendo. O GTAV está em oitavo lugar, mostrando que a Rockstar tem uma mina de ouro.

Não sabemos qual seria a posição do Gears 5 se o GamePass não existisse, mas o que sabemos é que o exclusivo Xbox Game Studios está funcionando muito bem. Borderlands 3 está disponível no Xbox One e desfruta de muito sucesso no Xbox.

177 comments on “Borderlands 3 lidera as vendas TOP no Reino Unido, Gears 5 estreia na segunda posição

  1. Sonystas comemorando que as vendas de mídia física do gears estão fracas. Enquanto isso as assinaturas do game pass aumentaram na semana de lançamento do jogo.
    Só para constar é o exclusivo de console mais vendido da semana atrás somente de um multiplataforma com uma lista SEM NENHUM JOGO DA SONY.
    A Microsoft deve estar muito preocupada com o aumento de assinaturas de seus serviços e os sonystas muito preocupados por não ter um super pc pra jogar jogos de verdade.

      1. Tá ótimo. Mas sumiu da lista na última semana?
        Quando aparecer o relatório da sony com os jogos mais jogados do ps4 no ano com o número de consoles que o jogo foi executado vamos comparar com o número de jogadores de gears 5 no one. Vamos ver se a base dos 100 milhões vão chegar na metade de gears 5

        1. o que importa mais pra vc uma listinha de mais vendidos semanal ou uma listinha dos mais vendidos anual? use um pouco a lógica amigo, cara o que importa quantas vezes vão iniciar days gone? kk dados totalmente irrelevantes que só servem para mascarar a verdade, o que importa é que days gone vai se pagar e gerar lucro, e que consequentemente haverá uma sequência com ainda mias investimento , isso é o que importa pra quem virou fã do jogo, ou estou errado???

          1. Caixista não liga pra vendas. Sonystas sim
            Eu não compro mais jogos. Vivo de game pass e é isso que a Microsoft quer e eu também.
            Sobre days gone comprem bastante. Quem sabe na continuação do jogo o mesmo seja algo descente, coisa que hoje não é.

          2. isso vai imaginado que a microsoft vai dá tudo de graça pra caixista a vida toda, continue imaginado que vc vai jogar os melhores jogos no xbox, caixista é muito iludido mesmo, se days gone fosse tão ruim como vc acha ninguém compraria, mas vcs fingem que não sabem disso né?

          3. sim comprei e pra min foi o jogo que eu mais gostei de jogar esse ano, mas concordo plenamente com a sua devido ao seus problemas no lançamento, mesmo independente de seu ter ou não comprado days gone não mudaria os números de vendas do mesmo

    1. Aumentaram com preço a 1 real? Boaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkk Parceiro, para de controlar o dano, foi mais um jogo flopado, e olha que esse é só a principal franquia do Xbox, ah, nem isso é, já que Gears agora também é um jogo multiplataforma já que saiu pra PC.

      Em vez de controlar o dano, é melhor encarar a derrota dessa geração, e reclamar com a Multisoft uma melhor valorização do console Xbox na próxima geração, e o principal, com jogos exclusivos de peso… Mas vocês preferem não reclamar e fingir que tá tudo bem né? Por isso vocês são os lanternas da geração…

      1. Ta foda, sem exclusivos, sem gamepass, sem dinheiro para comprar jogos caros, somente o fortnite gratis do dia dia, e logico né tomando “Noku” todos os dias !!! kkkkk

        1. mostre ai a sua listinha de exclusivos, lembrando que gears 5 não vale, tem pra pc!
          enquanto no playstation…
          MLB 19: The Show (26/03/2019), Blood & Truth VR (28/05/2019) , Catherine: Full Body (03/09/2019), dreams (fim de 2019) , Erica (18/08/2019), Concrete Genie (08/10/2019) , medievil (25/10/2019) , days gone (26/04/2019) death stranding (08/11/2019) judgment(21/06/2019)

          1. Olha o que acontece DR. quando os cara tomam muito NOKU, os cara ficam sem noção e bostejam aqui!!! Isso ai ta mais para lista da depressão!!!

          2. Vc é irrelevante!!! Eu teria vergonha de postar esta lisitnha, sinceramente, nao tem um que salva ali!!!

          3. Olha o que acontece DR. quando os cara tomam muito NOKU, os cara ficam sem noção e bostejam aqui!!! Isso ai ta mais para lista da depressão!!!

          4. Olha o que acontece DR. quando os cara tomam muito NOKU, os cara ficam sem noção e bostejam aqui!!! Isso ai ta mais para lista da depressão!!!

      1. Porra, tem vários artigos tendo que explicar como funcionam as micro-transações no Gears 5, essa porra é propositadamente confusa pra fazer jogador pagar

          1. Que bom. Sinal que a Sony não sabe fazer jogo mequetrefe. Esse modo medíocre ficou por conta da MS. Valeu por confirmar!

      1. Uma porrada de jogo SP tem micro-transações atualmente, Deus ex, AC odyssey, entre outros
        Se a Sony fosse fdp, colocava o ritmo que vc coleta prata e materias mais lento no GoW pra vender pacotes de booster

    1. Também reparei nisso acho que começou no Forza 6. Realmente é meio patético ver isso em jogos First party, parece que eles não se garantem no número de vendas e tentam espremer mais grana dos players.

      É irônico pensar que a empresa mais rica dos 3 grandes é a única que faz essa merda.

    2. Não há problema algum nisso se esses itens forem cosméticos e não derem vantagens aos jogadores nos modos multiplayer. Eu até defendo, pois é uma forma de propagandear outras marcas dentro dos jogos e ainda ter uma fonte de receita extra para financiar os jogos, sem prejudicar os jogadores. Compra quem quiser.
      Esse tipo de movimento aí vem de fanboys e sites que querem ridicularizar indevidamente o novo modelo de negócios da Microsoft, que está focado nas vendas de seus serviços Game Pass e Live Gold, e não necessariamente nas vendas de mídias físicas.

      1. Se tá ligado que no passado vc desbloqueava cosméticos sem pagar em jogos, e não muda o fato que vários jogos hj em dia ferram a progressão dos jogos pra fazer o jogador se sentir forçado a pagar
        Esse negócio de “só cosmético que não dá vantagem” só vale em free to play, em jogo preço cheio é sacanagem

          1. Geralmente esses jogos que “da pra desbloquear cosmético jogando” dificultam muito
            Se por exemplo, o homem aranha recente fosse feito pela Activision, com certeza iria precisar de muito grinding pra desbloquear roupas novas, pra fazer parecer as micro-transações atraentes

        1. Vários itens cosméticos são liberados gratuitamente a medida que o consumidor joga. Se houver itens exclusivos para venda, também não há problema, visto que é opcional e não oferece vantagem em campo. Já foi mais que explicado, continuar insistindo nisso é burrice.

          1. Conseguiu ganhar alguma skin de personagens no Gears 5? Eu joguei umas 18h e só veio coisa sem graça como bandeiras e marcas de sangue (não estou contando as cartas). Obs: só joguei modo horda.

            Não acho burrice insistir nisso, acho super errado ter conteúdo por menor que seja só podendo ser adquirido com grana mesmo sendo só cosmético. Mas tudo bem aqui nesse site a Microsoft nunca faz nada de errado. ?‍♀️

  2. Ajudaria se a MS falasse quantos assinantes de gamepass (ou ultimate) pagos valor cheio (1 $ não vale) e quantas pessoas baixaram nesta condição, Isto somado às vendas, representaria o montante correto das “vendas”. Ao não divulgar as coisas, a ms dá munição pra ir contra ela mesmo. Lá na GV tem uma matéria falando que gears 5 vendeu 30x menos que o gears 3. Na época não tinha gamepass, então seria necessário saber o número de assinantes pra fazer uma comparação mais justa. É o que eu acho.

  3. É essa lista que está rodando em tudo que é canto da internet.
    GEARS OF WAR: 100K
    GEARS 2: 220K
    GEARS 3: 323K
    GEARS JUDGEMENT: 80K
    GEARS UE: 40K
    GEARS 4: 92K
    GEARS 5: 23k – mais ou menos 4,5 vezes (75% a menos) a menos que Gears 4 não contando as vendas digitais. Pode ser que com as vendas digitais seja o tal 25% a menos.

    Há de se considerar o Game Pass e as vendas digitais, claro. Já que na época dos primeiros Gears não tinha o serviço Game Pass e nem vendas digitais ou não eram tão fortes quando começou a usar o meio digital como venda.

    Sinceramente espero que o GP ajude nas vendas depois se o jogo for bem aceito.
    Eu mesmo estou jogando pelo GP e pretendo comprá-lo depois para ter na minha biblioteca.
    Claro, se eu gostar bastante do jogo.
    A vantagem do GP é justamente poder testar os jogos.

  4. Rapaz, o insano do Gears 5 tá bom demais. Que jogo mais divertido. Eu to é preocupado com bug de conquista, tem um colecionável que não dá pra pegar, aquela maleta do lado de um corpo naquele Hangar do foguete lá.

  5. Gears 5 está vendendo muito bem mesmo estando disponível no serviço Game Pass. Entretanto, é bom levar em consideração que o modelo de negócio da Microsoft no mundo dos jogos mudou drasticamente; ela não quer vender seus jogos necessariamente, mas sim vender assinaturas do serviço Game Pass e fidelizar novos clientes. Portanto, qualquer site que traga informações de vendas limitadas a mídias físicas e restritas a algum local do mundo, e ignore completamente este novo modelo de negócios da Microsoft, é ser parcial e lamentável, e não reflete mais a real situação de seus jogos no mercado. Quantas novas assinaturas de Game Pass Gears 5 trouxe? Este é o dado mais importante agora.

    1. sim!, gears 5 está vendendo muito bem mesmo
      realidade…
      ”Desde o seu lançamento a 10 de Setembro, a versão padrão de Gears 5 alcançou a 117ª posição entre os jogos mais vendidos na Xbox Store no Brasil, enquanto em Portugal conseguiu a 105ª posição, na sua respectiva lista.

      Nos Estados Unidos da América, Gears 5 conseguiu entrar para a lista dos 10 jogos mais vendidos, em 9º lugar, enquanto a versão Ultimate está actualmente na 26ª posição. No Reino Unido, o jogo da The Coalition conseguiu entrar para o 14º lugar e a versão Ultimate Edition está actualmente em 68º na lista dos jogos digitais mais vendidos na loja da Xbox.

      No México, um dos países onde a série desfruta de grande popularidade, Gears 5 é o 6º jogo digital mais vendido e a Ultimate Edition conseguiu alcançar o 16º lugar.”

      1. Mas veja, bom mesmo é vender GP a 1 realzito. Quando não houver mais essa promoção vai todo mundo correr desse serviço, vai ficar somente quem fez a “gambiarra” da transição a 1 real. Mas MS está fazendo de tudo pra tentar segurar pelo menos um número aceitável de assintes para não passar ainda mais vergonha.

      2. Isso com a possibilidade de tê-lo via Game Pass einh!!! Este é o novo modelo de negócios da Microsoft. Quantas novas assinaturas Gears 5 gerou? Vai continuar ignorando? Alienado!!!

    2. se não que que ninguém fale das vendas dos jogos do xbox, pq segundo caixista ”não importam” pesa pra microsoft divulgar os dados sobre o ”sucesso” chamado gamepass,dados como: quantos aderiram ao serviço após o lançamento de gears 5? quantos assinaram o preço cheio da assinatura, quanto em assinaturas seria preciso pra pagar gears 5? como seria medido o sucesso comercial de gears 5 através do gamepass? etc..

      1. Pergunta pra Microsoft. Imagino que no final da geração ela possa até fazer algum balanço sobre este início da evolução do Game Pass; e assim poderemos até ter alguma noção sobre como ele poderá se expandir ainda mais com um melhor investimento nos serviços dela para a plataforma PC e com a chegada do xCloud. Mas claramente sua prioridade é fidelizar novos clientes ao serviço pensando já na próxima geração. Imagine alguém que tenha o serviço Game Pass ativo na conta por anos, as chances deste consumidor querer comprar um XB na próxima geração são altíssimas.

        1. então não questione quem fala de vendas, se esses são únicos dados disponíveis pra dialogar, culpa da própria microsoft que se o gamepass fosse o sucesso que vcs acham que ele é, seria constantemente posto em destaque pela microsoft, toda empresa faz isso amigo, expõe seus sucessos e põe pra debaixo do tapete seus fracassos

          1. Esses dados de vendas focados apenas em mídias físicas e restritas a um local nunca refletiram a realidade de todo o mercado, pois ignoram todo ele e ignoram as mídias digitais. E agora ficou ainda pior, pois ignoram as vendas de assinaturas de serviços como o Game Pass. São apenas matérias de mídias que querem forçar que os “alienados” vejam os serviços como algo ruim e mantenham o foco nas mídias físicas; eles têm partido com essas lojas.

          2. cara ninguém ignora nada, simplesmente a microsoft não libera esses dados que vc mesmo citou, dados esses que só ela tem e só ela poderia torna-los público, diferente de vendas de mídias físicas que são calculáveis independente do querer da microsoft, vcs que estão desconsiderando a relevância da mídia física, que querendo ou não ainda corresponde a no mínimo 40% das vendas de qualquer jogo.

          3. Cara, infelizmente esse pessoal nao caiu na real, até parece que gamepass vai ser a fonte de lucro pra IPs de grande orcamento

          4. Quem tem que saber “a real” é a Microsoft; você só está com uma ideia preconcebida, imposta a você de que serviços são ruins e “quebram a indústria” kkkkkk Piada né!!! Na verdade, a mídia física é o verdadeiro câncer pra os verdadeiros produtores de jogos, pois sobre elas têm uma cadeia muito maior, com distribuidores, atacadistas e varejistas, e ainda tem revendedores “sem fim”, “infinitos”. Já a mídia digital gera muito mais retorno aos verdadeiros produtores, pois não tem essa cadeia toda envolvida e não pode ser revendido. Os serviços vão pelo mesmo caminho, pois estão associados às mídias digitais, e conseguem oferecer um custo-benefício muito melhor por ter ganho em escala. Se você quer defender a indústria, defender os produtores de jogos, você deve condenar a mídia física. Se não entende assim você foi enganado, iludido pelos interesses alheios, interesses de atravessadores que não te permitem pensar por si mesmo.

          5. Preconcebida? Nao é de hj que tenho xbox, e a melhor geracao foi a do 360, agora no one, so quero ver esse gamepass sustentar toda a plataforma e mandar jogos de grande orcamento pra galera

          6. Forza Horizon 4 e Gears 5 já saíram, e este são os jogos mais lindos graficamente da geração; Halo Infinite está envolvido num orçamento de 500 milhões de dólares e chega no final do ano que vem. O RPG da Playground está em desenvolvimento, bem como o AAAA do The Initiative, e diversas outras novas IPs que os novos estúdios estão trabalhando e que não foram anunciadas ainda, pela política atual da Microsoft de anunciar jogo apenas quando já tiver uma janela de lançamento. Até quando continuarão com essa “falácia” de falta de jogos de grande orçamento por causa do Game Pass?

      1. Importam, mas não pra nós, para as empresas, oq a…ou o Burigas fez foi justificar Gears 5 estar com a medalha de prata nessa lista, oq faz sentido, o jogo está disponível mais barato pelo GP e ainda assim alcançou uma posição alta na lista, não é hipocrisia, pq oq o sonysta faz é comparar vendas como se fosse o mesmo que qualidade, oq não é 100 por cento verdade, oq ele…ela? fez foi justificar as vendas, 2 coisas diferentes, na verdade isso tem nome, você é um semianalfabeto, recomendo procurar orientação do posto de saúde mais próximo.

        1. Resumindo toda sua lorota, vendas importam quando convém, caso contrário não teria o porque justificar, ponto. É por isso você falou tanta besteira, aprendeu no posto de saúde

          1. Não sou formado em medicina kkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas oq eu disse foi: Vendas importam pra empresa SEMPRE, NUNCA pra nós consumidores e expliquei q a…o Burigas só justificou as vendas do jogo estar em segundo lugar, a única lorota aqui é sua cara de otário! Mentira, você nem com foto tá, mas eu quis falar isso.

  6. Estou perto de terminar Gears 5 e essa experiência me permite colocar em perspectiva algumas coisas.

    Em primeiro lugar já adianto que é loucura dizer que esse jogo é 10/10, que é perfeito, que é um dos maiores jogos de todos os tempos, ou mesmo que é o jogo mais bonito de todos os tempos. Se bem que, neste último critério, Gears 5 é um forte concorrente.

    Eu diria que o Metacritic foi absolutamente preciso na sua análise: um jogo grandioso, mas que não consegue atingir a excelência por pecar em certos detalhes. Em resumo, é ótimo, mas falta capricho. A Coalition parece que leva a franquia a toque de caixa em alguns aspectos, o que é muito chato, e poucas das suas inovações conseguem melhorar o jogo acima do que ele foi na fase da Epic.

    Uma dessas poucas inovações é o uso do Jack em combate. As habilidades do robô variam o combate o suficiente pra que você possa massacrar os Swarms de diversas formas. É possível cegá-los, congelá-los, eletrocutá-los, e mesmo usar o Jack pra melhorar as habilidades do seu próprio personagem, inclusive curá-lo. A minha favorita é ficar invisível e sair matando geral. É necessária uma melhoria especial, pois o Cloak é bastante limitado sem ela, mas é um recurso bastante útil em combinação com o stealth rudimentar do Gears 5.

    Rudimentar? Sim! E aqui começo a falar das diferentes coisas que a Coalition colocou no jogo que, na minha opinião, poderiam ter sido muito melhor implementadas, ou mesmo deixadas de lado.

    No caso do stealth, já há muito tempo que eu não vejo uma implementação tão básica num shooter. Estamos em 2019 e os Drones não dão a mínima se você deixa uma multidão de corpos pelo chão, o que é estranho considerando que, no enredo, eles todos possuem um vínculo mental entre si e com a sua Rainha. Eles também demoram pra ver o jogador e, nas raras ocasiões em que suspeitam de alguma coisa, ficam parados em seus lugares ao invés de investigarem. É muito simples. É indigno de um AAA first-party. Esse tipo de coisa me lembra o Capim quebrando o pescoço de um inimigo no Uncharted 4 sem que haja qualquer reação do inimigo ao lado. Me desculpem os caixistas.

    Outro desapontamento foi constatar que, pra conseguir comprar todas as melhorias do Jack, e com isso desbloquear uma conquista, é necessário coletar 273 dos 289 componentes usados pra comprá-las. Sim, duzentos e setenta e três. Ô, dona Coalition, por acaso vocês não se lembram da tortura que era coletar aqueles benditos troféus na série Arkham? Ou mesmo da chatice que é farmar pontos de habilidade em diversos outros jogos, especialmente da Ubisoft?

    Pra piorar as coisas, sequer existe um modo New Game+ em Gears 5. Estamos falando de um AAA e de uma das maiores franquias dos games, que, em 2019, quando decide implementar um sistema de melhoria, força o jogador a coletar todos os 273 componentes novamente numa campanha iniciada do zero pra ter o Jack novamente em sua plenitude. Não dá pra defender uma coisa dessas, mesmo porque, entre as melhorias que você compra com componentes, não existe nenhuma capaz de quebrar o jogo.

    Hoje em dia eu acho que a ausência de NG+ tem que tirar pontos de jogo single player nas reviews, e não é pouco o score a ser diminuído. NG+ já virou padrão. É inadmissível que Crackdown 3 te permita reiniciar a campanha do início com todas as melhorias desbloquadas, mas não o blockbuster Gears 5.

    Eu falava que a Coalition, quando inova, tem dificuldades em agregar ao jogo, e uma das maneiras de observar esse fato é pelos inimigos novos que eles criaram pra franquia. Juvies, que são a versão Coalition dos Wretches, são a forma que o estúdio encontrou de adicionar dificuldade artificial ao jogo. Gears sempre teve inimigos que te forçam a sair do cover, mas o uso dos Juvies nos Gears 4 e 5 é absolutamente exagerado. Tem uma parte no Ato II em que eles vêm aos montes e chega uma hora em que você não sabe mais pra onde correr, porque é muita coisa. É desnecessário. Quase um golpe de sorte.

    Pra colocar sal na ferida, agora alguns Juvies vestem coletes explosivos! O que pode ser usado a seu favor, obviamente, mas é morte certa quando eles chegam perto o bastante.

    Piores ainda são Pouncers, Snatchers e Wardens, enfim, todo inimigo que pula. A Coalition adota um método “estilo Souls” ao programar os ataques dos monstros. Esse método consiste em fazê-los saltar com velocidade muito alta, quase sem aviso e cobrindo distâncias impossíveis, enquanto o jogador tem dificuldades além do necessário pra desviar. Afinal, o Gears 5 ainda preserva aquela jogabilidade travadona, que combina muito com as fases de corredor dos Gears da Epic, mas não casa bem com mapas mais soltos como os da Coalition.

    O movimento em Gears, deve-se dizer, é algo que já está datado. Existem paredes invisíveis aos montes nos mapas e os personagens ainda se movem de forma lenta, às vezes confusa. Não é exclusividade de Gears esse problema, mas em Gears ele tem ficado mais evidente devido à lenta transição que a Coalition vem fazendo de um “corridor shooter” pra um jogo mais aberto, que não considero benéfica pra franquia, mas agrada jornalistas.

    Logicamente, abrir o mapa tornou essa falta de liberdade no movimento mais exacerbada do que nunca. Existem vários pontos nos mapas que poderiam ser escaláveis, mas que são bloqueados por paredes invisíveis. Você encara o mundo “semi-aberto” de Gears 5 como um jogo qualquer em terceira pessoa e se frustra porque o seu personagem não se movimenta como o esperado. É necessário sempre ter em mente que o jogo na verdade é um “corridor shooter” disfarçado de “open world adventure” pra evitar maiores incômodos.

    Os gráficos são uma faca de dois gumes. Existem momentos em que Gears 5 é absolutamente espetacular e a Microsoft está de parabéns por manter o jogo sempre próximo ou na faixa de 60 fps mesmo com resoluções de 1400p pra cima, inclusive em áreas como no deserto, onde cai raio e furacão pra tudo que é lado. Muito PC por aí vai sofrer pra rodar esse jogo tão bem quanto o Xbox One X. Por outro lado, é perceptível que houve algumas restrições severas nos gráficos pra que a meta de 60 fps fosse possível. As texturas não são coisa de outro mundo e eu cheguei a encontrar rochas visivelmente poligonais no Ato II. De novo, faltou um pouco de capricho à Coalition nessa parte. Eu queria poder jogar esse jogo numa RTX 2080 pra ver o quão belo ele pode ser.

    Por fim é inevitável falar do enredo e do worldbuilding propostos pela Coalition para o Gears 5, e, novamente, existem diversos pontos que poderiam ter sido melhorados. Ou melhor, que precisam ser melhorados pra ontem.

    Comecemos pelos DBs convertidos. O inimigo “Reject” é um DB convencional convertido para o lado do Swarm pelos Leeches. A maneira como se movimenta e como ataca é idêntica à das Formas de Combate Flood em Halo. Sem tirar, nem pôr. O próprio conceito é idêntico, isto é, um aliado convertido à causa inimiga por uma praga, mas eu não esperava que o inimigo em si fosse igual. É de uma falta de criatividade que eu não tenho palavras pra descrever, isso pra não falar dos Guardians/Bastions, que são basicamente os Watchers de Halo 4 e 5. Até os Wardens lembram um pouco os Brutes de alta patente de Halo. Pouncers e Snatchers têm muitos defeitos, mas pelo menos são originais!

    Sabe o que esse tipo de coisa significa? Padronização de franquias pra tentar aumentar o público delas. Todo mundo está adotando essa prática. A Ubisoft é mestra, pois três das suas maiores franquias (Assassin’s Creed, Far Cry e Watch Dogs) usam o mesmo recurso de esconderijos e torres que desbloqueiam recursos. A própria Sony desenvolveu God of War em cima da mecânica de sidekick introduzida em The Last of Us. God of War não representa uma inovação em absolutamente nada, tudo o que a Sony fez foi adequar o universo de Kratos ao padrão de jogabilidade nos AAA atuais. O pensamento por trás dessa ideia é: “ah, quem sabe a gente não traz uns jogadores de Halo pro Gears, e vice-versa, se a gente colocar em um dos jogos coisas que são do outro?” E eu acho isso péssimo, pois limita a criatividade dos estúdios.

    Quanto aos protagonistas em si… Kait é, por assim dizer, Lacrait. Eu já esperava isso. No máximo bidimensional: quando não está horrorizada com os crimes do COG ou com a carnificina e se lamentando por não conseguir salvar os mortos, ela está fazendo o seu papel de “mulher empoderada que não precisa de homem”, muitas vezes até maltratando o pobre do JD. Faltam a Kait empatia e carisma. As contínuas lamentações dela sobre a guerra são como se fossem pra lembrar o jogador o tempo todo do quão bacana ela é como pessoa, do quão altos são seus padrões morais. Nada mais artificial.

    Por essa razão, é muito difícil pra mim ter pena da Kait pelos apuros mentais que ela passa, os quais nem são tão recorrentes quanto eu desejava. Chega até um ponto em que o jogo parece se “esquecer” de que a Kait tem as dificuldades mostradas nos trailers, o que é justificado no enredo, mas talvez não da forma adequada.

    A minha sensação é a de que Kait não precisava ter sido a protagonista desse jogo, e nem mesmo foi concebida inicialmente como tal, mas a Coalition ficou com medo do hate em cima do JD e resolveu colocar a Kait lá porque, do novo trio, foi ela quem teve maior aceitação, ainda que os fãs da franquia não morram de amores por nenhum dos três.

    Outro problema com os personagens principais é que Kait e Del, nesse jogo, agem como se fossem aqueles nerds da escola que ficam revoltadinhos porque o seu amiguinho JD, também nerd, mas mais extrovertido, começou a sair de novo com o cara da turma do fundão que eles detestam, no caso, o Fahz. Esse último é um personagem relativamente genérico, mas, no meio daquela turma politicamente correta, ele se sobressai como o alívio cômico e por vezes como o único cara que fala coisa com coisa ali. Fahz desempenha muito bem o papel de Falco Lombardi (do Star Fox), ou seja, aquele cara que vive te tirando mas no fundo sempre está lá pra te ajudar nas ocasiões mais difíceis.

    A interação dentro da equipe Delta me lembrou muito aqueles filmes de high school americanos com uma lição de moral, em que os nerds detestam os populares mas todo mundo fica amiguinho no final. Se fosse num jogo como, sei lá, Super Lucky’s Tale, seria aceitável. Em Gears of War, que é guerra, faca na caveira, fogo neles, na minha opinião, de jeito nenhum.

    Até por essa caractéristica do elenco principal, quem se sobressai são os secundários, como os veteranos, que aliás são personagens muito melhores. Marcus Fenix pouco aparece além do Ato I, o que acho ruim, mas Baird permanece impagável e Paduk, retornando do Gears Judgment, me proporcionou momentos divertidíssimos, de uma simplicidade refinada que as “crianças”, como Paduk chama a nova formação Delta, com sua inocência, jamais conseguem absorver durante o jogo (exceto o Fahz, claro).

    O último aspecto a ser ressaltado é que a Coalition entregou esse jogo dia 06 de setembro cheio de bugs e com problemas nos servidores, o que não beneficia em nada o modelo de negócios da Microsoft, que agora envolve o Game Pass. No Netflix, o usuário recebe a série toda pré-gravada e pode terminá-la no mesmo dia do lançamento, sem quaisquer incômodos, se assim desejar. Não existem coisas como bugs de salvamento ou de desbloqueio de conquista, como apareceram no Gears 5. É notório que boa parte dos jogos da Microsoft estão saindo com média de bugs elevada, e não são bugs menores. Com Forza Horizon 4 também foi assim, mas a mídia ainda não se cansou de Forza, então passou batido. A Microsoft, que é uma empresa de software, ressalte-se, tem tido mais capricho ao fazer hardware do que software, e isso é algo que eles precisam equilibrar.

    Escrito esse textão com T maiúsculo, fica a pergunta: Gato, você gostou do jogo? Respondo: sim. Quando nenhuma dessas coisas que eu mencionei acima está me atrapalhando, o jogo é sensacional. Afinal, estamos falando de Gears of War. Em todos os momentos em que Gears 5 quer ser um Gears raiz, é quando ele mais se aproxima da excelência, o que ocorre principalmente nos Atos I e IV, e em espaços fechados no geral. É por esse motivo que considero o Gears 4 um jogo injustiçado em alguns pontos e que, na minha opinião, boa parte das mudanças introduzidas pela Coalition no Gears 5 tem sido superestimada pela comunidade caixista, na ânsia de querer fortalecer o jogo contra o hate sonysta.

    Não, o jogo não é uma obra-prima, a não ser que falemos dos efeitos de luz, absolutamente pornográficos. Provavelmente não será GOTY. Mas é bom. 86 no Metacritic é jogo que vale a pena, não é flop. Talvez desse pra dizer que foi uma decepção porque Gears é tipo um Zelda da Microsoft, é um “system seller”, é a outra grande franquia, mas ainda assim, não quer dizer que seja lixo.

    Os predicados de Gears 5 até o fazem ocupar um bom lugar na franquia. E lançam bases pra que a Coalition, no futuro, quem sabe, atualize de vez o jogo. Não em termos de enredo, pois a obsessão pelo politicamente correto tem empobrecido a criatividade no Ocidente, mas quanto aos pontos fundamentais da franquia. A espinha dorsal do jogo deve ser preservada, ao contrário do que foi feito com God of War por exemplo, mas ele deve se adaptar aos novos tempos. Que o jogo continue como está, mas se torne refinado, fluido. Até a Porsche foi obrigada a abandonar o motor arrefecido a ar.

    Se Gears quer embarcar na onda open world, que aprenda com os grandes do gênero. Nada de stealth simplificado ou paredes invisíveis. Que a Coalition some o melhor de Gears com o melhor das influências modernas que a franquia tem recebido.

  7. Ainda tenho que ler nos comentários que é melhor pagar 200 a 300 R$ em um jogo do que assinar a Gamepass……………………….
    Sonystas vocês são nossa eterna piada.

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