Temer vai trocar programas de código aberto por software da Microsoft

michel-temer

O Governo Federal anunciou que vai realizar a substituição dos programas de código aberto que o Poder Executivo utiliza pelo o software da gigante Microsoft. Segundo o Convergência Digital, todos os órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) terão que manifestar interesse na troca.

Ainda segundo o site, foram confirmadas compras conjuntas dos programas Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence. Eles serão adquiridos através de licenças perpétuas ou de assinaturas.

Desde a entrada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo em 2003, essa é a primeira vez que o Brasil vai comprar sistema proprietários da Microsoft de forma tão abrangente. A estratégia do PT era valorizar o software livre, com o argumento de “reduzir custos, ampliar a concorrência, gerar empregos e desenvolver o conhecimento e a inteligência do país na área“.

Em 2010, o assessor da diretoria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da república afirmou adotar o software livre gerou uma economia de R$ 500 milhões até o fim daquele ano.

Contudo, após uma reunião as portas fechadas com a Microsoft e governo brasileiro, ficou estabelecido esta mudança.

Boa decisão? Economia em primeiro lugar? Ou a qualidade da Microsoft contou com isso?

137 comments on “Temer vai trocar programas de código aberto por software da Microsoft

    1. Diga oq quiser mas em pouco tempo o cara diminuição a inflação e ta colocando o brasil no eixo, ele com certeza não é o cara perfeito e deve ter sujeira embaixo dos panos e vai pagar por isso mas te digo uma coisa, ja ta melhor q 13 anos de pt

        1. Digo uma coisa, pec que vai evitar por lei que um governo corrupto gasta mais do que arrecada, quebrando o país e falindo a saúde e a educação.

          1. Se a PEC foi a melhor coisa que ocorreu para o Brasil, o que vc tem a dizer sobre os aumentos dados ao mpu, judiciário e à polícia federal? Conte-nos tbm o que achou sobre o luxuoso banquete dado aos deputados a fim de tratar essa pec.

          2. Sergio Robaina,os aumentos foram dados quando ele estava como interino,e esses aumentos foram prometidos pela sua PRESIDENTA,ainda no cargo,o jantar saiu barato pelo resultado,tem um negócio que chama custo/benefício,não vou falar do Lula a sua PRESIDENTA viajava com uma comitiva MONSTRO,fechava um hotel inteiro,gastava em um jantar em Lisboa,onde ela fez uma parada só para jantar vindo para o Brasil,tomando vinho”chateau Petrus” e ainda saia Bêbada com algumas garrafas na bolsa,faz favor,meu amigo,não seja míope.

          3. Não sou especialista no assunto mas acredito que o banquete custou bem menos que todos aqueles carros e motoristas que ficavam a disposição da ‘presidanta’ ao longo desses anos, esses caras enxergam uma agulha no governo atual mas deixaram passar um trem sem sequer notar, ou povinho hein.

        2. Para de ser Papagaio cara e vai se informar melhor… Sobre o Bagulho parece até Ptralha repetindo as mesma merda… O maluco já até falou.. Não vai poupar gastos pra educação e saúde… engraçado que no ano passado quando a dilma cortou verba pra educação não aparece ninguém chorando e fazendo ocupações .. não to dizendo que sou a favor do temer… Mas pelo o maluco tá tentando melhorar o que o pt destriu
          http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,no-ano-do-lema-patria-educadora–mec-perde-r-10-5-bi–ou-10-do-orcamento,1817192

          1. Vc já leu a pec? Vai poupar gastos da educação sim.
            E cara, vc praticamente joga a culpa de tudo no pt e eu sou papagaio?
            E não defendo Dilma não…toda hora que eu via ela falando pátria educadora eu ria de raiva pq soi educador e sei que isso era só papo dela

          2. Pelo que eu entendi, a pec vai por um teto para gastos. Para principalmente evitar que alguns politicos coloquem valores astronômicos e desviem metade ou mais desse valor que iria para a educação por exemplo.

          3. Desculpe Jose, mas acredito que tenha lido a PEC241, não não soube interpretar. A PEC241 coloca um teto nas “despesas primárias” e não em educação, pois ela é garantida na constituição conforme artigo 6 e 212. Para que a educação tenha teto é necessário uma clausula especifica e ela não existe, pois como falei, é garantida na constituição…

          4. Procure um comentário meu abaixo. Alguém cokou o texto da PEC e eu colei a partw que fala isso. Eh garantido por lei na constituição sim, mas essa reforma do ensino médio que foi uma medida provisória também tem pontos que vão contra a constituição. O quinta feira o STF tirou o direito de greve dos funcionários publicos. Isso também está na constituição e ela foi ignorada. Não se deixe enganar.

          5. Finalmente alguém de bom senso,ontem li no twiter um cara reclamando que o Temer em 6 meses não resolveu a crise,o desemprego e está entregando nossos bens para os estrangeiros,a deseducação econômica desse pessoal é absurda.

        3. Luiz nao ira congelar cara, pode diminuir? Sim pode! Pode aumentar? Sim, pode tambem. Vai depender muito de como o mercado vai reagir, só olhar o governo do Rio, disse que nao tem dinheiro pra pagar o 13°, se nao tem grana pra pagar o 13°, onde vai arrumar grana pra investimentos ? Essa PEC só limitaria o que o Governo do rio pode fazer, pegar mais dinheiro da uniao, pagar o 13° dos servidores(que ja ganha um absurdo), e ficar devendo um juros altissimo la na frente. Para simplificar, é mesmo que eu ou voce comprar um carro financiado, e no final, eu nao tiver grana pra quita as parcelas, ai eu vou no banco e pego mais grana empresta pra pagar o financiamento do carro, só que o juros do banco é muito maior agora, ja que eu to devendo, ou seja, eu pago o carro, só que no proximo mes sera a mesma coisa, e eu ficarei devendo o banco e a financeira agora, tornando se assim, uma bola de neve sem fim.

          1. Cara..ai que ta. Estou dentro da situação e não eh assim. Sou professor do estado do rio e já digo: ganho um absurdo? Hahahahaa
            Tadinho de mim.
            Sim, Pezão disse isso, mas ele e Dornelles continuam dando isenções fiscais para joalherias de amigos, para cabeleireiros dda mulher do Pezão. Pra nós pagar eles não tem
            …por isso que sou contra a p e temer. Na teoria eh muito bonito e funciona( tirando a parte do congelamento da educação e saúde), mas vivemos no Brasil cara.. vai ser a pior coisa que já aconteceu no Brasil. Pode escrever

          2. Desculpe, mas como professor tinha a obrigação de saber interpretar a PEC241 e a constituição e entender que ela não tem poder para congelar os recurso para educação e saúde, pois é necessário uma clausula especifica para isso e ela não contem, pois é garantida na constituição…

        4. Documento da PEC em PDF (apenas 8 páginas): http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1468431&filename=PEC241/2016

          Formato Powerpoint: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/55a-legislatura/pec-241-2016-novo-regime-fiscal/documentos/audiencias-publicas/ApresentaoPEC241Ministro_v4.pdf

          Certeza mesmo que a Saúde e a Educação terão um teto? Pelo que entendi vai ter um piso, que acredito piamente que é bem diferente do que andam pregado para esses 2 setores. Até porque tá bem enfatizado em parênteses: “proteção a estes setores”.

          1. “Um desafio que se precisa enfrentar é que, para sair do viés procíclico da despesa
            pública, é essencial alterarmos a regra de fixação do gasto mínimo em algumas áreas. Isso porque a
            Constituição estabelece que as despesas com saúde e educação devem ter um piso, fixado como
            proporção da receita fiscal. É preciso alterar esse sistema, justamente para evitar que nos momentos
            de forte expansão econômica seja obrigatório o aumento de gastos nessas áreas e, quando da reversão
            do ciclo econômico, os gastos tenham que desacelerar bruscamente. Esse tipo de vinculação cria
            problemas fiscais e é fonte de ineficiência na aplicação de recursos públicos”

            Ou seja..atualmente, se aumenta a receita, tem que aumentar proporcionalmente o investimento em educação e saude. Falam que querem alterar esse sistema pois isso impede o crescimento de outras coisas. Falam que aumentar proporcionalmente acaba ferrando a economia..como assim???? Querem é estagnar os investimentos em educação…ta bem claro o texto amigo

          2. Velho, como um professor, formado penso eu, está desviando o assunto da matéria pra mimimi de PEC?

            Se vc desenvolvesse algo assim no ENEM ia tirar zero hein João.

          3. Ainda bem que sou professor de matematica uHAUDHUSAHDSUAdhU
            e à proposito, minha primeira prova de redação que tive na escola, chuta qual foi minha nota :v

          4. Pela audácia deve ter tirado 10, pq se for pelo desenvolvimento de conteúdo, cara, vc tá pecando bagarai.

          5. José, percebo que, por ser professor, acaba ficando com um pé atrás quando o assunto é “cortar gastos públicos”. Entendo seu lado, acho coerente. Mas, como você disse, é professor de matemática e acredito que também tome as rédeas da economia na sua casa, certo? Então vamos fazer um raciocínio simples:
            Em primeiro lugar: você gasta mais do que recebe? Você concorda em criar mais dívidas para pagar suas contas? Se não concordar, e não acha viável gastar mais do que receber, não faz sentido ir contra uma PEC que tem como objetivo -geral- fazer isso, correto? Mas enfim, vamos à um outro ponto.
            A PEC pretende limitar os investimentos (futuros) ao crescimento da inflação do país. Como professor de matemática, você acredita que o número de “20 anos” foi jogado arbitrariamente na proposta? O Temer pode não ser um bom político, mas sua equipe econômica não deixa à desejar (não estou elogiando o governo, e sim a equipe econômica).
            Pois bem, antes de citar os investimentos, gostaria de deixar claro que o objetivo da PEC é limitar o país à apenas dívidas reais, ou seja, parar de gastar mais do que o trabalhador consegue produzir, tendo assim que pegar dinheiro emprestado e com isso gerando uma enorme quantidade de prejuízos.
            Agora, sobre os investimentos (espero que tenha lido até aqui, pois até o momento, não critiquei sua posição, apenas estou apresentando alguns pensamentos que estão de acordo com o texto que está em votação (PEC)) é possível perceber que, como o teto deles será proporcional à inflação, o país irá parar de gastar mais do que recebe. Não só isso, é possível perceber que, caso o país apresente uma inflação constante de 3-5% ao ano (o que é bom para as porcentagens que tivemos nos últimos anos) então, na metade do tempo proposto, >>poderíamos<< ter investimentos maiores do que os que são repassados hoje.
            Então José, por eu perceber que você é uma pessoa que gosta de se informar e brigar pelo que é seu por direito, acho mais coerente não lutar contra uma proposta que pretende controlar nossos ganhos/gastos (nossos como um país), mas sim, lutar pela reorganização dos gastos, pela melhor otimização dos mesmos para que assim, isso possa refletir tanto em nossa economia como em nossas vidas.
            Enfim, era isso que tinha para lhe dizer. Pense bem nisso, coloque seu pensamento à prova, se ainda assim, achar que é correto permitir que o país gaste mais do que produz, então siga com isso, mas tente por seu pensamento à prova.
            Digo isso pois logo quando li as notícias de uma PEC que iria colocar um teto em saúde e educação fiquei perplexo e fui totalmente contra, mas após ler o texto e analisar a situação econômica do Brasil (superficialmente, não pretendo fazer disso uma área de estudos), acabei convertendo meu pensamento negativo sobre a PEC para um pensamento positivo e reativo, no qual eu irei me comprometer à lutar pela melhor reorganização dos gastos, uma vez que poderemos ter controle sobre os mesmos.

          6. Lembrando que em nenhum momento coloquei em jogo a atitude moral dos políticos. Isso é um campo de discussão que não creio ter conhecimento o suficiente do corpo político atual para me posicionar (mesmo sabendo que tenderia à ser contra). Mais um detalhe: aumentos à cargos políticos e uma classe que ganha muito para fazer pouco são, de fato, ruins para a população. Mas só de pensar em poder limitar esses aumentos e poder ir atrás de uma reorganização de gastos já me dá mais esperanças em relação ao futuro (longo prazo) da nossa situação econômica.

          7. Um professor de matemática que não sabe conceitos básicos (…).
            A desgraça do Paulo Freire venceu mesmo, conseguiu além de implementar sua (falta de) visão educacional. Imagino os seus discentes, será que eles após saírem de suas aulas preferem gastar mais a receber mais?
            Sobre a nota da redação, era uma instituição privada, livre de comunistas doidos? Porque se foi em uma escola pública, sendo a redação aplicada por funcionários públicos, basta colocar duas frases mencionando Marx tira 8, mas se mencionar Foucault 9,5 e o Sartre completa 11,65, ainda que a avaliação perfaça o total de 10 pts. hu3hu3hu3

          8. mano..voce é doente…kkk
            na boa hahahah
            E a nota foi 0…sempre fui péssimo em redação…e antes que venha criticar meus conhecimentos, sou professor do estado atuante, passei numa prova onde competi com várias e várias pessoas de faculdades melhores que a minha, e apenas menos de 5% dos inscritos passou…
            E quanto ao outro comentario. Petista? Ta doido cara? Eu quero mais é que o safado do lula vá preso.
            E quanto a PEC, leia direito sobre ela (se vc souber interpretar textos simples pq parece que nao) e se continuar chamando de remedio, talvez vc precise de remedio msmo

          9. Esses petistas doentes, deturpadores e deformadores de opinião estão invadindo até blogs voltados à tecnologia…PQP!
            Que porr@, cara! Vá trabalhar, não queira ficar doutrinando e emburrecendo as pessoas com sua limitada capacidade cognitiva.
            A PEC é um remédio amargo para evitar que governos irresponsáveis voltem a gerir o país de forma “aventureira”, “ligando o fod@-se”. Na sua limitada opinião é melhor um “default” de um país a limitar-se os gastos dele, né? Tomemos mais e mais dívidas (fazendo o país gastar cada vez mais com juros) e deixemos o país quebrar, essa certamente é sua opinião técnica e alicerçada nos melhores fundamentos econômicos, né? (risos e gargalhadas)
            Como vc gere a receita que tem em casa? Quando as despesas tornam-se maiores que as receitas líquidas vc aumenta ainda mais seus gastos? Caso responda negativamente vc é um hipócrita, mas caso responda afirmativamente vc precisará ser interditado e se tratar. Provavelmente tratar-se-ia de um caso de prodigalidade.

        5. Desculpe, mas tenho que discordar… A PEC241 coloca um teto nas despesas primárias e não em educação e saúde, pois são garantidas na constituição conforme artigo 6 e 212. Para que a educação tenha teto é necessário uma clausula especifica e elas não existem, pois como falei, são garantidas na constituição…

        6. Todos falando de PEC 241 e tal, mas o negócio de responsabilidade fiscal já não impõe que não se deve gastar mais do que tem para pagar? Trecho de descrição tirado da wikipedia: “Entende-se por responsabilidade fiscal o respeito por parte da administração governamental ao equilíbrio nas contas públicas, em conformidade com o que estabelece, no Brasil, a Lei Complementar 101 de 4 de Maio de 2000, definindo seus gastos não de acordo com objetivos meramente políticos, mas sim respeitando as disponibilidades orçamentárias provenientes da arrecadação de impostos e outras fontes de receita do governo.” Então pq se faz necessário implantar algo como a pec 241, sendo que constitucionalmente a lei de responsabilidade fiscal já impõe um teto?

      1. Congelamento de investimentos, mas reajuste de 41% pro stf. Rwajuste de 31% pra PF e mais quatro categorias que já recebem muito…eh foda..na boa

        1. Pois é, esse pessoal já ganha muito bem e recebem aumentos exorbitantes. Eles votam e aprovam na hora! E a Dilma tentando fazer uma reforma nessa merda mas não deu… ela também foi incompetente por não ter o pulso firme e bater de frente.

          Dá uma vontade virar assassino e acabar com essa roubalheira que ocorre nos três poderes. O salário deles deveria ser fixado em “número de salários mínimos” e deveria estar bem abaixo do que está.

          O trabalhador do regime celetista tem que fazer greve pra conseguir 5% de aumento…

          1. Pois é, depois do rombo que o PT vez por anos os caras acham que da noite pro dia o pais vai volta a crescer sem cortes.

          2. O País vai voltar a crescer aumentando o salário de Juiz e de político? Quando a pessoa perde o fio da meada é lógico que vai falar besteira.

            Não sou contra cortes, mas corte de todo mundo e sempre tendo em mente o lado mais fraco.

          3. A pec era do pt e esse antagonismos político no momento é de conveniência. PT e Temer são parte do mesmo jogo, besteira é quem se engana com a politicagem nacional.

          4. Não estou defendendo a pec, mas a pec 241 era do pt e o temer continua a cartilha só iludido pensa que essa turma de político é nacionalista, que pensa na nação como um todo.

          5. Se não tem como pagar tem que cortar mesmo. A Minha imposição é quanto ao aumento do salário desses bandidos.

      2. Nem fale, no sul do meu estado tem uma cidade que não tem dinheiro para pagar um enfermeiro, mas nessa semana mesmo os vereadores votaram para ter aumento de 40% do salários deles, mesmo sem orçamento. é uma cachorrada.

    2. vejo tanta briga aqui, mas ninguém toca no assunto de reforma politica, da previdência, fizeram tanta manifestação, mas não fizeram uma pra diminuir o numero de deputados federais, senadores, brasil em crise, conta outra gente, foi o PT quer fez isso com o brasil, conta outra gente. enquanto o brasil tive um monte de analfabeto politico, não vai muda.

      1. Na verdade a Dilma tentou fazer uma reforma política mas não conseguiu porque o congresso fez pouco dela. Onde estava o povo nessa hora?

      2. A previdência gera superávit todos os anos e negam a verdade, tanto o governo quanto a mídia. Nossa população é a mais iludida do mundo.

        1. bom dia jovem, não estou a procura de culpado não, estou dizendo, q naquelas manifestação, em vez de tira um presidenta, tinha feito pra pede reforma, da previdência e politica. so isso. pense direito e pare de segue a mídia achando que achou um culpado.

    3. 100% de ctz que nem ele e outros antes dele tomaram uma boa decisão para o BR pois boas decisões aqui só pra melhorar a mamada da classe política o resto q se dane…..

    1. Pode até ser, mas o código aberto que pode ser utilizado pelo governo certamente não se restringe à programadores brasileiros.
      E mais importante: estrategicamente, é muito importante os orgãos do governo evitarem lock-in e diminuirem sua própria liberdade, além de perder parte do controle sobre sua própria segurança…

      1. O que eu acho um verdadeiro regresso João. Quando o país deveria investir em qualificação de seus profissionais para que estes elaborem uma tecnologia própria eles vão e fecham acordo com uma empresa proprietária. Deveriam o investir mais em liberdade tecnológica assim como paises desenvolvidos dinheiro temos para isso, mas infelizmente esses governantes só querem meter a mão. Fico pensando o super faturamento que será esse novo acordo de compra de licenças tudo desculpa para meterem mais ainda a mão no dinheiro público.

        1. Desculpe, mas sempre o governo que tem que investir em qualificação? Os melhores software foram criados em garagens americanas sem nenhum um financiamento do governo… O governo passado fez o mesmo com veículos e nós andávamos de carroças… Graças ao mercado aberto é que você esta postando aqui. O governo Lula ficou aqui mais de dez anos e o que ele criou em tecnologia? Só poupou um punhado de dinheiro para colocar no próprio bolso…E o software livre não é livre como as pessoas pensam… Existem todo um serviço por traz e bem mais caro do que você imagina…

          1. Concordo contigo que o serviço por traz de um suporte Linux é bem mais cara do que de um Windows, lei da oferta e procura, mas acho que você está um pouco desnorteado. Se não é o governo que tem que lutar por incentivos para qualificações então quem tem ? nós que votamos para colocar eles lá.. se for pra ser assim então acabamos com as eleições e deixamos o povo segurar as rédias do Brasil. O governo tem dinheiro e deve incentivar muito mais tecnologia no brasil e o software livre é uma porta de entrada pra isso, justo que o PT fez o que fez para só por a mão no dinheiro não usado, mas bastava o cara fazer as coisas certas agora e olhar para países desenvolvidos e tomar como espelho.

    2. O gnu/Linux e todo o software opensource é hoje considerado o modelo de programação colaborativo mais bem sucedido da história.

  1. Mas que bosta. Quem defende tem que ser muito burro.

    Migrar de software proprietário para aberto até pode questionar, já que haverá custos com a migração, adaptação etc.

    agora, mudar software livre que já está adaptado e funcionando, qual a lógica? não faz sentido nenhum, só vai gastar grana (com a migração e com licenças)

    não é porque software proprietário tem mais recursos que significa que é melhor pra tudo

    1. Rapaz não é você que viu o quanto software de código aberto prejudica e muito o mundo acadêmico, pelo menos. Muitas incompatibilidades de hardware e etc.

        1. Incompatibilidade de hardware? Simples: placas de rede de notebook LAN e WIFI é a coisa MAIS COMUM que os Linux não instalam de primeira. Daí pra conseguir fazer funcionar isso é um parto.

          1. kkkkk você está mais perdido que barata tonta. Estamos falando de software de código aberto relacionado aos offices.

          2. Eu sei. Mas software livre, Linux também é. Se o Savio fala de compatibilidade de hardware, acredito que ele esteja referindo ao sistema Linux. Também a partir da conversa do Raposão e do Savio, não vi ninguém especificar Offices aqui.

          3. Sim eu falo que eram obrigado a usar um sistema operacional livre, no caso na época usavam o ubuntu.

            Lembro que foi feita a compra de varias lousas interativas para se por nas salas de aula, depois de implementadas viraram quadro pra projetar imagem, por que o ubuntu não era compatível com as funções extras que a lousa proporcionava.

            E se tratando de Offices vale lembrar a vergonha que os professores e aluno sempre passavam ao montar aquela apresentação em powerpoint, as vezes até com recursos de plugin do mesmo, e chegava na hora não rodava nada.

          4. Basta você ler o debate desde o inicio, é sobre software. Não estamos falando de drives ou hardware, além disso a notícia na qual estamos comentando é sobre office. Linux é outros quinhentos e o Libre office é compatível com outros sistemas. Hardware para um local de trabalho usado pelo legislativo, executivo e judiciário é para ‘trabalho’, padronize. Além do mais o governo deveria investir para desenvolver o próprio.

            E tem mais, até onde eu sei, software livre não é livre pra pessoa jurídica, não sei do Linux mas muitos outros ser pagos por pessoa jurídica.

  2. A troca promovida pelo governo Temer terá efeitos a longo prazo. Em primeiro lugar, irá desarticular a política de software livre em vigor desde 2003. A demanda por produtos abertos cairá e enfraquecerá a comunidade de desenvolvedores que se formou por conta dessa estratégia. Além disso, os dados estarão em plataformas fechadas, o que afetará a transparência governamental e impedirá a criação de novas ferramentas a partir de necessidades específicas. Dependeremos do que a Microsoft tiver a oferecer – e do que for compatível com os produtos dela

  3. Pelo que ouvi e por experiencia própria o software livre não foi totalmente implantado no Brasil,alguns órgãos usam softwares proprietários e muitos usam windows pirata. Acho que o problema não foi o software livre em si,mas como ocorreu a implantação.
    Acho que deveriam colocar um meio termo,por exemplo alguns tipos de servidores pode-se usar linux que vai fazer o trabalho muito melhor e mais barato,já outros tem que ser windows mesmo.

  4. Título tendencioso.
    O governo está em um acordo para quem quiser participar dos processos licitatórios conseguirá melhores preços.
    E isso vale para mais de 3 mil ítens. Inclusive softwares abertos que se engana quem acha que são de graça.
    Inclusive o documento do acordo é um ODF

    1. Verdade. O ODF não é gratuito pra pessoal jurídica mas ainda é bem mais barato que os demais que inventam suporte técnico especializado pra arrancar mais grana.

  5. Estudamos história e vemos como o povo é tão facilmente manipulado e achamos que como já estudamos e sabemos a respeito não iremos cometer o mesmos erros, nossa realidade atual diz o contrário , como essas pessoas podem ser tão facilmente manipuladas como são agora? , Possuindo internet(enorme acervo de informações (Que deve ser muito bem filtrada)) e as pessoas continuam ignorantes, manipulação da mídia cada vez mais forte formando opiniões com frases de senso comum, e ainda alguns ainda acreditam que o atual governo é o salvador. A respeitoda matéria em si, acredito que isso será mais um gasto desnecessário colocados nas costas do cidadão.

    1. Informação manipulada a dessa matéria.
      Tem que ver os ganhos prometidos desde o início e não apenas a parte interessante a quem conta.

    2. Investir em tecnologia gera custo menores em qualquer setor e um exemplo prático são bancos que economizam bilhões. Acredito que desconheça o assunto… Utilize a internet e leia mais sobre “Investimento em tecnologia” vai se surpreender…

      1. Você está sugerindo que comprar licenças de software da Microsoft (ou qualquer outro software proprietário) é investir em tecnologia? E que o uso de software livre não é?

  6. Não adianta nada gastar rios de dinheiro com softwares caros se as pessoas que gerenciam esses softwares não tem o minimo de conhecimento e profissionalismo.

      1. Em nenhum momento citei Temer mais sim o Setor de TI mesmo , é uma vergonha , são concursados então já viu como fazem os trabalhos de qualquer forma , salvos exceções.

        1. Então Marcos, para entrar em TI, mesmo sendo concursado é necessário ter formação em tecnologia e já ter tido experiencia no setor. Não sei se você sabe, mas o Brasil é o melhor do mundo em TI no setor bancário e o Banco do Brasil entre todos os bancos. Sei disso porque trabalho a mais de vinte anos em seguranças bancária nos bancos Itaú, Santander, Caixa entre outros e o Banco do Brasil nos forneceu softwares para nossa mais crítica… E eles não são exerções, existem diversos segmentos que contem a mesma qualidade mundial.

          1. Estou me formando na Area de TI , a verdade é que temos profissionais competentes mais em grande maioria são acomodados que fazem o serviço da forma mais rapida , não adianta negar você sabe que isso geralmente acontece ainda mais com o nosso famoso Jeitinho Brasileiro.

          2. Desculpe, Marcos, não sei onde esta se formando em TI, mas esta tendo uma ideia equivocada das coisas. Trabalho a mais de vinte anos na área com o que existe de melhor que é automação bancária… Acredito que você ainda não tem formação e experiência suficiente para fazer essa afirmação. Sobre fazer mais rápido é assim mesmo que tem que serem feitos. São técnicas ágeis chamadas de XP. Que não fizer o trabalho acima da qualidade e abaixo do prazo esta fora do mercado. Procure saber mais sobre o assunto…

          3. Os problemas no poder público quase sempre foram culpa dos sistemas defasados, falar que é culpa dos profissionais é no mínimo desconhecer como funciona o TI de um poder.

          4. O país tem as melhores tecnologias do sistema bancário, tributário e eleitoral do mundo e vc mandando essa bostejada aleatória. Parabéns cara!

  7. se houve economia de meio bilhão utilizando software livre porque usar software fechado?
    será que nessa reunião fechada com a Microsoft era de trazer mais investimentos da Microsoft no brasil (aumento de fabricas, hardwares, investimento na educação e etc) e em troca utilizaria os software dela?

    sou fã da Microsoft, mas num sou besta tbm, o brasil ta na merda. economia seria uma boa, pelo menos nesse momento.

  8. vendo aqui nos comentarios a quantidade de gente que apoia temer, pec 241, fora os liberais incubados, vou bloquear vcs pra evitar que um dia vcs peçam ajuda e eu ajude sem perceber

    1. Sabe a dívida pública? Aquela que vocês (nós) tanto abominam, que consome uma fatia enorme dos recursos do estado, pagando juros aos banqueiros? Ela só existe porque governos anteriores gastaram mais do que arrecadaram, o que se busca combater com essa PEC. Abra sua cabecinha e veja a opinião de economistas sérios sobre o assunto.

        1. Desculpe discordar, mas um “conselho de economistas” não representa o que todo mundo pensa. E além disso, a reunião deles reuniu apenas 200 economistas.

          Esses conselhos federais e sindicatos existem apenas para mamar nas tetas do governo.

        2. Uau. O Conselho Federal de Economistas se posicionou contra a PEC 241. Daí vc vai ver o histórico deles:
          – fizeram palestra e chamaram o líder do MST pra apresentar a palestras (procura aí no google o site brasilagro o alvoroço que isso causou entre os economistas); e
          – Posicionaram favoráveis às medidas econômicas de 2012 que foderam a economia (“Vai quebrar a cara quem apostar na alta do dólar”, disse o Mantega em 2014. Preciso nem dizer que ele errou feio e rude né?).

          Daí você tira pra ver a credibilidade dos caras.

          Agora essa imagem do Homer é perfeita para pessoas como você que curtiram essa besteira sem ao menos saber o histórico da COFECON: simplesmente estão na usina nuclear por estar sem saber o que estão fazendo.

          1. Vc teoricamente ganhou, mas espero que não tenha usado de mentiras pra isso, pq eu não capacidade técnica para desfazer las, apenas irei confiar em sua humanidade

  9. Pode ter absoluta certeza que a adoção de software proprietário não trará economia para o Brasil. O Brasil envergonha no quesito tecnologia. Quando o país deveria investir em tecnologia própria com o auxílio do Linux ela vai e deixa toda nossa tecnologia nas mãos da Microsoft e não se torna independente nesse quesito é uma verdadeira vergonha.
    Eu não repúdio o uso de windows, mas pagamos impostos e todo ele vai para esse tipo de aquisição e o uso de software livre geraria uma economia muito maior para ser investido em muitos outros pontos. Enfim o Brasil está sem ordem e agora mais ainda sem progresso.

  10. “o software livre gerou uma economia de R$ 500 milhões até o fim daquele ano.”

    Foi tudo pro bolso de políticos, um pouco de doação pra Cuba e o restante pra Venezuela…

  11. Eu só permitiria se inundassem a Bananalandia de Lumias! Rapidinho teríamos aparelhos e ainda firmware atualizados! 🙂 Temer, seu fraco!

  12. A duvida que não quer calar será que com toda essa economia que falaram na conta tínhamos os custos de treinamento e produtividade ? pois uma coisa é fato as Ferramentas da MS tem de longe a maior produtividade e menor curva de aprendizado.

  13. Erro sem tamanho! Reconheço a qualidade dos produtos da Microsoft, mas na minha opinião adotar os produtos da Microsoft no sistema do governo é um grande erro, imaginem o quão caro isso vai sair. Como o amigo falou aí em baixo, não adianta gastar rios de dinheiro se não existem profissionais capacitados em tirar proveito do que os produtos tem a oferecer. Os resultado basicamente são: Desvalorização do software livre e de código aberto e grande gasto de verba. Não me levem a mal, mas eu acho que os produtos da Microsoft não devem estar em todos os grandes setores governamentais, ele pode estar nos pequenos, mas não nos grandes ? ? ? ?

  14. somente bolsonaro pra iniciar mudança
    ou intervenção militar e rasgar essa constituição fuleira que ja esta caducando e criar uma nova e nos moldes atuais .
    expulsar toda essa raça politica atual que se encontra encostada e ja virou um cancer pra sociedade atual.
    o stf mesmo foi todo indicado pelo pt , são todos bandidos.

  15. Pergunte a um aluno, nas escolas técnicas federais ou estaduais, qual sistema prefere usar no laboratório? O resposta será: Windows! Quem aqui está utilizando o LINUX em seu computador e um browser, sobre esse sistema, para navegar nesse momento? A resposta será: a minoria! Se é que tem alguém aqui utilizando o Linux!

  16. Pegaram a pior fonte possível =/, procurem o texto original para tirar suas conclusões. Ninguém irá substituir nada… O que o Governo irá fazer é uma compra em massa de software da MS, afinal nem todo SL atende as necessidades do governo.

    “JUSTIFICAVA DA CONTRATAÇÃO 2.1. A Secretaria de Tecnologia da
    Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão –
    STI/MP – tem em seu Planejamento Estratégico a iniciativa de Apoio às
    compras públicas compartilhadas de TI. Isso pode ser obtido com a
    coordenação de uma contratação conjunta que permita gerar um volume
    significativo de demanda ao mercado fornecedor e, com isso, obter
    melhores ofertas tanto em termos financeiros quanto técnicos.”

    Aqui tem mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=szQXECOdMJY

  17. Vou “Teimar”.

    A MORTE DO SOFTWARE LIVRE NO GOVERNO?
    https://www.youtube.com/watch?v=szQXECOdMJY

    O bom do Diolinux que o cara apesar de apoiar o software livre ele fala categoricamente da importância do software proprietário.

    E ao assistir o vídeo dele, inclusive, com várias fontes que citou, ficou claro que o sensacionalismo é muito presente na internet. Os loucos por cliques.

    O Convergência Digital é desse tipo.

  18. Entendam: Software livre não é software gratuito.
    Trabalho em um Tribunal e os softwares lá vivem “dando problemas”, que geram indisponibilidade do sistema, que geram atrasos, que geram ofensas aos interesses dos jurisdicionados, qual seja, a prestação da tutela judicial no prazo adequado. Quando não são os problemas, a própria falta de familiaridade do servidor com esses sistemas não finalizados geram perdas de tempo.
    Destarte, a grande perda de eficiência no serviço (com falta de familiaridade na operação do sistema pelo servidor), e perdas com indisponibilidade do sistema, em razão de sua instabilidade, geram tantos prejuízos que tornam o uso de “software livre” uma economia burra.
    As instituições públicas não podem ser utilizadas como balões de ensaio para ver se algo vai dar certo ou não. Se o produto fosse realmente bom teria sucesso no meio privado e é exatamente isso que não acontece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *