Carregando...

Controle do Xbox da próxima geração poderá ter recursos inteligentes de acordo com novas patentes

Múltiplas patentes foram requisitadas pela Microsoft com o objetivo de melhorar o “Haptic Feedback” em seus futuros controles do Xbox. De acordo com os dados obtidos pelo Windows Latest, a Microsoft parece estar trabalhando em um sistema para permitir que os desenvolvedores de jogos ajustem vibrações que o usuário entrega ao pressionar qualquer um dos gatilhos, potencialmente imitando uma ampla variedade de ações diferentes.

A patente explica que pretende melhorar o desempenho dos gatilhos ao expandir mecanismo chamado de “Haptic Feedback” para que os desenvolvedores possam  ajustar para atender a vários propósitos. Por exemplo, a resistência dos gatilhos pode ser ajustada para dar ao usuário uma “resistência percebida do gatilho acionável pelo usuário”. Na prática, caso o jogador sofra dano o controle  treme de acordo com a intensidade, caso o carro comece a derrapar para determinado lado ou encoste a roda fora da estrada em apenas um lado, a resposta tátil do controle fará com que apenas um lado do controle trema para que você sinta o que está acontecendo no jogo. Além disso, poderá restringir a rotação do gatilho para “simular uma parada que efetivamente ajuste um comprimento de tração”. Ele também pode retornar o gatilho à sua posição totalmente estendida quando o jogador retirar seu dedo.

A Microsoft já implementou o  Haptic feedback em sua linha atual de controles do Xbox One, que são capazes de imitar com precisão a vibração de várias armas. A empresa parece querer expandir isso oferecendo “vibrações localizadas independentes em cada acionador”, dando aos usuários uma percepção aprimorada, já que cada acionador pode ter um propósito completamente diferente.

São estas quatro patentes:

  • Gatilho com Tensão Ajustável Motorizada
  • Dispositivo de Entrada com Gatilho de Resposta de Força
  • Dispositivo de Entrada com Gatilho de Resposta Linear Alinhada
  • Dispositivo de Entrada com Gatilho de Resposta de Setor Engrenado

Vale a pena ter em mente que essas patentes não mostram nenhum produto completo e que esses recursos experimentais podem ou não chegar ao produto final ou serem apresentados a outros recursos vazados em patentes anteriores. No entanto, isso quer dizer que a Microsoft poderia melhorar muito a experiência de jogo como um todo, especialmente quando a empresa está mais perto de lançar seu console de próxima geração.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.