É mais fácil desenvolver jogos para Xbox Series X do que Playstation 5, diz dev de Chorvs

Hoje, a Microsoft revelou um jogo chamado Chorvs – também conhecido como Chorus – durante seu programa Inside Xbox. Vários jogos foram revelados, mas esse shooter espacial se destacou principalmente por seus visuais impressionantes e jogabilidade frenética. A Eurogamer conversou com Johannes Kuhlmann, chefe da Core Technology da desenvolvedora FishLabs, para discutir o jogo e o Xbox Series X.

O Chorvs roda em resolução 4K e 60 quadros por segundo no Xbox Series X, mas é realmente fácil para os programadores criarem o código do jogo. Kuhlmann disse o seguinte quando perguntado sobre o que mudou da perspectiva do desenvolvimento.

Devo dizer que a transição do Xbox One para o Xbox Series X foi direta. Nos sentimos em casa no novo devkit. Não houve desafios particulares. Você tem muito mais liberdade. Você não precisa se preocupar tanto com a taxa de quadros. Em vez disso, você pode aumentar a taxa de quadros. No final, é mais fácil desenvolver o Xbox Series X do que qualquer outro console [E isso incluí o Playstation 5, é claro].

Há alguns meses, um desenvolvedor da Crytek disse que o PlayStation 5 era mais fácil de desenvolver, mas voltou atrás com essa afirmação com base no DirectX 12 Ultimate – a matéria chegou a ser apagada. Parece que esta é a primeira declaração de um desenvolvedor que trabalha em um jogo da próxima geração para confirmar que o Xbox Series X é mais fácil de desenvolver do que “qualquer outro console”. Vale lembrar que os devs de Chorvs estão trabalhando com os kits de última geração da Microsoft e da Sony.

Pode ser mais fácil desenvolver porque o dispositivo possui 2-3 teraflops a mais do que o PlayStation 5. Isso dá às equipes mais liberdade para testar vários efeitos e otimizar porque não precisam se preocupar tanto com builds não otimizadas.

218 comments on “É mais fácil desenvolver jogos para Xbox Series X do que Playstation 5, diz dev de Chorvs

  1. https://pbs.twimg.com/media/EXbR20KXQAQvO4o?format=jpg&name=large

    Se isso é a nextgen do XBOX já tem 1 cliente a menos kkkkk

    12TF pra jogos de X360 KKKKK

      1. Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, o mesmo game que o tal pai do Krato(Cory Barlog, que é uma grande criador de games é claro, admiro-o) relatou que está muito animado para joga-lo, adjunto do AC Valhalla

      2. Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, o mesmo game que o tal pai do Krato(Cory Barlog, que é uma grande criador de games é claro, admiro-o) relatou que está muito animado para joga-lo, adjunto do AC Valhalla

        1. Qual jogo ? Tu posta a coisa e nem sabe? vampire bloodlines 2 e é multi ou seja, se roda assim nos 12.15, imagina nos 9.2TF. uhsausahu
          Sai desses canais de fanboy meu amigo, você está dando grana pro cara te alienar.

          1. Eu não lembrava o nome, mas vi o inside hj e tomei susto quando vi esse jogo ai

            NEXTGEN disque kkkk

            Essa Microsoft

          2. Vc se assustou quando viu os gráficos de Predator Esgoto Grounds 50+?? ???? Aliás, não estou vendo vcs comentando sobre esse Master Piece ????

          3. Mano esse jogo aí roda no ps4 base e no xonão base, aquele primeiro de tiro que apareceu no inside, aquele sim não roda.

          4. então porque o babaca está zoando o Series X?
            Se o o Poderoso ps vai rodar assim também.

          5. Tipo, se o cara tá zoando o xbox kkkkkk, qual a diferença de alguém zoar o PS, seis são tudo doido kkkkkk

          6. Mano esse jogo aí roda no ps4 base e no xonão base, aquele primeiro de tiro que apareceu no inside, aquele sim não roda.

    1. Mas isso é third-Party, sendo ele um Crossgen, e é estúdios que não pertence nem a playtation e muito menos Xbox. O estúdio faz o que quiser. Lembrando que este game vai sair também para o Ps5.
      Então no caso, controle que lê sua mente para jogar games de Ps3.
      Não seja idiota. Use seu cérebro uma vez na sua vida, porque parece que você não o tem.

    2. Esse é jogo dessa geração, não da próxima, vai rodar na próxima mas foi desenvolvido pra essa, já faz tempo que foi anunciado, além disso essa série nunca foi exemplo de gráficos, o estúdio do primeiro jogo de 2004 faliu, mas o jogo é uma das melhores adaptações de rpg de mesa.

          1. Xbox One X o monstro 4Kpado não segura ORI em resolução e FPS. Hihihi

            O dia que ele ver um gráfico a nivel AAA PlayStation acho que o Xflop se mata. Hihihi

          2. Kkkk… ainda está no arjumento de RDR? RDR estar melhor no Xflop X 4Kpado edition que no PS4PRO quer dizer que RDR tem gráfico melhor que GOTY of War, ppr exemplo.

            Ops! Foi mal falar em GOTY, eu sei que vc não tem. Hihihi

          3. Pra tu ver que a Sony engana trouxa. Downgrade monstro rodando a 29 fps. Tá ali em cima no canto, só olhar.

          4. Amigo, estou falando do downgrade monstro dos primeiros trailer, além disso, Sony usa maquiagem nos trailer, pode ver ai no vazado, que é data de Março e tá escrito versão final, tu acha que daria pra melhorar algo em 1 mês? Acorda maluco, aquilo vazado é a versão final do flop.

      1. https://s4.gifyu.com/images/joelaa3a84c1df24a568.gif

        https://i.imgur.com/ghCbCPN.gif

        https://i.imgur.com/8Q0icuS.gif

        Teve alguma coisa nestes níveis hj? No kkk

      2. https://s4.gifyu.com/images/joelaa3a84c1df24a568.gif

        https://i.imgur.com/ghCbCPN.gif

        https://i.imgur.com/8Q0icuS.gif

        Teve alguma coisa nestes níveis hj? No kkk

        1. Rapaz, essa foto do Tlous. kkkkkkkkkkk eu vi a gameplay vazada, a iluminação engana, mas pode ver ali que os gráficos foram capados demais.

      3. https://s4.gifyu.com/images/joelaa3a84c1df24a568.gif

        https://i.imgur.com/ghCbCPN.gif

        https://i.imgur.com/8Q0icuS.gif

        Teve alguma coisa nestes níveis hj? No kkk

    3. Mas isso é third-Party, sendo ele um Crossgen, e é estúdios que não pertence nem a playtation e muito menos Xbox. O estúdio faz o que quiser. Lembrando que este game vai sair também para o Ps5.
      Então no caso, controle que lê sua mente para jogar games de Ps3.
      Não seja idiota. Use seu cérebro uma vez na sua vida, porque parece que você não o tem.

    4. É assim que você se informa? Fácil d+ te alienar. Vimos jogos ali de ótima qualidade; e vindos de estúdios independentes, menores e de terceiros; imagina o que os grandes estúdios poderão fazer para a próxima geração. E é óbvio que não é todo potencial.

        1. Ou seja, você nem assistiu então; só foi pela imagem borrada que qualquer um pode fazer se pegar em baixa qualidade em qualquer lugar. Vc não cansa desse haterismo gratuito e sem propósito? Sério mesmo, falando agora como colega de Live ae; não é possível que vc é tão facilmente enganável.

  2. Lógico que será mais fácil, Xbox é praticamente um PC integrado, DirectX por exemplo vai facilitar e muito, enquanto a Sony não utiliza o mesmo. DirectX é o padrão e vai se tornar cada vez mais padrão.

    1. Tenho de concordar com o kings kkkk, XSX é em tudo um PC customizado, com melhorias a nível de Hardware

      Padrão no PC DirectX sempre foi, mas nos jogos em geral é mais difícil visto que as plataformas mais relevantes atualemente são Playstation e Nintendo que detem suas próprias técnologias.

        1. A decisão de porte é com base na plataforma líder de desenvolvimento

          A plataforma se torna líder quando ela domina o mercado (vendas)

          A partir dai, com o jogo pronto na plataforma líder eles passam a portar pras menos relevantes.

          Tipo Resident Evil 3 Remake saca

          1. Nao é assim que se desenvolve um software. Ja ouviu falar em desing patterns. Ninguem perde tempo reinventando a roda. A primeira plataforma que o game tem que rodar liso é a na IDE que o dito está sendo construido. So depois sao criado os forks para cada plataforma e ai sim sao otimizados. Otimização que geralmente é feita por equipes diferentes.

          2. Concordo, mas isso ocorre geralmente em grandes estúdios, com equipes separadas para otimizar em cada plataforma.

            Em estúdios menores como o FishLabs, podem trabalhar inclusive priorizando primeiro uma plataforma, para depois portar para outra. Inclusive, nessa entrevista, ele também foi perguntado sobre as diferenças para criar jogos entre SeriesX e PS5, e a resposta deu a entender que eles ainda não trabalharam no hardware da Sony. Logo o título da notícia tem teor sensacionalista.

          3. “Concordo, mas isso ocorre geralmente em grandes estúdios, com equipes separadas para otimizar em cada plataforma.”

            Por isso disse GERALMENTE é feita por equipes diferentes. Não é uma regra mas sim, uma boa prática. Todavia tal prática é feita por estúdios pequenos e ñ só com jogos até mesmo com empresas que fazem sistemas de pequeno porte e até mesmo sites para internet. Então não vejo motivo mesmo para estúdios pequenos rasgarem dinheiro aumentando o tempo de entrega de um produto sem necessidade.

            “Em estúdios menores como o FishLabs, podem trabalhar inclusive priorizando primeiro uma plataforma, para depois portar para outra.”

            Isso é uma decisão comercial e nada tem haver com as boas práticas de desenvolvimento de um software cada empresa lida com seu produto da sua maneira. Entretanto o porte não é oriundo de fork criado para otimizar o fonte em uma plataforma especifica. O porte TENDE a ter como origem a branche cujo a equipe desenvolvimento fez a entrega do fonte considerado estável. E essa sim dará origem a um outro fork onde será feita a otimização para outra plataforma.

            “ele também foi perguntado sobre as diferenças para criar jogos entre SeriesX e PS5, e a resposta deu a entender que eles ainda não trabalharam no hardware da Sony. Logo o título da notícia tem teor sensacionalista.”

            Isso não tem nada haver com o meu comentário. já que meu comentário visa compartilhar um pouco de informação para pessoa cujo comentei a resposta.

          4. Re3 chegou no mesmo dia, não entendi essa. Além disso, Xbox tá trazendo muitos indies primeiro no Xbox, ou seja, até para devs pequenos, Xbox será melhor.

          5. PS4 hj é a plataforma líder da capcom

            Por isso os Residents atuais se sairam melhor no console da Sony em seus lançamentos

      1. Cara tanto Xbox, quanto Playtation são PCs customizados para jogar jogos. Lembrando que usam uma mesma arquitetura ksksks Só muda suas Interfaces ksksk
        Que merda que você está falando ksksks
        Você nem sabe o que fala ksks

      2. So uma observacao: Playstation 4 utiliza um kernel unix. Feito em cima do freeBSD. A api grafica é proprietaria. GMN para baixo nível e GNMX em alto nível.

        1. Exatamente. Acredito que nesse ponto as coisas irão melhorar bastante para o PS5, já que Vulkan é uma API bastante elogiada na comunidade, e com certeza com muito mais recursos que GMN/GNMX.

          1. Com certeza irá melhorar! Se ñ estou enganado o xbox sx alem do DX também é compatível com a dita, o que é muito bom para os consumidores da plataforma da ms. já que simplifica o processo entre plataformas distintas e vai facilitar o processo nos games multiplataformas.

    2. Não é bem assim. PS5 usará Vulkan, que também é uma API forte, você vê diversos jogos que rodam muito bem em Vulkan no PC, com membros do time elogiando bastante essa API. Doom Eternal é um dos cases mais recentes.

      Claro que do lado do SeriesX, é vantajoso você trabalhar com DirectX 12 Ultimate em 3 ecossistemas diferentes: Xbox One, Xbox Series e PC. Mas não se engane, Vulkan é um concorrente decente.

  3. Segundo desenvolvedor de joguinho Mobile…. kkkk

    Que Inside LIXO foi essa???? Era isso o motivo de euforia dos lunáticos de Phil-landia? Hihihi

          1. Quer uma resposta ainda melhor?

            Eu poderia desenhar e te mandar, pena não poder inserir imagem aqui.

            Agora vc tem dois motivos pra chorar. GOTY no PS e Inside Flopado. Hihihi

          2. kkk até jogo da Telltale já ganhou esse prêmio, e ainda quer falar?
            Com ASSASSIN’S CREED III, MASS EFFECT 3 e DISHONORED na disputa, pelo amor né.

            9.2 > 12.15
            94 > 97

          3. kkk até jogo da Telltale já ganhou esse prêmio, e ainda quer falar?
            Com ASSASSIN’S CREED III, MASS EFFECT 3 e DISHONORED na disputa, pelo amor né.

            9.2 > 12.15
            94 > 97

          4. Gay Of The Year

            2018 teve GoW – o próprio Borlog disse que Kratos é Gay

            2020 tem TLOUS2 – o próprio game é todo LGBT+

            Sonysta adora um GOTY

            Viva a Sony!!!

          5. Pior que será mesmo, depois do documentário da Dilma ir para o Oscar, não duvido de mais nada.

    1. Mas não eram vocês que estavam zuando a galera do Xbox por conta do desenvolvedor da Crytek(Que por acaso, vocês mal sabem o que é a Crytek), sendo que o mesmo fazia parte da seção Mobile da empresa. ksksksksksk
      Vocês realmente não possuem capacidade cogtiva nenhuma. Qi negativo.
      Pobres coitados ksksk

          1. Sim, tu ficou horrorizado do cara pagar 2.150 no One X, sendo que quando fui colocar na OLX, omaior preço que encontrei do One S, foi 1000 e na média estava 800/900.

          1. Se estou te chamando de mentiroso, deixo você raciocinar se acredito ou não.

      1. Eu consegui vender essa bomba por R$ 1500 reais graças ao game pass na olx. Instalei GTA 5, Minecraft, Sniper Elite e vários outros jogos.

  4. Obrigado nossa senhora dos consoles flopados por mais esse Inside Xflop que alimenta nosso flamewar e nos trás gargalhadas com a cara do Xoneteiros de cada dia!

    Vida longa ao Phil

  5. É mais fácil desenvolver jogos pro Xbox Series X. Já o PS5 nem lançou ainda, vai ficar só com as sobras pelo visto, se é que ele vai existir a ponto de competir em qualidade com o futuro Xbox.

      1. Bem cara quando eu digo “software” é apenas q é mais fácil fazer os games para o xbox mas agr se as produtoras n conseguem fazer um jogo com gráficos realmente bons, ai já é outra historia.

  6. Alguns jogos do inside de hj pareciam ser interessantes, enquanto outros, de tão fracos, lembraram a qualidade gráfica do GodFAIL, prometido para o TeóricoStation 5. Mas, de maneira geral, eu não vi um salto gráfico significativo nos jogos apresentados no inside. Acredito que a MS vai apresentar boas novidades no evento de julho, mas, se não apresentar, eu vou continuar no meu XB1 por um bom tempo (só vou comprar um console no início da geração se realmente houver uma melhora importante nos gráficos. Do contrário, não vou ver sentido em desembolsar “alguns mils reais” para trocar o console em 2020 ou 2021, vou deixar para trocar em 2022, por aí). Enfim, minhas esperanças estão depositadas no evento de julho da MS (quanto à Sony, eu nem falo nada. A chance de essa aí apresentar alguma coisa interessante, sob a ótica de uma pessoa normal – que não seja um fanboy sonysta bitolado -, é a mesma de a covid-19 sumir do Brasil AMANHÃ).

  7. Alguns jogos do inside de hj pareciam ser interessantes, enquanto outros, de tão fracos, lembraram a qualidade gráfica do GodFAIL, prometido para o TeóricoStation 5. Mas, de maneira geral, eu não vi um salto gráfico significativo nos jogos apresentados no inside. Acredito que a MS vai apresentar boas novidades no evento de julho, mas, se não apresentar, eu vou continuar no meu XB1 por um bom tempo (só vou comprar um console no início da geração se realmente houver uma melhora importante nos gráficos. Do contrário, não vou ver sentido em desembolsar “alguns mils reais” para trocar o console em 2020 ou 2021, vou deixar para trocar em 2022, por aí). Enfim, minhas esperanças estão depositadas no evento de julho da MS (quanto à Sony, eu nem falo nada. A chance de essa aí apresentar alguma coisa interessante, sob a ótica de uma pessoa normal – que não seja um fanboy sonysta bitolado -, é a mesma de a covid-19 sumir do Brasil AMANHÃ).

    1. Uma coisa é a Deep Silver/FIshlabs falar, outra totalmente diferente é o cara que cria joguinhos assim falar>
      https://www.youtube.com/watch?v=6xQ1q4ZlsXg
      https://www.youtube.com/watch?v=hPiDKhzL0U0
      https://www.youtube.com/watch?v=k9yvNmCVk90
      https://www.youtube.com/watch?v=tT13OhuSDMo

      Obviamente é mais difícil programar em um hardware mais poderoso, nem precisa falar mais nada.

  8. Na minha opinião Windows club, não e mais fácil desenvolver jogos para Xbox Series X não do que Playstation 5 sim, não diz dev de Chorvs não. Na minha opinião. Ok Windows club.

      1. Você mal sabe quem é este jovem que trabalhava na seção Mobile da Crytek.
        Você nem sabe em qual nível de pipe line de engine ele já chegou a trabalhar na vida.
        Você mal sabe o que é a Crytek, ou o que ela faz. kkk
        Pobre coitado, e ignorante ksks

        Se for tentar me responder, antes estude um pouquinho só para não falar merda, e passar vergonha depois. Pobre coitado ksksk

          1. Esava na própria entrevista original.
            Mas você tem que entender que, a questão ali tratada não é tão simples quanto a mídia burra fala. É mais complicada.

          2. Uma coisa é a Deep Silver/FIshlabs falar, outra totalmente diferente é o cara que cria joguinhos assim falar>
            https://www.youtube.com/watch?v=6xQ1q4ZlsXg
            https://www.youtube.com/watch?v=hPiDKhzL0U0
            https://www.youtube.com/watch?v=k9yvNmCVk90
            https://www.youtube.com/watch?v=tT13OhuSDMo

            Obviamente é mais difícil programar em um hardware mais poderoso, nem preciso falar mais nada.

        1. Ele trabalhou com mobile de 2013 a 2017 numa empresa chamada Arna

          Em 2018 ele se mudou pra Crytek onde é engenheiro de renderização desde então.

          Quase 3 anos trabalhando em uma das melhores engines do mercado

          1. Está ai, vi no linkedin dele kkk

            Desde 2018 trabalha como engenheiro da renderização da Cryengine, é isso que ele faz desde então kk

          2. Cara, vou explicar uma coisa.
            No caso de engenheiro de render, ele não fica fazendo render de jogos, porque a Crytek desenvolve tecnologia. Tanto que eu tenh certeza que ele faz o mesmo em laboratório de dados, para criar forma mais efetivas de baixo nível para a Engine.
            É por isso que eu disse que é mais complicado, porque vc está falando da realidade dele, que trabalha com a Crytek engine. Que infelizmente tem estado atrás da Unreal. Que aliás houve sua atualiazação para 4.25 salvo me engano teça-feira.

          3. Estou feliz, você evoluiu um pouco. Agora entenda mais. Porque eu sei que você deu copiou e colou.
            Agora entenda porque ele disse, e como funciona a Crytek Engine, e a realidade que ELE vive trabalhado com ela, desenvolvendo tecnologia.

      2. Entendo, um cara que nunca trabalhou no desenvolvimento para os consoles e outro que está trabalhando com a next-gen.

        1. Mas a Crytek vai lançar um remaster daqui a algum tempo né?

          pelo que sei a tempo de lançar nos nextgen

          Será mesmo que eles não tem devkits kkkk

          1. não sabia mano, te juro

            na entrevista só dizia que ele era um engenheiro de renderização de uma das melhores engines do mercado.

            mas ele só faz jogo pra celular né kkk

            Cadê a fonte de sua informação?

          2. Sei lá, você é bom em procurar as coisas, vá no linkedin, talvez ele colocou curriculum lá ou já já a Sony o contrata.

          3. https://de.linkedin.com/in/lordhippo

            trabalhou com mobile de 2013 a 2017

            está na Crytek desde 2018 como engenheiro de renderização da CryEngine

  9. O Jão avisou isso tem tempo, nenhuma novidade pra mim. O que resta para os sonystas é assistir as lives de jogos de terceiros de Xbox pra ter alguma notícia do sucatão.

    1. Usa o cartao de credito da tua mae ao inves pedir pra ela te dar dinheiro pra pagar boleto. So não fala pra ela que vc ta usando o dinheiro dela pra comprar um jogo de tematica gay.

  10. How would you describe the differences in making the game for Xbox Series X versus PlayStation 5?

    Johannes Kuhlmann: I can’t really go into details compared to PS5. We are of course looking into that as well. But for now, we’ve been focusing on the Xbox Series X.

  11. Engraçado os caras falarem que Xbox só tem Indie, sim eles investem muito em empresas pequenas e seus projetos, caras que querem seguir seus sonhos, me pergunto qual o problema nisso, porque ué só vejo vantagem

    1. A reclamação é só quando aparece indie no xbox.
      Se é no playstation é inovação.
      A mesma vale pra quem reclama de indie por ser indie.
      Reclamam porque dão atenção pra um desenvolvedor pequeno, que essa atenção pode fazer o estúdio crescer.
      Se mostram jogo de desenvolvedora grande como EA, Acvision, Ubisoft reclamam que é mais do mesmo e só querem explorar pra tirar dinheiro de jogador.
      Esse pessoal que reclama demais, pra mim não gosta de jogar.

  12. Alguns jogos do inside de hj pareciam ser interessantes, enquanto outros, de tão fracos, lembraram a qualidade gráfica do GodFAIL, prometido para o TeóricoStation 5. Mas, de maneira geral, eu não vi um salto gráfico significativo nos jogos apresentados no inside. Acredito que a MS vai apresentar boas novidades no evento de julho, mas, se não apresentar, eu vou continuar no meu XB1 por um bom tempo (só vou comprar um console no início da geração se realmente houver uma melhora importante nos gráficos. Do contrário, não vou ver sentido em desembolsar “alguns mils reais” para trocar o console em 2020 ou 2021, vou deixar para trocar em 2022, por aí). Enfim, minhas esperanças estão depositadas no evento de julho da MS (quanto à Sony, eu nem falo nada. A chance de essa aí apresentar alguma coisa interessante, sob a ótica de uma pessoa normal – que não seja um fanboy sonysta bitolado -, é a mesma de a covid-19 sumir do Brasil AMANHÃ).

    1. Pensei o mesmo. A Xbox Game Studios vai ter que mostrar serviço, ou seja, jogos que vão muito alem de uma resoluçao ou FPS maiores. O salto geracional precisa ser mostrado nos gameplays dos jogos pra que se desperte a vontade de adquirir um novo console. Eu acredito que a Ubisoft nao exibiu o gameplay de AC Valhalla porque o gameplay não deve estar condizente para as expectativas do XSX.

    2. Cara a Pony já anunciou que em junho fará o seu grande evento mostrando a Logo agora em 3D, só isso e acaba o evento, eles vão falar sobre a dificuldade de deixar a logo em 3D e o processo de transição da logo do PS4 para o PS5. Jogos? Bem eles não tem como mostrar, pois eu nunca vi uma logo rodar jogos!!! 4k4k4k4k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *