Celures Nokia não terão lentes Carl Zeiss e PureView, só a Microsoft pode

pureview-olho

Os usuários da Nokia e do Windows Phone passaram anos muito bem acostumados a terem as melhores câmeras do mercado. Quem não lembra do PureView 808 ou do Lumia 1020? Contudo, as coisas mudaram um bocado de lá para cá.

Respondendo a um usuário no Twitter, a Nokia afirmou que não utilizará lentes Carl Zeiss e o software PureView nos próximos smartphones. A empresa não escondeu o jogo no microblog, a parceria possivelmente com a Carl Zeiss acabou porque agora os aparelhos Nokia são fabricados pela HMD.

A fabricante de lentes que carrega o nome do cientista alemão possui uma relação mais próxima com a Microsoft, que comprou a divisão mobile da Nokia e que possui diversas patentes da Carl Zeiss. O software PureView, por exemplo, pertence a Microsoft atualmente.

Após o término do contrato com a Microsoft no ano passado, a Nokia passou licenciar sua marca para outra finlandesa, a HMD Global.

Bom trabalho, Microsoft.

Fonte: NeoWin

68 comments on “Celures Nokia não terão lentes Carl Zeiss e PureView, só a Microsoft pode

          1. Me admira você, tão convicto de sua verdade. Ta fazendo o quê aqui, amigo?! Pessoas convictas de suas certezas, não perdem tempo em lugares como esses.

          2. Estou aguardando a reação da MS com um belo iPhone SE totalmente funcional. Acredito que algum dia a MS consiga trazer alguma coisa que ainda não sabemos o que é, mas, enquanto isso não acontece não tenho mais motivos para defender uma promessa que vai acontecer em breve! Se acontecer e quando acontecer vou julgar se vale a pena retornar à plataforma.

    1. os sensores da Sony também são excelentes.

      não dá para comparar os atuais da sony com os atuais pureview porque não há aparelhos atuais com pureview

  1. Nada surpreendente. Com a linha Lumia extinta, praticamente, não é garantia que essa tecnologia continue sendo usada.
    Além de que tem outras bem potentes aí, tipo a Nikkon e Sony, equipando ótimos smartphones atuais.

        1. PureView não é sensor. É software de otimização de Imagem. E ele não falou das lentes, falou da Tecnologia Carl Zeiss, ou seja, inclui lente e softwares de otimização (PureView). E sendo ainda mais abrangente, diz respeito também a qualquer outra tecnologia existente que pertença a Zeiss. Mas claro, a gente só vê o que quer!

        1. Nessa thread de comentários, nenhuma vez, mas em vários momentos, em outros posts sim. Vamos deixar dessa covardia e assumir, assim como que o Windows 10 Mobile não está morto. Dói tanto assim?

          E para deixar claro, você não dizia que a Nokia poderia usar patentes da Microsoft sem problemas, mas sim que as patentes continuavam em poder da Nokia. Bem diferente, não?

  2. Das câmeras de smartphone atuais o único que me chamou atenção por ter uma parceria parecida foi o Huwaeii P9 que têm lente da Leica

  3. Kkkkkkkkk a casa caiu , o que vai ter de choro na internet por causa disso, resumindo verdianos não terão seu sonho realizado terão que se contentar com uma réplica fiel do que já foi a Nokia e sem Zeiss, rindo litros…

    1. Sumiram todos, como de costume, não conseguem responder uma pergunta simples. Nunca pergunte se Chrome OS está morto baseado nas afirmações que o W10M está. Fogem todos.

  4. Eu duvido se o Pureview não foi desenvolvido inteiramente ou em parte pela equipe da Nokia Technologies, mas como na época, a gente não sabia da existência dessa parte da empresa, a parte mobile que pegava todo o crédito. Nada impede essa equipe de criar uma tecnologia tão boa quanto o Pureview e continuar zelando pela fama que a marca sempre teve com suas câmeras.
    Na conferência deles na MWC, foi dito que a marca não está sendo licenciada para ninguém. O que eu entendo disso, e que a HMD é tão próxima deles, que parece mais um setor da empresa, como Nokia Tech, Nokia Networks, ou a Withings agora.

          1. E quem tá falando de Nokia Mobile? Eu to falando de Nokia Technologies, OUTRO setor da Nokia que não foi vendido junto com o mobile. O setor responsável por várias patentes e pesquisas da Nokia, como até o desenvolvimento da Ozo. Nem a Microsoft possui mais essa divisão da Nokia, que já vendeu e foi comprada pela HMD e a Fih Mobile subsidiária da Foxconn.

    1. Qualquer tecnologia que tenha um funcionamento sequer parecido vai ser barrado pela patente da MS, se fosse fácil alguém já teria feito até pq não é segredo algum como ele funciona.

  5. Recordo me que certa vez comentei que essa nokia só seria Nokia no nome e alguns apaixonados quase me mataram… Agora sofram com a realidade.

  6. Deixa eu conta uma coisa sobre essas patente ai, a Nokia não pode usar as mesmas lentes que da linha lumia, massss a Carl Zeiss pode muito bem criar outra lente superior, patentear e entregar pra nokia, assim como ela faz com as outras lentes do mercado que ela fabrica, tchau brigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *