Com as abas do Windows 10, Microsoft coloca Chrome OS na mira

sets

Nos últimos 12 meses, a Microsoft fez alguns avanços significativos no posicionamento do Windows 10 como um concorrente viável ao Chrome OS. Com o Windows 10 rodando em processadores ARM e a introdução do Windows 10 S, a Microsoft está buscando em transformar o Windows 10 em uma alternativa real ao Chrome OS.

O recente anúncio de um recurso “Sets” que vem para o Windows 10 é mais um passo adiante nessa jornada, principalmente que isso oferece a experiência com abas do Chrome OS.

Sets + Edge > Chrome?

A experiência de navegação com guias/abas é popular. As pessoas gostam das guias em seus navegadores da web, então por que não trazer essa mesma experiência para aplicativos? Isso é o que o Chrome OS já possui, colocando tudo em um ambiente com abas, seja um site, aplicativo ou Progressive Web Apps. Mais e mais pessoas no Windows estão usando seus navegadores de internet exclusivamente para fazerem praticamente tudo em seus PCs.

O problema com isso é que as pessoas com Windows estão escolhendo o Google Chrome ao invés do Edge. Se mais e mais pessoas estiverem usando o Chrome para fazer tudo, o próprio Windows vai ser usado menos. Então, a Microsoft precisa de alguma forma conseguir que as pessoas comecem a usar o Edge, e que melhor maneira de fazer isso do que usar o Edge com Sets, tornando a Edge uma escolha mais conveniente quando alterna entre sites e aplicativos em um PC com Windows 10? Pode ser uma xeque-mate.

Sets e Edge funcionam juntos, assim como as abas do navegador Chrome e o ambiente no sistema operacional Chrome. Com Sets no Windows 10, o usuário poderá alternar entre os aplicativos em seu PC e os sites que eles estão navegando, sem ter que alternar janelas ou ambientes. Este cenário só funciona realmente se o usuário estiver usando o Edge.

O Google Chrome no Windows é um problema sério para a Microsoft. O Windows 10 S é o exemplo perfeito disso. Muitas pessoas vão zombar da ideia do Windows 10 S porque não possui o Chrome. Mas se a Microsoft puder minimizar a necessidade do Chrome, fazendo o Windows 10 funcionar e se comportar melhor ao usar sua própria experiência com abas, então a Microsoft pode eliminar a necessidade das pessoas usarem o navegador do Google.

O que vocês acham?

Fonte: Windows Central

135 comments on “Com as abas do Windows 10, Microsoft coloca Chrome OS na mira

      1. Aqui vejo aos montes. E é simples explicar o porque.

        Um notebook com Windows aqui custa em média 500 dólares (um extremamente simples, Acer da vida.)

        Enquanto um Chromebook sai por menos de 200.

        Se o cara não precisa usar Photoshop e/ou não é gamer, comprar um Chromebook é uma boa opção.

        Já no Brasil isso não é verdade. Um Chromebook custa praticamente o mesmo que um notebook Windows. Não faz sentido.

          1. Pelo menos o “resto do mundo” anda são.
            Só vejo como briga justa a partir de agora que lançaram o computadores sempre conectados do Windows (seja lá qual for o nome. Feio por sinal).

  1. 23:59
    Chrome OS ridículo. Navegador OS. Tudo roda em abas e não tem apps. Porcaria!

    00:00

    Sets da Microsoft? Que ideia maravilhosa. Parabéns Microsoft. Chrome OS morto

      1. Amigo, o Chrome OS tem 58% de participação do lucrativo mercado K12 nos EUA, só pra citar 1 exemplo. A própria reportagem dá um indício de que é atrás disso que a Microsoft está, então leia. Não fale besteira, pois isso não mostra que você está certo, só mostra que você não tem noção do que está falando. Não ache que o mundo não usa algo só porque você e seus amiguinhos não usam nesse mercado piratex chamado Brasil, com o qual a Microsoft, Google ou Apple pouco ou nada se preocupam. Eu sei que, como brasileiro típico, você deve achar que o mundo gira ao seu redor, mas não é atrás de você que a Microsoft está.

        1. Esse pessoal fica com essa boberada só pra dizer que o windows esta ganhando, quando perde igual o windows phone eles ficam quietinhos, não toca mais no assunto, rola um monte de atualizações do sistema mobile da microsoft e nem é noticiado por que é um fracasso da empresa

        1. Chegou o hater sem causa. “Mimimi, tudo da Microsft ou é ruim ou não é necessário e qualquer empresa pode tomar com facilidade. Chrome OS é SUCESSO pq a Google disse. Satya Merdella acabou com os celulares, tô com raiva, vou descontar blá-blá-blá.”

  2. ” Então, a Microsoft precisa de alguma forma conseguir que as pessoas comecem a usar o Edge, e que melhor maneira de fazer isso do que usar o Edge com Sets, :

    Nao, a melhor maneira seria o Edge funcionar de uma forma minimamente decente.

    “O Google Chrome no Windows é um problema sério para a Microsoft. O Windows 10 S é o exemplo perfeito disso. Muitas pessoas vão zombar da ideia do Windows 10 S porque não possui o Chrome. Mas se a Microsoft puder minimizar a necessidade do Chrome, fazendo o Windows 10 funcionar e se comportar melhor ao usar sua própria experiência com abas, então a Microsoft pode eliminar a necessidade das pessoas usarem o navegador do Google”

    Nao, Jorge. As pessoas nao usam o Chrome por causa das abas dele. Usam pq funciona. Ao contrario do Edge.

    1. Aqui o Edge funciona, muito bem… só gostaria q consumisse menos memória… por isso não uso o chrome, porq consume muita memória, deixa o pc se arrastando… num i3, 16gb… é um absurdo… em pouco tempo de uso com umas 10 abas vira uma carroça…

          1. Não é bem assim,

            aprendi a muito tempo ctrl+alt+del

            E nunca o Chrome consumiu tanta memória assim

            Muito pelo contrário !

    2. Utilizei o edge desde o início e era muito bom. Porém só nada começa a travar e passar incríveis uma semana sem abrir, Faz uns dois meses que utilizo o Firefox por causa disso. Essa semana tentei abrir o edge depois desse tempo todo e ele travou novamente.

      Ele é muito bom, dos três principais navegadores era o que consumia menos memória mas por acontecer essas travadas contantente eu desisti dele. E isso foi em mais de um computador

      1. Meu laptop já está com bateria viciada e tem 6 GB de RAM e eu uso no máximo 2 ou 3 ( jogando alguns jogos eu chego a usar 5 ), o Chrome não consome tanto a partir dos 4 GB RAM…

  3. Até o cara na apresentação da M$ usou o Chrome pq o Edge não funcionou no próprio serviço da M$. A questão é q o Chrome funciona melhor e tem integração com os serviços Google. Torço pro Linux dar certo, então vejo com bons olhos o Chrome ser o navegador favorito. Não pq n gosto da M$, ela faz várias paradas boas, uso o teclado dela, tenho 2 joystick do X360 e 1 do XONE S. Mas no que se trata de S.O a M$ tem o monopólio, e isso nunca é bom, por isso n quero q o Linux tome o lugar do Windows, apenas tenha uma partição descente no mercado, uns 20% já seria ótimo, 50% seria perfeito. Tenho usado o Linux Deepin, acho q a primeira distro realmente pronta pra usuário final, o único contra é q a velocidade de instalação dos apps na loja e das atualizações deixa a desejar

    1. Sobre a velocidade de instalação e atualização de apps no deepin, vc pode alterar o mirror para uma fonte no Brasil pelo próprio menu na área de atualização! Melhora muito!!!

      1. Sim, eu uso o do Paraná, isso melhora bastante, mas eu tenho 100mb de Net, e o download costuma ficar abaixo dos 500kb/s não sendo incomum descer pra 150mb/s. Muito abaixo do que minha Net oferece, concerteza n é horrível, mas poderia ser melhor, e update do sistema tbm é lento msm após baixar as atualizações. Como são atividades q n são feitas sempre, acho q é um problema tolerável, e ainda considero a melhor distro pra leigos e preguiçosos

  4. O final do artigo diz tudo. Tudo isso só pra dizer que o W10S não vai admitir o Chrome, o que não é uma incompatibilidade de tecnologias e sim um desacordo entre empresas. Infelizmente, o separatismo prejudica e escraviza o usuário. Google e M$ (e Apple e outras) deveriam se unir para prover uma melhor experiência a todos. É tedioso ter de criar uma conta em cada empresa.

          1. Devemos estar com calendários ou mundos diferentes.

            O Windows Mobile estava crescendo, lentamente, mas crescendo, quando o merdella assumiu o cargo de CEO.

            Muito enrustido, só agora em sua biografia, ele assume que desde o início ele foi contra as ideias do Ballmer e fez de tudo para prejudica-las.

          2. Crescendo entre Aspas, pois esse crescimento se dar ao fato da Nokia está lançando um monte de Lumias igual a Samsung com seus Galaxys. E muitos deles eram basicamente uma outra versão, agora o sistema operacional continuava precário, aplicativos ruins e outros nem tinham e os dev continuaram a cagar e andar pra plataforma com ou sem Nadella.

          3. Discordo, nota-se que vc não pegou o tempo da Nokia.

            Saí do Symbian, porque nem apps para os bancos existiam, Nokia N8-00.

            O Nokia 1520, tinha todos os apps que eu precisava e centenas de outros, isto em novembro de 2013.

            Só muito depois começaram a faltar apps, e por “coincidência” quando o merdella assumiu, na era Ballmer os apps chegavam todas as semanas

            No entanto dou o direito de vc discordar, eu sei o que eu passei desde 11/2013

            e não vou perder mais tempo respondendo ,ok ?

            informe-se

          4. Me informar do que vivi? Eu não sou usuário de ontem não, uso Windows Phone desde Agosto de 2013 e sei muito bem do que estou falando. App do Facebook, Snapchat e outros nunca teve e outros apps como instagram eram mal acabados tendo seus clientes melhores opções. Seu ódio pela pessoa que acabou com o setor que nunca deu certo é tão grande que não permite ver as partes boas que foram feita dentro da empresa.

  5. Eu não entendi essa matéria. Dizem que o chrome OS é um fracasso etc, como pode agora ser tratado como o OS a ser vencido?
    O problema do edge são suas inconsistências, ora não abre site x,ora consome memória, ora trava.

    1. O q entendi da matéria, é q quiseram passar a ideia de altarnar apps enquanto navega no edge como se fossem abas do próprio navegador. A outra parte, é q a quantidade de usuários do Google Chrome no Windows uma hora vá ser ameaça pra MS, caso as pessoas se sintam confortáveis de utilizar o Chrome OS por familiaridade com o Google Chrome e aos poucos abandonem o Windows.

      1. Isso também.

        Além disso, o Chrome OS cresceu no mercado educacional nos Estados Unidos. A Microsoft tem que tantar cortá-lo ao máximo para que não se torne uma ameaça.

        1. Uai, mas não é você que acha que temos que ter concorrência, que monopólio faz mal, que o consumidor não pode ficar preso a apenas uma empresa ou sistema operacional? Monopólio só é ruim quando não é feito pela Microsoft?

      2. Já é ameaça. e grande
        pela primeira vez na história, mais pessoas estão acessando a WEB com outros dispositivos e OS que com o Windows..
        Dálhe merdella

        Primeiro o Windows Mobile, depois a merda$oft.

  6. Complicado o Edge sem alguns plugins com funções básicas/necessárias a alguns tipos de usuários e também não sincronizar decentemente com diversas configurações que estão atreladas ao perfil no Google.

  7. É desnecessário mexer no sistema inteiro, via atualização, para fazer algo que já existe desde sempre, que é “janelas” na área de trabalho. Até parece que dah um baita trabalho só apontar e clicar no ícone, na barra de tarefas do Windows, para auternar entre programas abertos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *