Emulador RetroArch para Xbox One deve chegar no início de 2019

O Xbox One já contou com emuladores de consoles antigos diretamente em sua loja, mas no final de tudo a Microsoft proibiu que estes aplicativos fossem disponibilizados, talvez por pressão dos grandes estúdios. Ocorre que, desenvolvedores ainda estão apostando nesta possibilidade e o próximo grande emulador que será disponibilizado gratuitamente para o console da Redmond será RetroArch.

Para quem não conhece, RetroArch é basicamente a união de todos emuladores em um só, ou seja, ou seja, podemos rodar diversos games das mais variadas plataformas sem ter que ficar abrindo e fechando janelas. Em sua versão para PC, ele suporta jogos dos seguintes consoles:

  • Arcade MAME
  • Atari 2600 Stella
  • Atari 5200
  • Atari800
  • Atari 7800
  • Atari Jaguar
  • Atari Lynx Mednafen
  • Atari Falcon Hatari
  • Dreamcast
  • Game Boy
  • Game Boy Advance
  • GameCube
  • Nintendo 64
  • Nintendo Entertainment System higan
  • Nintendo DS
  • Nintendo 3DS
  • PC-FX Mednafen
  • Mega CD/Sega CD Genesis Plus GX
  • Mega Drive/Genesis Genesis Plus GX
  • Master System PicoDrive
  • PlayStation Portable PPSSPP
  • PlayStation Mednafen
  • Quake 1 TyrQuake
  • Sega Saturn uoYabause
  • Super NES
  • Vectrex VecXGL

Abaixo, confira um vídeo do emulador em ação:

Aparentemente, será necessário ter uma conta de desenvolvedor para ativar tal aplicativo no seu Xbox One, mas ainda teremos que aguardar mais detalhes para certificarmos isso.  A previsão de lançamento será para o início do próximo ano, está perto, então não vamos precisar esperar muito.

Fonte

111 comments on “Emulador RetroArch para Xbox One deve chegar no início de 2019

  1. Muito bom o avanço, agora teremos o catalógo ainda maior pro Xbox One apesar de não serem jogos novos, são uma semi ”Retrocompatibilidade” e ainda mais de outros consoles passados, com certeza é um acerto bom para o console, abringindo agora praticamente boa parte dos consoles até 2001.

  2. Compre um controle Bluetooth (existem vários de vários preços) com encaixe para celular. Baixe os diversos emuladores disponíveis na loja de app. Baixe as roms que deseja e seja feliz. Mais prático, mais facil e portátil.

          1. “Qual a dificuldade das pessoas querer opções? As pessoas não entendem que uma opção não mata a outra? ” Acho que serve pra vc…

        1. vergonha passa quem chama os outros de ovelhas. Fica nessa pq é só mais um imbecil que segue idolos do youtube de console war. Um lado de retardado fala que o outro lado é ovelha e o outro lado chama os outros de poneys, ambos são retardados, que usam disso pra se sentir parte de alguma coisa nesse caralho de vida.

    1. Pagar 2100 num xoneX( mas a maioria esmagadora aqui tem o S ou o fat), 2000 numa tv 4k, pra jogar jogo de 1980………
      Gosto mto de jogos do psX N64, NES, Snes,arcade. Mas jogar isso no console mais OP do mercado cheio de exclusivos de peso eh burrice.

      Emulador, eu jogo no meu celular, dentro do busao da firma, na hora do almoco, etc. Hj em dia quase todo mundo tem celular que roda jogos de psX e ateh mesmo ps2, um controle bluetooth nao passa de 100 pila.

      Isso ai ja comemorar pelo seu carro ter buzina.

    1. Ja existem varios emuladores pra usar em dev mode, eles rodam os jogos a partir de um hd externo ou pen drive, e esse ai vai ser mais um só que mais completo, eu tenho um que roda direto da loja, ele funcionava ou por onedrive ou por armazenamento tanto interno quanto externo, mas por algum motivo a função de emulação dele parou de funcionar, ele abria como um navegador e apertando LT e RT juntos abria um emulador, mas o navegador ainda tem uma opção de abrir o one drive e escolhendo uma rom o jogo ainda abre, só não da pra configurar mais nada como tinha, só jogar do jeito que vem configurado.

          1. Screen Stream Mirroring… Testei no free, mas tem o Pro.

            Mas achei o APP do XBox melhor, só que ele é pago. Só esqueci o nome no momento. Quando estiver em casa eu vejo…ai falo aqui.

  3. A idéia de ter os emuladores funcionando nos consoles é ótima mas existem as questões legais que podem acarretar em processos e ferrar com este tipo de negócio. O interessante seria lançar esse tipo de produto dentro dos consoles da Sony e da Nintendo mas é um fato que pra eles não compensa. Tomara que dê certo no Xbox mas será meio complicado isso ser funcional porque as concorrentes vão dar um jeito de boicotar.

  4. Eu nao comprei o xone pra jogar jogo de 19guaranaDeRolha.
    Meu celular ja emula esses jogos todos.
    Hj eh mto dificil existir uma pessoa que nao possua um celular com emulador.

    Se estou em casa, vou jogar Fifa, cod,BF,r6.

    Jogos antigos eu jogo no horario de almoço da firma.

  5. Enquanto isso, o PC já está com o primeiro emulador de PS4 em progresso e avançando.

    E já são 1095 jogos compatíveis com o RPCS3 que pra quem não sabe, é o emulador de PS3 com aquela arquitetura alienígena dele.

    Emulador do Nintendo Switch também já está na área.

          1. Nem eu entendo como essa arquitetura do PS3 funciona.

            Ela era tão zuada que até os desenvolvedores de jogos na época reclamavam na hora de fazer o Port para o PS3. Tanto é que muita das vezes a versão do Xbox 360 ficava melhor e mais lisa.

            Os desenvolvedores de jogos reclamavam que para desenvolver um jogo no PS3 era uma dor de cabeça. Eu não sei o que esse povo da Sony arrumou na época em que lançaram esse PS3.

          2. Que eu lembre a proposta do ps3 era uma CPU muito poderosa, e era (lembrando que o 360 e ps3 na época eram mais poderosos que um pc), o problema era para desenvolver. O diretor de gran turismo falou que era horrível desenvolver para ps3, a CD projekt disse que the Witcher 2 não foi para ps3 porque precisaria do dobro do tempo que usaram para desenvolver para o 360.

          3. Esse negocio que 360 e ps3 mais poderoso que pc é só mentira, toda vez que sai geração de consoles novo ja nasce defasado perante o pc!

          4. Isso foi com Xbox one e ps4 cara. O mercado de PC era bem diferente lá em 2005 ou 2006. As evoluções era bem mais lenta que hoje, e os consoles já nasciam mais poderosos que um pc da época, um 360 ou ps3 podiam criar um mundo mais imersivo que um pc, só olhar games como the last of us ou halo 4, nenhum PC daquela época conseguiria algo próximo. Só que quando o ps4 e Xbox one chegaram a evolução tanto de PC quando smartphone estava muito mais rápido, aconteceu que já foram lançados defasados.

          5. Me lembro muito bem que ate um pc simples com 9500 gt naquela época deixava ps3 e xbox 360 no chinelo, e olha que ainda tinha as 9600 gt e 9800gt, falo isso pois na época tinha ps3 e pc dual core + 9500gt, pc era outro nível em performance e taxa de frame!

          6. Quando ps3 e 360 saíram nenhum game usava metade do hardware, nem os exclusivos. Só olhar games de 2007 ou 2008 e comparar com games de 2011 ou 2013. Seja halo 4 ou the last of us, não tinha nenhum game com esse nível de qualidade em 2007, e não era por falta de hardware, sim dos desenvolvedores. Um exemplo é exclusivos como lost odyssey, o game é fantástico, mas tem gráficos simples (quando comparado a 2010) e câmera fixa (isso era uma ótima forma de economizar hardware, mas isso só era útil em consoles como ps1). Demorou um bom tempo até que as devs utilizassem todo hardware dos consoles da sétima geração.

          7. Sim na verdade os jogos eram feitos p Xbox 360 e depois ganhavam o port p ps3 como e feito nessa geração, só que ao contrario primeiro p PS4 e portam p Xbox one…mas jogos como God of War 3 ,the last of us Killzone 2 e 3 provam que o ps3 em termos gráficos era mais poderoso que o 360 !

          8. “primeiro p PS4 e portam p Xbox one” isso não existe mais, isso foi da geração passada. Por causa da arquitetura x86 todos os games são criados no PC e depois são portados para cada console com seu dev kit.

            E em relação a ps3 depende muito, halo 4 mesmo tem um ótimo gráfico, mas poderia ter ficado melhor se tivesse mais tempo em desenvolvimento. Gráfico de exclusivo depende de muita coisa, o tempo do desenvolvimento, a equipe, engine e outras coisas. É que nem comparar God of war com state of decay 2, é incomparável que God of war tem um gráfico melhor, mas isso não significa que o outro console não seja capaz de entregar um resultado igual ou parecido.

          9. Kkkkkkkk mano rachando aqui….eu não manjo nada de nada Mas parece que desenvolver um jogo para PS3 deve ser algo bem difícil se os caras com um domínio de várias linguagens e arquiteturas de sistema reclamavam deve ser vista mesmo

          10. Acho engraçado alguns aqui falar de coisas ( arquitetura) só por que viu isso em um fórum,kkkkkk isso é engraçado, aí quando perguntado do que se trata, o cara vem falar pra pesquisar oque é arquitetura, é um animal mesmo.

        1. Só de olhar, o frame time está horrível, além dos fps. Fora que eu joguei a versão do PS3 e isso aparenta pior, vegetação surgindo praticamente na cara do personagem. Saiba que nesses emuladores de PC o jogo continua na resolução original, só que no final aplicam upscaling para 4K e no final fica lavado. Faltou mais explicação no vídeo, não colocou dados mais importantes. Não se esqueça que a Intel já anunciou gameplay, apertou botão para entrar no jogo, só que em descuido mostraram que era gravação.

          1. Que eu saiba no emulador de x360 a resolução é a original mas no ps3 conseguem mudar a resolução sim.
            Ainda está longe da perfeição tem as travadinhas para fazer o cache dos shaders, mas depois disso fica razoável .

        2. Tenho absoluta certeza de que leu as configurações do “mainframe” que está rodando tão suavemente RDR a 15fps. Quem não tem míseros 13 mil pra uma maquininha dessas e curtir esse raro prazer, não é mesmo?

    1. O emulador do ps3 mal consegue rodar os games, a maioria peida nos 5fps com um pc que roda um the Witcher 3 em 4K ultra a mais de 60fps. “emulador do ps4 está em estágio avançado” que é isso cara?, isso seria se já estivesse rodando games com alguns problemas. Já foi divulgado que o emulador consegue chegar a tela de segurança, e depois o gráfico da emulação quebra e não tem controle.

      1. Já testei Demon Souls e rodou “igual” ao ps3, ou seja, perto de 30fps. E meu PC não é nada de outro mundo i5 4690k com uma Gtx 670.
        Agora que não tem mais online, tanto faz jogar no ps3 ou emulador … E não duvido de conseguirem criar um servidor e reviver o online …

    2. Não fale isso insento amante dos jogos, se a poneysada souber q vai ter emulador de PS4 no Pc elas vão ficar lokas ???? afinal, oq importa pra elas é a “ixcrujividade” ??

    3. Não é acessível à grande maioria dos PCs.

      Devo lembrar também que o melhor emulador de Xbox 360 é feito pela… Microsoft. Xenia não chega nem aos pés. 🙂

      1. Emuladores de PC possuem filtros e melhorias gráficas adicionais além de alta resolução e frame rate.

        Realmente… Não chega nem aos pés. Só humilha mesmo! ???

        É como comparar um Fusca com Lamborghini. Não tem o que comparar. Seu comentário não faz sentido

          1. A ignorância é apenas sua.
            Todo emulador de PC existe além de opções de jogar com qualquer tipo de controle, joystick etc etc.

            Temos opções de resoluções 4K,5K,6K até 8K. Filtros adicionais para tirar serrilhado. Frame rate desbloqueado. Gráficos melhorados e mais.

            Vocês dão reply falando do que não sabe. Tu já usou ou usa algum emulador de PC, sabendo configurar a BIOS para rodar todos os jogos.

            Não há o que comparar aqui fiote. PC emula consoles há décadas. E existem emuladores de tudo quanto é tipo. Já existem programas com conquistas para jogos de emuladores. Existem programas como o Big Box onde você faz os jogos emulados como se fosse uma steam.

            https://www.launchbox-app.com/big-box

            Enquanto um engatinha o outro já corre. Vocês me vem tacar comparações sem nexo no meio. Merecem tomar mesmo. Hahahahaha

            E o próprio RetroArch tá aqui pra PC, liso e com suas devidas melhorias.

            https://www.retroarch.com/

          2. Meu caro, eu SEI que existe isso, eu estive no PC por anos. Já joguei muito emulador com filtro, conheço os packs de textura pra Mario, Zelda e Star Fox 64 (detalhe: eu ainda acho os remasters do 3DS superiores), sei dos emuladores de PS1 que rodam jogos em resolução maior (Mednafen/Beetle no RetroArch). Na era 16 bits ainda dá pra usar shaders que simulam TVs de tubo (o que também existe nas versões Classics dos consoles modernos, diga-se).

            O problema é você vir aqui dizer que o Xbox One é muito inferior aos recursos que existem no PC. Porra, não conseguir reconhecer que é impressionante os Gears e o RDR rodarem a 4K com detalhes lá em cima no One X é coisa de quem quer só trollar. O 360 já tem mais de uma década de idade e ninguém conseguiu emulação decente do console, mesmo com os PCs poderosos que temos hoje. Hoje em dia o melhor lugar pra jogar jogo de 360 é o Xbox One, e os que não são retrocompatíveis é melhor jogar no 360 mesmo. O próprio 360 hoje (e por extensão o One) tem a melhor versão de Perfect Dark e só não tem a melhor de Goldeneye porque não houve acordo com a Nintendo.

            Falando de outros sistemas, a emulação de N64 no PC ainda é sofrível e foi até satirizada pelo Sheldon em The Big Bang Theory. O emulador mais avançado tecnicamente hoje talvez seja o Dolphin, que roda jogos de GameCube e Wii, e possui uma comunidade forte em torno dele. Como são jogos da Nintendo, quase não estão disponíveis em outros sistemas.

            Enfim, hoje em dia o Xbox One X é altamente capaz em termos de emulação e não deve nada pra nenhum PC. O suporte é até melhor. Negar isso é ignorância, pois são fatos técnicos, objetivos. A vantagem do PC hoje quase que se resume à liberdade.

  6. Eu acho que nessas lojas digitais deveria ter uma aba ou filtro só para jogos retro classicos. Claro que tem questões envolvendo licenças, o PC como plataforma aberta lida melhor com emulação, mas existe ainda um público razoável pra jogar esses games em console, seja por curiosidade ou fan service mesmo, sem contar que ao colocar na loja digital, se contribui para a preservação histórica desse conteúdo. Por exemplo, eu acho legal a SNK lançar os ACA NEO GEO na loja, dentro dos padrões de achievements e estatísticas da Live, mas só precisam ajustar o preço unitário, e coloca-los em pacotes pra ser mais atrativo.

      1. Metal Slug é clássico dos clássicos, eu joguei muito no Saturn e ps1 na época. Inclusive tem no gamepass o Metal Slug 3 e o XX, com modo on line funcionando plenamente.

  7. Chupa sony mais um servico vindo pro xboX, fica com seus joguinhos pagando super caros , com os piores servicos.
    Enquanto a gente está pagando muito menos , e com otimaóqualidade de serviços, alem de ter aparência mais bonita tbm kkkkkkkkkkkk

    1. Qual o sistema do raspbarry recalbox? Vale a pena tô querendo montar 1. Queria mesmo e algo que emulasse o sega saturno mas esse só no PC. E pc pra mim é só pra trabalho.

    1. Remover de onde? A gente instala manualmente, eu achei uma versão 1.7.5 e ja ta instalada e rodando que é uma beleza, mas parece que a build que eu achei faltam alguns emuladores, mas ja da pra jogar nes, master system, snes, genesis, gb, gbc e gba, o de ps1 ta na lista mas não carrega os jogos e os de psp a mesma coisa, acho que os cores não foram inseridos corretamente nessa build que parece ter vazado na net ou eu não to sabendo usar.

  8. Uma Excelente notícia. O meu HD de 500GB do meu Xbox One S serão poucos para os jogos do console mais os classicos. rsrsrsrs…

    Mas, após ter visto os comentarios, vim esclarecer umas coisas.

    -A MICROSOFT NÃO REMOVERA O EMULADOR.
    Para rodar o emulador, até que acessar o modo desenvolvedor do console, que durante esse modo, você perde acesso aos aplicativos/programas legais, para ter acesso a aplicativos caseiros. Em outras palavras, você não conseguira jogar os jogos do Xone/X360 enquanto estiver no modo desenvolvedor.

    -NO CELULAR NÃO RODAM TODOS OS EMULADORES DA BIBLIOTECA DO RETROARCH
    Principalmente os jogos de 3DS, que não existe suporte para o Retroarch no celular… ainda.
    Alguns jogos de fliperamas MAME e FBA mais pesados não rodam direito no celular. Acredito que com a versão do Xbox One, o desempenho dos jogos será semelhante ou igual ao PC, que obviamente é melhor que qualquer celular.

    -DE FATO, QUEM POSSUI RASPBERRY NAO TERA INTERESSE NO RETROARCH DO XBOX ONE
    Contudo, nem todas as pessoas possuem o aparelho, muito menos gostam de jogar emuladores no PC, logo, com o Retroarch no Xbox One será mais uma ótima opção para o console. E quem não gosta de opções, não é?

    -INSTALAÇÃO DE JOGOS NO RETROARCH.
    Como você estará com o seu console em modo desenvolvedor, os jogos (Roms/ISO) poderão ser colocados diretamente no HD do console sem nenhum problema (Eu tenho o Retrix no meu XoneS, e os jogos estão no HD do console). Você baixa os jogos em sites que disponibilizam Roms e Isos para download.

    -SUPORTE A CONQUISTAS NO RETROARCH PARA OS CAÇADORES
    Para os caçadores de conquistas/troféus, o Retroarch está adaptado para o sistema de conquistas no jogos antigos através do site RETROACHIEVEMENTS, um site que tem com objetivo de adicionar conquistas aos jogos antigos.
    Não são todos os jogos que ja possui a sua lista de conquistas, mas arrisco dizer que todos os jogos mais famosos já possui a sua lista. (Se não usar Save States, as suas conquistas terão maiores pontuações)

    Além disso, alguns jogos também possui sistema de recordes por pontuação e/ou melhor tempo em voltas dos jogos de corrida.
    Você precisa se cadastrar no site (cadastro gratuito) e utilizar o seu login e senha da sua conta do RetroAchievements no Retroarch para abilitar o sistema. (Esse sistema de troféus não tem nenhum vinculo com a Microsoft).

    Mesmo eu utilizando o Retroarch no meu dispositivo android (GPD XD) e no PC, estou esperando ansioso pelo Retroarch do Xbox One.
    Para mais informações sobre o Retroarch, visitem o site da Libretro.

  9. Até parece que poderemos instalar oficialmente. Se rodar vai ter algum hack que impossibilita a entrada na Live ou vai ser como aquele de mês que roda no navegador.

    1. Não. Para usar o Retroarch não precisará hackear o console. Porém, terá que habilitar o DevMode no console.

      Enquanto o console estiver no DevMode vai te impossibilitar a entrada na Live.

      Lembrando que DevMode não é hack, e sim um modo que permite o Xbox a usar programas caseiros para fins de estudo, porém, alguns devs usam esse meio para fazer emuladores.

      1. DevMod não impossibilita acesso a live. Vc pode usar sim, mas não como um usuário final. Os recursos disponíveis são voltados para desenvolvedores.

  10. Alguém conseguiu subir um ISO ? Rodei roms pequenas de snes. Mas não consegui rodar play1, saturno ou dreamcast alguma dica? Subi a rom pelo browser no PC pelo filé Explorer já que não c9nsegui acesso ao USB como nos outros emuladores.

    1. Eu tinha a versão anterior (Windows UWP) ela tinha este memos problema, vc baixou o código fonte ou fez a instalação via browser ? já tem uma nova versão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *