De acordo com Phil Spencer, o Xbox Game Pass é muito mais do que a Netflix dos jogos

Ouvimos muito sobre o que é o Xbox Game Pass ou sobre os problemas que esse modelo supostamente traz. No entanto, com o tempo, o Game Pass provou que veio para ficar, e até já vimos a concorrência falando em fazer seu próprio modelo de Game Pass. Entre as muitas comparações, o Game Pass foi comparado ao Netflix, mas de acordo com Phil Spencer o Game Pass é muito mais do que o Netflix dos jogos porque faz os jogadores comprarem mais.

Entre as muitas perguntas sobre as quais Phil Spencer foi perguntado na entrevista completa do The Verge, Spencer também estava falando sobre seu serviço principal, o Game Pass. Segundo o dirigente da Microsoft, o Game Pass é mais do que um serviço, é uma plataforma. Essa mudança de nome tem a ver com o que o diferencia da Netflix ou de qualquer serviço de streaming em que você tenha um catálogo com uma assinatura, e isso é que o Game Pass é uma plataforma para vendas de jogos e videogames.

O que importa, diz Spencer, é que o Game Pass será uma grande plataforma quando aqueles que publicam seus jogos ganham mais dinheiro do que o dono da plataforma. Isso deixa claro que a filosofia do Game Pass não é apenas permitir jogar, mas estimular a venda de jogos. O que é algo que de fato já aconteceu, com vários desenvolvedores afirmando como, graças ao Game Pass, eles não só conseguem vender mais, mas também têm seu jogo reconhecido.

Os desenvolvedores estão começando a dizer, olha, o Game Pass é na verdade uma parte fundamental do meu processo de descoberta de jogos. Na verdade, criou uma oportunidade de negócio para mim. O que não acontece nos seriados e músicas de hoje. Quando certas pessoas tentam ligar para o Game Pass do Netflix, ou do Spotify, diz Spencer.

E é que enquanto a Netflix serve apenas para assistir filmes, os jogos que você joga no Game Pass estão todos à venda. Um dos grandes problemas que os desenvolvedores de pequeno e médio porte enfrentam é se tornar conhecido, ser descoberto pelos usuários. Claro, existem milagres como Between Us ou Fall Guys que são descobertos por youtubers e se tornam um sucesso mundial. Mas a maioria dos jogos de médio e pequeno porte são perdidos no anonimato, e muitos deles são muito talentosos.

Não estamos falando apenas de jogos indie. Podemos citar um exemplo: a saga Metro (2033, Last Light e Exodus) não era muito conhecida do mundo dos gamers. Suas vendas não foram as melhores, embora fossem jogos de alta qualidade. Estar no Game Pass pode ter sido um dos fatores que os colocou no mapa para muitos compradores em potencial. O Game Pass é uma ótima plataforma para vender jogos porque seus usuários são mais de 15 milhões que também jogam regularmente um grande número de títulos.

O que vocês acham?

48 comments on “De acordo com Phil Spencer, o Xbox Game Pass é muito mais do que a Netflix dos jogos

  1. Segundo os AnaListas daqui o GamePass vai
    falir a indústria. O legal é assinar a Plus Collection no PS5 e depois baixar os jogos do serviço no PS4 e daí tomar um ban da ID pra largar mão de ser burro.

  2. Eu gostei muito da entrevista do The Verge, e mais ainda da visão acerca do Gamepass. É um serviço que chegou no momento certo, onde o mercado mainstream estava se inclinando para um modelo de jogo cada vez mais focado em multiplayer on line e elementos massivos de mundo aberto, em detrimento de outros jogos que por diversas variáveis acabam não vendendo tanto quanto precisam para serem viáveis.

    Por isso que eu não acho legal quando alguns falam que o Gamepass vai falir a indústria ou coisas do tipo, pois é um modelo de negócio que confere maior visibilidade a um leque diversificado de jogos, permitindo aos desenvolvedores arriscarem mais em jogos de nicho.

  3. Eu estava refletindo aqui… e não tem como defender o game pass, são mais de 15 milhões de pessoas assinando o game pass por R$ 1 real a conta não fecha, se a indústria falir a culpa vai ser desse game pass

      1. Verdade, ainda mais quando os mesmos estão na promoção, comprei Ori e The Witcher 3, e advinha só, ambos estão no Gamepass… E olha que ultimamente não tô tempo muito tempo pra jogar em casa, que o 5ag venha logo pra poder jogar o xcloud on The Go.

      2. Verdade, ainda mais quando os mesmos estão na promoção, comprei Ori e The Witcher 3, e advinha só, ambos estão no Gamepass… E olha que ultimamente não tô tempo muito tempo pra jogar em casa, que o 5ag venha logo pra poder jogar o xcloud on The Go.

  4. Fiz uma conta rápida e no serviço atualmente tem cerca de 130 AA/AAA, o restante são jogos da Retro (Muitos deles AA/AAA), e indies.

    É um ótimo serviço, e só tende a crescer!

    1. Isso pq o serviço está em beta ainda.. e mesmo em jogos de jogabilidade rápida como DMC e Forza é tudo muito fluido.. quando experimentamos o serviço entendemos do pq a Xbox colocar tanta fé no Clound Gaming, pq isso é de fato uma revolução nos games, e vai fazer justamente oq a comunidade gamer sempre precisou que é criar uma porta de entrada simples, barata e funcional para o mundo dos games…

  5. Muitos dizem que o gamepass não é financeiramente sustentável, e que prejudica a indústria de jogos.. entretanto Jim Rayan deu uma declaração afirmando para esperarmos “novidades” relacionadas a serviços de assinatura na plataforma da Sony, caso a Sony lance algo parecido com o GP vão continuar usando o argumento de que serviços é ruim ou vão sair do esgoto enaltecendo serviços de jogos agora? Igual fizeram com poder para falar mal do SX? Depois de anos falando que poder não importa. Fica aqui um questionamento.

    1. Sonysta adora falar “mendigo pass” mas é só você ler um pouco e ver que quem são mendigos são eles mesmos, toda hora atrás de PSNow no Brasil e agora com essa lance da PS Collection e arriscando até perder a conta pra resgatar uns jogos kkkkkkk parece até que não tem jogos pra jogarem.

      1. Quem usa o argumento de “mendigo pass” eu sub entendo duas coisas, ou o cara está querendo fazer um flame war bem infantil, ou não tem condição de ter um Xbox e está com inveja de quem tem.

  6. Game pass salva a indústria, por exemplo se um jogo gastar 30 milhões na produção e arrecadar o mesmo dinheiro ou menos ele pode fechar acordo com a Xbox assim recuperando perdas.

    Acredito que o jogo dos vingadores deve ser um no radar pois teve prejuízo.

  7. Tem the last of us la? Tem god of war? Tem spider man? Tem demon souls? Rachet and clank? The order? Infamous? The last of guardian? Gran turismo? Days gonne? Horizon zero down? Vixi,quantos EXCLUSIVOS de qualidade. Então cala a boquinha Pilha Spencer

  8. Mais uma das besteiras pra enrolar troxa do Phil Spancer, o GamePass serve pra dar palco pra pequenos desenvolvedores? Sim.
    Pra vender jogos? Não
    Qual jogo vc precisa comprar?
    Óbvio que são os jogos multiplayer Infinito ou jogos tão grandes quando um RedDead.
    Porque a maioria dos jogos vc zera tranquilamente no tempo que fica no GamePass.
    E não adianta dizer que o GamePass serve pra vender jogo porque já teve o absurdo de jogos venderem +80% no Playstation.
    Se tem algo que caixista pode se gabar é que não precisa comprar jogo nenhum, afinal, esse é o atrativo do Xbox.

    1. Queria saber quem ta sendo o troxa… Phil Spencer fala que é bom,Desenvolvedor fala que é bom, consumidor fala que é bom.. O unico troxa que to vendo é quem fica reclamando de um serviço que não te faz mal nenhum

        1. Mano se você notar as declarações que ele dá em algumas vezes são a realidade e sobre o papo de voltar atrás provavelmente tu tá pegando marketing como argumento pra chamar o Phil de hipócrita, o único hipócrita mesmo é o Jim Ryan da Sony, pq a empresa ataca a concorrente de maneira suja e ele fica dizendo: “Ah mas amamos a concorrência” pqp kkk

          1. Não é Marketing, são falas literais dele que depois “Não é bem assim”.
            Phil Spancer está a anos enganando o público do Xbox, mentiu durante anos sobre a próxima E3.
            Mentiu sobre o lançamento do SeiresX com sua maior LINE UP da história DE NOVO.
            Sem falar na piada que foi ele falando que o Xbox concorre com a Amazon e o Google depois da surra que a Sony deu que levou o Xbox a falência.
            Uma piada.

          2. Tá mas se ele mente tanto assim pq você se incomoda se nem gosta da MS? E outra onde ele mentiu sobre a lineup? Pelo oque vemos até agora que ele tem comprado, vai formar grandes lineup.
            E sobre a questão da concorrência você sabe interpretar contexto? Ele disse no âmbito de nuvem, onde o xcloud está existindo e tá surgindo as empresas grandes e etc e nuvem tá quase que virando o futuro e não só um diferencial tipo Kinect e etc…então ele está certo sobre isso, só você interpretar contexto

    2. Qual jogo vc precisa comprar?
      Aquele que vc gostar tanto que vai querer ter ele, que vai querer jogar com um amigo e recomenda pra ele, que vc não compra o jogo mas compra a expansão ou dlc, que vc testou gostou mas saiu do game pass antes de vc jogar, jogos que vc lança no game pass e a pessoa gosta tanto que vai comprar outros jogos da serie lançados antes ou depois, game pass não é algo tão rígido, é bem flexível ao consumidor e ao desenvolvedor, da muitas opções, ou vc acha que cobrando 350 reais num jogo quem tem ps4 ta esbanjando e comprando ai 1 jogo por semana, vai ter gente comprando um jogo parcelado em 10 vezes.

      1. Vc descreveu exatamente o que eu disse no comentário, jogo multiplayer infinito e jogos que saem antes de terminar. É isso.
        E você não refutou nada do que falei, só foi falar mal da Sony como sempre.

        1. Mano ainda vão sair jogos single que obviamente o público vai comprar mas se você gosta de acreditar que nunca vai sair single aí já é cntg

      2. Uma coisa a se considerar também é o fato que o GP te ajuda a conhecer novas franquias/empresas, eu com certeza comprarei o novo Nier e um novo Ace Combat, antes de chegar no GP pq eu amei o jogo, se DQ for tão bom quanto alguns dizem vai ser a mesma coisa

  9. Pena que muitas desenvolvedoras ainda andam para trás ou para os lados feito siri de praia. O GP é uma oportunidade incrível para todos onde todos ganham. Mas sabemos que o modelode negócio dessas desenvolvedoras ainda é sutentável, então, vai sugar até onde não puderem mais. Porém, uma visão futura nos mostra que logo, quem não estiver no GP, vai ficar para trás.

  10. O Arnaldodk inventou o plus collection com prime, ficou ontem 8 horas liberando jogo pra sonysta assinante do canal dele, impressionante como a maioria não tem jogo nenhum na conta.

  11. Na minha casa
    ┃┃╱╲ eu e minha família
    ┃╱╱╲╲ servimos
    ╱╱╭╮╲╲ ao Gamepass e ao Xbox
    ▔▏┗┛▕▔
    ╱▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔╲
    ╱╱┏┳┓╭╮┏┳┓ ╲╲
    ▔▏┗┻┛┃┃┗┻┛▕▔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *