Carregando...

E-mail da Microsoft sobre o “Surface Andromeda” é vazado, seria a sua próxima aposta ambiciosa

E-mail da Microsoft sobre o “Surface Andromeda” é vazado, seria a sua próxima aposta ambiciosa

surface-phone-andromeda-dobra

O The Verge é uma fonte sempre confiável quando se trata de assuntos da Microsoft e tudo que for dito nesta matéria é oriundo de informações do referido site. A Microsoft está trabalhando em um novo dispositivo Surface misterioso há pelo menos dois anos. Codinome Andromeda, o dispositivo apareceu em patentes, rumores e em referências do sistema operacional várias vezes e incluirá um design de tela dupla. De acordo com um documento interno da Microsoft obtido pela The Verge, também será um dispositivo Surface de bolso.

A Microsoft descreve seu projeto Andromeda como algo que a empresa silenciosamente incubou internamente, e isso criará uma categoria de dispositivo “nova e perturbadora” para influenciar o roadmap geral do Surface e desfocar as linhas entre o que é considerado PC e móvel. “É uma nova  forma de dispositivo de bolso que reúne novas experiências inovadoras de hardware e software para criar uma experiência de computação verdadeiramente pessoal e versátil”, é exatamente como a Microsoft descreve o dispositivo internamente.

A Microsoft originalmente introduziu o Surface RT e o Surface Pro há seis anos como dispositivos projetados para criar uma nova categoria para desafiar as diferenças entre um tablet e um laptop. O Surface Pro rompeu com sucesso laptops e tablets, e todos – incluindo a Apple, até certo ponto – estão copiando a abordagem Surface agora. O Andrômeda da Microsoft é a próxima grande aposta para desafiar o que consideramos um telefone e um PC.

O dispositivo Andromeda ainda está sendo desenvolvido em sigilo dentro da Microsoft, com uma tela envolvente que preenche a lacuna da dobradiça quando ela está totalmente aberta. Entendemos que as amostras de engenharia atuais do Surface de bolso parecem idênticas ao conceito 3D criado por David Breyer.

A Microsoft também está experimentando o uso da caneta para o Andromeda, para que o dispositivo possa ser dobrado como um livro e uma caneta possa ser usada para capturar tinta digital. Dispositivos protótipos incluem stylus e aplicativos semelhantes a blocos de notas para capturar anotações. A Microsoft também está experimentando processadores ARM dentro de protótipos de dispositivos Andromeda, mas não está claro se a empresa continuará com a Intel ou a Qualcomm para um dispositivo final.

Fontes familiarizadas com o trabalho da Andromeda, da Microsoft, alertam que a empresa poderia cancelar a qualquer momento. A Microsoft desenvolveu anteriormente um dispositivo “Surface Mini” tipo bloco de anotações que estava a semanas de distância do lançamento antes de ser cancelado. O chefe do Surface, Panos Panay, confirmou a existência de um Surface Mini.  Vamos torcer para que tudo saia como esperado.

A Microsoft vê o Andromeda como uma resposta única a suas falhas com dispositivos Windows Phone. “Isso vai confundir as linhas entre computação móvel e estacionária”, diz um documento interno descrevendo o dispositivo. A Microsoft está planejando lançar o Andromeda em 2018, com dispositivos semelhantes de alguns dos principais OEMs da Microsoft para “seguir depois”.

A Intel também está trabalhando em dispositivos semelhantes de tela dupla que acabarão aproveitando o trabalho de software da Microsoft com a Andromeda. A Intel criou protótipos de dispositivos com telas duplas, e está compartilhando projetos de referência com seus parceiros OEM. A Asus e a Lenovo estão criando dispositivos inspirados nos conceitos da própria Intel, e pelo menos um dispositivo estará disponível ainda este ano.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.