É oficial: Nokia voltou! Este é seu primeiro smartphone, e pode desagradar aos fãs

nokia-6

Após anos, a Nokia se rendeu ao Android e aqui estamos. Algo que muitos duvidavam agora é realidade. A finlandesa acaba de anunciar seu primeiro smartphone pós-Lumia, o Nokia 6.

Bem, na verdade quem fez o anúncio foi a HMD Global, empresa que usará o nome da Nokia pelos próximos anos em smartphones. Então vamos lá, você deve está esperando um aparelho com um visual arrojado, câmera Pureview, Glance, Clear Back, etc. Talvez você se decepcione, não vimos nada disso, pelo menos de acordo o que foi anunciado até agora.

O Nokia 6 custará 1.699 yuans (US$ 246), aproximadamente R$790,00 em conversão direta, ou seja, e talvez por isso não tenha chegado com as tecnologias que tornaram a Nokia um sucesso.

“A decisão da HMD de lançar seu primeiro smartphone Android na China é um reflexo do desejo de atender às necessidades reais dos consumidores em diferentes mercados ao redor do mundo…e este é um mercado estrategicamente importante”, disse a HMD em comunicado.Com design moderno, o smartphone possui tela 1920×1080 HD medindo 5,5 polegadas na diagonal, acabamento 2.5D, Gorilla Glass e uma camada polarizada que permite a leitura sob a luz do sol.

O Nokia 6 roda o Android 7.0 Nougat, possui 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno juntamente com suporte a microSD, uma câmera principal de 16 megapixels e bateria de 3.000 mAh. O processador é um Snapdragon 430, um octa-core (8x ARM Cortex A53) de até 1.4 GHz equipado com X6 LTE. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

[youtube]f9yB4U6xVEA[/youtube]

Pelo preço, as configurações foram até bem interessantes. É claro que não é certo que chegará ao Brasil, e mesmo assim o valor deve ser maior que isso graças também aos nosso impostos, mas não deixa de ser um preço competitivo.

Pois bem, neste ano as regras do mercado de dispositivos móveis prometem mudança. Se os rumores estiveram certo, a Microsoft e a HP darão a resposta já no próximo mês.

Da Nokia, o “6”, só teve o nome. Por outro lado, a HP deve lançar um aparelho voltado aos consumidores, com Continuum e muitas características dos Lumias na MWC 2017.

171 comments on “É oficial: Nokia voltou! Este é seu primeiro smartphone, e pode desagradar aos fãs

  1. Por que m desagradaria? Um smartphone ótimo, por um preço baixo… Pra quê clearblack se o smartphone tem “uma camada polarizada que permite a leitura sob a luz do sol” (essa era a grande vantagem do clearblack…)?

          1. Da um toque na próxima vez? Porque eu nunca vi, tanto no site, quanto nos grupos, nao vi ninguém comentando sobre essa promoção milagrosa ai … Interessado

      1. Também achava que o processador seria melhor.
        Mas acho que é um aparelho mediano.
        Quando sair um top vai ser porreta.
        possuir 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno é um diferencial pelo provável preço.

          1. Ela podia ter pego um mediateck mais top que seria melhor… Eu acho que se a pessoa querer fazer muita coisa ao mesmo tempo vai dar lag sim…. 4Gb de memoria e um processador manco é so ilusão.

    1. 249 dólares num aparelho com processador Snap 430? Ah! só por que tem 4 GB de RAM, se a Microsoft lançasse um aparelho com esta mesma configuração e preço, estariam crucificando ela.

        1. O problema que tem concorrentes na China com preço igual e processador superior e Hardware mais monstro que este dela. Veja que ele possui tela HD, você hoje compra na China aparelhos com tela Full HD e processador Snap 617 ou superior.

      1. Exatamente o MESMO preço de lançamento do Lumia 640XL, que tem um processador equivalente (para época) e nenhum app que preste (ao contrário desse NOKIA).
        Chola mais.

  2. Pelo que foi mostrado até o momento parece muito bom.
    Particularmente gostei do aparelho.
    A primeira impressão é que fizeram uma mistura de vários modelos (de marcas diferentes) para criar esse Nokia 6. (kkkk).
    Configuração interessante, espaço no disco rígido muito bom, preço agradável.
    O que espero mesmo é que a câmera esteja a altura…
    Não adianta ter espaço sobrando se a câmera for mediana.

    Por enquanto, estou com o Lumia 640 XL.
    Aguardando o momento de trocar de aparelho.

  3. Isso não é Nokia e muito menos um smartphone interessante. É só um telefone comum, inspirando no iPhone (cadê a criatividade, a inovação?) que apresenta mais do mesmo e não faz nada demais. Não vai vingar.

    1. Não é um Nokia.
      Pode ser que venda bem pela marca, mas com o tempo, se continuar assim, até a marca não terá tanto valor assim. Na minha opinião.

    2. Só smartphones com funções mirabolantes fazem sucesso? Tenho que te apresentar uma lista com smartphones “mais do mesmo” que vendem igual agua…

      1. Nem smartphones com funções mirabolantes tem feito sucesso. O mercado estar saturado. Com exceção da Apple e da Samsung, as demais cias tem trabalhado duro e sofrido para se manter no mercado com pouco lucro ou até mesmo prejuízos.

        E o fato de existirem smartphones comuns que vendem muito não torna o telefone da HMD interessante, muito menos corrobora para seu sucesso.

        1. Pode ate ser que algumas cias nao tenham dado tanto lucro mas falar desse modo parece ate que os smartphones estão se esgotando, “acabando”… Coisa de falácias que so vejo aqui nesse blog pra aumentar a ansiedade pelo “surface phone”. O mesmo que tem que ter algo BEM INOVADOR pra nao ser chamado de tablet. Esperaremos.

          1. Agora entendi… Mais um que não aceita que a Nokia como era não existe mais e não existirá. Paciência.

          2. Os smartphones não estão se esgotando, só existe muito deles e mais um não vai mudar nada…

            Não acho que entenda o que o pessoal escreve aqui, pois sua visão de aparelho é muito limitada…

            Quando se espera inovação, não esperamos um Surface, esperamos um aparelho que seja uma coisa que não estamos acostumados, nem S7 nem iPhone 7 trouxeram coisas que façam as pessoas quererem comprar, hoje em todo lançamento é a mesma coisa e mudam poica coisa… Bateria maior, tela com mais resolução, camera melhor entre outras coisas… As falácias que diz ler é apenas as pessoas querendo uma aparelho diferente apenas, aceite isso ou nem perca seu tempo vindo em sites como esse.

          3. Lembrando que o aparelho esta caro, custa 249 dólares, com um processador da série 400, o 430… Me lembro que quando a Microsoft lançou o 650 por quase 200 dólares, todo mundo caiu encima, mas ninguém reclama do preço deste.

          4. Nem leu meu comentario direito. As falácias que eu falo é sobre os smartphones estarem casados ao fim. E sim, eu tenho ” visão de aparelho” [???], e se nem o iPhone 7, e o S7 não trouxe nada inovador (voar?), porque estão cobrando tanto de um smartphone de medio custo que a nokia lançou ? Será que sou eu que não tenho “visão de aparelho” (kkkkk) mesmo?

          5. Justamente isso coração, ninguém esperava ou esperava uma aparelho de médio custo. Como sendo NOKIA todo mundo estava esperando a qualidade e diferenciação NOKIA de volta… Hoje os celulares são como são devido a NOKIA ter feito bastante coisa no seu passado e que empresas começaram a fazer so agora.

          6. Ham? E onde que a nokia tem a fama de lançar so tops de linha? Não é de se espantar de sair um mid, poderia ser ate um low end, nokia sempre foi diversificada. Nada a ver, cara.

    3. Inspirado no iPhone e no Samsung Galaxy, olha o botão Home? Sabe, teve uns caras que comentaram aqui que as patentes que a Microsoft usa da Nokia, a Microsoft não comprou, apenas licenciou, então acho estranho ela a HMD lançar um aparelho com o nome Nokia e não vir nenhuma tecnologia como Pureview, Lentes Zeiss, Clear Black, estranho um tecnologia que muitos dizem que foi só licenciada não estar neste aparelho.

          1. Tá aí todos os documentos provando que as patentes continuam com a Nokia, mas os caras colocaram na cabeça que não. Engraçado inclusive o recente processo que a Nokia moveu contra a Apple por quebra de patentes, mas ué, se as patentes não são dela né, pq ela está processando a Apple. Estou aguardando a explicação dos fanboys.

        1. Postei as provas aí que as patentes continuam na mão da Nokia e foram SIM LICENCIADAS para Microsoft. Aguardando os documentos que provém o contrário.

  4. O que mais me deixou feliz é essas apresentações dos aparelhos + músicas icônicas… Muito nostálgico, me lembra a apresentação das linhas x20. No mais, é um aparelho intermediário, está a um custo um pouco elevado (ainda mais pela Xiaomi também vender a aparelhos com hardware mais parrudo a custos mais acessíveis lá pela China).

  5. Se tem uma coisa da qual a Nokia NÃO precisa é de marketing negativo, ainda mais vindo de uma empresa que não vende quase nada se for comparada com as outras do mercado mobile.
    O aparelho lançado é BOM…e só pelo fato de nao rodar Windows 10 Mobile, ja tem grandes chances de vender bem mais do que qualquer Lumia e ainda levantar a marca que a Microsoft conseguiu quebrar.
    E o des-serviço dessa page nao vai interferir em nada naquilo que esse smartphone promete… Ele tem qualidade pra quem quer um intermediario e voltou numa pegada muito boa pra quem é fâ da NOKIA e nao aguentava mais ver a Microsoft enterrando a marca.

    1. Antes a nokia era livre zé ruela…se ela não havia lançado com android é pq nao queria msm. E outra a MS comprou a nokia, o que ela fez foi apenas comprar tecnologias, que hj a pertence, não adianta ficar bravinho…vai lá comprar teu HDM.

    2. tanto a matéria quanto seu comentário não vão servir de nada pra ajudar ou não ajudar no marketing do celular, o intuito da matéria foi realçar que a Nokia poderia ter lançado lago melhor já que eles sempre tiveram um padrão de telefones muito bons! e quanto a parte q vc fala que a MS quebrou a Nokia yhashusahsu como assim? quem te disse? se não me falha a memoria a MS comprou alguns serviços da Nokia

      1. Ou a Microsoft que teve prejuízo com ela? Bem, acredito que foi um acordo de gente grande, só isso. Ambas sabiam os riscos, agora adotem novas estratégia e boa sorte para todas.

    3. Vamos ver se o Android “salvará” a “Nokia”, veremos jovens..
      A Microsoft e a Nokia fizeram uma parceira de gente grande, inclusive Nadella nunca teria feito aquilo, nem Bill Gates.
      Agora cada uma de uma lado, vamos ver quem precisa de quem. Mas a Microsoft injetou bilhões na Nokia que não andava bem das pernas desde o iPhone, diga-se se passagem.
      Vai ser um ano interessante. A matéria está condizente com o público do site, que em sua maioria é fã da Nokia.

      1. Mas Windows Club, não é Nokia, é HMD ali com o nome Nokia, apenas isso, a Nokia irá receber por aparelhos vendidos, mas é uma porcentagem pequena.

      2. Acho bacana as opiniões sobre a NOKIA. Nos últimos anos a Nokia comprou: divisao mobile siemens, alcatel-lucent; tornou-se a maior empresa de serviços e sistemas de telecom, e para fãs de aparelhos lumia ela estava “falida”rs

        1. Nokia não comprou a divisão Mobile da Siemens, a Nokia comprou a Siemens que mexe com Rede, já que a Nokia atua neste ramo de Redes corporativos e comprou a Alcatel, mas não a divisão Alcatem Mobile, ou seja, nenhuma das divisões que ela comprou tem a ver com o setor Mobile e sim com setor Netwaork, Rede, anda desatualizado Carlos.

    4. Na realidade a Nokia já estava falida no setor Mobile, ela insistiu com o Symbian e ao mesmo tempo não fez esforço em tornar o Symbian concorrente, a Microsoft fez apenas uma coisa, oferta, ela ofereceu dinheiro para a Nokia lançar aparelhos com o sistema dela, a Microsoft bancava a Nokia para fazer isso, e o mais interessante que os Smartphone da Nokia passou a crescer em vendas ao usar o Windows Phone, já que com o Symbian não vendia mais nada. Porém a Microsoft queria fabricar seus próprios Smartphones, então comprou o setor Mobile e algumas patentes. A Nokia estava quebrada.

  6. Confesso que quando fiquei sabendo que a Nokia ia voltar eu fiquei
    arrependido de ter comprado meu 950xl. Paguei quase 2k nele pra não
    poder nem deixar o ajuste brilho no automático pq buga, audios no whats
    zuado, tira fotos rápidas, mas do que adianta se quando vc está tirando
    várias fotos no natal ele arrega? Fica lá “Salvando”. Dai nem
    reiniciando o app resolve, tem que reiniciar o smartphone. Depois de
    alguns bugs, fui procurar saber e vários usuários tiveram o mesmo
    problema, procurei em foruns gringos e tals. Não é um aparelho ruim, mas
    porra, pelo preço tinha que no minimo rodar perfeito.
    Ah! Além do balanço de branco do app ter um delay fodido, nem meu 920 com preview tinha.

      1. Dessas coisas, único que acontece com meu 950 e que depois de varias fotos, fica SALVANDO, mas e claro que eu entendo, fora isso, tanto no insider como nao, o app de fotos ta muito bugado.

      2. Sim cara, muito estranho mesmo. Eu achei que tinha sido premiado e tals, mas procurando sobre os bugs, achei vários outros usuários com os mesmo bugs e tals

    1. É simples o cara tira uma pancada de fotos usando HDR que requer muito processamento e tratamento pos foto, e acha ruim, não precisa reiniciar para voltar, ele tem que acabar o pos foto, ou tira sem o HDR habilitado. E desde quando brilho não funciona no automático? Meu 950 funciona perfeitamente, e com uma vantagem na linha x50 em relação as outras, posso definir o brilho automático em 5 níveis de intensidade

      1. “É simples o cara tira uma pancada de fotos usando HDR que requer muito processamento e tratamento pos foto, e acha ruim”
        1 – Não está ativado
        2 – Mesmo que estivesse essa porra tem funcionar direito, afinal tem que justificar o preço
        3 – Se o seu 950 funciona perfeitamente não é obrigatório que de todo mundo funcione, eu procurei sobre os erros relacionados com o meus e achei vários usuários com esses bugs
        4 – Sempre que eu ativo o brilho automático, umas 3 vzs por semana ele fica com a tela toda escura, tenho que colocar ele contra a luz pra conseguir visualizar algo.
        5 – Não uso insider nele

    2. cara, no ano novo eu com um Xiaomi Mi4 e o meu colega com um 950 ficamos tirando fotos para comparar a camera… as fotos do Mi4 são muito melhores a noite, tem muito mais cor, as do 950 ficaram bem parecidas com as do meu 640XL, com aquele tom meio azul meio marrom, sem vida… ao mexer no aparelho não senti tanta diferença entre ele e os legados com os quais já tinha mexido…

  7. Nokia com Android é mais do mesmo, todas as patentes que iriam fazer a diferença está com a Microsoft na linha Lumia. Vai entrar num mercado que não cresce mais, um mercado saturado.

    1. Infelizmente 90% das pessoas que consomem smartphones no mundo, vão comprar e vai vender muito quando ela resolver lançar em outros países, inclusive se a marca voltar para o Brasil, vai vender mais ainda, pelo simples fato de ter o Android com sua Play store e outra, a Nokia conhece o mercado Mobile, tem muito mais experiência nesse setor que a Microsoft, portanto vai fazer muito sucesso, agora a Microsoom, vai ficar na mesma pegada de 2016, detalhe, não tenho nada contra o Windows Mobile, já que também uso, só dei minha opinião.

      1. Mercado de smartphones esta com dias contados, Nokia voltou no final da festa, a uns 2 anos que o mercado está na mesma, sem inovações, saturou, tem que mudar e quem saiu na frente nessa mudança foi a MS, antes todo mundo trocava de aparelho com 1 ano no máximo, hoje é comum ver pessoas com aparelhos de 2, 3 anos e sem pretensão de trocar.

        1. Os smartphones ainda são peças fundamentais para a propagação de elementos de VR e AR para as pessoas, principalmente aquelas que n tem 20 mil reais para dar em um Hololens ou 8 mil em um HTC Vive (preços devem estar bem maiores agora).
          Por isso n há fim tão próximo para os smartphones. Na verdade o futuro deles é oferecer uma experiência mais hibrida completa. Em outras palavras isso pode ser só um novo começo para os smartphones.

          1. Possivelmente vários PC vão poder usar no Windows elementos de VR e AR que chega nessa nova atualização… É mais econômico e mais usavel um PC ao invés de um celular, pois o mesmo tem prazo de validade e um PC tranquilamente tem o quíntuplo de vida útil de um celular… As empresas hoje ficam tentando dar utilidade aos aparelhos com um sistema que perde sua utilidade em poucos meses. E com os dispositivos já apresentados podemos dizer que o fim não esta próximo, mas esta assombrando cada vez mais.

          2. Mas amigo, vc já viu os requisitos de um PC para rodar VR e AR?
            Entendo o que estás falando, mas os primeiros dispositivos a suportar essa tecnologia foram os smartphones acoplados a óculos e os óculos com processadores próprios pra isso. O PC ainda vai ter bastante trabalho pela frente pra poder alcançar uma qualidade estável e produtiva.
            Um exemplo é que ainda é milhares de vezes mais baratos comprar um celular com uma boa tela AMOLED do que vc adquirir um monitor OLED ou um Notebook de especificações top de linha para suportar e uma tela OLED ou AMOLED.
            Mas de fato o fim é possível. Só n cravaria com a certeza que a galera fala porque sempre há espaço pra inovações e a própria Microsoft está apostando nisso.

          3. Amigo você vê o Google Daydream e o Windows Holographic e me fala que o PC ainda não tem consistência? O Hololens mesmo caro esta conseguindo feitos que nenhuma empresa conseguiu até agora. Não esta certo você falar que o PC não tem consistência, já que a holografia para eles já existe a mais tempo… A Microsoft conseguiu fazer a holografia ser acessível a todos bastando ter apenas um PC e um óculos de realidade aumentada. Um PC para o Windows Holographic não é caro viu, o meu mesmo custou 1.700 reais e em contra partido o S7 custa o dobro.

          4. Eu n falei de consistência, falei de estabilidade e produtividade. É muito mais fácil a pessoa por um Hololens ou AR de terceiros na cabeça e usar ou mesmo um óculos de realidade virtual que dependa do celular do que andar com um notebook ou PC com capacidade pra fazer o mesmo. E esses dispositivos foram os primeiros a tornar essa tecnologia acessível e estável pra o consumidor comum.
            Quantas pessoas tu conhece que compraram um Hololens? Se o mesmo estava nas mãos da NASA e de outras grandes empresas pra testes e só depois foi liberado ao preço astronômico para o consumidor…
            Claro que a barreira doa custos tem que ser e vai ser vencida por empresas como Google e Microsoft mas isso leva tempo e só acontece a medio e longo prazo depois que a tecnologia está estabelecida. Ou tu acha mesmo que vão surgir aos montes OEM’s que vão começar a fabricar PC’s VR e AR por ai?
            Agora olha quantos óculos VR tem por ai inclusive com bastante qualidade…

          5. Quanto ao PC n posso falar nada. Mas n sendo na Black Friday, acho difícil achar nesse valor. Sem dúvida foi uma boa compra.
            Até porque acredito que essa tecnologia requer placa de vídeo dedicada, uma boa memória RAM e e tela de altíssima qualidade. Sem falar que n acredito que rode plena em i3.

          6. E outra. O Daydream é um óculos de realidade virtual e ainda utiliza uma smartphone pra gerar as imagens. Como to tentando te explicar…

          7. A grande questão é que os PC’s ainda n tem força pra popularizar AR e VR e sim os smartphones.
            Vc n pode “ganhar” um PC em um plano de telefonia e muito menos achar em qualquer farmácia e no preço em que eles são oferecidos hj.
            Uma esperança quanto a isso é a Qualcomm decidir investir pesado nessa série SD835+ pra fazer com que os processadores sejam utilizáveis em PC, como a Microsoft quer.

          8. So o fato de depender de uma bateria para usufruir dos AR e VR os celulares já ficam para traz, ainda tem o poder de processamento que um PC tem que um aparelho ainda não pode ter… Os smartphones são extremamente limitados perto dos PCs.

        2. “Mercado de smartphones esta com dias contados”

          Ok, surface Phone foi lançado e ta vendendo 1 Milhão de unidades por dia.. ?

          Esses fanboys de Windows Phone já acham que o mundo esta curvado para algo que nem lançou!

          EU mesmo não ví graça nenhuma naquele Continum, eu e + 90% do mundo todo né!, se não aquele Novicentos e Cinquentão XL tava sendo o SmartPhone mais vendido de 2016, algo que nem chegou a entrar no ranking…

          Enfim, continuem pondo fé. E eu, o meu dinheiro no iPhone. 😀

          1. E alguém aqui falou em Surface ou Continuum? Nokia ta entrando em um mercado saturado, ou vc acha que ela vai entrar e vender igual a samsung? Vai ser uma Lenovo da vida e olhe lá. Mas já que vc falou tenho um 950 e sim o continuum é algo muito bom e promissor.

          2. Continnum é sim tendência e isso é falado por todos especialistas, tanto que a Samsung esta tentando criar seu Modo Continnum. Pois ela sabe que investir só em Hardware é e esta deixando tudo mais do mesmo. Esta saturado sim, veja que nem a estratégia de não atualizar aparelhos, não esta fazendo usuários comprar novos modelos.

      2. Não sei se ESTA NOKIA que fabricou esse smartphone tem esse experiencia toda não!
        Acho que você esqueceu o principal, a Nokia tem mesmo uma vasta experiencia com mobile, mas esse smartphone não é um Nokia, pode até ter o nome, mas continua sendo um ‘HMD 6’.

        Não estou torcendo contra, mas se essa marca não souber o que fazer, vai fazer um barulhinho e depois cair no esquecimento, levando o que sobrou da MARCA Nokia pro buraco

        1. Talvez porque naquela época, o discurso da Microsoft em relação ao setor Mobile era outro, hoje em dia com o Nadella e sua estratégia atual, ninguém sabe o que vai acontecer nessa área.

          1. Pois é, a divisão mobile está ao léu, eu acho que se o ‘Surface Pocket PC’ não vingar, adeus divisão mobile da Microsoft!
            Eles acabam com essa ‘palhaçada’ e diminuem ainda mais o foco do Windows 10 Mobile, porque parece que a Microsoft já usou todas as suas fichas no Mobile (Smartphones, 3 em 1) faltando apenas sua carta na manga (Surface), mas se não vingar… Não duvido que teremos mais Lumias abandonados, como no WP7, W10M (linha x20), e o abandono definitivo das linhas x30, x40 e x50 na era pós Surface!

      3. A Nokia pode até conhecer o mercado de smartphones, mas quem vai se movimentar para vender o produto é a sua criadora, que pode acreditar não é a Nokia.

      4. Esse é o problema mercado do android é formado por 50% mercado fa samsung, e por outro lado nokia é o nome a maquina nao sabemos quem é.

      5. Concordo, vai vender bem pelo fato de carregar um nome forte.
        Mas se não vier com 50% da qualidade que era depois começa a cair e se isso acontecer a HMD tomo no lugar que todos já sabem.

      6. 90%? De onde vieram suas estimativas?. O Android é fragmentado e só a Samsung (e curiosamente a Microsoft) ganha dinheiro com ele. Seu Market Share é dividido entre Asus, Moto, LG, Sony, Acer, Huawei, etc… Não existe a mínima chance de todas estas debandarem para uma única marca, a Nokia, de uma só vez. Sò mais um detalhe: O Market Share do Android é 87%, logo, estes “90% das pessoas que consomem smartphones no mundo” não comprariam Nokia.

    2. E ai eu pergunto, como esperar que ele se lançasse de novo no sistema que não funcionou com ela? O que tem hoje o windows 10 mobile pra valer o esforço de criar um telefone? tem muita gente criticando a Nokia, mas seria o óbvio que ela voltasse com o Android. Que outro sistema ela teria disponível? è interessante observar q ela criou uma leva de fãs de seus antigos design e tecnologias, mas muita coisa mudou. Eu até entendo que ela empreste a marca, mais prático do que reconstruir fábricas e produzir aparelho num mercado incerto. Pra mim foi um movimento mais que esperado. Mas, aí eu fiquei pensando, o que a MS vai fazer com o que restou da divisão mobile q era da Nokia? A parte dos features foi já era, mas e a dos smartphones? Enfim, que venha o Nokia 6 e vejamos o que acontecerá.

    1. Pois é, podemos ver, mas não com esses nomes!
      A Samsung e a LG tem uma tela de espera (substitui o Glance)
      A tela polarizada para leitura mesmo na luz do sol que esse celular possui(substitui Clear Black)
      E aqui entre nós, Pureview nem tem feito tanta diferença hoje em dia!

    1. 249 dólares num aparelho com processadro Snap 430? Não acho bom não, principalmente que pelo preço você compra aparelho com processadores série 600.

  8. Pepino! Pepino de novo!
    A config para um smartphone está bem ajeitada atualmente. Sendo sincero. Mas realmente, o que esta empresa pretende com um Android? Uma empresa no Android tem competição asquerosa a travar. Boa sorte e bem vindo a crise.

  9. Se viesse com Windows phone a matéria seria outra … A Nokia sempre lançou telefones para todas as classes…Cada dia me convenço mais que o Windows mobile é um morto vivo por culpa dá própria Microsoft, pelo menos para nós consumidores comuns … Já não acredito mais no lançamento do Surface (fantasia) phone e se realmente vier a Microsoft já perdeu tanto tempo e desepsionou demais os consumidores que acho difícil de vingar …

    1. Nada a ver, ele apenas colocou os pontos do aparelho, em momento algum ele falou mal do aparelho, porém é um aparelho com processador Snap 430, sendo que os concorrentes direto dele vem com processadores Snap série 600 que são melhores, mais potentes, ela colocou 4 GB de RAM, mas não deixa de ser um aparelho intermediário, custando 249 dólares, neste preço, esta próximo a Smartphones da própria china com processadores até mesmo da série 800 e mais robusto. O problema é a configuração e preço, e outro detalhe, precisamos ver se a Launcher da Nokia irá agradar o público, porém é complicado saber. Pois esta Launcer a Nokia sempre ofereceu na Play Store e nunca vi alguém falando ou elogiando ela.

  10. Quero um novo aparelho com Continuum. Se fosse para comprar por causa de marca, óbvio que seria um iPhone. E se fosse comprar um com Android, compraria um desses chineses que têm configurações nas alturas e o preço lá em baixo.

  11. É incrível como tem gente dizendo que a Nokia é mais do mesmo. Só avisando, quando ela usava o WP não era mais do mesmo, mais uma empresa que ia falir, se ela não tomasse uma providência não lançaria nada hj. A Nokia mesmo entrando no Mundo Verde não é mais do mesmo, pelo simples fato de ter um nome consolidado no mercado, ela pode não ter o PureView mais não significa que o aparelho é ruim

    1. Toda TV LCD é mais do mesmo, mesma tela retangular, mesmo led no canto direito, mesmo controle remoto, mesmos botões de canais volume e liga/desliga. Falta de criatividade!!!! As TVs vão acabar!!!! Bla, bla, bla….
      Pq ninguém faz uma TV redonda? E os carros todos com aquelas 4 rodas chatas, freios, afff!!!! Mais do mesmo!!!! Kkkkk ? ironia…..
      Ta bom a Microsoft vem ai com algo novo!!!!!

      1. Acho que está vendo de forma simplista. Usando as tevês como exemplo: tínhamos as TVs preto e branco… INOVOU, passamos às TVs coloridas… INOVOU, passamos à TV slim… INOVOU, TV de plasma INOVOU, TV LCD/LED… INOVOU… Full HD INOVOU tela 4K CONTINUA… Estamos em constantes mudanças não só nesse segmento. Ainda podemos considerar que as tevês “estão passando” a ter acesso à internet.

        Veja que as tevês não sumiram, apenas foram/estão sendo substituídas por dispositivos que possuem mesma função básica, que damos o mesmo nome, televisão. Dos celulares chegarmos aos smartphones, e podemos ter um outro dispositivo que os substituam.

        “E os carros todos com aquelas 4 rodas chatas, freios, afff!!!! Mais do mesmo!!!!”. Você viu os modelos de carros que estão sendo planejados para o futuro? Com certeza não são mais dos mesmo.

        Não acho que os smartphones também estejam parados, mas algo pode chacoalhar o mercado.

    2. Ela precisa ter um diferencial, para se destacar, oferecer algo mais, para atrair olhares e compradores, porém se você ler a matéria, verá a nota de esclarecimento da HMD, o qual ela afirma que esta entrando no mercado de Smartphone usando o nome Nokia, ou seja, não é um Nokia.

  12. Isso ai nao é um nokia. Simplesmente uma fabricante de hardware que usa a marca Nokia. A Nokia nem mesmo deu seu palpite no designe,isso ta bem visível. Eu achei que meu primeiro Android seria um Nokia mas me enganei,não vai ser dessa vez

  13. Esta nota dita pela HMD já deixa claro que não é um Nokia legítimo: “A decisão da HMD de lançar seu primeiro smartphone Android na China é um reflexo do desejo de atender às necessidades reais dos consumidores em diferentes mercados ao redor do mundo…”

  14. prevejo milhares de nokia 6 pelo aliexpress os famosos devolvidos, ou revendidos por quem comprou :p assim como milhares de androids mundo a fora :p

  15. Só de nao vir com WP já um começo, vamos ver como se comporta quando lançar (e desejo todo sucesso). A empresa é formada por ex funcionarios da nokia, e o fato de nao estarem com antigas tecnologias, não impede eles de criarem novas.

  16. Coloca a fonte das informações ai. Porque o processador no comunicado passado para os sites androids como o Android Authority e Android Police diz que o processador é desconhecido e só se sabe que ele é octa-core.
    N tem porque tentar desmerecer o smartphone só porque ele n vai carregar nosso sistema operacional. Isso é mancada!
    E pode n atender o gosto do editor da matéria, mas eu n classificaria esse aparelho como n interessante ou de especificações decepcionantes. A maioria dos smartphone n embarca tecnologia suficiente pra usar mais de 4GB de RAM e se tu veres o vídeo oficial que tbm foi omitido na matéria vai ver a saída de som estéreo inovadora, suporte a Dolby Atmos.

    Deprimente essa atitude!

    http://www.androidpolice.com/2017/01/07/promotional-video-new-nokia-android-phone-leaked-possibly-nokia-d1/

      1. Os dois que citei são maiores e mais conhecidos. N tem como comparar a estrutura de um site brasileiro com eles, além de que n tem os links. Eu sou usuário de Windows mas tenho a seguinte opinião:

        “Se o site é de Windows e n quer postar de outro OS, tudo bem. Mas se for postar de outro OS, faz direito e de forma verdadeira, com fontes e tudo.”

        Os sites e links que mandei são de renome e com muita estrutura, além do que, os caras estavam lá na CES 2017.

    1. “A decisão da HMD de lançar seu primeiro smartphone Android na China é um reflexo do desejo de atender às necessidades reais dos consumidores em diferentes mercados ao redor do mundo…e este é um mercado estrategicamente importante”, “…. Leu esta parte onde a própria HMD deixa claro que é dela o Smartphone, e deixa evidente que licenciou o nome Nokia para poder atrair usuários? Acho que deveria chorar é você que acredita ser um Nokia.

  17. Eu gostei do design, das configurações e mais ainda do preço. Ficou muito bacana.
    Mas pelo visto não deram muitas especificações sobre o q terá disponível, mas como é uma aparelho intermediário não deve dar pra esperar muito.
    Mais ficou bacana, com certeza.

  18. HMD.
    RHE HOME OK NOKIA PHONE
    Industry Mobile phones
    Predecessor Microsoft Mobile
    Founded 18 May 2016; 7 months ago
    Headquarters Espoo, Finland

    Ué, HMD não é chinesa?

  19. Na minha opinião, A NOKIA já esta mais conhecida com Windows do que qualquer outro sistema.
    quando sair, vai ser uma confusão danada… se eu fosse ele, lançaria com Android e Também um com Windows de PC ( tipo o Surface Phone ) e veria o que seria mais viável a ela… querendo ou não, as empresas já estão chateadas de lançarem HARDWARES e nada do android parar de travar…
    A SAMSUNG já pediu a MS pra ajudar com os APPs para o TIZEN…
    Acho que a GOOGLE tinha que ou melhorar o Android ou Lançar algo que use os APPs e seja melhor que ele… pois ta complicado o sistema deles.

  20. A nokia fez umas cagadas com alguns Lumias Low-End, mas acertou nos High-End…

    Ela deveria ter continuado na Microsoft que tem um Caixa Gordo e ter feito mais smartphones High-Ends e ter distribuido de igual para todos os paises do mundo…

    Mas não…. ela preferiu entrar no mundo Android onde não terá exclusividade e inovação em absolutamente nada

  21. Nokia com android é simplesmente mais um dispositivo que surge no mercado, como muitos outros que existem poraí.. Não vejo novidade nenhuma.. É tipo seis por meia dúzia..

  22. De qualquer forma, dá mais futuro comprar um desse do que comprar um Lumia que não sai mais pra lugar algum. Digo isso, porque eu tinha um mas dei fim e hoje uso um smartphone com Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *